Interface USB x Firewire

Autor Mensagem
BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar

Desenterrando um pouco, mas é que realmente, esse tipo de assunto, informações de anos atrás resultam meio inúteis..

mas enfim, estou montando meu studio, e estou em dúvida quanto à interface.. estava pensando em uma Focusrite Saffire Pro 40, mas aí comecei a perceber a briga entre firewire 800 e usb3..
essa saffire é fw800, e dizem ser uma ótima interface, mas o pessoal está dizendo hoje em dia que usb3 é melhor.. o que me levou a começar a procurar interfaces usb................. atéééé perceber que TODAS são usb2, que por sua vez, já não seria melhor que firewire 800..

então minha pergunta é, existe alguma interface usb3.0? sendo assim "melhor" que uma fw800?

aah, e otra, no caso de pegar uma interface fw800 como faço para conectar ela em um pc que nao tem esse tipo de entrada, o que vou precisar?
cheguei a pensar em comprar um mac mini, parece um ótimo computador e tem entrada fw, mas tem gente tem diz que nao vale a pena.. será? pq pelas espeficicações..

abraço

gbmeioponto
Veterano
# mar/13
· votar

BJAofficial
Cara, acho que entre firewire 800 e USB 3.0 não vai mudar muita coisa, pois como disseram, esse não vai ser o fator limitante pra você ter problemas.
A memória RAM e o processamento vão te trazer mais dor de cabeça do que o protocolo da conexão.

Pra você ligar uma placa firewire no seu pc, se ele não tem entrada firewire na placa mãe, compre uma placa firewire (de preferência chipset Texas Instrument (TI) e instale no seu computador).

Comprei a minha recentemente no mercado livre a 188 reais com o frete. É cara mas acaba valendo a pena.

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar

BJAofficial

Cara, Usb3 é melhor que usb2. Depois a usb4 vai ser melhor ainda, a usb5... E por aí vai.

O fato é que muitas plaquinhas ainda usam usb 1.1! E funcionam (com alguma limitação, claro, mas funcionam). Em tese, a banda da usb2 dá e sobra pra aplicações caseiras. O problema da usb (problema esse que teria dado uma sobrevida à firewire) é que rola um compartilhamento aí nas usb que pode atrapalhar o processamento de áudio, enquanto a firewire trabalha de uma forma mais "dedicada". Eu não sei explicar detalhadamente, mas já li a respeito.

De qualquer forma, num computador relativamente "bem montado" e configurado, uma interface com usb2 deve funcionar tranquilamente para home studios.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar

JJJ
gbmeioponto

entao, o problema é que nao vai ser um home studio, vai ser mais profissional um pouco.. pretendo gravar bateria, entao preciso que funcione bem com as 8 entradas..
quanto ao computador, eu garanto que vai ser bom e vai aguentar processar tudo.. minha dúvida é quanto a interface mesmo, no caso a conexão dela..
no caso de comprar a interface que eu coloquei o link e essa chipset da TI, é o melhor resultado que posso ter por agora.. ou seja, nao teria como usar usb3 não é?
e nao, nao pretendo usar usb2, tive alguns problemas já com usb2.0 e pretendo mudar.. se nao for possível usb3, vou pra fw800..

.omni
Veterano
# mar/13
· votar

BJAofficial
A interface e os drivers sendo bons e você tendo um bom HD, dá pra gravar 8 canais tranquilamente em 96/24 com interface USB 2.0, 3.0, firewire 400, firewire 800, etc.
Fácil.
Não se preocupe com isso.
E sobre o USB, tem interfaces (mid-end, nível profissional) que abandonaram o firewire pelo USB 2.0, acredite se quiser.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar

.omni

obrigado entao, bom saber disso, estava me preocupando sem motivo.. (:
mas tenho uma dúvida, vejo todo mundo falar sobre o HD, mas... o que ele tem a ver com rendimento? (desculpe a ignorancia)

.omni
Veterano
# mar/13
· votar

BJAofficial
Então, uma sessão tem vários arquivos de áudio que são tocados ao mesmo tempo. O HD não aguenta rodar o sistema e mais todos esses audio files ao mesmo tempo. Dividindo um HD pro sistema (e daw) e outro pra os audio/video files melhora bastante. Inclusive com sessões muito grandes é comum usar dois HDs para a sessão, cada um com metade dos audio files.
Como você usa desktop, melhor ainda (mais barato!). Ponha um HD de 7200rpm dedicado pra as sessões que não vai ter erro.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar

.omni

aah sim, entendi, muito obrigado pela ajuda.. (:

abraço

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar

.omni

cara, estou com uma dúvida agora.. com uns negócios aqui, consegui um notebook... e é um p*ta note, é um sony vaio com intel core i5, 6gb de ram e tal.. poderia usar ele provávelmente, já que me saiu de graça mesmo, nao vou gastar dinheiro com outro pc que nao vai ser muito melhor que isso nao..
mas tenho 2 probleminhas.. primeiro é que o hd é de 750gb, porém é 5400rpm.. e o segundo é que só tem entrada usb, uma delas é 3.0 mas nao interessa muito mesmo..
quanto ao hd, o que é o mais recomendado, usar ele assim mesmo, talvez nao precise mais que isso mesmo? ou trocar por um interno de 7200 ou mais? ou entao conectar um externo de 7200 ou mais pelo usb3.0?

e quanto a conexao, se eu for usar a interface firewire, teria como conectar ela em um note? já que em um note nao tem como usar a chipset da TI?

.omni
Veterano
# mar/13
· votar

BJAofficial
Então, não sei como são as portas do Vaio.
Mas o ideal é que você use um HD separado do sistema pra as suas sessões. Isso é mais importante do que o HD ser 7200 ou 5400.

e quanto a conexao, se eu for usar a interface firewire, teria como conectar ela em um note? já que em um note nao tem como usar a chipset da TI?

Não entendi.
Aqui em casa minha ligação é assim: notebook -> HD FW800 <- interface.
O HD funciona como um hub e fica no meio da cadeia.

Acho que o Vaio não tem firewire. Se for assim, esqueça a interface firewire e compre uma interface USB.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar

.omni

ah, entendi.. vou dar uma olhada em um hd externo, com usb3.0 de preferencia..

a minha pergunta foi se teria como conectar a interface no note, já que a interface é firewire e o note nao tem fw, sò usb..

e alias, nao entendi muito bem a sua ligação, voce conecta a interface no HD externo? como é isso? haha

BJAofficial
Veterano
# mar/13 · Editado por: BJAofficial
· votar

... repetido

BJAofficial
Veterano
· votar

putz, enviou 5x mesmo ou bugou aqui? :s

BJAofficial
Veterano
· votar

... repetido

BJAofficial
Veterano
· votar

... :s

se algum moderador puder apagar estes ultimos 4 post que foram sem querer, ficarei agradecido.

.omni
Veterano
# mar/13 · Editado por: .omni
· votar

BJAofficial
Então, se o seu note não tem firewire, não tem jeito de ligar a interface firewire.
A não ser que você tenha um HD USB 3.0 que tenha alguma porta firewire também, mas sinceramente não sei se vai funcionar direito, nem recomendo fazer isso. Acho que o jeito é correr atrás de uma interface USB 2.0.

Minha ligação é o seguinte: o HD eu conecto ao notebook via firewire 800. A interface eu conecto na outra porta firewire do HD. Ficam os dois conectados ao HD mesmo.
Daria pra conectar a interface no note e o HD na outra porta firewire da interface também.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar

.omni

bah, eu tava muito afim de pegar a Saffire Pro 40, mas tudo bem, vou dar uma olhada nas usb's..

mas quanto ao seu método, nao entendi como o sinal da interface vai para o note.. ele vai pro hd, mas e ai? do HD vai pro note? :s
pelo que eu entendi é a mesma coisa que voce nao me recomendou fazer algumas linhas antes.. haha

.omni
Veterano
· votar

BJAofficial
Dá uma olhada nesse HD:
http://enhancedviewhd.com/media/catalog/product/cache/1/image/800x800/ 9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/d/2/d2_quadra_back.jpeg

Tem dois firewire 800, O HD funciona como um hub. Você pode plugar vários HDs em série mesmo só tendo uma porta FW800 no computador.
No caso eu não estou plugando outro HD, estou plugando a interface. Os dados vem e vão pelo HD e pelo computador, são zeros e uns, não são áudio propriamente dito. Então a interface é reconhecida pelo computador, clocka direitinho, etc.

O que eu te recomendei não fazer é usar o HD interno pra rodar o sistema, o DAW e mais um milhão de audio files da sessão ao mesmo tempo.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar

.omni

ata, entao, isso que eu tava pesando, ter um HD como esse que voce mostrou, e ligar a interface nele e ele no note..
mas a dúvida é, isso nao geraria uma latencia maior do que usar uma interface usb2 direto no note?
qual compensa mais?

e outra, no caso de ter o disco fragmentado, nao seria mais pratico? ou nao fucionaria tao bem quanto um externo?

.omni
Veterano
· votar

BJAofficial
Não sei, nunca fiz o teste. Deve ser igual.
De qualquer forma, latency está a anos luz de ser um problema pra mim, já não é há anos, zero latency. Esse esquema não é uma gambiarra não, é feito pra isso mesmo. Eu rodo umas sessões consideráveis e com video e mesmo assim e ele vai fácil.

E fazer outra partição no HD não funciona. Isso é por uma questão mecânica do HD, ele vai ter que fazer o mesmo "esforço" pra rodar os audio files, independente da partição que estiverem. O negócio é fazer os HDs dividirem tarefas pra nenhum ficar sobrecarregado.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar

.omni

ah sim, beleza.. nesse caso, que HD voce recomendaria? que tenha usb e firewire..
o teu alias, qual é?

.omni
Veterano
# mar/13
· votar

BJAofficial
Tenho um G-Technology, FW800, 7200rpm. Bom HD, recomendo.
Mas pra você não sei se é uma boa idéia. Acho que você deve esquecer o firewire, já que não tem essa entrada no note.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar

.omni

poisé, é o jeito mesmo..
penso pegar uma Focusrite Scarlett 18i20 ...
é acho que deu pra perceber que eu curto Focusrite, só nao me pergunte pq.. haha
ultima pergunta, ainda que meio óbvia a resposta, mas preciso perguntar igual... sendo a interface USB2.0, teria alguma diferença no rendimento se eu conectasse ela numa entrada usb 2.0 ou 3.0?

.omni
Veterano
# mar/13
· votar

BJAofficial
Parece ser uma interface legal!
Não, não tem diferença plugar numa entrada 2.0 ou 3.0.
Você vai usar com um HD USB 3? Deve segurar numa boa as sessões, o USB 3 é bem rápido. Não sei como se compara com FF800 em termos de estabilidade.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar

.omni

sim, hd por usb3 e a interface essa que eu mandei por usb2..
poisé, nunca ouvi falar sobre a estabilidade também, mas acredito que se nao é melhor, deve ser pelo menos igual..

alias aproveitando esse tipo de assunto, se alguém mais souber pode me dizer...
to comproblema conectando a minha POD HD500 no pc, a um tempo atras tava normal, depois de um tempo começou a desconectar e conectar sózinha, de vez enquando, em segundos... e depois de mais um tempo, passou a desconectar e pra reconhecer denovo tinha que tocar no cabo.. e foi piorando assim progressivamente, e agora nem reconhece mais.. coloco o cabo, e naada.. :s
alguma idéia?

.omni
Veterano
# mar/13
· votar

BJAofficial
O lance do firewire é que a estabilidade da transferência é maior, apesar do USB ter picos mais altos. Por isso o FW é padrão pra esse tipo de coisa, tanto as interfaces como os HDs.
O usb 3 é bem rápido, pra o que você quer eu acho que ele deve segurar tranquilamente, mas não custa dar uma pesquisada pra ver se alguém usa HD usb pra as sessões e como ele se comporta.

Sobre o POD... você testou com outro cabo?

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar

.omni

vou dar uma lida entao, valeu..
nao, nao cheguei a testar outro cabo nao, vou testar e aviso (:

Danzign
Veterano
# mai/14
· votar

Boa tarde Galera, novamente desenterrando o tópico....
estou de olho em uma Interface Behringer U-phoria Umc-22, pelas especificações que ela garante, dá para fazer gravações com qualidade de CD pelo menos. Claro que só tem uma entrada mas como minha intenção é gravar apenas as trilhas das guitas em casa, creio ser um bom custo benefício. O que vocês acham? Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Interface USB x Firewire