Reverb não grava no Midi, porque ?

    Autor Mensagem
    rick.sam
    Veterano
    # set/08


    Olá amigos !

    Possuo um teclado PSR-E403 e gosto de gravar musicas sequenciadas em meu cakewalk ... porém quando adiciono reverb ou corus a alguma pista este funciona enquanto estou com o cakewalk aberto porém quando eu salvo o arquivo para midi e jogo no teclado o reverb e o corus some da pista que eu coloquei.

    Porque será ?

    vejam como estou fazendo ... eu estou clicando no botão console e aumentando o reverb , como na imagem a seguir

    http://www.harmony-central.com/Newp/1999/Cakewalk-Pro-Audio-9-large.jp g

    AlexB
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Reverb e chorus são efeitos de áudio e não podem ser usados em uma trilha MIDI que não contém aúdio apenas dados.
    Abraço,
    Alex

    rick.sam
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Hum ... eu acho que deve ter algum jeito , porque quando eu coloco reverb em um instrumento pelo teclado e gravo no teclado ( sem o cake e sem o pc ) a música é executada com o efeito que eu coloquei , e outro dia baixei um midi ( a musica "Everthing I do I Do It For You " no midi site ) e esta executou no teclado com reverb nas pistas ... dá para perceber bem que a bateria não está seca , ela esta com um reverb tipo state.

    Ou seja os midis que eu baixo da internet vem com corus e reverb com quando eu mesmo gravo pelo cakewalk ai o reverb que eu coloco não grava no midi ...

    é ai que eu chego na conclusão que deve ter algum jeito ... tem algum tecladista no forum que usa cakewalk e já passou por isto ?

    rick.sam
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cara , acho que encontrei , no Event List View tem como vc programar na coluna kind o Controler 91 ( reverb ) mas só testei ontem a noite depois que chequei da faculdade no meu notebook amanha vou testar no teclado ,

    pelo menos no teste de ontem a noite eu salvei o midi e abri novamente e o efeito estava salvo ... se for isto mesmo eu confirmarei ... o legal é que eu achei 127 controlers agora sendo que o 1 é o vibrato , o 64 é o sustain , o 91 é o reverb o 94 é o chorous e o 95 é o trêmulo ... mas o legal é que ao todo são 127 controlers...


    t+

    rick.sam
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Confirmado , funcionou ... agora consigo criar minhas gravações com efeito tipo sounround pois configo gravar o reverb nos meus arquivos midis e ainda consigo mudar a profundidade deles no meio da música. Não só o reverb mas também os outros efeitos que eu achei.

    Abaixo esta a lista dos efeitos encontrados :
    01 - Modulation
    02 - Breath
    04 - Foot controler
    05 - Portamento
    07 - Volume
    08 - Balance
    10 - Pan
    11 - Expression
    64 - Pedal de Sustain
    66 - Sostenuto
    67 - Pedal Soft
    69 - Hold
    91 - Reverb
    92 - Tremolo
    93 - Chorus
    94 - Celeste
    95 - Phaser

    t+ pessoal do forum

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    rick.sam

    Mas com isso, você não gravou exatamente o reverb. MIDI não tem som. Notas MIDI são mensagens, com esse procedimento você apenas indicou ao seu sequenciador MIDI que você queria que o reverb fosse acionado em tal momento. Mas esse reverb não entra na pista MIDI, ele entra na saida de audio do gerador de som que essa pista MIDI aciona. O que você fez ta certo, é assim mesmo que se faz, mas é bom saber que MIDI não tem som, e portanto é impossivel gravar um reverb em uma pista MIDI

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    Lucas_fms

    É reverb de midi, e não de áudio. Por isso dá para escrever o comando do efeito, e então o sequenciador em questão acionará o seu reverb(ou outro efeito midi), caso tenha-o disponível. O reverb em questão entra sim na pista midi, como um comando(assim como comandos de volume, pan, pitch wheel, portamento, etc...)

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    makumbator

    Sim, entra como um comando, como eu falei no post acima, é uma nota MIDI que aciona o reverb. Mas quem gera o reverb é o gerador de som.

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    Lucas_fms

    Sim claro, mas não é reverb de áudio(como muitos podem pensar). Não precisa ter esse efeito instalado no computador, ou coisa parecida, pois é um efeito interno de sequenciadores midi(assim como pan, volume, etc...). Claro que é bem pior que um reverb de verdade. Tanto que é mais legal não aplicar o comando midi de reverb, e ligar a saída de som do canal midi em questão em um reverb "de verdade".

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    makumbator

    É isso ai!

    Jabijirous
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Por trás ( ou pela frente?!?!?!?) de uma fonte de dados (midi) tem um audio!!! no seu teclado provavelmente tem um reverb, no meu tem, mas não tem como regular!! voce tem que adicionar o reverb na fonte de audio!!

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    Jabijirous

    Não, ele está falando de efeito midi escrito na pista em questão. Ele queria saber como escrever o efeito midi em questão direto no arquivo usando CCs, mas já descobriu como.

    Jabijirous
    Veterano
    # set/08
    · votar


    putz, nem sabia que tinha isso (reverb como cc) to acostumado a usar tudo no sampler. mixo tudo ali, tem tudo que eu quero ali!!

    makumbator
    Moderador
    # set/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jabijirous

    É meio tosca a sonoridade desses efeitos de modulação e tempo escritos em midi(Chorus, reverb, tremolo,phaser) perto da mesma pista midi com a saída de áudio ligada em efeitos "reais", mas a utilidade maior é para deixar o efeito salvo no arquivo midi, sem depender de nada externo.

    Pega as numerações dos CCs na lista em um dos posts anteriores, e teste aí em um arquivo midi qualquer para vc ouvir como soam esses efeitos escritos direto em midi.

    AlexB
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Midi é só código e não tem som, os CCs podem ser usados para controlar qualquer parãmetro, o que acontece é que existe uma padronização chamada General MIDI ou GM, os instrumentos e os banks são padronizados assim como alguns asignemets de CCs. Nem todos os MIDI players tem toda a implementação de GM. O padrão foi criado para se poder ter "música MIDI", assim alguém criaria uma música e ela seria tocada em outro teclado ou player ou joguinho com os instrumentos designados pelo autor assim como as referências de volumes bends e outros efeitos designados por códigos de CCs.
    Existem várias implementaçãoes de GM que foram mudando através dos tempos.
    O Código MIDI traz informações da nota tocada, note on, velocity, CCs e after touch, assim como mudanças de bancos, patches e o Note off. A programa de GM vai traduzir estas informações em sons, com resultados variados. Uns melhores outros piores dependendo da wavetable etc...
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reverb não grava no Midi, porque ?