taxa de amostragem e placa de som

    Autor Mensagem
    Anon
    Veterano
    # mai/08


    eh o seguinte: as musicas q tenho sao todas em 44.1 khz, se eu aumentar a taxa de saida da minha placa p acima disso,
    muda alguma coisa na reprodução e/ou no gasto do processador?

    BaNdAiD
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Anon

    é uma grande discussão!
    quanto maior a taxa de amostragem, menor o ruido na gravação!
    tipo, qdo a taxa de amostragem p gravação é baixa, o que excede essa taxa se torna ruido!! Por isso, gravar em 192kHz é "melhor" que gravar em 48 kHz!

    fazer a conversão p 44.1kHz é outra parte do processo!

    Pombo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Anon
    Eu acho q na reprodução não muda nada, agora no processador nao sei.

    Bog
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Bog
    · votar


    Anon

    (ops, tinha entendido a pergunta errado!)

    shoyoninja
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Anon
    se vc mudar a frequência de reprodução você vai tocar as músicas com o dobro da velocidade, só isso. Isso se sua placa deixar vc fazer essa alteração na marra.

    É como tocar um disco mais rápido do que ele deveria ser tocado.

    BaNdAiD
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    shoyoninja

    Ele ta perguntando sobre taxa de amostragem!

    gwallner
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Aumentar melhora a qualidade, baixa o ruido.

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    gwallner
    não, não melhora não.

    Se a música está em 44Khz e for executada em 96 ou 192 vai ficar horrível.

    Como eu disse antes, é como tocar um disco com o dobro ou quádruplo da velocidade normal.

    Taxa e frequência de amostragem são a mesma coisa e não influi no nível de ruído, influi no limite de gravação de frequências e possíveis distorções causadas pela amostragem mais baixa.

    gwallner
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    shoyoninja
    Ok thanks!!
    Mas se gravar em uma frequência mais alta, influi.

    AlexB
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Se você configurar a saída da sua placa de som para um samplerate superior à sua música a sua música irá ser tocada no sample rate original. Se sua música tiver um samplerate superior à sua placa, não saira som nenhum. Você pode mudar o samplerate da sua amostra no daw, mas na melhor das hipótesis o som vai ficar igual e irá consumir mais ciclos de processador, pois terá mais informaçãoes. Um samplerate maior em teoria melhora a qualidade do áudio na gravação, pois você terá um número maior de amostras sonoras. Aumentar o samplerate depois da gravação, não melhora a qualidade e pode até incluir alguns artefatos de técnica.
    Abraço,
    Alex

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Aumentar o samplerate depois da gravação, não melhora a qualidade

    Aumente no processo de gravação!

    Computer Music
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Sample Rate = taxa de amostragem

    Se você gravou um áudio com uma certa amostragem não adianta aumentar pois o áudio já está gravado naquela qualidade, já foi convertido de analógico para digital.

    Quanto mais alta a taxa de amostragem que você usar na gravação, mais detalhes e qualidade você vai conseguir extrair da fonte sonora.

    Você pode mudar o sample rate para o áudio digital ficar compatível com o tipo de midia que você for utilizar no produto final. Se for um CD de áudio por exemplo ele tem que estar em 16bit / 44.1KHz.

    Se você busca mais qualidade procure uma placa de áudio com conversores de 192KHz como a Audiophile 192 da M-Audio (2 canais) ou a Profire 2626 M-Audio tb (24 canais). São os melhores conversores M-AUDIO. Acima delas somente MOTU.

    Depois de ter uma boa placa procure pré-amps classe A e bons microfones, bom monitor de referência. Aí esse lance de sample rate vai ser mero detalhe

    abraços
    Rodrigo

    gwallner
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Computer Music
    Cara, estou entre comprar uma Maya44 (achei por R$287 na madmusic.com.br) e uma Juli@ (por ter taxa de amostragem 192). Será que vale muito mais a pena comprar uma Juli@ simplesmente por ela ter uma taxa de amostragem maior que a Maya44 ? Há muita diferença na qualidade da gravação?

    Obs: Faço muitas gravações em MIDI com meu CME-UF5 utilizando uma penca de softwares no Acid Pro6 e Fruity Loops como: LPC Electric Guitar, Hardcore Bass, Battery, Korg Legacy, Toxic III.
    De vez enquando gravo vocais.

    Valeu!

    alex-gui
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: alex-gui
    · votar


    gwallner

    Tenho uma maya44 e estou muito satisfeito com ela, não vejo necessidade de gravar em 192KHz, vai consumir muito mais processamento e provavelmente vc não vai perceber a diferênça pra 96KHz.

    Já li aqui no fórum que 48KHz é suficiente para home studios (se não me engano foi o AlexB que disse).

    A unica "desvantagem" da maya é não ter conexão midi, mas se o teu controlador é usb, pode comprar a maya que vc vai gostar.

    A maya ainda tem um preamp para mic com phanton power (não é o melhor pré do mundo mas quebra um galhão).

    gwallner
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    alex-gui

    Valeu brother.
    Pode crer, percebi que de 96 para 192Khz não muda tanto. Li também que a Juli@ parece não fazer gravações por canais simultaneamente. Já a Maya44 faz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a taxa de amostragem e placa de som