Autor |
Mensagem |
Eduardo Macal Veterano |
# dez/08
Com o AGRAVAMENTO da crise mundial nos dias de hoje, muitos "tentam" gastar menos para poupar mais $. E em se tratar de economia para os que trabalham com áudio e midi isto se torna uma tarefa impossível, pois a mais humilde DAW é uma fortuna para o Brasileiro dos dias atuais. Mas o que parecia impossível aconteceu, a soma da qualidade ao baixo custo.Duas "novas" workstations vêm trazendo ótimas novas aos pequenos e médios estúdios e profissionais de áudio e midi no mundo inteiro, elas chamam-se Reaper e Ubuntu Studio.
Reaper: Digital Audio Workstation que se destaca por ser de baixo custo e mesmo sendo utilizado em período de avaliação, sempre é suficiente e funcional. Atualizações sempre. Muitos usuários da Steinberg e Cakewalk ja migraram e/ou estão migrando para o Reaper. Site -> http://www.cockos.com/reaper
Ubuntu Studio: Não é "apenas" uma DAW, é um sistema operacional (como Windows por exemplo) voltado a multimídia, Linux. Seus principais usuários são profissionais de áudio, vídeo e gráfico em todo o mundo. E o mais importante, é estável, bastante intuitivo, interface linda e grátis (Open Source). Site -> www.ubuntustudio.org
Obs.: As informações acima não são por minhas próprias experiências e sim por indicações de amigos/profissionais renomados do ramo que estão usando essas ferramentas. Tenho o Reaper instalado em minha máquina mas ainda não o usei com fins profissionais, já o Ubuntu Studio AINDA não baixei por falta de tempo mesmo. Espero que façam bom proveito das informações acima. vlw ;)
|
AlexB Veterano |
# dez/08
· votar
Eu acabei comprando o Reaper para usar no pendrive e cada vez fico mais impressionado com a praticidade e simplicidade, ainda tem coisas que o Sonar tem que me fazem falta, mas o reaper tem muitas coisas que o sonar não tem e que depois que você aprende a usar facilitam bastante o trabalho. A routing matrix é uma delas e a grouping matrix outra, e a possibilidade de realizar batch import. Por outro lado o sonar ainda me mostra o midi como partitura o que é mais fácil para ler do que aquelas barrinhas, isto faz bastante falta no reaper, mas a evolução do reaper é muito mais rápida que do sonar. Espero que quando o reaper tiver totalmente amadurecido a licença ainda custe um terço da do sonar. Abraço, Alex
|
BaNdAiD Veterano |
# dez/08
· votar
Eduardo Macal
Nesses tempos de crise é que agente agradece o pessoal da H2O, da AiR, e outros tantos mais...
Pena que ainda não ripam hardware, placa de som anda muito caro nos dias de hoje!! heuheuheuheuehuehueh
|
Eduardo Macal Veterano |
# dez/08
· votar
Pena que ainda não ripam hardware, placa de som anda muito caro nos dias de hoje...
BaNdAiD
Sem palavras, essa foi PH... com PH mesmo. hehehe
|
Passini Veterano |
# dez/08
· votar
Eu adoro o Reaper!!!
|
Minow Veterano |
# dez/08
· votar
BaNdAiD Nesses tempos de crise é que agente agradece o pessoal da H2O, da AiR, e outros tantos mais...
Hahahahaha "Because we're not millionaires"
Pena que ainda não ripam hardware, placa de som anda muito caro nos dias de hoje!!
Haehuaeuhaehua sensacional. Haaarrrr
|
erico.ascencao Veterano |
# dez/08
· votar
Eduardo Macal Seá que este Ubuntu Studio não dá problemas de compatibilidade com Cubase, com drivers ASIO, com interfaces... ?
|
AlexB Veterano |
# dez/08
· votar
Seá que este Ubuntu Studio não dá problemas de compatibilidade com Cubase, com drivers ASIO, com interfaces... ? É um universo totalmente diferente, é Linux. Com ele você tem um computador multimidia só com programas gratuitos. Abraço, Alex
|
# dez/08
· votar
AlexB Interesting...
|
Eduardo Macal Veterano |
# dez/08
· votar
erico.ascencao
Me perdoe caso eu esteja enganado, mas acredito que Cubase não rode em plataformas Linux, ou roda? Sinceramente desconheço. Assim como o AlexB citou acima: É um universo totalmente diferente, é Linux.
|
# dez/08
· votar
Eduardo Macal Perguntei justamente por isso. Agora que eu estou me acostumando com o Cubase...
|
BaNdAiD Veterano |
# dez/08
· votar
Eduardo Macal
Num eh? acho q vou mandar essa idéia pros chineses...
Minow
Num tinha um pirata menos "cuticuti" não?
Viva aos piratas do mundo moderno!
|