Blindagem caseira para cabos de áudio.

    Autor Mensagem
    Juow
    Veterano
    # ago/08


    Olá galera,
    preciso saber sobre blindagem caseira para cabos de áudio.
    Como fazer isto??rsrsrs
    Fiz uma instalação e coloquei um cabo de saida de audio junto com 3 cabos de entrada de microfones, deu uma xiadeira terrorista...rsrsrs
    Fiquei louco, foi um baita trampo para fazer as ligações e não deu certo.
    O pior é que já estava tudo ligado, mas eu teimei em trocar os cabos para não aparentar gambiarra(antes eu usava cabos de gutarra para essa finalidade e não xiava.)
    Agradeço desde já a ajuda de v6...

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Juow
    Blindagem caseira?
    Não entendi, o cabo que você está usando não tem blindagem????

    O que seria saída de áudio? Saída do amplificador de potência para as caixas?

    Descreve tudo em detalhes que fica mais fácil, incluindo quantidade de cabos de mic, quantidades de caixas de som, o que passa perto do que, todo o percurso dos sinais e tudo mais que você acha que tenha influência.

    Abraços

    Juow
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Então, estão passando 3 cabos que são entradas de áudio(estão conectados na entrada de microfone da mesa) e um cabo que sai da potencia e vai pra a caixa(a caixa não está tão perto dos cabos de entrada, apenas o cabo de saída passa pelo mesmo tubo que os cabos de entrada).
    Não tenho cabos blindados, por isso quero fazer essablindagem caseira, um cabo blindado seria muito grosso para passar 4deles na mesma tubulação.
    Agradecido


    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/08
    · votar


    Juow
    Eu não entendi, sinceramente...

    O que vc entende por cabo blindado?

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Juow
    1 - Esse cabo de potência gera muita indução, perto dos cabos de microfones vai gerar muito ruído.

    2 - Imagino que você usou o mesmo tipo de cabo para ligar tudo certo? Imagino tmb que seja daqueles cabos de par paralelo, um do lado do outro. Se é isso mesmo, nem adianta tentar, vai ficar ruim.

    Juow
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Juow
    · votar


    É esse tipo de cabo mesmo, só que pelo que eu vi posso separar os cabos, certo?
    se eu passar papel alumínio em cada fio do cabo (positivo e negativo de cada canal) aterrando os papeis e fazendo tbm no cabo de saída será que funciona, ou ameniza??
    Vlw

    kiki
    Moderador
    # ago/08
    · votar


    Juow
    É esse tipo de cabo mesmo, só que pelo que eu vi posso separar os cabos, certo?
    se eu passar papel alumínio em cada fio do cabo (positivo e negativo de cada canal) aterrando os papeis e fazendo tbm no cabo de saída será que funciona, ou ameniza??
    Vlw

    pel oque eu entendi, voce tá usando tres cabos, e blindando cada um individualmente, com papel alumino? é isso?
    e ta dizendo que usar cabo de guitarra parece gambiarra?

    (antes eu usava cabos de gutarra para essa finalidade e não xiava.)
    se não chiava, então por que trocou?

    o cabo de guitarra já é blindado. ele tem os dois caminho concentricos, o sinal vai no meio e o terra em volta. isso já blinda o sinal.

    se voce usa microfone com tres vias (balanceado) ele tambem já elimina o ruido, não por blindagem, mas por troca de faze (esse é o tal balanceamento).

    não ivente moda. não tente reinventar a roda. use os sistemas que já existem, são eficientes.

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Juow
    É esse tipo de cabo mesmo, só que pelo que eu vi posso separar os cabos, certo?
    se eu passar papel alumínio em cada fio do cabo (positivo e negativo de cada canal) aterrando os papeis e fazendo tbm no cabo de saída será que funciona, ou ameniza??
    Vlw


    Duvido muito. Levando em conta a proximidade dos cabos de potência eu acredito que não faria muita diferença. Os cabos de guitarra são infinitamente mais apropriados para isso.

    Juow
    Veterano
    # set/08
    · votar


    troquei pq os cabos eram muito grossos, tinha imenda e pq estava com muito mau contato (acho q alguem q não deveria acabou mexendo)
    Fiz um aterramento e funcionou, não tem xiado nenhum, coloquei o papel nos cabos positivos dos canais depois coloquei um cabo descascado em volta de tudo e outro papel aluminio em volta, revesti tudo com fita isolante (como em chicotes de carros) a ponta desse cabo descascado eu coloquei ligada em um aterramento (tipo de rede eletrica mas não estava sendo usado) que tinha próximo do lugar onde fica a mesa de som.O som sai limpo como cristal, não xia e agora a regulagem dá cerinho.

    Juow
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Juow
    · votar


    kiki
    se voce usa microfone com tres vias (balanceado) ele tambem já elimina o ruido, não por blindagem, mas por troca de faze (esse é o tal balanceamento).
    Ei Kiki, me explica, por favor, como funciona esse esquema de troca de faze, fiquei curioso á respeito disso.

    vlw

    shoyoninja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Juow
    troquei pq os cabos eram muito grossos, tinha imenda e pq estava com muito mau contato (acho q alguem q não deveria acabou mexendo)
    Fiz um aterramento e funcionou, não tem xiado nenhum, coloquei o papel nos cabos positivos dos canais depois coloquei um cabo descascado em volta de tudo e outro papel aluminio em volta, revesti tudo com fita isolante (como em chicotes de carros) a ponta desse cabo descascado eu coloquei ligada em um aterramento (tipo de rede eletrica mas não estava sendo usado) que tinha próximo do lugar onde fica a mesa de som.O som sai limpo como cristal, não xia e agora a regulagem dá cerinho.


    \o/

    E eu achando que faço muita gambiarra. :P
    Se ficou sem ruído, ficou muito bem feita.

    AlexB
    Veterano
    # set/08
    · votar


    E eu achando que faço muita gambiarra. :P
    Se ficou sem ruído, ficou muito bem feita.

    Mas... quanto tempo isto aguenta até dar chiado e estragar todo e qualquer trabalho... Setup limpo garante menos dores de cabeça no futuro.
    Abraço,
    Alex

    shoyoninja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    AlexB
    Sem dúvida! E a fita isolante fica velha, feia, começa a grudar em tudo... Mas que foi a gambiarra mestre, foi :P

    Imagine um multicabo de 32 vias feito assim?

    AlexB
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Imagine um multicabo de 32 vias feito assim?
    Só nos meus pesadelos! E pedir para para virar sócio da Bayer.
    Abraço,
    Alex

    kiki
    Moderador
    # set/08
    · votar


    Juow
    Ei Kiki, me explica, por favor, como funciona esse esquema de troca de faze, fiquei curioso á respeito disso.

    vlw

    dá uma busca em cabo balanceado pra saber mais.

    mas basicamente é assim:

    tem um terra e dois de sinal. os dois de sinal são iguais, mas com faze invertida (inverte ao sair do microfone). os dois pegam ruído igual ao longo do caminho.
    ao chegar no equipamento, a fase é desinvertida e os dois sinais são somados. o ruído fica com fase invertida, e se cancela, deixando só o sinal.

    eu acho essa técnica genial.

    é bom pra quando o cabo é muito longo, que pode pegar muito ruído. quase todo microfone profissional usa isso. é aqueles cabos de 3 vias (XLR).
    mas pra isso o microfone e o equipamento têm que ser balanceados.

    Juow
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Juow
    · votar


    Fiz desse jeito pq fica quase tudo dentro da parede, quase nem aparece nd, ficou sim sem ruido, e o "gambiarrão"(rsrsrsrs)não vai ficar de um lado para outro, vai ficar, na maior parte do tempo parada, e a parte que aparecia antes de eu trocar os cabos estava com imendas e mau contato.
    Qndo trocarmos a aparelhagem faremos um som com mesa balanceada e tudo mais (que nosso bolso permitir rsrs) aí tirarei essa gambi e farei com cabos próproios para isso.
    Brigadão
    Até mais

    El_Cabong
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Para os cabos de microfones, usa cabo blindado stereo (aquele com dois fios finos por dentro da malha) e faz ligação simétrica (balanceada) no plugues XLR (macho num extremo do cabo para conectar na mesa, e fêmea no outro extremo para conectar nos microfones). Usa cabos sem emendas e soldas impecáveis nos plugues.
    Adeus ruídos !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blindagem caseira para cabos de áudio.