Utilização do Fórum Home Studio

Autor Mensagem
shoyoninja
Veterano
# ago/08


Pessoal, eu tenho acompanhado todo o dia esse fórum, e está bem claro que algumas perguntas se repetem INFINITAMENTE, não importa quantos tópicos existam sobre o assunto, não importa quantas vezes nós imploremos para que usem a busca.

Li hoje em um comentário do AlexB que o fórum está pendendo para um suporte técnico geral e gratuito. Eu concordo com ele. Pior ainda, está se tornando um SAC, creio que respondemos mais perguntas sobre a Fast Track Pro do que a própria M-AUDIO. Muitas perguntas são simples e uma consulta rápida ao manual do produto responderia plenamente.

Isso sem contar as eternas perguntas sobre monitores baratos e as Edifiers. Só nos últimos 30 dias foram 3 tópicos sobre a MESMA coisa. Não estou inventando:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/192456/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/183589/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/191451/

O que acham que poderíamos fazer?

Eu me comprometo a começar a denunciar tópicos sobre assuntos repetidos. E me disponho a ajudar a organizar um FAQ se vocês acharem que isso ajudaria em algo (Edifier, Fast Track Pro, Audiophile 2496, Asio4All, cabos e outros campeões de audiência).

Será uma boa idéia? Ou a FAQ ficaria de lado e continuariam a criar tópicos e mais tópicos sobre as mesmas coisas? O que acham?

Abraços!

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


Cara, é complicado isso, mas concordo com você

São coisas como:

- monitores bons e baratos

- Não sai som no Sonar/Cubase/ etc...

- Montando meu homestudio

- Que placa comprar

São coisas que a gente já discutiu tanto aqui que já têm até uma resposta padrão como

Monitores bons e baratos?

Edifier

Não sai som?

Lê o manual, entra no site do fabricante, configuração de ins e outs.

Montando home studio?

Quanto tem pra gastar? Qual é o objetivo?

Qual placa comprar?

Use a busca.

Sugiro a criação de um FAQ. Mas o problema é que o egoismo sobe à cabeça e o cara não lê o FAQ porque acha que a duvida dele é unica, só ele pode ter essa duvida. Ai fica dificil.

Ai o forum fica isso, vira uma consultoria, e a discussão que é o principal intuito vai pro escambau.

Se for fazer o FAQ pode contar cmg pra ajudar.

makumbator
Moderador
# ago/08
· votar


shoyoninja

Concordo, mas acho que nem adiante fazer faq. Porque muita gente é preguiçosa e não quer ler nada que tenha mais de 3 linhas(não quer ou não consegue). Não consultam o manual nunca, não visitam o site do fabricante antes de perguntar e querem respostas prontas e totalmente direcionadas para o que precisam, e em tempo recorde. Quando é levantamento de opinião sobre um equipamento ou seu uso, ou um problema mais difícil ou incomum, acho normal perguntar, mas há questões que mostram que a pessoa nem abriu o manual.
Eu até respondo essas perguntas "folgadas". Mas sempre penso porque o fulano não tentou nem ao menos procurar algo no google ou no site do fabricante antes. Muitos vem perguntar por exemplo, quantas saídas e entradas tem a interface X, quando poderiam ir na droga do site do fabricante e ver com seus próprios olhos, em poucos cliques. Mas é claro que é pedir demais para esse tipo de gente...

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


shoyoninja

Fala shoyo!
APOIADO!!

Eu acho q um FAQ seria legal, porém não seria muito consultado. Vide os topicos em stick, que são solenemente ignorados pela maioria dos usuários.

Acho que agente pode fazer o FAQ e também assumir um compromisso de não responder perguntas que estão no FAQ, o que vcs acham? (é agora que o forum de Home Studio morre mesmo!! heuheuehe)

PS: me voluntario para ajudar no FAQ!

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


makumbator

Postamos juntos!! Concordo com o que vc disse, infelizmente a maioria das perguntar poderia ser resolvida com uma consulta a Deus (também conhecido como google) ou ao site do fabricante.

Se tivesse um moderador que entrasse aqui com frequencia, podia fechar esses tópicos "folgados" e indicar a consulta ao FAQ, deus ou ao site do fabricante.

makumbator
Moderador
# ago/08
· votar


BaNdAiD

Exato. Caso perguntem algo que está claramente no faq. Respoderemos com o link do mesmo e nada mais. Mas acho que tem se estender também para tudo que tem no manual do produto. Caso esteja explicado no mesmo, devemos apenas indicar: leia o manual, lá está explicado. E pronto! Apenas se for caso não coberto pelo manual, ou o mesmo deixar dúvidas(como os manuais ruins da Behringer), deve-se responder. E não tem desculpa de "não tenho o manual" pois praticamente todas as marcas disponibilizam no site, para usuários, futuros compradores ou meros curiosos.

Chega de só dar o peixe, esse povo tem que aprender a pescar também!

guitarg3
Veterano
# ago/08
· votar


pq vcs nao juntam tds esses assuntos q sao requisitados com certa frequencia num topico soh.. tipo.. vcs abrem um topico novo.. e lah postam os links q tem a resposta pra essas duvidas mais frequentes

Bog
Veterano
# ago/08 · Editado por: Bog
· votar


Acho só que isso não é uma coisa apenas deste fórum, mas de todos. Tópicos do tipo "qual violão eu compro com 500 reais" ou "para tocar [banda X], devo comprar pedais ou uma pedaleira" sempre aparecem, e talvez continuem a aparecer mesmo que façam um mega FAQ com todas as respostas-padrão para essas dúvidas.

Eu sinceramente acho que, pior que colocar dúvidas manjadas, é aquele pessoal que depois não discute nem nada. Não estão preocupados com a informação, só querem ver o seu problema resolvido, como se o fórum fosse um serviço do tipo encanador ou consulta à lista telefônica. "Oi, tenho o problema X" - "A solução é Y" - "ok" - e pronto. Pior, querem soluções mágicas, tipo "qual é o melhor", sem especificar muito quais são as condições ou necessidades. E se duvidar, ainda ficam dando "ups" infinitos, ou reclamando porque ninguém resolveu o problema do reizinho em 20 minutos.

Mas isso é generalizado, e não acho que vá mudar... No fim das contas, o melhor mesmo é mandar para a busca, colocar um ou outro link (por exemplo, para o FAQ, se ele existir), e torcer para a pessoa entender que isso é uma comunidade, e não um serviço do qual ele é um cliente.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


makumbator
BaNdAiD

No começo eu respondia as perguntas, mas agora nem abro mais o tópico.

Apesar de ter aprendido muita coisa nesse forum, e ter começado recentemente a me interessar por esse assunto tem uma coisa que me impediu de as vezes fazer perguntas idiotas, a vergonha na cara.

É esse costume que só se pega com o tempo, de ler o manual antes de comprar um equipamento, de ler o manual antes de ligar o equipamento, ler o manual quando tiver dúvida, ler o manual sempre. Quer alguem melhor pra solucionar uma duvida do que o cara que fez o produto?

E além disso no site dos fabricantes normalmente tem uma coisa que se chama data base, ou knowledge base, onde se encontram diversas informações sobre troubleshooting em geral e perguntas frequentes ao fabricante, mas realmente é a preguiça que atravanca o povo ai.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


BaNdAiD
Se tivesse um moderador que entrasse aqui com frequencia, podia fechar esses tópicos "folgados" e indicar a consulta ao FAQ, deus ou ao site do fabricante.

\o\

Vamos combinar o seguinte, então: Achei a idéia boa. Na verdade, eu acho que o maior problema do FCC é a ausência de auto-moderação (quando os próprios usuários resolvem, em consenso, o que é interessante para o coletivo) e essa é a segunda idéia em menos de uma semana que vejo. Sinal de que a maturidade tb é outra - houve um tempo em que era mais fácil ser hostil ou reclamar que o fórum não é mais o mesmo, esquecendo totalmente que quem faz o fórum são os usuários e não os moderadores...

Bom, no fórum de canto (e o shoyoninja sabe que é assim), instituímos essa auto-moderação a muito tempo. Quando alguém entra lá com uma pergunta "manjada", ou ela não é respondida; ou é linkada para o tópico com a resposta; ou simplesmente ignorada - isso não é o mais legal, mas infelizmente acontece as vezes. Desse maneira a postagem subiu de nível consideravelmente nos ultimos 2 anos. Quem tiver curiosidade, basta olhar os sticks e ver as datas.

Enfim, mesmo quase estando sem tempo, me comprometo a entrar aqui e moderar mais, mas preciso que vocês tb usem mais o botão denunciar. Não posso sair fechando tópicos de acordo com a minha vontade, especialmente por não ter conhecimento de causa nesse fórum - afinal não conheço o conteúdo como vcs. Denunciem, mandem o link do tópico que já contem o mesmo assunto, até pq está previsto nas regras que é proibido criar tópicos com assuntos que já foram debatidos.

Vamos lá! É essa atitude coletiva que faz toda a diferença! Acho que o momento é propício pra isso.

Abraços.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


Bog

É o que eu falei acima, o forum vira uma central de consultoria sobre equipamentos.

AlexB
Veterano
# ago/08
· votar


A idéia de criar um FAQ é ótima, responder sempre a mesma pergunta faz com que andemos em círculos, acho que todos aqui tem o objetivo de crescer, seria legal ver o nível das perguntas e do trabalho dos participantes aumentar. Normalmente venho no forum para esvaziar a cabeça e o ouvido, mas fazer o papel de SAC ou pior vendedor de loja não é divertido.
Me ofereço para ajudar na confecção do FAQ.
Abraço,
Alex

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


Lucas_fms
BaNdAiD
makumbator

É, realmente uma mudança na nossa postura seria necessária tmb. Eu mesmo já consultei manual/site/forum para responder dúvidas óbvias do tipo "quantos prés têm a fast track pro?". Acho que esse tipo de coisa nem deve ser colocada no FAQ, senão ficará muito extenso e perderá o propósito.

Sobre a moderação entrar aqui, podemos ajudar usando a denúncia, já que sempre algum de nós entra e ajuda com dúvidas, porque não?. Eu não usei todas as vezes que devia, mas quando usei os moderadores foram bem rápidos, acho que teria resultado.

Obviamente, não adianta apenas um de nós começar a fazer isso e passar por chato, mas acho que se passarmos a usar um pouco de rigor que seja, vai dar certo.

Sobre o/a FAQ, pensei em estruturar um tópico dividindo os assuntos por posts, e cada pessoa que estiver disposta a ajudar seria responsável pelo seu assunto, que acham? Assim cada um faria um post com as perguntas/respostas, e ficaria organizado. Enfim, podemos discutir isso com calma depois, vamos esperar e ver a opinião de todos.

Abraços!

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


Bog

Isso é o que mais de desanima as vezes! Tem vários tópicos que eu entro e vejo que o usuário é novato e penso: "Putz, o cara só fez o cadastro pra perguntar a dúvida dele e nunca mais vai postar de novo!!" E muitas vezes o cara realmente nunca mais dá as caras!

Christhian

Eu não sabia que a denuncia podia ser para tópico repetido! Bom saber! heuheuhe
A ideia da auto-moderação é ótima, e ta nascendo aki tb! Aprendi muuito no forum, mas não dá pra ficar respondendo a mesma coisa sempre!

AlexB

Normalmente venho no forum para esvaziar a cabeça e o ouvido, mas fazer o papel de SAC ou pior vendedor de loja não é
divertido.


Exato!

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


shoyoninja

Sobre o FAQ, seria legal se só uma pessoa pudesse postar nele, e a galera que fosse desenvolvendo as perguntas e respostas enviasse pra essa pessoa por email e a pessoa colocasse lá!
Ficaria mais organizado e fácil de consultar, como um FAQ mesmo, em vez de um tópico geralzão!

O que vcs acham?

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


guitarg3
É uma das idéias, mas não sei se só isso seria suficiente...

Bog
Realmente, isso acho difícil de evitar, mas pelo menos podemos pedir para essas pessoas terem um mínimo de trabalho procurando a informação que precisa (e quase todas as vezes um search resolve) e usando um pouco de educação (lembro de um cidadão que xingou todos nós porque não respondemos a dúvida dele no tempo que ele queria /o\).

Lucas_fms
SAC cifra club, o fabricante não dá suporte? Nós estamos aqui pra isso!

AlexB
Já pensou se você tivesse comissão sobre todas essas Edifiers que você já vendeu? :D

Christhian
Concordo, acho que deve haver sim a auto-moderação, o que não é nada tão difícil. Temos uma grande vantagem ainda sobre a situação do fórum de canto. O assunto aqui em boa parte é baseado em lógica, não há como uma visão equivocada passar por verdadeira só pela teimosia de quem escreve e o uso indevido do equipamento não causa danos a saúde ( tá bom, ligar um microfone na tomada e tentar cantar deve doer, mas acho que já é um caso extremo).

AlexB
Veterano
# ago/08
· votar


A primeira coisa seria:
Dúvida sobre equipamentos:
1-Leia o manual
2-procure a resposta no site do fabricante
mesmo antes de comprar: leia o manual disponível na Internet.
Não precisamos colocar no faq informações que já estão no site do fabricante.
Eu particularmente não gosto de indicar equipamentos, mas faço questão de pixar os que me deixaram na mão. No caso dos Edifier foi uma surpresa absolutamente inesperada na faixa de preço.
Equipamento é muito de gosto pessoal, mas alguns se destacam por custox benefício que acho que é o x no caso de home studios.
Acho que a filosofia do home studio é poder ter qualidade que a alguns anos só era possível em estúdios de milhares de dólares, com os modernos equipamentos caseiros. Hoje com R$8000,00 dá para ter equipamentos e softwares que dão baile nos estúdios de ponta de 15 anos atrás.
Abraço,
Alex

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


BaNdAiD
Não sei se o fórum aceita algo do tipo, é possível???

AlexB
Veterano
# ago/08
· votar


Já pensou se você tivesse comissão sobre todas essas Edifiers que você já vendeu? :D
Penso mais no pessoal que não caiu no conto dos supostos "monitores de áudio" de baixo custo que são mais caros e ruins que as despretenciosas edifier. Mas também me incomoda ser garoto propaganda. Normalmente acho que equipamentos bons de baixo custo permitem maior acesso, mas tem gente que avalia equipamento pela etiqueta de preço e em home studio este é um paradigma morto.
Abraço,
Alex

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


AlexB
Estou brincando, eu tmb já indiquei trocentas vezes as Edifiers, e não me importo em divulgar não. Acho que eles merecem, temos que dar valor a quem faz produtos com qualidade.

AlexB
Veterano
# ago/08
· votar


Estou brincando, eu tmb já indiquei trocentas vezes as Edifiers, e não me importo em divulgar não. Acho que eles merecem, temos que dar valor a quem faz produtos com qualidade.
Também estou brincando, o que mais me aborrece é a quantidade de inutilidade que lojas empurram a novatos, se as pessoas se educassem um mínimo antes de sair gastando dinheiro, o tratamento nas lojas brasileiras não seria tão insultante. Acho que o melhor dos forums é educação correta e sem a mão no bolso alheio. Aprendo muito nos foruns internacionais, coisas que demorei anos para descobrir agora estão disponíveis para quem quiser ler. Isto é evolução, tem segredinhos de estúdio que você via o cara fazer mas ele nunca confessava, que agora não são mais segredo.
Abraço,
Alex

BaNdAiD
Veterano
# ago/08 · Editado por: BaNdAiD
· votar


shoyoninja

e não me importo em divulgar não. Acho que eles merecem, temos que dar valor a quem faz produtos com qualidade.


Se eles merecem eu não sei, mas que o produto deles é muito superior a qualquer um na relação custo/benefício, isso sim!

É por isso que eu recomendo eles pra todo mundo que me pergunta.

VOLTANDO AO ASSUNTO...shoyoninja
BaNdAiD
Não sei se o fórum aceita algo do tipo, é possível???


Passo a pergunta ao Christhian ou outro moderador: É possível??

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


shoyoninja
BaNdAiD
Não faz muito sentido. Ademais, é mais organizado fazer um faq em que se possa linkar o conteúdo individualmente, para cada questão. Pensem: Se vcs fizerem um Mega-post com todas as dúvidas, não iria ser muito útil, já que pra chegar a resposta, o cara teria que ler todo o FAQ, com 3 toneladas de informação que não interessam.

Fiz algo similar no fórum de canto:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/

Repare que cada assunto está num post, para poder linkar direto para o assunto, quando necessário. Estabeleçam um formato e façam a postagem. Quando algo novo for discutido, faça isso no tópico e encerre a questão, finalizando com um post no formato padrão. Dessa maneira, eu simplesmente apago as msg em que constam o debate e deixo apenas a finalização do assunto.

Organização é imprescindível.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


Acho que chegamos a um acordo, vamos criar um tópico pra duvidas basicas em geral. E quando aparecerem duvidas que podem ser resolvidas pela leitura do manual e/ou pelo site, ou ainda pela busca do FCC, não respondemos ou indicamos uma dessas soluções de maneira objetiva sem abrir espaço para argumentções.

Agora a questão é decidir o que vai constar no tópico de conhecimentos básicos.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


O grupo de discussão pode fechar as idéias nesse tópico mesmo. Mas creio que seja fundamental que o texto seja bem padronizado, para que a coisa seja levada a sério. Não basta simplesmente colocar um link dentro de um link, percebe? Tem que constar um texto decente, compreensível e não apenas um ctrl + c e ctrl + v do que já está escrito e sim uma breve explicação do que será encontrado no tópico, bem como uma conclusão prévia do assunto, como uma sinopse.

Enfim... "Inciativa, Empreendedorismo e Conclusão". A primeira fase é sempre a mais fácil.. hehe

Mandem ver!

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


Christhian
BaNdAiD

Pois bem, então ficaria parecido com a primeira idéia ( que era pensando nesse tópico do fórum de canto inclusive) com uma ajudinha do Chris para limpar o tópico.

Basta criar uma estrutura, definir quais os assuntos e as perguntas (isso vai dar um belo trabalho, vamos ter que ler bastante ), e mandar ver.

Hoje a noite vou dar uma pesquisada nos ultimos 6 meses de postagens e ver os principais assuntos reincidentes. Feito isso, crio um tópico já com a estrutura e os assuntos, se todos acharem que está ok, cada um pega um assunto e manda pau.

Vou procurar ser o mais abrangente possível para que nós não tenhamos que abordar o mesmo assunto duas vezes para equipamentos diferentes. As respostas tmb vão precisar ser curtas e tão diretas quanto possível.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


Acho que primeiro temos que decidir qual vai ser a pauta de assuntos.

Por exemplo:

- Monitores

- Configuração de PC

- Placas de som

- Mesas de som

- Microfones

- Fones de ouvido

- Cabos

Alguma coisa desse tipo, e dentro desses tópicos dividir por faixa de preço para aos leitores chegarem mais facilmente à uma conclusão, seila, apenas uma sugestão!

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


shoyoninja

Opa, postamos juntos.

Concordo com você, se você tem disponibilidade para fazer isso, muuuuuuuito bom!

Ajudarei no que puder ajudar! Tenho que sair daqui a pouco mas voltarei de noite, tenho curso de Homestudio (pra não ficar fazendo pergunta idiota aqui hahahahhah)

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


Agente podia abrir um topico tipo: "o que vc acha que deve estar no FAQ?" pra ter mais sugestões...

Uma sugestão eu já tenho: "O melhor custo/beneficio para seu homestudio". Nele seriam indicados equipamentos bons e baratos de acordo com uma certa faixa de preço. O problema é que em 6 meses o tópico ficaria desatualizado...

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


BaNdAiD

O negócio é esperar a expomusic, a musicmesse, ou a namm show pra ficar a par das novidades e expor pra galera

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Utilização do Fórum Home Studio