O que fazem os plugins Waves L2, L1 Ulramaximizer e Desser?

    Autor Mensagem
    Rafael Soal
    Veterano
    # abr/08


    Pessoal, gostaria de saber o que cada um desses plugins faz. Qual a sua função, em que situação é bom utilizá-los e tudo o que vocês souberem sobre eles.

    Eu trabalho numa rádio (empresarial, de circulação interna) e uso o Vegas 6.0 e o Sound Forge 8.0. Ainda estou aprendendo, por isso estou pedindo um auxílio para vocês. Se também souberem de um tutorial na NET que falem sobre todos os plugins da Waves, seria demais!!!

    Um abração e obrigado pela ajuda!!

    Rafael Soal.

    AlexB
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    Os dois primeiros são limiters turbinados, o último é usado em voz para tirar o excesso de sibilância. Também são usados para outras funções mas aí já é mais complicado.
    Abraço,
    Alex

    Rafael Soal
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Pode me explicar melhor, se não for pedir demais?????

    Rafael Soal
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Se também souberem de um tutorial na NET que falem sobre todos os plugins da Waves, seria demais!!!

    Bog
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Rafael Soal

    O L2 e o L1 são maximizers. Isso quer dizer que são compressores/limiters feitos especialmetne para que você aumente o volume aparente da música sem clipar. Basicamente, eles achatam a amplitude do sinal, diminuindo o volume dos picos, e com isso você pode aumentar o volume de tudo sem que os picos estourem o limite máximo. São muito bons, mas se abusar deles, o som fica totalmetne sem dinâmica, tipo som de comercial de TV.

    O de-esser sssssssimplessssmente tira aquelesssssss chiadosssss chatosssssss que ficam no ssssssom quando falam a letra esssssssssse no microfone. Como todo o resto, se abusados podem modificar o som original de fomra perceptível.

    Rafael Soal
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Pro Bog

    Como eu posso igualar, padronizar o volume de um programa de rádio que eu faço aqui??? Porque nele tem gravações em estúdio, gravações de chave híbrida e tb gravações em gravador digital.

    Qual seria também um nível de volume que vc considera legal? -4.1 dB é bom????

    Brigadão pela ajuda!!!!!!!

    has4
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    SUGESTÃO: participem! Obrigado!

    Bog
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Rafael Soal

    Cara, isso e eu não sei não... :-S

    AlexB
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Como eu posso igualar, padronizar o volume de um programa de rádio que eu faço aqui??? Porque nele tem gravações em estúdio, gravações de chave híbrida e tb gravações em gravador digital.
    O melhor é usar um chanel strip que tenha eq, compressor e desser, e no final usar um limiter. Não recomendo limiters tipo L1 e família, no caso do rádio o ideal é um limiter simples ou até uma brickwall (compresor em 10:1), para evitar que o som para broadcast entre clipado. O VC64 que vem com o sonar é uma boa pedida, assim como outros mais caros como o USR strip pro.
    Abraço,
    Alex

    trashit hc
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: trashit hc
    · votar


    pá de ouro!!

    o pessoal aqui em indicou o L2 da waves pra uma trilha de bateria que tá clipando.

    gostaria de saber como usar o L2 waves?
    eu mexi nele, mais parece que ele não tá nem ai... fica tudo no mesmo...

    como faço pra colocar -0.5 db nele?

    Minow
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    trashit hc
    Cara, se uma trilha de bateria clipou muito (nela toda) só regravando.

    Lori_Dw
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Minow/trashit hc

    Cara tenho visto bastante informação dessa Waves aqui...eles tem uma linha de softwares bons??

    Minow
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Lori_Dw
    Sim, são legais os plugins.

    trashit hc
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Minow

    Cara, se uma trilha de bateria clipou muito (nela toda) só regravando.
    não tá clipando tanto não.
    e só ta clipando um lado.

    Lori_Dw
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Tbm gostaria de saber certinho como regular o compressor/limiter

    makumbator
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    trashit hc

    Mas se a gravação clipou, não tem solução só regravando(mesmo que esteja só de um lado), pois mesmo que se abaixe o volume para o sinal não passar de 0db, o som já está degradado por ter sido captado dessa forma(vai ficar apenas um clip em volume reduzido).

    Mas se o problema é a bateria clipar na mix ou master(mas com a gravação original sem clipping), aí sim pode-se arrumar com compressores e limiters.

    trashit hc
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    makumbator

    Mas se a gravação clipou, não tem solução só regravando(mesmo que esteja só de um lado), pois mesmo que se abaixe o volume para o sinal não passar de 0db, o som já está degradado por ter sido captado dessa forma(vai ficar apenas um clip em volume reduzido).

    saquei! pior que não é bateria ''normal'', é o ezdrummer. acho que vou ter que controlar o volume de saida do fruity loops pra não clipar.

    Mas se o problema é a bateria clipar na mix ou master(mas com a gravação original sem clipping), aí sim pode-se arrumar com compressores e limiters.
    entendi!!

    muito obrigado pela dicas velho!!!

    thiago do acordeon
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Os plugins da Waves são muito bons, são uns dos melhores. Não é dificil mexer neles não, espantei a dúvida.

    Olha eles são plugins para "masterização". Entre aspas porque masterização é um processo e não uma gama de plugins. E esses plugins com maximer no final do nome são indicados para isso.

    GuitarHome
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Galerinha!
    Instalei o Sound Forge pro 10.0 (o mais novo) aqui no meu notebook e não encontrei os plugins (L1 e L2) ambos da wave! Que seria um compressor e um limiter né?
    Eu gostaria muito de usar esses dois plugins, alguém sabe como faço para conseguir eles no meu Sound Forge??


    Abraço

    trashit hc
    Veterano
    # set/11
    · votar


    GuitarHome

    se eu não me engano, vc vai ter que instalar um pacote chamado diamond, ou o mercury da waves.
    que vem com um monte de plugins, inclusive os
    L1 e L2.

    abç.

    GuitarHome
    Veterano
    # set/11
    · votar


    trashit hc
    Eu baixei algo parecido. Mas eles foram instalados em uma pasta separada do .exe da Sound Forge, numa pasta da Waves mesmo. E lá tem l1.dll e l2.dll que foi os dois que eu mandei instalar.
    Como eu teria que fazer para add eles no programa, sabe me dizer?

    E outra, eu não consigo clicar em "render as", ele sempre fica apagado, sabe o que é?

    Abç

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/11
    · votar


    GuitarHome
    Tente FX Favorites > Recreate by plugin name e OK

    :)

    trashit hc
    Veterano
    # set/11
    · votar


    GuitarHome

    Como eu teria que fazer para add eles no programa, sabe me dizer?
    rapaz, faz tempo que eu não uso os plugins waves. mais no sound forge tem uma ferramenta para scanear VST's, e plugins

    o caminho é esse> Options > Preferences > VTS Effects

    Ali vc define o folder (pasta) de busca padrão e ainda aceita uma pasta alternativa.

    Depois que achar a(s) pasta(s) aperta "refresh" pro Soundforge recarregar os plugins.


    créditos pro grande MauricoBahia que me passou essa dica.

    tomara que funcione agora!!

    abç.

    trashit hc
    Veterano
    # set/11
    · votar


    essa dica do Christhian também funciona.

    fod@#$%* que meu PC tá sem o sound forge.
    ai fica ruim tentar explicar as coisas.

    GuitarHome
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Christhian
    trashit hc

    Valeu velhos! rs
    Então eu tentei das duas formas, até consegui add novos plugins, mas selecionei a pasta wave onde tem o "L1.dll" e "L2.dll" e eles não apareceram não. Os novos plugins adcionados ficam em "FX Favorites" certo?
    Lá só apareceu um tal de "IDR MONO" e "IDR STEREO"

    trashit hc
    Veterano
    # set/11
    · votar


    GuitarHome

    tenta colocar "L1.dll" e "L2.dll" na pasta VST do ruindows pra ver se aparece.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que fazem os plugins Waves L2, L1 Ulramaximizer e Desser?