Autor |
Mensagem |
Scourge Veterano |
# set/08
Salve!
Pessoal, é o seguinte, gostaria de fazer a vedação do som que passa por uma janela (tanto de dentro p/ fora quanto de fora p/ dentro), e não sei bem o que fazer. Como eu moro num ap alugado nem me passa pela cabeça gastar os tubos numa janela anti-ruído (pelo que eu vi uma janela de uns 3,5m² dá bem mais de 1000 reais, mas posso ter visto errado) Essas espumas de estúdio são boas p/ vedação ou só servem p/ a acústica?
Valeu!
(Ah, não tenho muita certeza se essa é a seção correta p/ o tópico, qualquer coisa só mover! :P)
|
Rmiguez Veterano |
# set/08
· votar
Scourge
Espuma é para tratamento acustico...
para efetivamente vedar o som é necessário materiais maciços, por exemplo e quanto maior a densidade (peso por área) do obstáculo ao som, maior será o isolamento:
uma janela simples com placa de vidro 3mm de espessura atenua 20dB
uma parede de tijolo maciça com 45 cm de espessura atenua cerca de 45dB
O importante na vedação é que não sejam deixadas brechas por onde o som possa "escapar"
No teu caso.. se você puser mais uma placa de vidro na sua janela com um certo espaço entre as 2 placas... a atenuação é maior do que se você dobrar a espessura da placa, porque a coluna de ar que fica entre as 2 placas também atenua!
mas será que você tem condições de montar na sua própria janela uma nova placa de vidro??? Tem certeza de que é só o vidro o seu problema, ou tem outros lugares por onde o som está vazando?
pense nisso!
abraço
|
Dave Hoppus Veterano |
# set/08
· votar
Valeu a dica Rmiguez.
|
Scourge Veterano |
# set/08 · Editado por: Scourge
· votar
Hmmm, entendi
Mas é, o problema é que esse apartamento é alugado :/ Será que não teria uma solução onde eu não tivesse que fazer uma coisa permanente no quarto, do tipo um tampão de algum material ou algo do tipo?
Ah, e outra coisa, dei uma observada aqui por onde o som entra e realmente não tá "fechado", o ponto onde a borda da janela toca com a borda da base não veda direito (é uma janela de correr) Hmm, há algo que eu poderia fazer para fechar essas frestas? Edit: Ah, pensando melhor...eu tava revendo aqui e parece que todas as extremidades da janela estão vazando som, pode ser que até o próprio metal também esteja, é uma janela bem antiga e me parece que quem fez/comprou não tava muito preocupado co som...talvez seja melhor por um tampão mesmo :|
Grande abraço e obrigado pela ajuda! Desculpa se eu tou abusando da sua boa vontade :| :p
|
Rmiguez Veterano |
# set/08
· votar
Scourge
Tranquilo....
cara... só não tenho muita idéia de como vai prender esse tampão!
tem gente que diz que cortina pesada isola e trata... eu nunca vi! quem sabe vale a pena tentar!!
abraços
|
fulanno Veterano |
# set/08
· votar
cara eu fiz la no meu estudio o seguinte.,talves uma solução barata e que pra mim resolveu muito. cortei duas placas de compensado so tamnho das janela. uma fica só a madeira e a outra voce coloca varios pregos com inbtervalos de 5 cm entre cada um.prego de 10x10.pequeno. e compra um metro e meio de tule, aquele paninho furadinho de noiva. e estende sobre eles.e joga camadas de gesso sobre a chapa.para que fique com espessura de uns 10 mm. parafusa na janela e poe um carpete por cima.
p mim resolveu bastante o problema do isolamento e tratamento.
observação. antes de botar o carpete , passe borracha de silicone para vedar as juntas
espero ter ajudado
|
Scourge Veterano |
# set/08
· votar
Hmm, é, as duas idéias são aplicáveis :D, quando eu tomar coragem p/ fazer alguma coisa vou ter elas em mente sim :)
Valeu a ajuda pessoal, abraço!
|
FelipeMassa Veterano |
# set/08
· votar
fulanno
cara, fiquei interessado nessa sua solução para janela, poderia me explicar melhor?
valeu
|
rafael_kl Veterano |
# set/08
· votar
Eu, como precisava isolar uma janela também, mas tinha necessidade de abri-la diariamente, devido a mofo, depois de muto pensar, bolei uma solução. Ela pode ser pensada como essa do fulano, mas com a opção de tirar e colocar em questao de minutos. Parafusei, um `marco` na parede, em volta ao marco original da janela, sem contato direto com a janela. Entre essa segundo marco e a parece colocuei EVA 0,5cm. Nesse marco, coloquei de dentro para fora, (saindo do marco) parafusos. No Compensado de 18mm, furei nos mesmos lugares que os parafusos saem do marco. e colei EVA 0,5cm na parte de contato com o marco. depois de colocado o compensado, aperto ele com borboletas. O resultado final ficou pareceno com um `aro de carro`, posso colocar e tirar a hora que eu quiser. Fim de semana coloco umas fotos para quem quiser ver... Abraço.
|
Scourge Veterano |
· votar
! Gostei dessa :), quando poder disponibilizar as fotos dá um toque!
Abraço
|
fulanno Veterano |
# set/08 · Editado por: fulanno
· votar
FelipeMassa bom, pena que não tenho fot pois já cobri o local, mas foi feito exatamente assim. materiais: 2 chapas de compensado mais grosso que vc conseguir axar. 1 pacote de prego 10x10(matajunta) duas vezes a medida da janela de tule. cerca de 20 kg de gesso( ou mais) carpete
corte as duas chapas do tamanho da abertura da janela, para que elas entrem o mais justo possivel.coloque a primeira chapa a 2 cm do vidro.passe borracha de silicone nas frestas que ficam.enquanto isso coloque a segunda chapa no chão e pregue os pregos com intervalos de 5 cm,(vai ficar parecendo aquelas cama de faquir, aqueles hindus que dentam sobre pregos).
obs: as cabeças dos pregos devem ficam para cima, e não as pontas, como as camas dos hindus.. hehehe
estenda a primeira camada de tule sobre os pregos e enfie nos pregos até encostar na chapa( isso funcionará como uma tela de união). jogue a primeira camada de gesso, em consistencia de pasta homogênea, em toda a extensão da chapa.seja rapido, pois o gesso seca em minutos .isso deve causar uma boa sujeira, pois escorre muito. sugiro usar moldes na extensão da chapa.deixe secar cerca de um dia jogue a segunda camada. aguardar 1 dia mais de secagem. estenda a segunda camada de tule. e complete até cobrir totalmente as cabeças dos pregos com gesso.
obs, é importanrte não deixar cabeças de pregos de fora, para evitar reflexões sonmoras. espere cerca de 7 dias até curar totalmente. a chapa fica muito pesada e é fragil, necessita de umas 3 pessoas para levantar, para evitar rachaduras e quebras de camadas.fixe a chapa como a outra , na abertura da janela e passe silicone nas frestas.apo´s isso pode cobrir com carpete
não isola 100%, mas ajuda muito, é vc não gasta muito, vai gastar uns 120 pila ou menos se vc mesmo fizer.
pelo menos no meu estudio resolveu grande parte do prolema. valew qualquer duvida pergunte
|
fulanno Veterano |
# set/08
· votar
resolve melhor quando a madeira usada é mais grossa
|
fulanno Veterano |
# set/08
· votar
fulanno esqueceram esse tópico?
|
Scourge Veterano |
# set/08
· votar
olha eu aqui! :D haha, vixe, 20kg? 3 pessoas?! não tinha me tocado como gesso é pesado... imagino que o rafael_kl tenha feito alguma adaptaçãozinha p/ conseguir movimentar isso.
ainda não sei como vou fazer, porque como é janela de quarto não dá certo vedar permanentemente, e não me vem na cabeça nada p/ ajudar na retirada desse tampão além de gambiarras extremas e pouco práticas
agora fiquei curioso com o jeito que o rafael deu, será que ele não colocou o gesso, pos só a placa de compensado mesmo? ou então é o popeye com uma envergadura de uns 3 metros :P
bom, idéias são bem vindas :p
abraço!
|
rafael_kl Veterano |
# set/08
· votar
Scourge Hoje estou viajando e amanha ja coloco umas fotos aqui de como fiz. É meio dificil mas consigo colocar sozinho.... Por enquanto to colocando apenas um compensado (18mm). Mais adiante vou colocar uma camada de borracha messe compensado e parafusar junto a ele outro de 15mm. Bom..amanha apareço aqui... Abraço
|
Scourge Veterano |
· votar
Opa!
Ah sim, sem o gesso :D, e ajuda a vedar direitinho?
Hmmmmmmmmm, como você pensa a juntar outra placa talvez associar as dicas do fulanno com as do Rmiguez ajude (só que em vez de vidro madeira)
as coisas tão começando a ficar mais claras :p
Abraço!
|
kiki Moderador |
# set/08
· votar
Rmiguez tem gente que diz que cortina pesada isola e trata... eu nunca vi! quem sabe vale a pena tentar!! ate onde eu sei, nao funciona.... a cortina isola apenas os sons medio e agudos, mas os mais graves ainda passam tranquilamente. tratamento sim, nao sei dizer quanto.
Scourge fulanno rafael_kl essa ideia de fazer uma placa movel é boa. tem que sempre lembrar, o mais importante é vedar todas as frestas. eu li uma vez aqui no forum: um furo de 10% da área deixa passar 90% do som. algo assim.
|
rafael_kl Veterano |
# set/08 · Editado por: rafael_kl
· votar
Bom...aqui esta as fotos de como fiz pra que ela ficasse móvel.
Montado: http://img522.imageshack.us/img522/5592/dsc01257nm7.jpg
Marco: http://img517.imageshack.us/img517/5879/dsc01258fi3.jpg
http://img242.imageshack.us/img242/3034/dsc01259hp0.jpg
http://img146.imageshack.us/img146/1391/dsc01261tm7.jpg
Tampa: http://img229.imageshack.us/img229/4308/dsc01262ui9.jpg
Pra mostrar bem como foi feito os parafusos eu teria que tirar o marco...mas como quando eu coloquei eu meio que ignorei no parafuso que vai na parede, ia ficar muito dificil..
O dificil foi fazer os furos exatos, e colocar o parafuso que segura a tampa. Foi colocado de trás pra frente, e escavado do lado de trás, para que não ficasse nenhuma saliencia entre o marco e a parede.
Repare na de lado, o EVA entre a parede e a madeira. Esqueci de tirar, mas tem esse EVA também na tampa, na parte que entra em contato com a madeira.
Abraço.
|
kiki Moderador |
# set/08
· votar
rafael_kl legal...
voce tem alguma avaliação do isolamento? fez testes com e sem o tampão pra ver quanto vaza pra fora?
|
Scourge Veterano |
# set/08
· votar
kiki Vero, sem dúvida uma das partes mais importantes!
rafael_kl
Obrigado pelas fotos!
Hm................. me parece uma boa idéia sim, gostei mesmo! :D Vou pensar mais na execução do projeto e depois posto mais alguma coisa
Ah, uma coisa, uma placa dessa pesa e custa quanto mais ou menos (tem quantos m² essa sua, aproximadamente?)?
Abraço e obrigado de novo!
|
rafael_kl Veterano |
# set/08
· votar
kiki Não fiz teste nenhum, mas o vazamento melhorou bastante... Ninguem mais reclamou de barulho...ta certo que eu não vou abusar e tocar a 1 da manha... pra isso não é suficiente, mas colocando mais um compensado acho que resolve bem mais...
Scourge Não me lembro bem qual é a medida, acho que é 1,5X2,4 m. O compensado saiu uns 100 reais, mas a medida dele é um pouco maior.... Dai cortei direito e ainda fiz uma mesa pro estudio de aproximadamente 1,5 X 0,80 m. Foi meio dificil achar esse compensado aqui...só se acha uns de 2,20 X 1,10.
Não sei bem quanto pesa...é de 18mm. Apanho um pouco mas consigo colocá-lo sozinho...
|