Como fazer os tracks não parecerem estar separados?

    Autor Mensagem
    georgeredivo
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: georgeredivo


    bom, gravo tudo direitinho.
    ouvindo separado está tudo ok, mas quando boto vocal, guitarra, baixo e bateria dá a impressão de tudo estar separado, principalmente o vocal..

    não sei explicar direito...

    diminuí os volumes e nnão adiantou,

    podem me dar uma ideia?

    Gabriel Cervi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Tenta tirar um pouco da compressão de tudo, as vezes equalizar ajuda também.

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    georgeredivo

    É normal as coisas soarem "descoladas". Um dos objetivos da mixagem é exatamente juntar os instrumentos. Não é só ajeitar os volumes: você precisa fazer os sons "casarem", usando equalização e ambiência (reverb, principalmente).

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bog
    (reverb, principalmente).

    Casar o reverb eh uma arte ein....putz!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    georgeredivo

    procura no 4shared um livro chamado "a arte da mixagem"!

    Minow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    BaNdAiD
    Compressão idem! Hehehehe

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Minow

    Compressão - especialmente compressão multi-banda - para mim é um mistério insondável, hehehe. Ô troço ruim de entender!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bog

    o que vc sugere em termos de reverb pra ajudar a igualar os canais? tem alguma dica ou é só o uso do bom senso mesmo??

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    BaNdAiD

    Não faço idéia... Eu faço tudo na base do ouvidômetro mesmo. No fundo, eu nem gosto muito de mexer nessas coisas, sei o mínimo necessário para transformar as minhas idéias em algo "ouvível", heheh.

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bog

    on the other hand, eu gosto muito de mexer com essas coisas! To tentando fazer um curso, mas ta dificil achar um compativel!

    Edu_Afram
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    isso eu tb apanho pra fazer

    lucas-sarmento
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: lucas-sarmento
    · votar


    Realmente mexer nos parametros desses efeitos não é mole hahaha eu apanho a vera também!

    Por enquanto eu ando usando alguns presets pra tomar como exemplo ai a partir deles vou fuçando e avaliando no ouvido mesmo! mas ta dificil!

    Vou tentar baixar esse livro ai!

    georgeredivo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ouvi dizer que seve-se tirar um pouco de médio de tudo, menos da voz, pra voz do médo "completar" o som.

    não se se é real, mas vo tentá.


    um negócio certo é que tem que tentá ambientalizar tudo =. não rola dexa os tracks em ambientes diferentes...

    Edu Cesar
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Edu Cesar
    · votar


    Uma boa equalização e saber trabalhar com a freqüencia certa para cada instrumento ajuda bastante também.

    Existem algumas freqüencias que são legais cortar ou dar ênfase, dependendo do instrumento. Na internet existem até umas tabelinhas, mas é comlicado estabelecer uma "regra" pra isso (assim como para qualquer outra coisa em áudio). O legal é usar como referência e ir testando você mesmo.

    Achei um link aqui, mas existem diversos outros por aí.

    Abraços,

    Edu

    AlexB
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Existem muitos fatores que dão unidade na mixagem, compressão, ambiência via reverb e principalmente e antes de tudo o jeito como as frequências se encaixam no panorama sonoro da música. O jeito de inserir um instrumento em uma música depende do estilo e combinação de elementos presentes. Por exemblo, se você ouvir um violino em uma gravação orquestral, ele vai ter um jeito de entrar no conjunto, já violinos em um som pop são tratados de maneira diferente, apesar de serem o mesmo instrumento. O contexto do som vai dizer como ele deve contribuir com o conjunto.
    Abraço,
    Alex

    gwallner
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    Inserir ou não reverb é relativo. Em minhas músicas eletrônicas uso muito reverb e delay.
    Tudo depende do estilo.
    Mas quando gravo metal, detesto utilizar reverb. Somente o utilizo na caixa da bateria, às vezes em tons e numa linha de guitarra ou outra. No mais, gosto de deixar tudo bem seco para dar aquele peso de "nu metal", como da banda Disturbed de Chicago.
    O Reverb nos dá profundidade em alguns instrumentos, ou seja, "tira ele da nossa cara" ! Quando utilizado em excesso, embola tudo.
    Uma coisa que faço para mixar minhas músicas é começar pelo bumbo baixo... tentar "colar" o baixo com o bumbo de forma que os dois pareçam estar saindo de uma só fonte. Casar bumbo e baixo é muito importante. Deixe os dois mono bem no centro e equalize até chegar ao ponto de colá-los. Use a compressão para deixá-los "redondos", no ponto.
    Mantenho caixa e bumbo no centro para dar contraste, jogo pan nos pratos e tons de acordo com o posicionamento que imagino a batera, por exemplo Hi Hat 30% pra esquerda, tom 1 um pouco pra esquerda, tom 2 um pouco pra direita, tom 3 bem pra direita, pratos crash um meio pra direita e outro pra esuqerda, pra China 80% pra direita.... e assim vc vai preenchendo os espaços da batera e criando uma dinâmica em um ambiente.
    Grave várias camadas de guitarras balanceando entre as caixas.
    Quando gravo rock, gosto muito de utilizar no mínimo 4 tracks de guitarras. A primeira track gravo uma guitarra que ficará um poquinho prum lado (esq. ou dir). Coloco um pouco de distorção. A segunda guitarra gravo em estéreo anulando o centro. Nesta jogo bastante peso. As outras guitarras podem ser bem limpas ou com pouco reverb ou outros efeitos dependendo do que quero fazer na música.
    Usar o máximo de track com outros instrumentos e efeitos "escondidos" é também um truque para preencher a música.
    Muito reverb também "descola" os instrumentos da música. É preciso saber utilizá-lo.

    Abraço.

    GuitarRockMan
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    gwallner

    cara muito legal essa tua dica agra é so ter bom senço neh quanto mais tracks mais eq vai ter q ter masi controle de volume e masi criterio na escolha da posição das tracks no pan se ñ soa muito embolado e ñ da pra escutar os varios elementos q tem na musica e basicamente um jogo de empura e puxa (esse lance de deixar a mix abarotada é um dos minhas maiores imitaçoes rsrsrs ainda peco muito nisso )

    gwallner
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    GuitarRockMan

    Na verdade, a questão de ter equalização ou não vai depender de como ficou o resultado da gravação. As vezes gravo algumas músicas que só precisam o minimo de equalização em alguns instrumentos. Vc pode gravar uma guitarra que já fique boa na gravação de cara e não precisa de equalização posterior. A necessidade de equalização e de outros processos vai depender muito da qualidade na hora da gravação.
    Eu utilizo muito o Guitar Rig, o Amplitube e o Guitar Combos nas minhas guitarras e não preciso de muita equalização nos timbres que utilizo. Uso pouca equalização no baixo. Somente utilizo uma equalização mais pesada na bateria.
    Não existem regras para mixar... existem sim dicas de como deixar uma trabalho bem acabado dependendo do estilo de cada um.
    O negócio é ter bom senso como vc disse e ter um bom ouvido.

    GuitarRockMan
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    gwallner

    claro sem duvida uma track de guitarra pode soar prota desde da captura mas eu estava me referindo a utilização de varias camadas de guitarra para dar corpo ou outro motivo ai sim cara é impossivel q Todas soem extremamente bem sem nenhum tipo de conflito ou sobra em pelo menos uma frequencia ou outra ai só equalizando mesmo pra resolver....

    claro n tem regra oq pra mim é bom pra outro é uma merda... masi como eu falei tudo é guiado pelo bom senso

    gwallner
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    GuitarRockMan

    Gravar a guitarra em várias camadas já é um processo de equalização. Às vezes mesmo gravando 6 camadas não é preciso uma equalização dependendo da captura que vc fizer.
    Eu procuro utilizar o mínimo de equalização em minhas faixas de guitarras de pois de gravadas.
    Vc pode gravar 3 camadas da seguinte forma:
    Já ouviu aquelas músicas em que o som de uma guitarra fica abelhinha?
    Pois bem, ao invés de tentar equalizar essa faixa, vc pode gravar uma segunda faixa com um timbre diferente, mais sujo, pesado.... e depois gravar uma terceira faixa com uma guitarra mais limpa, talvez utilizando também um chorus e fazendo um split de sinal em dois cubos para dar o efeito estéreo como se vc estivésse ouvindo o som vir de detrás das orelhas.
    A combinação de timbres na gravação é a melhor solução para a equalização de guitarras na minha opinião. Isso funciona demais em qualquer estilo musical, principalmente rock.
    Ah, não podemos esquecer que na escolha e combinação dos timbres entram os microfones também.... há vários tipos de microfones dinâmicos que podemos combinar. Virtualmente eles podem ser bem utilizados no Guitar Rig. É bem legal ficar brincando com eles nesse programa. Gravar o mesmo efeito de guitarra com mics diferentes em cada faixa dá um efeito legal também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer os tracks não parecerem estar separados?