Sonorização de micro/pequenos ambientes

    Autor Mensagem
    RafaelF
    Veterano
    # dez/08


    Pessoal,

    Qual o meio ideal de sonorizar micro/pequenos ambientes, como as pequenas casas noturnas e bares, em que muitos de nós costumamos tocar?

    Normalmente quando toco, utilizamos o P.A. (normalmente pequenos sistemas) apenas para voz e os amps dos músicos acabam funcionando ao mesmo tempo como monitores de palco e um set de "PAS indepentes" para cada instrumento. Será que esta realmente é a melhor maneira? Contando com a não preocupação acústica destes ambientes, seria o ideal utilizar apenas o P.A. para o público e uma monitoração in ear (eu sei que neste cenário isto é muito dificil, mas eu gostaria de saber qual seria a solução ideal) para os músicos, possibilitando através da mixagem da mesa adequar o som ao espaço?

    Qual a opinião de vocês, como estão fazendo? Estão satisfeitos com os resultados?

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Toquei anos em bares com este esquema, cada um com seu amp e a voz no PA. É simples e prático e a posição dos músicos já dá a espacialidade do som. O maior problema se os músicos não forem experientes, é que cada um tem seu próprio botão de volume, normalmete com o pessoal mais inexperiente o volume começa bom e termina altíssimo. O guitarrista resolve elevar o volume pois acha que está baixo, o outro guitarrista faz a mesma coisa e cada vez o volume vai subindo. Com músicos mais experientes isto não acontece pois cada um já tem mais noção do seu instrumento no conjunto. Para isto funcionar cada músico tem que ter um amp que dê conta do recado.
    Abraço,
    Alex

    Joaomadeira
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Tenho um problema parecido... faço parte de uma banda e estamos para fazer nosso primeiro show...

    O problema é que minha banda não tem cubos de guitarra e baixo potentes o suficiente para aguentarem o show que vamos fazer em um salão enorme. A nossa idéia, na emergência, era ligar os instrumentos e os microfones em uma direct box, daí pra mesa, e daí pro PA do próprio salão. O PA do salão tem duas caixas de 600w rms cada uma. Você acha que nesse esquema o som pode ficar ruim, embolado, distorcer, alguma coisa assim?

    Valeu!
    Joao madeira

    El_Cabong
    Veterano
    # out/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar



    Aproveitando o tópico, eu estou pensando em fazer uma sonorização para o meu estúdio de gravação e ensaios,
    e já aproveitá-la para usos externos, em pequenos shows, etc. Eu pensei neste esquema abaixo:

    LISTA DE MATERIAIS PARA 1 MÓDULO P.A. DE 2500 W RMS
    Valor Unit Valor Total

    2 Subwoofers Spyder Nitro 12" 700WRMS, bobina dupla de 4+4 ohms R$ 190 R$ 380
    8 Drivers Khromus MX21 + corneta curta + capac. 47uF 100WRMS, 8 ohms R$ 30 R$ 240
    8 Supertwitters Selenium ST200 + capac. 2,2uF, 100WRMS, 8 ohms R$ 36 R$ 288
    1 Amplificador Behringer Europower EP4000 2x(1250WRMS / 2 ohms) R$ 1100 R$ 1100
    Materiais diversos p/ construção, caixas, cabeamento, bobinas, fretes R$ 290 R$ 290

    Total +/- R$ 2300

    Eu construiria 2 caixas passivas, cada uma com:
    - 1 Subwoofer, com as bobinas duplas em paralelo: total 2 ohms
    - 4 cornetas de 8 ohms em paralelo: total 2 ohms
    - 4 supertwiters de 8 ohms em paralelo: total 2 ohms
    Os 2 ohms de cada caixa casaria com os 2 ohms por canal do power EP4000.

    Esta sonorização ficaria boa ???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sonorização de micro/pequenos ambientes