Gravando barato - passo a passo

    Autor Mensagem
    EdsonKT
    Veterano
    # set/08


    Várias pessoas já passaram por isso. Buscas na internet e em fóruns, intermináveis horas de leitura, enfim... Para um iniciante em gravações, principalmente para alguém que não tenha muitos recursos e não domina o inglês, pegar as informações certas é mesmo muito difícil.

    Então, vou tentar ajudar ao máximo e dar uma receitinha de bolo para que qualquer um possa gravar alguma coisa em casa usando seu PC.

    Não vou falar sobre qualidade, efeitos, mixagem, masterização, etc. Também não vou explicar muito a fundo porque o intuito não é dar base teórica - há outros tópicos muito mais detalhados no FCC e escritos por pessoas muito mais qualificadas. Vou apenas tentar dizer como capturar um som de forma simples e barata.

    EdsonKT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    1. Preparação

    Baixe um software de gravação gratuito. Particularmente, eu gosto do Audacity pela sua simplicidade, mas há outros bons freewares. Depois de instalar, leia o manual. Não tem jeito - vai precisar ler e reler várias vezes.

    Desfragmente os HDs. Se puder, tenha um HD exclusivo para áudio. Mantenha instalado o menor número de softwares possível. Quando for gravar, feche todos os programas que não estiver usando, desconecte da internet, feche o antivírus... Enfim, deixe o seu PC focado na gravação.

    Tenha bons cabos - quanto mais curtos, melhor. Mantenha seu instrumento em bom estado (não pense que um instrumento de cordas vá ter um bom timbre se as cordas forem velhas).

    Durma bem antes de gravar e descanse os ouvidos, porque vai precisar e muito deles. Procure estar bem fisicamente e mentalmente na hora de gravar.

    EdsonKT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    2. Comece pelo mais fácil e grave instrumentos elétricos "em linha".

    Gravar em linha normalmente não dá a melhor qualidade, mas talvez seja a melhor opção para qualquer um que não tenha um estúdio em casa. Dependendo do hardware, a gravação pode ficar bem decente.

    A idéia é pegar o sinal que sai de uma pedaleira, mesa de som, pré-amplificador ou de um ampli que tenha uma saída em nível de linha (às vezes está como "direct out", "preamp out", "line out" ou outro termo; consulte o manual) e ligar diretamente à placa de som. É possível que vá precisar de algum adaptador. E, claro, um cabo.

    Ajuste o volume para que não fique muito alto. O quão alto precisa ser vai depender do seu equipamento. Sugiro começar bem baixinho e ir testando.

    Então, ligue o cabo à saída da pedaleira (ou de onde vai pegar o som) e à entrada da placa de som. Estando tudo configurado no software, é só apertar "REC" e começar a tocar.

    EdsonKT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    3. Gravando voz.

    Vai precisar de um microfone. Ponto. Não vou comentar sobre marca X ou marca Y aqui. Para quem está começando, um microfone de videokê serve. Mais para frente você pode pensar em algo melhor - mas para aprender, basta.

    O sinal do microfone vai precisar ser levado ao nível de linha para poder ser gravado. Sim, se sua placa tem entrada para microfone, você pode usar essa mesma. Na verdade, a entrada para microfone já tem o hardware para pegar o sinal de um mic (exceto os mics que precisam de phantom power, mas não estamos falando de mics mais caros e sim de um mic barato que se compra em supermercado) e levar ao nível de linha - senão, todo mundo ia precisar de pré-amplificadores externos para falar no Skype. Nesse caso, é só começar a gravar.

    Alternativamente, para melhores resultados, você pode usar um pré-amplificador externo para isso. Até sua pedaleira ou ampli de guitarra pode funcionar melhor que o pré da placa de som, principalmente se não for uma placa de áudio profissional ou semipro. Enfim, ligue a saída do pré ou pedaleira ou mesa à entrada de linha da placa de som - ou seja, proceda como no item 2.

    Não vou comentar sobre a acústica do local, mas saiba que influencia - e muito. Acho que nem preciso dizer que é fundamental eliminar fontes indesejáveis de ruído...

    EdsonKT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    4. Microfonando instrumentos.

    Microfonar instrumentos é uma arte. O posicionamento dos mics é fundamental e tem influência gigantesca sobre o timbre capturado. Como fazer? Mais ou menos como no item 3. Mas procure o som que quer gravar usando um fone de ouvido. Não vou discutir posicionamento de mics porque, como disse, microfonar é uma arte. Aliás, gravar é uma arte.

    EdsonKT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    5. Bateria.

    Não. Para um iniciante, gravar bateria não é simples. Na verdade, não é simples nem para experientes. São muitos mics para lidar, a acústica da sala influencia bastante na qualidade do som... É dor de cabeça na certa. Portanto, se você não for um baterista querendo gravar seus grooves, esqueça. Programe a parte de bateria usando um software, ou então compre CDs de loops prontos - há várias opções de loops prontos, muitos com qualidade excepcional.

    Agora... Se você for um baterista e se encaixa na situação do parágrafo anterior... Lamento, mas dificilmente vai ficar bom sem um investimento considerável.

    É, eu sei... O instrumento é caro... O setup é muito mais complicado para levar para shows... E para gravar não é diferente. Você pode tentar gravar com dois mics, com três, com quatro... Mas não pretendo me extender aqui para uma situação tão particular e que requer tantos cuidados e recursos. O importante é que se preste atenção nos mics que poderão captar a caixa; a distância do mic para a caixa tem que ser a mesma para todos.

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    EdsonKT
    primeiramente, parabéns pelo tópico!
    ótimo tópico, ajuda a muitos q estão querendo gravar seus instrumentos e não sabem como.
    parabéns denovo!
    abraços!!

    para os bateristas:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/146644/

    acho q deve ajudar bastante! tem dicas legais, sugestões de equipamentos, alternativas mais baratas, etc.

    abraços!

    kiki
    Moderador
    # set/08
    · votar


    EdsonKT
    muito bacana, gostei!
    é bem o nível de produção que eu faço na minha casa...

    Hudson Marques
    Veterano
    # out/08
    · votar


    EdsonKT

    Parabens pela iniciativa !!!!
    belo post.

    Jio-kun
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Stick.


    E finish him.

    :)

    EdsonKT
    Veterano
    # out/08
    · votar


    PedroShinzato
    kiki
    Hudson Marques
    Jio-kun

    Obrigado.

    Acho que a maioria que vem aqui precisa saber por onde começar para depois poder fazer perguntas interessantes.

    Abraço.

    guitarclub
    Veterano
    # out/08
    · votar


    EdsonKT
    só não entendi uma coisa:

    Desfragmente os HDs. Se puder, tenha um HD exclusivo para áudio. Mantenha instalado o menor número de softwares possível. Quando for gravar, feche todos os programas que não estiver usando, desconecte da internet, feche o antivírus... Enfim, deixe o seu PC focado na gravação.

    porque? deixar outros programas abertos na hr da gravação pode fazer a gravação perder qualidade?

    abraços!

    EdsonKT
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Uma explicação simples. Qualquer software aberto vai competir com o software de áudio pelos recursos disponíveis no seu computador. Memória física, memória virtual, poder de processamento, placa de som... Se tiver algum outro software aberto que possa usar sua placa de som, você pode ter problemas com a gravação - por exemplo, gravar fora de sincronia, mesmo tendo a execução perfeita por parte do músico.

    Isso se aplica aos demais itens. HD fragmentado, processador fraco, pouca memória...

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    guitarclub
    Veterano
    # out/08
    · votar


    EdsonKT
    ah, ok! obrigado!

    desculpa tar perguntando algo fora do tópico, mas o que é "desfragmentar o HD"? acho que vi isso no painel de controles, mas não sei pra que serve. é bom fazer de vez em qdo, né? mas fiquei com medo de dar algum problema!

    abraços!

    feker
    Veterano
    # out/08
    · votar


    mais uma dica para gravar violões\guitarras\instrumentos de corda:


    pra quem quer gravar em casa, é muito difícil microfonar um ampli e ter uma qualidade boa, isso por causa da acústica, da qualidade do mic, da qualidade do ampli, etc

    a melhor maneira que encontrei para gravar uma guitarra em casa é usando plugins vst

    os plugins para isto mais populares são o Guitar Rig e o Amplitube... recomendo que baixem os dois



    então para gravar eu faço o seguinte:

    após ter feito uma bateria de guia ou configurado o metrônome (importante: sempre use algum tipo de metrônomo ao gravar, fica BEM mais fácil para adicionar algum outro instrumento depois) gravo a guitarra limpa, sem efeito nenhum. Depois abro um destes plugins que mencionei e regulo o timbre que eu quero.



    também já tentei gravar plugando pedais no line in, mas nunca obtive um resultado melhor do que usando plugin. pode acreditar, a qualidade fica bem boa.



    ah.. mais uma dica.. para quem quer gravar bases pesadas (hardcore, por exemplo), experimente gravar 3,4 linhas de guitarra, depois aplique a distorção em cada uma... isso preenche melhor o som e dá um peso 'bonito'


    após ter gravado e aplicado os efeitos, nunca é demais lembrar que existem equalizadores, compressores.. enfim...


    boas gravações

    EdsonKT
    Veterano
    # out/08
    · votar


    PedroShinzato
    Desfragmentar o HD é um procedimento de manutenção lógica no PC.

    Imagine que o HD seja um estoque. Quando chegam as informações a serem gravadas, elas são armazenadas nesse estoque em pequenas caixas. Só que os arquivos podem ter tamanhos maiores que uma caixa, então precisam ser usadas várias caixas. Quando o PC vai colocar as caixas nas prateleiras, coloca onde tem espaço. Se não couberem todas as caixas num mesmo pedaço, tem que colocar em outro lugar, às vezes longe umas das outras. Se o HD estiver fragmentado, as informações não estão todas juntas e para achar todas as caixas de informações de um arquivo vai demorar bem mais.

    Se o HD estiver muito fragmentado, você pode ter problemas para gravar adequadamente porque a memória - seja na placa de som ou RAM - pode não ser suficiente para armazenar tudo temporariamente até que a informação possa ser gravada no HD.

    Manutenção em um PC usado para gravação é essencial.

    Abraços.

    EdsonKT
    Veterano
    # out/08
    · votar


    feker
    Para gravações caseiras, plugins são uma boa mesmo. Há várias opções interessantes, inclusive freewares.

    van halen 15
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    caa muito legal ajudou bastante , parabens o programa adacity e bem simples e pratico .

    Studio_Maniac
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Fala ai Edson e galara!!!!!!!!!!

    Então, acredito que assim como v6, sou apaixonado por musica e tecnologia musical. Estou ao longo de quase 4 anos juntando $$$ e comprando equipamentos para fazer minhas gravações caseiras a principio para prazer próprio, pois falta tempo e dinheiro para fazer cursos profissionalizantes.

    Hoje disponho do seguinte equipamento:

    - Um computador com processador Pentium 4 e 2 GB de memoria.
    - Uma placa de som da M-Audio (AudioPhile 2496)
    - Sonar 6 (software multipista)
    - Monitores de audio Samsom
    - Pre-amplificador da Behringer Ultragain-Pro MIC2200
    - Microfone condesador Samsom
    - Guitarra

    Para minhas gravações a bateria é feita na piano roll com plug-ins vst para dar melhor timbre, já a guitarra, plugo no pre-amplificador da behringer com cabos P10/P10, que saem para a placa de som audiophile 2496 com cabos P10/RCA.

    O som da guitarra quando gravado limpo e processado no Sonar com software tipo guitar rig fica bem legal, mas ainda sim não tem aquele ganho (massa sonora) que acho que deveria ter.

    Já usei pedais analogicos e microfonação de amplificador, ficou pior ainda (obviamente que microfonar/gravar é uma arte e eu não soube utiliza-la) por isso uso plug-ins que são mais faceis.

    Ando pensando em comprar um direct box da behringer o DI-20 (ultra DI) para balancear o sinal ao plugar a guitarra nele antes de passar para o pre-amplificar e posteriormente na placa de som, agora alguem pode me informar se isso melhoraria o sinal?

    Muitos me dizem que o behringer (mic 2200) é um lixo e por isso não consigo o sinal que espero. Outra coisa, será que realmente se faz necessario ter uma "mesa de som" para gravação.

    Gostaria de ouvir opiniões sobre o meu equipamento e conhecer o de vcs para trocarmos informações e quem sabe aprender algo, eu não sei muito, mais o pouco que sei pode ajudar aqueles que estão bem no começo da empreitada musical.

    Abraço a todos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando barato - passo a passo