Vedação de som - Janela

    Autor Mensagem
    Scourge
    Veterano
    # set/08


    Salve!

    Pessoal, é o seguinte, gostaria de fazer a vedação do som que passa por uma janela (tanto de dentro p/ fora quanto de fora p/ dentro), e não sei bem o que fazer. Como eu moro num ap alugado nem me passa pela cabeça gastar os tubos numa janela anti-ruído (pelo que eu vi uma janela de uns 3,5m² dá bem mais de 1000 reais, mas posso ter visto errado)
    Essas espumas de estúdio são boas p/ vedação ou só servem p/ a acústica?

    Valeu!

    (Ah, não tenho muita certeza se essa é a seção correta p/ o tópico, qualquer coisa só mover! :P)

    Rmiguez
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Scourge

    Espuma é para tratamento acustico...

    para efetivamente vedar o som é necessário materiais maciços, por exemplo e quanto maior a densidade (peso por área) do obstáculo ao som, maior será o isolamento:

    uma janela simples com placa de vidro 3mm de espessura atenua 20dB

    uma parede de tijolo maciça com 45 cm de espessura atenua cerca de 45dB

    O importante na vedação é que não sejam deixadas brechas por onde o som possa "escapar"

    No teu caso.. se você puser mais uma placa de vidro na sua janela com um certo espaço entre as 2 placas... a atenuação é maior do que se você dobrar a espessura da placa, porque a coluna de ar que fica entre as 2 placas também atenua!

    mas será que você tem condições de montar na sua própria janela uma nova placa de vidro??? Tem certeza de que é só o vidro o seu problema, ou tem outros lugares por onde o som está vazando?

    pense nisso!

    abraço

    Dave Hoppus
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Valeu a dica Rmiguez.

    Scourge
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Scourge
    · votar


    Hmmm, entendi

    Mas é, o problema é que esse apartamento é alugado :/
    Será que não teria uma solução onde eu não tivesse que fazer uma coisa permanente no quarto, do tipo um tampão de algum material ou algo do tipo?

    Ah, e outra coisa, dei uma observada aqui por onde o som entra e realmente não tá "fechado", o ponto onde a borda da janela toca com a borda da base não veda direito (é uma janela de correr)
    Hmm, há algo que eu poderia fazer para fechar essas frestas?
    Edit: Ah, pensando melhor...eu tava revendo aqui e parece que todas as extremidades da janela estão vazando som, pode ser que até o próprio metal também esteja, é uma janela bem antiga e me parece que quem fez/comprou não tava muito preocupado co som...talvez seja melhor por um tampão mesmo :|


    Grande abraço e obrigado pela ajuda! Desculpa se eu tou abusando da sua boa vontade :| :p

    Rmiguez
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Scourge

    Tranquilo....

    cara... só não tenho muita idéia de como vai prender esse tampão!

    tem gente que diz que cortina pesada isola e trata... eu nunca vi! quem sabe vale a pena tentar!!

    abraços

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    cara eu fiz la no meu estudio o seguinte.,talves uma solução barata e que pra mim resolveu muito. cortei duas placas de compensado so tamnho das janela. uma fica só a madeira e a outra voce coloca varios pregos com inbtervalos de 5 cm entre cada um.prego de 10x10.pequeno. e compra um metro e meio de tule, aquele paninho furadinho de noiva. e estende sobre eles.e joga camadas de gesso sobre a chapa.para que fique com espessura de uns 10 mm.
    parafusa na janela e poe um carpete por cima.

    p mim resolveu bastante o problema do isolamento e tratamento.

    observação. antes de botar o carpete , passe borracha de silicone para vedar as juntas

    espero ter ajudado

    Scourge
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Hmm, é, as duas idéias são aplicáveis :D, quando eu tomar coragem p/ fazer alguma coisa vou ter elas em mente sim :)

    Valeu a ajuda pessoal, abraço!

    FelipeMassa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    fulanno

    cara, fiquei interessado nessa sua solução para janela, poderia me explicar melhor?

    valeu

    rafael_kl
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu, como precisava isolar uma janela também, mas tinha necessidade de abri-la diariamente, devido a mofo, depois de muto pensar, bolei uma solução.
    Ela pode ser pensada como essa do fulano, mas com a opção de tirar e colocar em questao de minutos.
    Parafusei, um `marco` na parede, em volta ao marco original da janela, sem contato direto com a janela. Entre essa segundo marco e a parece colocuei EVA 0,5cm. Nesse marco, coloquei de dentro para fora, (saindo do marco) parafusos. No Compensado de 18mm, furei nos mesmos lugares que os parafusos saem do marco. e colei EVA 0,5cm na parte de contato com o marco. depois de colocado o compensado, aperto ele com borboletas.
    O resultado final ficou pareceno com um `aro de carro`, posso colocar e tirar a hora que eu quiser.
    Fim de semana coloco umas fotos para quem quiser ver...
    Abraço.

    Scourge
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Scourge
    · votar


    !
    Gostei dessa :), quando poder disponibilizar as fotos dá um toque!

    Abraço

    fulanno
    Veterano
    # set/08 · Editado por: fulanno
    · votar


    FelipeMassa
    bom, pena que não tenho fot pois já cobri o local, mas foi feito exatamente assim.
    materiais:
    2 chapas de compensado mais grosso que vc conseguir axar.
    1 pacote de prego 10x10(matajunta)
    duas vezes a medida da janela de tule.
    cerca de 20 kg de gesso( ou mais)
    carpete

    corte as duas chapas do tamanho da abertura da janela, para que elas entrem o mais justo possivel.coloque a primeira chapa a 2 cm do vidro.passe borracha de silicone nas frestas que ficam.enquanto isso coloque a segunda chapa no chão e pregue os pregos com intervalos de 5 cm,(vai ficar parecendo aquelas cama de faquir, aqueles hindus que dentam sobre pregos).

    obs: as cabeças dos pregos devem ficam para cima, e não as pontas, como as camas dos hindus.. hehehe

    estenda a primeira camada de tule sobre os pregos e enfie nos pregos até encostar na chapa( isso funcionará como uma tela de união).
    jogue a primeira camada de gesso, em consistencia de pasta homogênea, em toda a extensão da chapa.seja rapido, pois o gesso seca em minutos .isso deve causar uma boa sujeira, pois escorre muito. sugiro usar moldes na extensão da chapa.deixe secar cerca de um dia jogue a segunda camada.
    aguardar 1 dia mais de secagem. estenda a segunda camada de tule. e complete até cobrir totalmente as cabeças dos pregos com gesso.

    obs, é importanrte não deixar cabeças de pregos de fora, para evitar reflexões sonmoras. espere cerca de 7 dias até curar totalmente.
    a chapa fica muito pesada e é fragil, necessita de umas 3 pessoas para levantar, para evitar rachaduras e quebras de camadas.fixe a chapa como a outra , na abertura da janela e passe silicone nas frestas.apo´s isso pode cobrir com carpete

    não isola 100%, mas ajuda muito, é vc não gasta muito, vai gastar uns 120 pila ou menos se vc mesmo fizer.

    pelo menos no meu estudio resolveu grande parte do prolema. valew
    qualquer duvida pergunte

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    resolve melhor quando a madeira usada é mais grossa

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    fulanno
    esqueceram esse tópico?

    Scourge
    Veterano
    # set/08
    · votar


    olha eu aqui! :D
    haha, vixe, 20kg? 3 pessoas?! não tinha me tocado como gesso é pesado...
    imagino que o rafael_kl tenha feito alguma adaptaçãozinha p/ conseguir movimentar isso.

    ainda não sei como vou fazer, porque como é janela de quarto não dá certo vedar permanentemente, e não me vem na cabeça nada p/ ajudar na retirada desse tampão além de gambiarras extremas e pouco práticas

    agora fiquei curioso com o jeito que o rafael deu, será que ele não colocou o gesso, pos só a placa de compensado mesmo?
    ou então é o popeye com uma envergadura de uns 3 metros :P

    bom, idéias são bem vindas :p

    abraço!

    rafael_kl
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Scourge
    Hoje estou viajando e amanha ja coloco umas fotos aqui de como fiz.
    É meio dificil mas consigo colocar sozinho....
    Por enquanto to colocando apenas um compensado (18mm). Mais adiante vou colocar uma camada de borracha messe compensado e parafusar junto a ele outro de 15mm.
    Bom..amanha apareço aqui...
    Abraço

    Scourge
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Scourge
    · votar


    Opa!

    Ah sim, sem o gesso :D, e ajuda a vedar direitinho?

    Hmmmmmmmmm, como você pensa a juntar outra placa talvez associar as dicas do fulanno com as do Rmiguez ajude (só que em vez de vidro madeira)

    as coisas tão começando a ficar mais claras :p


    Abraço!

    kiki
    Moderador
    # set/08
    · votar


    Rmiguez
    tem gente que diz que cortina pesada isola e trata... eu nunca vi! quem sabe vale a pena tentar!!
    ate onde eu sei, nao funciona....
    a cortina isola apenas os sons medio e agudos, mas os mais graves ainda passam tranquilamente. tratamento sim, nao sei dizer quanto.

    Scourge
    fulanno
    rafael_kl
    essa ideia de fazer uma placa movel é boa. tem que sempre lembrar, o mais importante é vedar todas as frestas.
    eu li uma vez aqui no forum: um furo de 10% da área deixa passar 90% do som. algo assim.

    rafael_kl
    Veterano
    # set/08 · Editado por: rafael_kl
    · votar


    Bom...aqui esta as fotos de como fiz pra que ela ficasse móvel.

    Montado: http://img522.imageshack.us/img522/5592/dsc01257nm7.jpg

    Marco:
    http://img517.imageshack.us/img517/5879/dsc01258fi3.jpg

    http://img242.imageshack.us/img242/3034/dsc01259hp0.jpg

    http://img146.imageshack.us/img146/1391/dsc01261tm7.jpg

    Tampa:
    http://img229.imageshack.us/img229/4308/dsc01262ui9.jpg

    Pra mostrar bem como foi feito os parafusos eu teria que tirar o marco...mas como quando eu coloquei eu meio que ignorei no parafuso que vai na parede, ia ficar muito dificil..

    O dificil foi fazer os furos exatos, e colocar o parafuso que segura a tampa. Foi colocado de trás pra frente, e escavado do lado de trás, para que não ficasse nenhuma saliencia entre o marco e a parede.

    Repare na de lado, o EVA entre a parede e a madeira.
    Esqueci de tirar, mas tem esse EVA também na tampa, na parte que entra em contato com a madeira.

    Abraço.

    kiki
    Moderador
    # set/08
    · votar


    rafael_kl
    legal...

    voce tem alguma avaliação do isolamento? fez testes com e sem o tampão pra ver quanto vaza pra fora?

    Scourge
    Veterano
    # set/08
    · votar


    kiki
    Vero, sem dúvida uma das partes mais importantes!

    rafael_kl

    Obrigado pelas fotos!

    Hm................. me parece uma boa idéia sim, gostei mesmo! :D
    Vou pensar mais na execução do projeto e depois posto mais alguma coisa

    Ah, uma coisa, uma placa dessa pesa e custa quanto mais ou menos (tem quantos m² essa sua, aproximadamente?)?

    Abraço e obrigado de novo!

    rafael_kl
    Veterano
    # set/08
    · votar


    kiki
    Não fiz teste nenhum, mas o vazamento melhorou bastante... Ninguem mais reclamou de barulho...ta certo que eu não vou abusar e tocar a 1 da manha... pra isso não é suficiente, mas colocando mais um compensado acho que resolve bem mais...


    Scourge
    Não me lembro bem qual é a medida, acho que é 1,5X2,4 m.
    O compensado saiu uns 100 reais, mas a medida dele é um pouco maior.... Dai cortei direito e ainda fiz uma mesa pro estudio de aproximadamente 1,5 X 0,80 m.
    Foi meio dificil achar esse compensado aqui...só se acha uns de 2,20 X 1,10.

    Não sei bem quanto pesa...é de 18mm. Apanho um pouco mas consigo colocá-lo sozinho...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vedação de som - Janela