notebook ao vivo rodando samples pre gravados

Autor Mensagem
guitarg3
Veterano
# jul/08


ae galera eu to com um notebook top d linha aki.. ms to sem grana pra compra uma placa d som no momento.. eu tava qerendo usar o sonar e montar ums trilhas d piano.. flauta.. akeles efeitinhos soh pra da um charme nas musicas.. e tipo usa eles ao vivo com meu notebook.. sera q com o q eu tenho fica bom ou nem rola.. precisa d uma placa d som offboard? no caso eu faria os samples em casa e td q faria ao vivo era abrir o sonar e dar play

guitarg3
Veterano
# jul/08
· votar


ngm??

guitarg3
Veterano
# jul/08
· votar


ngm??

guitarg3
Veterano
# jul/08
· votar


up

guitarg3
Veterano
# jul/08
· votar


po ngm sabe?

Ricnach
Veterano
# jul/08
· votar


Como você vai gravar estas trilhas? você vai gravar os instrumentos e fazer algum tratamento em seu editor e depois vai disparar, é isto?

Como você quer disparar estas trlhas? enquanto você toca? antes de começar a tocar? vai ter alguma interação?

Se for simplesmente dar play, coloque no iTunes ou winamp, etc... deixe no pause, no ponto certo, e dispare!

Me dê mais detalhes para eu saber melhor do problema!

guitarg3
Veterano
# jul/08
· votar


eu tava pensando em gravar as trilhas com efeitos no sonar e roda-las diretamente do sonar, com uma saida de metronomo rodando junto pro batera

almy
Veterano
# jul/08
· votar


bom...pra isso vcs tem de estar ultraensaiados...

guitarg3
Veterano
# jul/08
· votar


neh tem esse problema tb.. e axu q poucas bandas tocam com metronomo ao vivo.. tem q se mto bom.. o negocio seria fazer algo pra vc escolher se o som da guitarra vai pro pc ou pro cubo ae qnd fosse faze efeitos punha no pc.. dps voltava pra pedaleira.. ms ae ja vai da mto trampo axu

almy
Veterano
# jul/08
· votar


cara...vc pode fazer igual o cara falou ali....dando play na hora na parada...ou botando a parada na musica toda,mas tocando com metrônomo.....

Black Velvet
Veterano
# jul/08 · Editado por: Black Velvet
· votar


Bom, nesse fim de semana eu tive um ensaio com minha banda utilizando um macbook e uma fast track pro, e não tivemos problema algum pra disparar os samplers em canais separados (clique no fone pro Batera, sampler pro PA).

Sampler sem metrônomo é algo mto, mas muiiito difícil (pra não dizer impossível) pra se tocar junto. Acredito que nenhum batera se arrisca a tocar com sampler sem metrônomo pra acompanhar (não tô dizendo que não tenha, mas vai que tem algum doido muito bom por aí né?? XD huahuauhahua).

Vc pode até usar só o notebook no ensaio (com o clique), mas pra um show creio que vc vai precisar de uma placa de áudio com um pré-amp. A não ser que o público escute o clique tb! =P

guitarg3
Veterano
# jul/08
· votar


huaseiASIEU eh.. ms mts bandas hj em dia usam efeitos durante as musicas.. eu axu q os bateras dessas bandas nao tocam com metronomo.. sei lah.. deve ser dificil tocar num show com metronomo.. vc fica meio travado na execuçao das musicas nao?

Petrella
Veterano
# jul/08 · Editado por: Petrella
· votar


guitarg3

Se vcs forem utilizar o notebook pra "disparar" efeitos durante as músicas (assim como um sintetizador) até rola de tocar sem o metrônomo, agora se for tocar com os efeitos, samplers, etc, etc, sequenciados, ou seja, pré-gravados, aí te digo (assim como o Black Velvet) que é quase que impossível tocar sem o batera ouvir o metrônomo. Lembro de ter visto um show do Maurício Manieri há algum tempo atrás (uns 8 anos +/-) eles usavam um MD ao invés de um notebook e o batera não ouvia o metrônomo, pelo que percebi, porém existia um loop de bateria eletrônica rolando a música inteira, e era nisso que o batera tocava em cima (o loop acabava fazendo o papel de metrônomo).

Se eu estiver falando alguma besteira a galera pode corrigir.

Atualmente estou ensaiando já com o notebook e o click vai para o batera, aí fica lindo, tudo dentro do andamento, e não ficamos travados não !

Forte abraço!
Petrella.

Black Velvet
Veterano
# jul/08
· votar


guitarg3

huaseiASIEU eh.. ms mts bandas hj em dia usam efeitos durante as musicas.. eu axu q os bateras dessas bandas nao tocam com metronomo.. sei lah.. deve ser dificil tocar num show com metronomo.. vc fica meio travado na execuçao das musicas nao

Difícil nada!! Muito pelo contrário, o metrônomo dá segurança ao batera. =D

Mas pra tocar com metrônomo vc tem que estudar bem a música, se ligar nas variações de compasso, contratempos, e mta gente têm preguiça de estudar a danada como deveria. Além do saco de ficar tocando por quase 2 horas com um tic-tac constante no ouvido.. =P

guitarg3
Veterano
# jul/08
· votar


Black Velvet

nao eh tao dificil assim? pelo q olhei nas comunidades o pessoal comentava q era dificil.. q segurava um poco o desenvolvimento do baterista durante o show.. ms se vc diz q eh facil vou pegar no pe do batera da minha banda pra ele tocar com metronomo..

Black Velvet
Veterano
# jul/08
· votar


guitarg3

bom, não sou baterista =P, mas os bateras que eu vejo tocando com metrônomo sempre mandam mto bem. Como falei, exige mais dedicação pq vc tem que estudar a música.

Tiro pelo baterista que toca comigo, ele nao gostava do metrônomo, vivia reclamando que é chato e difícil. Mas depois q ele começou a tocar as músicas com o tic tac no ouvido, ele melhorou 1000%.

guitarg3
Veterano
# jul/08
· votar


nossa.. vou cobrar isso do meu entao

Lucas_fms
Veterano
# jul/08
· votar


guitarg3

Cobra mesmo!

Até porque na hora de gravar algum material, se o cara não conseguir se manter no tempo, vocês vão ter que trocar de batera. Ou programar a batera. hahaha

Os casos de bateras que acham que não precisam de metronomo mas quando entram em studio demoram hooras pra gravar um simple 4 por 4 são muitos e bem conhecidos.

Ricnach
Veterano
# jul/08
· votar


O melhor a fazer é disparar pequenos efeitos mesmo, que mesmo com o andamento flutuando o efeito ainda consiga atingir o seu "efeito".

Agora, uma coisa é o batera ficar com um clic do começo ao fim, pois ou se programa toda a música junto com o sampler para que o clic inicial seja da mesma faixa a tocar conjuntamente, sem interrupção, sem falhas e etc... pois, se se começa a tocar e de repente aparece o clic pro bater, com certeza vai parecer uma "modulação de tempo"...

O melhor é ir conseguindo o máximo de independência com relação ao sampler, para isto instrumentos midi, gatilhos e etc, mas se o que se quer é um som eletronico, coloque a base ritmica num sampler e mande brasa!

guitarg3
Veterano
# ago/08
· votar


vix ms instrumentos ligados em midi saem caros.. gatilho como q funciona? eh tipo um foot q vc usa pra dispara as mids gravadas?

Maan
Veterano
# ago/08
· votar


[i]Atualmente estou ensaiando já com o notebook e o click vai para o batera, aí fica lindo, tudo dentro do andamento, e não ficamos travados não !
Petrella , olá , fiquei com uma duvida lendo sua resposta neste forum, é que já estou com alguns samples pre gravados ( VSTIS), como vamos tocar alguns cover, com click pro batera, e tal, mais queria saber se coloco ou não efeitos nos vstis gravados ? já que em algumas casas de show que tem equipamento próprio , os operadores de aúdio sempre colocam efeitos a mais nos instrumentos, então quais efeitos poderia usar nos samples., para ensaiar e para show

Petrella
Veterano
# ago/08 · Editado por: Petrella
· votar


Maan

O que eu constumo fazer é realmente dar uma mixada (não perfeitamente até porque não tenho monitores de referência) e aplicar efeitos não muito gritantes, tipo, um reverb em um violão, pra dar um brilho, um efeito do próprio timbre na guitarra (um chorus com reverb por exemplo) como se aqueles instrumentos fossem tocar ao vivo no palco, aí, como você falou, o operador da casa aplica o reverb que ele está acostumado pra casa, mas já no canal fechado que mandei pra ele.
O lance da mixagem ajuda muito pra que os timbres não choquem em determinadas regiões de freqüência.

Espero ter ajudado !
Abraço,
Petrella.

Ricnach
Veterano
# ago/08
· votar


Eu trabalhavo com um programa um pouco complicado, mas acredito que estes programas atuais possuam maneiras de configurar a entrada usb, ai, qualquer pedal, teclado do computador, ou o que vc conseguir plugar pode ser reconhecido.


Eu trabalhava com o Max/msp parece que existe uma versão mais popular mas não menos complexa, o Pd.

Este é um programa de se fazer programas para audio, ele reconhece tudo e vc programa para fazer o que quer, pode deixar a faixa pre gravada, pode programar para ele fazer coisas ao vivo de acordo com o que você toca, pode programar para ele reconhecer um som a partir de um microfone posicionado.. enfim, é totalmente programável.

guitarg3
Veterano
# ago/08
· votar


qnd eu for gravar as midis eu precisaria usar um desse no caso? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76570678-teclado-controlador-ox ygen-8-m-audio-microfone-sennheiser-_JM

Passini
Veterano
# ago/08
· votar


Não necessariamente, vc pode usar um desses http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-78830941-_JM

que tem saida midi e usá-lo como controlador, depende da sua finalidade.

Ricnach
Veterano
# ago/08
· votar


guitarg3

Na verdade para gravar você não precisa de nenhum teclado, vc pode fazer manualmente no Reason por exemplo, ou baixar estes programas que transformam seu teclado do computador em um teclado Midi!!

guitarg3
Veterano
# ago/08
· votar


Ricnach

vc tem alguma sugestao de programa que transforma o meu teclado do computador em teclado midi?? o resultado seria igual o resultado q obteria com o teclado?
o melhor programa pra se criara samples ou loop como citaram num otro topico eh o reason? eu utilizo o sonar 7 pra gravaçoes multi pistas.. da pra criar samples nele tb ou o reason eh o melhor nesse quisito?

desculpem esse monte d pergunta

vlww

Ricnach
Veterano
# ago/08
· votar


guitarg3

Eu conheço o Reason, e ele é um sintetizador com milhões de possibilidades, samples, batidas...é um programa dedicado a isto.

O sonar não conheço, mas acho que ele é mais um editor não? Mas se ele têm esta possibilidad, ok!

Eu vi uns tópicos aqui no Fórum sobre este programa que transforma o teclado em teclado midi, eu já tive mas não tenho mais, põe na busca ai que você acha!

Para ao vivo eu não recomendo muito usar o teclado do computador, pois não é muito preciso e vc v ai acabar desgastando ele muito, mas para programar sons midi e depois editar é uma mão na roda!

Falou!

guitarg3
Veterano
# ago/08
· votar


eh.. eu vou usar o teclado soh pra editar em casa.. vou puxar esse reason entao... eu axei nesse forum o programa d teclado.. vc ja usou esse?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/169391/

Ricnach
Veterano
# ago/08
· votar


Eu já estou com meu teclado Midi!

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a notebook ao vivo rodando samples pre gravados