"Barreira Acústica Sonora", tem como um som isolar o outro ?

    Autor Mensagem
    Humbeat
    Veterano
    # out/08


    Moro num apartamento, e é possível escutar os vizinhos abrindo e fechando as portas, ou o barulho do elevador chegando no andar e pessoas descendo ali, etc., principalmente depois das 6 da tarde e isso me incomoda, porque eu me sinto sem privacidade para cantar ou experimentar com um instrumento.

    Um dia eu estava tocando e a máquina de lavar roupa estava ligada, fazendo muito barulho. A máquina fica na área de serviço, perto da porta e dos vizinhos, e eu estava na outra ponta do apartamento. Reparei que, apesar de estar escutando a máquina de lavar, eu não estava escutando tanto aquela movimentação de vizinhos e elevadores.

    Agora, a pergunta é: isso funciona reciprocamente, que nem em física, em óptica, que diz que qdo vc vê o reflexo de alguém por um espelho, essa pessoa tbm pode ver vc ?

    Será que eu posso isolar acusticamente eu e meus vizinhos, sem que eles me escutem ou eu os escute, se, entre o espaço que separa a gente eu gerar um barulho alto e constante (e posicionado bem mais próximo deles), como o som da máquina de lavar, junto com, digamos, um aspirador de pó, além de um rádio fora de sintonia, etc. ?

    O objetivo não é obter silêncio, porque eu não vou gravar nada. O que eu quero é praticar com privacidade.

    Se alguém puder ajudar, por favor.

    obrigado

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Nossa, bom raciocínio...

    Bem, a princípio o som não é um negócio linear. Ou seja, se eu e você começarmos a bater palmas, não necessariamente o som resultante será a soma dos dois.

    É uma idéia meio esotérica, pode ser que funcione. Faça um experimento!

    Jim Marshall
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Humbeat

    Cara...tenho que confessar...me fez parar para pensar...rs

    Muito bom seu raciocínio...rs...acredito que venha a funcionar...

    Preciso pesquisar sobre o assunto...

    Abraço,

    See ya !

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Humbeat

    A lógica do seu pensamento é correta, inclusive existem fones de ouvido que calculam e emitem frequencias que anulam as frequencias do ambiente, isolando a capsula...

    http://en.wikipedia.org/wiki/Noise-cancelling_headphone

    Porem, isolar o apartamento é uma coisa um pouco mais, digamos, grandiosa...

    Música de Preto
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Essa idéia é basicamnte o princípio da compactação de áudio - como acontece no mp3. Nós não ouvimos determinados sons perto de outros. Baseado nisso existe um algoritmo que calcula quais os sons que podem ser retirados do áudio - já que não serão ouvidos - sem comprometer o mesmo. De qualquer forma é claro que em bons monitores percebemos a falta de determinadas frequências.

    Felipe_ls
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Hahaha que doido cara!
    Teoricamente deve funcionar sim, já que o som é a propagação de ar.
    Portanto, se você conseguir gerar uma propagação de ar (som) de mesma intensidade que vá de encontro ao falante do amp, o som será "isolado"...

    O único problema é que as paredes e o chão também propagam o som...

    shoyoninja
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Humbeat
    Não funciona. A não ser que você pratique o seu instrumento em um volume baixo o suficiente para que o som das outras fontes seja muito maior e as "mascare", geralmente instrumentos tem um volume maior do que o de uma máquina de levar.

    O som dos seus vizinhos andando, conversando e mesmo elevadores, apesar de parecer alto em um ambiente em silêncio, é bem baixo.

    Na verdade você não está isolando nada, o som continua chegando aos seus vizinhos da mesma forma. O que acontece é nossa percepção de intensidade sonora atuando. Sons mais altos tem prioridade.

    O cancelamento de fases tmb não tem nada a ver com o assunto.

    Agora praticar canto???? Vc vai precisar de uma bela máquina de lavar viu, de preferência com um motor de fusca desregulado.

    kiki
    Moderador
    # out/08
    · votar


    Humbeat
    o que aconteceu no caso da máquina de lavar eu creio que seja um fenomeno chamado mascaramento.
    o som da máquina é mais alto e mais constante (pelo menos pra voce que tá perto), e voce não ouve os ruidos externos por que eles são "engolidos". mas eles estão lá.

    é o oposto de quando voce ta acordado sozinho de madrugada e até sua propria respiração fica alta.

    ========

    existe o metodo de "anular" sons ativamente, contrapondo um som igual porem de fase oposta. é o que fazem os fones que o nosso amigo BaNdAiD citou. mas não sei como funcionaria isso num apartamento.
    talvez seja possivel, sei lá. aplicar nas portas e janelas?

    mas se o som for transmitido pela estrutura do edifício a coisa é mais complexa.
    por exemplo, se voce ouve o vizinho de cima abrindo a porta, ou andando pela casa, provavelmente voce tá ouvindo a vibração pela estrutura, e não o som pelo corredor.

    ============

    de qualquer forma, voce não vai conseguir isolar o som por nenhum destes metodos. pra isolar tem que mexer no edificio (portas, paredes, etc.).
    o que voce busca é algum tipo de atenuação ou anulação do som por meios físico-acusticos.

    kiki
    Moderador
    # out/08
    · votar


    O que eu quero é praticar com privacidade.

    use fone!

    =]

    has4
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Humbeat

    O objetivo não é obter silêncio, porque eu não vou gravar nada. O que eu quero é praticar com privacidade.

    Se for CANTO (ou q seja outros instrumentos), e vc quer expressar-se a vontade sem que lhe ouçam e sem q vc ouça aos outros, imagino q nao havera outra soluçao senao ISOLAR mesmo, tipo 'BOX in a Box', uma parede dentro de outra, uma especie de 'cabine'.

    PS.: Pc com teclado desconfigurado!

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Tive uma aula de Vibração Mecânica esses dias e durante a aula fiquei pensando sobre este tópico. A aula falava sobre como amortecer uma coisa que esteja vibrando impondo a esta coisa uma certa vibração de tal modo que a resultante seja zero. Não cheguei à nenhuma conclusão plausível...

    Lucas_fms
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Tive uma aula de Vibração Mecânica esses dias e durante a aula fiquei pensando sobre este tópico. A aula falava sobre como amortecer uma coisa que esteja vibrando impondo a esta coisa uma certa vibração de tal modo que a resultante seja zero. Não cheguei à nenhuma conclusão plausível...

    Cancelamento de fase?

    kiki
    Moderador
    # out/08
    · votar


    erico.ascencao
    Lucas_fms
    Cancelamento de fase?
    basicamente é isso.
    assim que funcionam os fones com redução de ruido ativo.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lucas_fms
    Não necessariamente. É cancelamento de frequencias.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Humbeat
    vou tentar ajudar. estou montando meu "estúdio" caseiro (está quase terminando) e cheguei a algumas conclusões q vou tentar aplicar pro seu caso. Prepare-se, pois não são baratas.

    1° - sua janela deve ser simples. pode ter certeza q essa é a PRINCIPAL via de escape/entrada de som. e vc têm poucas opções. uma janela acústica básica (1,20 x 1,20 - 02 vidros de 5 ou 6mm com ar dentro e com borrachas vedando as frestas) tá + - R$ 1.300,00. a outra opção, é se vc tiver espaço pelo lado interno da janela é colocar uma "caixa" de compensado com borracha lamix na parte interna de uns 10 cm de espessura, "encaixando" na parte interna da abertura da janela. as laterais devem ter borracha, pra q as fretas diminuam o máximo possível. vai fica feio pra chuchu, mas se vc fizer bem feitinho ajuda bastante. o importante é q a janela não seja emparelhada com a parede do quarto pelo lado de dentro, se não essa 2ª opção não rola.

    2° - porta - a do seu quarto deve ser vagabunda como a maioria. uma porta de madeira maciça tá + - R$ 400,00 (com batente e fechadura). peça pra quem colocar reduzir as frestas o máximo possível. coloque a porta pra abrir pra FORA do quarto e na parte interna coloque bocharra (pode ser lamix) no chão e no batente, tapando o máximo possível as fretas. se puder coloque borracha lamix em toda extensão da porta pelo lado de dentro. essa borracha amortece as vibrações, embora não isole. a outra opção q é comprar uma porta acústica é MUITO + cara. vc pode tentar fazer uma, mas não é a coisa + simples do mundo e o resultado talvez naum fique bom.

    3º - paredes e tetos - nos aptos de hoje em dia as paredes e lajes são tão finas, q dependendo do horário parece até q não existem. se o q vc fez assim não resolver a contento (q é o q acho q vai acontecer). prepare-se pra gastar +. é a solução com gesso acartonado. só pra vc ter uma idéia de valor, uma laje com +- 15mt² custa colocada + - R$ 600,00, sendo apenas uma folha de 2,5cm de gesso + 4cm lã de vidro.

    é isso, espero ter ajudado e não tê-lo desanimado.

    Lucas_fms
    Veterano
    # out/08
    · votar


    erico.ascencao

    Qual é a diferença?

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/08
    · votar


    pode ter gerado algum cancelamento de fase
    e não esqueça que seu ouvido é seletivo, você pensa que não ouviu mas ouviu

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lucas_fms
    Hum... foda de explicar...

    Bem, você já usou aqueles noise reduction de programas de gravação? Nestes plugins, você seleciona uma amostra do som que você gravou que você julga ser o ruído. A partir desta amostra, o plugins retira este ruído de toda a faixa. Como? Assim: o plugin faz uma análise das frequências presentes no ruído que você seleciona, e assim diminui o ganho destas mesmas frequências na faixa como um todo. Isso é o cancelamento de frequências.

    Cancelamento de fase é um negócio mais simples. Vejamos um exemplo: supondo que você e um amigo seu fiquem brincando de aumentar e diminuir o volume de um apito idêntico, entre o volume -10 e o volume 10 (unidade qualquer), só que você começa no 10 e seu amigo no -10. Se vocês ficarem mudando o volume na mesma velocidade, o apito "resultante" será sempre 0.

    Bom, e a diferença entre cancelamento de fase e de frequência? Bem, Acho que deu pra notar que pra matar um som por cancelamente de fase, você teria que ter um som igualzinho. Se você tiver um outro apito oscilando entre os volumes -10 e 10, mas em uma "nota musical" diferente (mais tecnicamente, numa frequência diferente), você não vai anular o apito "resultante", longe disso, não vai nem ter um ruído de fundo, vai ter barulho mesmo.

    Agora, se você conseguisse defasar o som que você está tocando para que se anule o resultante... Porém, como é que você faz para você se escutar? O problema é que você tem que escutar o que você está tocando, e o vizinho tem que escutar o que você está tocando mais o som defasado do que você está tocando (ou seja, nada).

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Nossa, vejam como isso é psicodélico.

    shoyoninja
    Veterano
    # out/08 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    erico.ascencao
    O que você escreveu é psicodélico sim.

    E isso que você disse:

    Tive uma aula de Vibração Mecânica esses dias e durante a aula fiquei pensando sobre este tópico. A aula falava sobre como amortecer uma coisa que esteja vibrando impondo a esta coisa uma certa vibração de tal modo que a resultante seja zero. Não cheguei à nenhuma conclusão plausível...

    É cancelamento de fase. Dois sinais iguais, de mesma frequência e amplitude com fase 180º defasada. A resultante da soma é 0.

    Edit: Agora que eu li, pareceu meio agressivo, mas não foi a intenção. Não consegui entender o que você quis dizer mesmo.

    LuanGodasi
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Já pensou em usar fones de ouvido?

    Ismah
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Em 11 anos, acho que ele já pensou em várias soluções...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Barreira Acústica Sonora", tem como um som isolar o outro ?