Autor |
Mensagem |
feker Veterano |
# jun/08
hum galera eu tava procurando alguma forma de alterar o 'velocity' automaticamente no sonar... pra batera ficar mais dinâmina.. nao achei nada.. mas achei o tal dos scripts CAL no SONAR...
ae como curto programar eu fiz um
ele pede um valor pro usuário digitar e calcula numeros inteiros randômicos entre ZERO e o valor que o usuário digitou
depois diminui do velocity de cada peça no piano roll esse falor randômico
PS: ele só muda do trecho selecionado.. entao se na tua batera tem algum rolo q nao pode mudar os velocity basta nao selecionar ele
por exemplo: se tu selecionar um trecho onde os velocity são: 75 - 75 - 75 - 75 - 65 - 50 - 75 e tu colocar o valor 3 (vai gerar numeros entre 0 e 3) ficaria (exemplo só): 74 - 75 - 73 - 74 - 62 - 50 - 72
bom pra mim ta funcionando como eu esperava se tiver sugestões posso tentar alterar algo
espero que seja útil link: http://rapidshare.com/files/121296828/LAGARTO.CAL.html
|
Pombo Veterano |
# jun/08
· votar
feker Po cara, me explica isso melhor. eu nao entendi direito.
Vc diz altera o velocity automaticamente, é ele variar a velocidade da musica randomicamente?
|
Loko_Bass Veterano |
# jun/08
· votar
feker
Grande!!!! Perfeito!!! O melhor sistema até agora pra dar uma dinâmica melhor nas bateras de guitar pro!!! Eu estava usando o humanize.CAL e o velocity.CAL. Porém o humanize "coloca" muitos erros de tempo e o velocity não funcionava legal. Teu esquema ficou bem melhor!!! Testei colocando 50 no valor só pra sentir e bingo!!!! É isso que eu estava procurando!!!! Hehehehe Se der pra melhorar, vamos pensar em algo!!!
Vlw mesmo feker!!!
Abraço!!!
|
busterchair Veterano |
# jun/08
· votar
e no Cubase alguém tem alguma dica?
|
feker Veterano |
# jun/08
· votar
Loko_Bass bá véio fiquei feliz com o teu elogio... pensei que ngm fosse testar e/ou gostar valeu cara
Pombo cara é o seguinte.. este CAL é um tipo de script que roda dentro do sonar.. o meu muda randomicamente e automaticamente (digo automaticamente pq ele altera de todas as notas que tu selecionar) o VELOCITY
velocity pode ser traduzido de várias formas... a que eu vejo melhor é INTENSIDADE...
quando tu faz um midi de bateria no guitar pro e abre no sonar pra depois usar algum plugin VST (tipo ezdrummer) ou algum sound font pra melhorar tu carrega esse script CAL e ele altera a INTENSIDADE das notas... isso deixa a bateria mais humana.. pq nenhum ser humano bate com as baquetas sempre com a mesma intensidade
hum espero que tenha entendido
abraçao
|
Bog Veterano
|
# jun/08
· votar
feker
Po cara, idéia legal. Como eu não uso Sonar, nem vou testar, mas eu faço bem isso, só que na mão, hehe. Eu monto a bateria inteira, e depois vou "desenhando" o velocity de acordo com o trecho da música, e deixando a mão tremer propositalmente.
|
feker Veterano |
# jun/08 · Editado por: feker
· votar
Bog valeu o elogio véio
eu fazia assim 'na mão' tbm.. mas as vezes dá muito trabalho se a música tiver 5 minutos hehehe
mas obrigado
|
Pombo Veterano |
# jun/08
· votar
feker
Po legal uso o sonar, mas nao sabia dessa parada de script. Eu costumo fazer as baterias no GP e passar pro sonar e usa o Ezdrummer. Vo testa essa aparada ai pra ver como q fica.
Tipo intaum se eu quiser eu poso fazer um script pra outros tipos de função, né? Se sim, pra eu criar eu preciso de um editor ou algo do tipo?
|
feker Veterano |
# jun/08
· votar
Pombo legal mesmo esses scripts
pra usar basta abrir teu midi no sonar.. selecionar no piano roll a parte que quer aplicar o script e abrir o script em PROCESS > RUN CAL ou Ctrl + F1
cara tu pode criar sim mas tem q entender um pouco de programação.. editor? fiz no bloco de notas mesmo acho q nao deve existir nada mais aprimorado... é só código mesmo
se tu quiser olhar o código fonte é só abrir o meu LAGARTO.CAL no bloco de notas
abraço
|
Pombo Veterano |
# jun/08
· votar
feker
Po legal mesmo, vo tenta depois!
|
El_Cabong Veterano |
# jun/08 · Editado por: El_Cabong
· votar
Uma coisa que deixa a bateria midi bem artificial é as velocidades do chimpô.
Para ficar mais real eu costumo usar assim: Por exemplo, num ritmo quartenário com 4 toques no chimpô por compasso eu uso mais ou menos assim: velocidades: 70 / 60 / 80 / 60 ... * Aqui, o 1º junto com o bumbo e o 3º junto com a caixa. Considerando a batida mais elementar.
Ou também num outro tipo de toque, a durante dois compassos: velocidades: 70 / 60 / 60 / 80 / 60 / 60 / 70 / 60 ... * Aqui, o 1º e 5º junto com o bumbo e o 3º e 7º junto com a caixa. Considerando a batida mais elementar.
No fundo são batidas idênticas, mas essa mudança de velocidade no chimpô torna a primeira mais "martelada" e a segunda mais "gingada".
|
busterchair Veterano |
# jun/08
· votar
eu entedi o q vc quis dizer Cabong, porém não sei como alternar a velocidade. Eu mecho no velocity somente.
|
El_Cabong Veterano |
# jun/08
· votar
busterchair E a "velocity"
É a intensidade da nota, ou a força com que se toca a nota. Geralmente vai de 0 à 128. (0 = som da nota imperceptível) (128 = som da nota o mais forte possível = nota tocada com toda a força)
|
Scoth_Pr Veterano |
# jun/08
· votar
El_Cabong
Não seria 127?
|
El_Cabong Veterano |
# jun/08
· votar
Scoth_Pr
Correto: É de (0 à 127) Tem alguns casos que é de (1 à 128) ?? Né
|
Música de Preto Veterano |
# jun/08
· votar
Esses scripts CAL podem ser realmente poderosos, mas não rodam no Cubase. Solução: Exporta o MIDI só com a bateria, abre o MIDI no Sonar, executa o CAL e importa de novo. Outra: Aprenda a criar um script similar, mas bem menos poderoso usando o Logical Editor que tem no Cubase. Dá pra fazer algo parecido, ams vai ter que fazer algumas adaptações.
|