Gravando Musicas em Casa (Barato)

    Autor Mensagem
    xereta
    Veterano
    # jun/07


    ai galera.... é o seguinte, eu tenho uma duvida aki, eu qro grava um som q eu compus, não sou proficional, mas qria q fikasse "ouvivel" (se é q me entendem)... eu qro gravar a guitarra e baixo no "line in" e o microfone no "mic", mas separadamente, depois mixar td.... a questão é, isso é possivel? (levando em consideração q meu pc é bem ultrapassado, um Pentium II com win 98).... c fosse gostaria q me desse um nome d algum programa (e q eu possa conseguir d graça de preferencia). Minha placa de som é rasoavel, uma "criative" com suporte a memoria....
    -Lembrem-se q o Sonar é pra win XP, não serve no 98.

    -Agora um problema..
    eu tenho o Sond Forger pra gravar, mas não sei o q usar pra mixar depois...

    -Outro problema..
    quando eu gravo a guitarra, eu tenho q gravar ja com o efeito de drive ou eu gravo natural e boto no programa?
    pq quando eu gravo com o driver, eu uso do meu pedal, q é uma "Digitech RP80" c/ expression, fica mt chiado, e por mais q eu tente gravar direitinho ou tira o xiado nunca consigo um bom resultado....

    dechei todas as minhas duvidas aki...
    Se alguem puder me ajudar, e tenho certeza q podem, não vão ajudar só a mim, mas a um monte d gente q qr gravar em casa e não consegue, ai decha varios topicos um para cada duvida.. to dexando esse pra todas as minhas..... Vlwwww

    nyurig3
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    xereta
    nao da para usar o sonar?
    o sound forge e mais para ediçao... usa um multipista ( sonar) ou ve se o adobe audition ou cool edit servem para seu sistema
    ai vc grava os instrumentos separadamente ( um depois do outro em um programa multipista, dessa forma que vc tinha falado nao da...)

    Darkk
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Tenta procurra algum cakewalk mais antigo (tipo 2002 ou anterior).

    Quanto à distorção, eu acho que se tu jogar o som da guita já com o pedal pro pc, ficaria melhor, até pq consome menos recursos do pc. Agora, se teu equipamento não te dá muita alternativa e tu não tá podendo gastar agora, trabalha como dá com o que tu tem, e já era.

    Abraço!

    makumbator
    Moderador
    # jun/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    xereta

    Cakewalk XL home studio (2002) funciona no 98(tive ele e na época e rodei em 98 e 98 SE em um pentium III 300Mhz com 32Mb de ram). Grava multipista, suporte a direct X, efeitos nativos, seção midi completa(com impressão de partitura inclusive). Tinha o cd dele até pouco tempo, mas cedi para um amigo.
    Há também o Cool Edit Pro 2.1 (syntrilium software). Multipista, direct X e vst, efeitos nativos. o Midi dele não é tão completo como os da cakewalk, mas achava os efeitos melhores e mais prático. Também roda em 98 e 98 SE (também tive há alguns anos, muito bom)

    Procure esses que ele vão te atender bem.

    Vc está ligando a pedaleira no mic ou no line?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    xereta

    O Cakewalk HomeStudio 2002 e o Sonar 2.0 XL rodam sem problemas no 98, o sonar permite mais de dois canais simultaneo o home studio não, experiencia propria, mais tem o Cool Edit pro, Cubase VST32, Audacity, que são melhores que o sonar na minha opinião.

    O Chiado que a que voce se refere pode ser por causa do monitor, experimente desligá-lo pra ver, outra dica é começar a usar a pedaleira com um volume baixo e ir procurando um nevel que fica melhor... como seu pc é fraquinho, é melhor mesmo voce procurar já gravar como voce acha que deveria soar, fazendo minimos ajustes depois,

    Agora não espere milagres com essa configuração que voce tem ai, da pra deixar registrado suas criações, mais dificilmente voce vai conseguir fazer ficar igual a um cd, se é seu intuito, mais pode sim ficar "escutável" e servir pra mostrar pra alguém...

    Procure mais informações usando a
    busca, o forum tá cheio delas!

    xereta
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Makumbator
    uso a guitarra no "Line In". Pq? No Mic fica Melhor?

    I.Nosferatu
    Valeu ai pela dica do xiado, consegui algum resultado melhor ja.. xD

    Umh.... Galera, vlw pelas dicas, vo tenta baxa um desses programas multipista agora..

    makumbator
    Moderador
    # jun/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    xereta

    É no line in mesmo. Mas como o Nosferatu falou, não espere um som top da forma que vc grava, mas dá pra brincar muito!

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    xereta

    Olha o link do audacity(é totalmente free e serve em 98/ME/2000/XP/Vista):

    http://audacity.sourceforge.net/download/windows

    Há também o Kristal(também muitipista, grátis, serve desde o 98, mas apenas se vc tiver ao menos o internet explores 6):

    http://www.kreatives.org/kristal/index.php?section=download

    antenorcneto
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Alguem sabe como (se é possivel ) renderizar o band in a box para wav ( cada trilha separadamente ) e depois colocar num programa multi trilha para gravar um solo ( guitarra , canto ou qq. coisa )
    Agradeço antecipadamente
    Um abraço para todos
    antenorcneto@oi.com.br
    Obs: o programa multi trilha que eu uso é o vegas video

    xereta
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Makumbator

    o Audacity eu ja usei, mas ele meio que tranca quanmdo vai executa o som, fica tudo fora de tempo... quando eu gravo com o Sound Forger não tm este problema....
    ai cheguei a conclusão q esses programas d menos de 10 MB não gravão bem em maquinas mais antigas..
    eu qria o Sonar 2.0, Cool Edit pro ou o Cubase VST32, mas no eMule não axo nenhu deles q seja "baixavel"..
    eu qro completo, nem q seja com crack ou sereal..
    vlw ai..
    abraço..

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    xereta

    O problema é que a cada dia que passa, vai ficar mais difícil achar esses programas, justamente por serem mais antigos(e até certo ponto ultrapassados).
    Essa coisa de travar deve ser por causa de falta de memória, qual a configuração de RAM?
    Se vc quiser, tenho aqui comigo o Cool edit Pro 2.1 e posso pedir para o amigo a quem doei, o cd do Cakewalk XL para copiar. Poderia copiar ambos pra vc e te enviar, mas vc teria que pagar o cd(s) e o envio, é lógico.
    Me manda um e-mail:

    markum@ig.com.br

    xereta
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Makumbator

    como eu falei, minha maquina é realmente mt fraca:
    um pentim 2 c/ 64 d RAM, win 98 2º versão.....

    sobre o programa axo q to conseguindo baxa o Cool edit Pro 2.1 c/ crack....

    resta testa dpois.. mas vlw ai...
    hummm..
    eu não tenho mt experiencia com efeitos (quais eu tenho q bota depois a guita, no baixo e principalmente na voz pra deixa legal), e não tenho a menor ideia d como sintetizar deposi no sound forger (pra dizer a verdade nem entendi o q é sintetizar ainda) xD
    agradeço c puder dar uma dica, mandar um tuto ou algo assim..

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    xereta

    Sintetizar? Acho que vc está querendo dizer masterizar(que na verdade é a pré-masterização). Vc pode gravar e mixar no cool edit e masterizar no sound forge o arquivo stereo gerado pela mix.
    64 de RAM é dureza amigo. Há uns 3 anos tinha 128 de RAM(sendo que há 4 anos tinha incríveis 32 Mb) e sei o que é isso(felizmente hoje tenho 2 Gb). O cool edit roda legal, mas se vc exagerar em efeitos, colocar muitas pistas gravadas, ele também vai travar...não há possibilidade de ao menos aumentar para 128?
    Vc já baixou o asio4all? Se vc combinar ele com uma aumentada no RAM acho que vai ficar bom.
    Baixa aqui:(free)
    http://www.asio4all.com/

    xereta
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    as possibilidades tm sim.. xD
    mas é q eu comprei um podal e uma caixa pra minha guita agora com o dinheiro q ia da up-date no pc.. e agora só mais perto do final do ano pra troca ele.....

    ahhhh
    esse programa ai q tu me mando faz o q?
    eu baixei mas não entendi direito não.. xD

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    xereta

    Vc instalou? Pois bem, depois quando tiver o Cool edit instalado. Vc vai poder usar ele como um driver Asio(com baixa latência) por dentro do Cool edit(ou qualquer outro). Para testar, abra o Sound forge e vá PREFERENCES/AUDIO e selecione o asio 4 all. dê ok e abra algum arquivo dentro do Sound forge e testa se está saindo som. Em um programa stereo como o Soundforge vc não vai sentir diferença, mas no multipista ele vai fazer milagre!
    Para mexer nos parâmetros dele vá no iniciar/asio4all/asio4all off line settings e veja se está tudo certo(tem que aparecer o nome da sua placa e ele tem que estar verde(OK)

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    xereta

    Faz ai o que o makumbator te disse do asio4all, já que voce ja ta com o Audacity/Cool edit ai, não ficar se preocupando em pegar mais programas agora não, comece a aprender como esse ai funciona, todos são muito semelhantes na forma de operar, já que voce não sabe muito ainda se desenvolva nele, no forum ta cheio de dicas sobre eles, depois se sentir necessidade vai pro cool cubase vst, sonar e outros se preferir, mais trabalhe com o que voce ja tem garoto!

    Olha talvez o asio4all resolva seu problema, se sua placa de som for wdm claro, mais mesmo assim procure ter no minimo 256mb de memoria pra rodar os programas e evitar problemas...

    Eu recomendaria no minimo um p3 /512mb /40hd /cdrw, mais usa o que voce já tem primeiro, da pra aprender um tanto com isso ai, aos poucos voce vai conseguindo hardware/software melhores e vai saber o que ta fazendo!

    xereta
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Makumbator

    Realmente, o Cool Edit foi minha solução, mas não entendi esse "asio4all". Quando eu entro no settings dele, não mostra placa nenhuma. Simplesmente onde dis: "WDM Device List", q eu imagino q deveria mostrar a placa, não mostra nada, nemn com sinal verde nem nenhum outro...
    esse programa era pra ser um "plugin"? ele acelera o hadware d som ou algo assim? vlwww

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    É como eu tinha dito sobre o asio4all, ele só funciona na sua placa de som se ela for WDM, se for VXD não vira, da uma olhada no site do fabricante da sua placa de som pra ver se tem driver mais atual, se voce encontrar versões em WDM, para win98 dai funfa! Senão vai ter que usar a placa do jeito que ta ai mesmo!

    xereta
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    alem disso, alguem pode me dar 2 dicas do Cool Edit 2.1:
    1) Para faze um sonzinho natural (estilho um Nenhum de Nos ou Engenheiros), eu grava a guitarra com um sonzinho meio natural dela, que efeitod do Programa eu coloco encima pra dexa o som mais "rustico" da guitarra mais "suave"?

    2) Para fazer um som meio (literalmente) EMO, eu gravo a guitarra com o efeito q eu quero, mas dai tambem porecisa da uma suavizada no programa e tira um pouco dos ruidos execivos, o q eu posso faze aki tb?

    vlwww

    makumbator
    Moderador
    # jun/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    xereta
    O programa de gravação não vai conseguir timbrar a guitarra(ou qualquer instrumento), vc deve tentar chegar no som que deseja quando for tocar para gravar e não depois. Regule da melhor maneira possível a pedaleira, se depois achar que precisa de alguma pequena correção de EQ, reverb, delay, etc... então vc adiciona no cool edit. Tentar gravar um sinal qualquer e trasformá-lo totalmente depois não fica natural...
    Os ruídos que vc se refere é o chiado de fundo? Tente entregar o sinal o mais limpo possível para gravar(desligue o monitor na hora para não dar interferência), depois se estiver demais pode tentar tirar um pouco de ruído pela assinatura de ruído(mas de leve, se retirar muito rouba a ressonância e naturalidade do instrumento).

    Como o Nosferatu falou, sua placa deve ser muito antiga e por isso o Asio não reconhece ela. O Asio4 all é realmente como um acelerador de hardware, mas nos seu caso não vai fazer nada. A melhor das soluções para vc seria um pc novo(ou ao menos uma placa mais nova e mais memória)

    xereta
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: xereta
    · votar


    e como eu uso essa assinatura de ruido??

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    xereta

    Vc precisa antes de mais nada gravar o seu ruído, ou seja ligar tudo que vc ligaria para timbrar(todos os efeitos, dist, etc...) e desligue o noise gate(caso use um). Então grave esse ruído, mas sem tocar nada(nenhuma nota) apenas deixe o barulho ser captado. Grave uns 10 segundos.
    Depois vc vai em um redutor de ruído de algum programa e habilite a opção noiseprint(há redutores que não possuem essa função, pegue um que tenha, mesmo que com outro nome). O noise reduction do soundforge possui tal capacidade. Abra o arquivo que gravou e deixe ele pegar o ruído. Salve em um preset. Depois grave a música normalmente e após gravar teste com esse preset como sairá mais ruído e ficará bastante música(mas não exagere).

    xereta
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Makumbator
    vo dexa aki um link pra vc v como fiko a guitarra..
    eu axei ruim, c pode ouvi e me dauma dica d o q faze ai..:
    http://www.4shared.com/file/17529481/b725237e/Tarde_Pra_Voltar.html

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    xereta

    Realmente está um pouco ruidoso. Vc usou a dist da pedaleira, ou colocou depois como vc fazia anteriormente? Acho que se vc timbrar melhor, terá um som mais bonito e com menos ruído(e o que te incomodar vc retira na assinatura de ruído). As partes em que vc toca uma base com mais notas, ficou embolada, mas acho que devido a regulagem da dist e não por causa da placa, mas também soaram umas notas esbarradas nessa parte que sujaram(quanto mais dist no som, mais limpa a técnica tem que estar).
    Vc tem que observar tb, que no contexto de banda, com outros intrumentos gravados tocando junto, boa parte da impressão de ruído de fundo da guitarra será amenizada, ouvindo sozinho sempre parece pior!
    Vc consegue fazer uma base de outros instrumentos(ao menos batera e baixo) aí na sua casa(com midi mesmo) apenas para tentar inserir a guitarra em um contexto mais real(de conjunto)?

    xereta
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    eu tenho uma banda, mas tamos sem baterista, vamos gravar essa musica com guitarra e baixo..
    sobre o embolado, ja arrumeio o presset do pedal, eu to sem amplificador, mas descobri q a digitech rp80 tm uma opção q ainda simula um amplificador, achei esse bagulho escondido no manual, tm q liga ela com botão pressionado e tal.. xD
    vlwww ai...
    vo tenta grava tudo direito pra v como fika, mas minha duvida é o q eu posso faze com a bateria c eu não tenho baterista?
    da pra faze no pc msm, tm algum programa "leve" pra isso?

    ahhh.. eu gostaria d sabe tb c posso liga o mic pra grava a vos na minha pedaleira, pra pode equaliza e bota reverb ali msm, axo q fika mais qualidade no som.. vlwwwww

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    xereta

    Como voce não ta pretendendo fazer nada profissional mesmo, e nem da com essa maquina e equipamento que voce tem ai, a solução pra bateria é voce colocar MIDI ou encontrar uns Loops de bateria que combinem com seu som, os loops devem ficar melhor que o MIDI, mais não me pergunte onde voce encontra pois realmente não sei.

    Quanto a gravar outros instrumentos e voz com sua pedaleira, se é o que voce tem em mãos vai fundo e aproveita os recursos dela, eu diria que antes de conectar um baixo ou mic pra voz, por exemplo seria legal colocar um pedalzinho de overdrive sem ganho/drive, apenas pra casar os sinais que vão pra pedaleira, servindo como pre e controle de volume, protegendo seu equipo, mais no caso do baixo que é muito diferente de uma guitarra... ok

    xereta
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    xD
    ta aki uma gravação um pokinho melhor, talves essa ja de pra da uma encaixada com outros instrumentos....
    olha ai..:
    http://www.4shared.com/file/17713358/1bcdc8ad/Tarde_Pra_Voltar-Guitarr a.html
    V c deu uma melhorada.... ;)

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    xereta
    Ah sim!!! Melhorou bastante! Vc também agora tocou limpo!
    Só achei um pouco abafado, mas isso vai de gosto de cada um.

    Mas lembre-se que a guitarra deve ter o timbre para funcionar no arranjo com os outros instrumentos, por isso as vezes um timbre bonito sozinho fica ruim/embolado no conjunto. Incrivelmente, o contrário tb acontece, timbre feio pode se destacar e cair como uma luva em uma mix...

    xereta
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ja ensaiei com esse efeito..
    fiko legal....
    pra dize a verdade, na caixa fika ainda melhor q no pc.. hehe
    mas vo bota uns efeitos agora, muda pra esterio, faze quedas entre o canal direito e esquerdo..
    quando entro em um negocio é pra me aprofunda..
    qro fazer o melhor possivel com isso..
    ao meu ver tm mt q melhorar ainda... mas agora só posto otro depois d tudo gravado.. pode demora um pokinho..
    hehe

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    xereta

    Fica mais legal se vc gravar 2 vezes a mesma base(mono) e abrir o pan delas(tipo 100% L e outra 100% R, ou menos, vai do gosto e da mix). Fica legam tb tocar igual, mas mudar ligeiramente a dist de uma delas(deixando uma mais suja que outra). Normalmente acho que fica mais legal que gravar uma vez em stereo.
    Pra fazer a parede sonora, vc pode gravar mais pares de bases, com pequenas mudanças de eq e dist e colocar em diferentes lugares do pan.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando Musicas em Casa (Barato)