Guitarras: Splitter ou dobras

    Autor Mensagem
    Alan_Alan
    Veterano
    # ago/08


    Pessoal,
    Em alguns dias vou realizar uma gravação de uma banda de metal. Timbres de guitarras geralmente precisam de várias camadas para se conseguir o som legal.
    Aí vem minha pergunta:
    Qual é a diferença entre eu fazer várias dobras de guitarra e,
    um único take gravar de vários amps ligados ao mesmo tempo?

    As dobras de guitarra estão sujeitas as variações de execução do guitarristas.

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Alan_Alan

    As dobras de guitarra estão sujeitas as variações de execução do guitarristas.

    Exatamente isso!

    Ambas são boas formas de preencher a musica. Vc tb pode fazer os dois. Faz dobras com diferentes amps microfonados!

    Lucas_fms
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Lucas_fms
    · votar


    Alan_Alan

    A diferença é que fazendo varias dobras elas nunca serão exatamente iguais e toma mais tempo.

    E isso pode ser bom ou ruim, dependendo da sua situação

    Alan_Alan
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Na verdade, gostaria de saber se ao microfonar vários amplis ao mesmo tempo, ao invés de dobrar eu posso prejudicar o resultado final?

    Acho q microfonando vários amplis eu ganho em relação a execução. Vou ter uma uniformidade em cada track.

    Minha dúvida em relação a mixagem. Vou prejudicar o estereo? o esquema esquerdo/direito? enfim....

    De fato, a diferença fica só na execução, ou tem outra?

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Alan_Alan

    Não, inclusive vc pode colocar as guitarras de cada lado com uma certa diferença no pan. Ex:Guitarra da esquerda, uma faixa em 95 e outra em 85, entendeu? Assim vc consegue um preenchimento maior do espaço!

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Alan_Alan

    Ao fazer a dobra de execuções, é importante que o guitarrista consiga tocar 2 vezes de forma bem parecida (não igual, mas não pode diferir muito tb) pra cada guitarra.

    john_joao
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: john_joao
    · votar


    Alan_Alan

    Na verdade, gostaria de saber se ao microfonar vários amplis ao mesmo tempo, ao invés de dobrar eu posso prejudicar o resultado final?

    sim, e muito.
    o intuito da dobra é ser como um chorus. se for para ser perfeitamente igual use um harmonizer!

    Acho q microfonando vários amplis eu ganho em relação a execução. Vou ter uma uniformidade em cada track.

    não use a mesma guitarra para fazer as dobras.

    agora. a questão da execução só você pode resolver, afinal você tem saber tocar a mesma parte duas vezes. uniformidade é um atributo seu.

    De fato, a diferença fica só na execução, ou tem outra?

    se as guitarras estivrem com as oitavas reguladas a diferença fica só na execução

    almy
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    aproveitando a pergunta....se é pra fazer a dobra igual,com mesmo amp/guitarra/microfone ...não é mais facil dar um control c control v na faixa de guitarra nao?

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    john_joao

    Não joão, ao gravar vários amplis diferentes e usar o pan, vc consegue "engordar" as guitarras e também um timbre bem legal!

    Quando vc vier aki eu te mostro!

    almy

    Não, pq ao fazer isso, vc simplismente aumenta o volume em mais ou menos 3dB...
    Na verdade, a dobra com o mesmo set conta por causa das microdiferenças entre uma faixa e outra!

    john_joao
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    BaNdAiD

    Não joão, ao gravar vários amplis diferentes e usar o pan, vc consegue "engordar" as guitarras e também um timbre bem legal!

    eheh, eu não disse que não.

    mas gravando ao mesmo tempo em amps diferentes você perde o efeito chorus por conta do mesmo sinal passando nos amps.

    e mesmo se ele for gravar em amps diferentes não é só usar o mesmo take.

    busterchair
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    vc pode colocar um atraso mínimo nas dobras q dá um efeito legal tb

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    john_joao

    mas gravando ao mesmo tempo em amps diferentes você perde o efeito chorus por conta do mesmo sinal passando nos amps.

    Pra conseguir isso, vc pode dar uma diferença milimétrica entre uma faixa e outra, além do pan. É um truque simples!
    Na verdade, diferentes tipos de dobras são usadas para diferentes objetivos. Quanto mais guitarras diferentes vc tiver, maior vai ser o som. Mas tb vc pode usar o reverb pra aumentar o som das guitarras, como faz o oasis.

    Enfim, as dobras devem atender à musica.

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Alan_Alan

    Kraaaa... Esses dias obtive um resultado bem satisfatório...

    Eu tenho uma Cort Viva Gold e um V-amp 2...
    Precisava tirar um timbre bem vintage, e naum tinha achado um timbre no V-amp ki correspondesse às minhas expectativas...
    O ki ki eu fiz???
    Gravei uma das bases com um dos drives da V-amp (com pouco ganho, mas com saturação suficiente para ser considerado drive), e joguei td para o Pan Left...
    Dpois (com a msm guitaa), gravei a mesma base (igualzinha), mas eu usei um outro drive d mais peso e com mais ganhooo e joguei inteira no Pan Right...

    Particularmente falandoooo...
    Axei o som animal!!!
    Jamais axei ki poderia tirar um som assim...
    Curti dmais e eu escuto essa base todo dia pq eu ainda naum acreditei ki tirei akele timbre...

    Voltando para o seu kso, eu axo ki vc tem ki fuçar (experimentar msm, e muito!!!) e ver kual dos esquemas d gravação sintetiza melhor a idéia ki os kras kerem passar através da músicaaaa...
    Não existe receita d bolo p/ essas coisas...
    O negócio eh fuçar, experimentar e assim vai...

    Mas c vc aceita minha opinião, acredito ki c vc gravar vários amplis em um take soh, o som fica mtoo previsível. Jah, c vc gravar uma base com uma distortion, dpois gravar a mesma base com outra distortion por exemplo, kra, é inevitável... Fica uma outra pegada, o som fica totalmente diferente (por mais ki vc use a msm guittaaaa), e esse pode ser o tempero da sua gravação...

    Experimenta kraaa (no melhor sentido da palavraaa)...

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    El Musicista

    Acho q vc não entendeu muito bem o espírito da dobra.
    Não é ter duas ou mais guitarras na musica, e sim ter 2 ou mais faixas pra cada guitarra na musica!

    Por exemplo, se vc tem na musica uma 2 guitarras base e uma solo, vc grava pra cada uma delas mais de uma faixa.

    Não sei se dá pra entender...

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ah soh... Diskulpa aih... Soh tentei colaborar...

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    El Musicista

    Ah soh... Diskulpa aih... Soh tentei colaborar...

    Não perdooooo!!! ESPADAAAA OLIIIMPIIICAAAAA!!!!!

    Cara, relaxa! Eu não tive a intenção de te "tirar" nem nada disso. Eu vi q vc ta colocando a mesma base em pans contrários, e fazendo isso fica "legalzinho", mas por exemplo (dica), se na direita vc coloca uma guitarra dedilhando, e na esquerda coloca acordes abertos, fica mais criativo, e preenche melhor a musica!

    Porém, qdo se faz dobra de guitarra pra preencher, é outra coisa. É como eu te falei!

    O espírito do forum é de discussão, no intuito de crescimento pessoal! To aki pra aprender, igual a vc!

    Abraços!

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    BaNdAiD

    Ahnnnnn.. Percébis... Jah tinha ouvido falar disso msm...

    Intaum... Eu fiz esse iskema dos pans soh p/ base...

    Pegando um gancho no seu assuntooo...
    Eu tbm jah fiz isso ki vc falooo...
    Tipowwww... Eu tô compondo uma música (não-instrumental, essa
    da base aih d cimaaa ki eu falei), mas ela tem uma guitarra, digamos "polifônica", tipo...
    Eu faço um dedilhado e jogo p/ esquerdaaa, e faço um outro dedilhado (diferente) e coloco na direitaaaa...
    Os acordes "vareiam (heheheee)" d um pan p/ o outro, às vezes
    coloco mais para a direita, às vezes mais p/ a direita, às vezes equilibradoooo...
    Fika mtoo lôko o som...

    Valeu aih pelas contribuições!!!!!!! Tâmo aih...

    Alan_Alan
    Veterano
    # set/08
    · votar


    O que está sendo gravado é thrash metal. Pegada precisa e rápida é fundamental para ter a massa sonora. Ficar dobrando take após take acho que posso perder em sincronia.

    Essa é a minha dúvida. Se eu consigo essa massa sonora em um único take mas com uns 3 ou 4 amps ligado além da saída direto pra mesa.

    Valeu

    EdsonKT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cara, acho que só o fato de ser em amps diferentes, com mics posicionados de forma diferente já pode te dar uma diferença perceptível que engrandeça o som. Dobrar é sempre bom para dar a sensação de "parede de som" como foi dito.

    Outro truque seria usar mais de um mic para cada amp, em distâncias diferentes - tipo, um dinâmico posicionado na grade do amp, um condensador a uns metros de distância. Como, a princípio aumenta a interferência da sala, o que chega nos mics fica diferente e pode aumentar a sensação de massa sonora depois que mixado. Dá trabalho, mas o som pode ficar legal. Só não sei como fica pra thrash metal, onde normalmente a gente "vê" aquela guita "na cara".

    Não sei, acho que o importante é testar e ir aprendendo. Em se tratando de arte, tudo é válido.

    Abraço.

    Alan_Alan
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É isso que eu ainda não entendi. Se fizermos uma dobra com perfeição, não é a mesma coisa que gravar várias tracks em único take? Ainda fazendo a jogada do pan...

    Valeu!

    EdsonKT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É como o BaNdAiD disse:
    Na verdade, a dobra com o mesmo set conta por causa das microdiferenças entre uma faixa e outra!

    E é por isso que não adianta "dobrar" faixas MIDI programadas sem mudar os bancos.

    Sobre o pan, ele serve para dar a imagem estéreo. Quando você brinca com o pan, serve pra "posicionar" o som. Imagine que você esteja mixando um palco de cinco metros de largura e você esteja posicionado a um metro de distância. Tem músicos à esquerda, à direita e ao centro. Quando você joga uma guitarra para a direita, é como se levasse o amp do guitarrista para a direita. Se copiar uma faixa e colocar à esquerda, é como se colocasse um split ligado a um segundo amp igualzinho à esquerda. Mas não é a mesma coisa que dobrar, porque o som percebido seria qualitativamente o mesmo, mas posicionado também do outro lado. No caso, o efeito é o de aumento de volume (ao menos, para distâncias pequenas e mixagem simples L-R).

    Agora, se qualquer um gravar uma execução feita duas vezes de forma absolutamente idêntica a ponto de não haver as diferenças insignificantes que fazem sentido às dobras, é bom gravar isso em vídeo que vai ficar famoso.

    Alan_Alan
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Não seria a gravação com o mesmo set, seria várias tracks num mesmo take. Por exemplo: ligando simultaneamente uns 04 amplificadores além das saídas em linha e microfones para o ambiente.

    Com esse tanto de track eu não consigo o mesmo corpo/massa sonora de várias dobras?

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Alan_Alan

    Talvez, tenta ai e conta pra a galera.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarras: Splitter ou dobras