Autor |
Mensagem |
rick.sam Veterano |
# set/08
Olá amigos !
Possuo um teclado PSR-E403 e gosto de gravar musicas sequenciadas em meu cakewalk ... porém quando adiciono reverb ou corus a alguma pista este funciona enquanto estou com o cakewalk aberto porém quando eu salvo o arquivo para midi e jogo no teclado o reverb e o corus some da pista que eu coloquei.
Porque será ?
vejam como estou fazendo ... eu estou clicando no botão console e aumentando o reverb , como na imagem a seguir
http://www.harmony-central.com/Newp/1999/Cakewalk-Pro-Audio-9-large.jp g
|
AlexB Veterano |
# set/08
· votar
Reverb e chorus são efeitos de áudio e não podem ser usados em uma trilha MIDI que não contém aúdio apenas dados. Abraço, Alex
|
rick.sam Veterano |
# set/08
· votar
Hum ... eu acho que deve ter algum jeito , porque quando eu coloco reverb em um instrumento pelo teclado e gravo no teclado ( sem o cake e sem o pc ) a música é executada com o efeito que eu coloquei , e outro dia baixei um midi ( a musica "Everthing I do I Do It For You " no midi site ) e esta executou no teclado com reverb nas pistas ... dá para perceber bem que a bateria não está seca , ela esta com um reverb tipo state.
Ou seja os midis que eu baixo da internet vem com corus e reverb com quando eu mesmo gravo pelo cakewalk ai o reverb que eu coloco não grava no midi ...
é ai que eu chego na conclusão que deve ter algum jeito ... tem algum tecladista no forum que usa cakewalk e já passou por isto ?
|
rick.sam Veterano |
# set/08
· votar
Cara , acho que encontrei , no Event List View tem como vc programar na coluna kind o Controler 91 ( reverb ) mas só testei ontem a noite depois que chequei da faculdade no meu notebook amanha vou testar no teclado ,
pelo menos no teste de ontem a noite eu salvei o midi e abri novamente e o efeito estava salvo ... se for isto mesmo eu confirmarei ... o legal é que eu achei 127 controlers agora sendo que o 1 é o vibrato , o 64 é o sustain , o 91 é o reverb o 94 é o chorous e o 95 é o trêmulo ... mas o legal é que ao todo são 127 controlers...
t+
|
rick.sam Veterano |
# set/08
· votar
Confirmado , funcionou ... agora consigo criar minhas gravações com efeito tipo sounround pois configo gravar o reverb nos meus arquivos midis e ainda consigo mudar a profundidade deles no meio da música. Não só o reverb mas também os outros efeitos que eu achei.
Abaixo esta a lista dos efeitos encontrados : 01 - Modulation 02 - Breath 04 - Foot controler 05 - Portamento 07 - Volume 08 - Balance 10 - Pan 11 - Expression 64 - Pedal de Sustain 66 - Sostenuto 67 - Pedal Soft 69 - Hold 91 - Reverb 92 - Tremolo 93 - Chorus 94 - Celeste 95 - Phaser
t+ pessoal do forum
|
Lucas_fms Veterano |
# set/08
· votar
rick.sam Mas com isso, você não gravou exatamente o reverb. MIDI não tem som. Notas MIDI são mensagens, com esse procedimento você apenas indicou ao seu sequenciador MIDI que você queria que o reverb fosse acionado em tal momento. Mas esse reverb não entra na pista MIDI, ele entra na saida de audio do gerador de som que essa pista MIDI aciona. O que você fez ta certo, é assim mesmo que se faz, mas é bom saber que MIDI não tem som, e portanto é impossivel gravar um reverb em uma pista MIDI
|
makumbator Moderador
|
# set/08
· votar
Lucas_fms
É reverb de midi, e não de áudio. Por isso dá para escrever o comando do efeito, e então o sequenciador em questão acionará o seu reverb(ou outro efeito midi), caso tenha-o disponível. O reverb em questão entra sim na pista midi, como um comando(assim como comandos de volume, pan, pitch wheel, portamento, etc...)
|
Lucas_fms Veterano |
# set/08
· votar
makumbator
Sim, entra como um comando, como eu falei no post acima, é uma nota MIDI que aciona o reverb. Mas quem gera o reverb é o gerador de som.
|
makumbator Moderador
|
# set/08
· votar
Lucas_fms
Sim claro, mas não é reverb de áudio(como muitos podem pensar). Não precisa ter esse efeito instalado no computador, ou coisa parecida, pois é um efeito interno de sequenciadores midi(assim como pan, volume, etc...). Claro que é bem pior que um reverb de verdade. Tanto que é mais legal não aplicar o comando midi de reverb, e ligar a saída de som do canal midi em questão em um reverb "de verdade".
|
Lucas_fms Veterano |
# set/08
· votar
makumbator
É isso ai!
|
Jabijirous Veterano |
# set/08
· votar
Por trás ( ou pela frente?!?!?!?) de uma fonte de dados (midi) tem um audio!!! no seu teclado provavelmente tem um reverb, no meu tem, mas não tem como regular!! voce tem que adicionar o reverb na fonte de audio!!
|
makumbator Moderador
|
# set/08
· votar
Jabijirous
Não, ele está falando de efeito midi escrito na pista em questão. Ele queria saber como escrever o efeito midi em questão direto no arquivo usando CCs, mas já descobriu como.
|
Jabijirous Veterano |
# set/08
· votar
putz, nem sabia que tinha isso (reverb como cc) to acostumado a usar tudo no sampler. mixo tudo ali, tem tudo que eu quero ali!!
|
makumbator Moderador
|
# set/08 · Editado por: makumbator
· votar
Jabijirous
É meio tosca a sonoridade desses efeitos de modulação e tempo escritos em midi(Chorus, reverb, tremolo,phaser) perto da mesma pista midi com a saída de áudio ligada em efeitos "reais", mas a utilidade maior é para deixar o efeito salvo no arquivo midi, sem depender de nada externo.
Pega as numerações dos CCs na lista em um dos posts anteriores, e teste aí em um arquivo midi qualquer para vc ouvir como soam esses efeitos escritos direto em midi.
|
AlexB Veterano |
# set/08
· votar
Midi é só código e não tem som, os CCs podem ser usados para controlar qualquer parãmetro, o que acontece é que existe uma padronização chamada General MIDI ou GM, os instrumentos e os banks são padronizados assim como alguns asignemets de CCs. Nem todos os MIDI players tem toda a implementação de GM. O padrão foi criado para se poder ter "música MIDI", assim alguém criaria uma música e ela seria tocada em outro teclado ou player ou joguinho com os instrumentos designados pelo autor assim como as referências de volumes bends e outros efeitos designados por códigos de CCs. Existem várias implementaçãoes de GM que foram mudando através dos tempos. O Código MIDI traz informações da nota tocada, note on, velocity, CCs e after touch, assim como mudanças de bancos, patches e o Note off. A programa de GM vai traduzir estas informações em sons, com resultados variados. Uns melhores outros piores dependendo da wavetable etc... Abraço, Alex
|