Interface Firewire c/ Inserts?!

    Autor Mensagem
    ericfyoshino
    Veterano
    # set/08


    Fala galera tudo certo??

    O pouco criei um tópico sobre uma mesa de som Yamaha que estava quase para comprar.

    Enfim, realizei a compra... Uma 24/14 FX, estou muito feliz com ela, muito mesmo...

    Apesar de ela ser uma mesa mais voltada para aplicações ao-vivo gostaria de fazer umas gravações nela... E fui informado que poderia usar os 16 Inserts da mesa como uma alternativa a falta de direct-outs. Isso procede?

    Falaram que Inserts são pós-eq então uma alterada na equalização que supostamente iria para a PA alteraria a gravação? Ou direct-outs também são assim?

    No caso de não ser viável usar tal conexão, como estava pensando em comprar uma ProFire 2626 que tem 8 ins e 8 outs. Como ela conta com Prés Octane (pelo que ouço falar são até melhores que os Yamaha da série MG), ligar tudo no pré dela e somente direcionar na mesa os Outs da placa, daria certo?

    Abraços a todos, e agradeço desde ja...

    Éric

    ericfyoshino
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Se alguem tiver alguma outra sugestão de Placa Firewire estou aberto a sugestões... De preferencia alguma compativel com Pro Tools :P

    Abracos

    shoyoninja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Legal cara! Se você tiver um tempo manda um review dela pra gente!

    Os Inserts dela são realmente pós-eq, acabei de conferir no site.
    Para trabalhar da forma que você falou, o melhor seria usar multicabo de duas vias e jogar uma via do sinal na pa e outra na interface. Verifica no manual da profire se ela aceita ativar monitoração de hardware com canais separados da forma que você precisa (eu acho arriscado trabalhar dessa forma).

    Agora, me fala uma coisa, você não disse que iria precisar de uns 16 canais? Poxa, para trabalhar com 8 tem uma mesa da yamaha que já tem até a firewire integrada!

    Abraços!

    ericfyoshino
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Então cara se tivesse um firewire com 16 in's acessivel beleza, mas todas que achei (compativel com protools) tem preços lá em cima...

    Assim que ligar tudo mesmo nela e ver como ela funciona eu posto por aqui um review...

    Se eu gravasse ela pos-eq com esquemas de insert... depois se sobrasse agudo ou algo do genero, no protools eu teria como reverter não?

    Vlw pela ajuda...

    Abraços

    shoyoninja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    ericfyoshino
    Olha, reverter você teoricamente conseguiria, aplicando um eq com mesmos freq, q e ganho (oposto).

    Como nem tudo é perfeito, você perde um pouco de qualidade, mas isso é normal, geralmente os canais acabam sendo equalizados individualmente na mixagem. Agora, se você tentar recuperar uma frequência que você praticamente cortou, vai ficar horrível, mesmo usando 24 bits de resolução.

    Eu acredito que usando os Inserts mesmo ficaria bom. Você usa outro eq para a mix? Se usa, compense as diferenças de acústica do ambiente com ele e deixe os eqs dos canais apenas para ajustes leves.

    Use um som com o qual você já está bem familiarizado em um canal com eq totamente flat e regule o eq da PA para matar as diferenças de acústica que existirem no local.

    Os eqs da mesa então ficariam limitados a ajustes de timbre. Se você fizer um ajuste bom no eq da PA, os ajustes da mesa além de leves, vão te poupar trabalho de equalizar tudo denovo na hora de mixar. A dificuldade é exatamente um ajuste legal da equalização do PA.

    Inclusive, muita gente reclama da Mackie Onyx justamente por seus Direct Outs da interface firewire serem pré-eq ( e os eqs dela são muito bons).

    Agora usar os prés da interface e depois jogar pra mesa é dobrar as possibilidades de algo errado acontecer, não acho uma boa idéia não.

    Abraços!

    ericfyoshino
    Veterano
    # set/08
    · votar


    hahahahah ta certo então... vou ver isso direitinho...

    "Inclusive, muita gente reclama da Mackie Onyx justamente por seus Direct Outs da interface firewire serem pré-eq ( e os eqs dela são muito bons)."

    eu aqui apanhando pq n tenho Direct e a galera querendo insert hahahahhaha

    Mas e a questão da placa firewire, você tem alguma pra me recomendar?!?!?!

    Abraços

    ericfyoshino
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Só mais uma coisa que queria esclarecer...

    Usando os dois efeitos embutidos dela eu vi que por exemplo no FX1 coloco reverb e no FX2 coloco Delay...

    O problema é pegando o vocal e falando um som seco você ouve a voz com o reverb, mas as repetições do delay soam secas, com a voz natural...

    Isso acontece em todas as mesas ou só nessa?

    Pensando na logica de como são ligados processadores de efeito externos na mesa teoricamente isso acontece em todas... mas não sei se é por que agora to vendo com calma, mas na minha ta mais evidente...

    Abraços

    ericfyoshino
    Veterano
    # set/08
    · votar


    shoyoninja me abandonou?! hahahahahah

    Ninguem?!!!

    shoyoninja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    ericfyoshino
    :P

    Sobre os efeitos, o processamento é paralelo, o que você pode fazer é direcioná-los para um canal usando um cabo normal e através desse canal enviá-lo para o outro efeito, mas não tem nenhum efeito que tenha reverb e delay não?


    Sobre a interface, a profire 2626 é desnecessária não acha? Para que mais 8 prés? E o preço dela é BEM alto. Eu uso uma 1814, tmb da m-audio, será que ela já não seria suficiente?

    ericfyoshino
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Liguei os efeitos aqui e deu tudo certo... mas é uma confusão imensa ficar roteando os auxiliares hahahaha vlw pela dica..

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Interface Firewire c/ Inserts?!