Mlhorar o Som de midi

    Autor Mensagem
    Lobaobetim
    Veterano
    # abr/08


    Galera preciso da ajuda de vcs sou um pouco leigo no que diz respeito a Vps e Midi....

    Seguinte eu consigo com um programa de edição de midis melhorar o som de MIDI (Tirar o som de Vídeo Game do Midi) ou na edição incluir alguns Vps.

    Resumindo preciso usar midi para Tocar em Butecos só que os que têm na net o som e RRROrozo.

    Da um leve ai Galera...

    zélo cardoso
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Sou músico profissional há 20 anos, além de violão, guitarra, também toco teclado e uso, as vezes arquivos Midis; na minha opinião para melhorar o som dos midis primeiro o teclado omde o midi vai ser usado tem que ter uma placa legal, pois estas placas não profissionais realmente têm um som ruim, e além de um teclado controlador de midi, veja também alguns sites que oferecem download de arquivos midis, você pode baixar e escolher os "mais bem feitos", e se souber pode dar uma "editada" com programas tipo:Logic, Nuendo e outros.
    Espero ter colaborado, um abraço
    Zélo cardoso

    Computer Music
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Vamos lá que este assunto é interessante.

    Primeiramente vamos resumir em uma palavra o que é MIDI:

    MIDI = INFORMAÇÃO

    Uma Música em formato MIDI não tem áudio, como algumas pessoas imaginam, por isso o arquivo .MID é bem pequeno.
    O arquivo MIDI nada mais é que informação de notas musicais e as propriedades da música de quem a compôs (tempo, duração, intensidade etc).

    Por que a música MIDI tem um som muito ruim quando baixo um arquivo e toco em meu computador ?

    Isto ocorre porque, como MIDI é apenas informação, para você ouvir um som através de um arquivo MIDI é necessário um sintetizador, que tem o papel de receber as informações MIDI e transformá-las em Áudio. Desta forma, a qualidade dos timbres que você está ouvindo depende unicamente do sintetizador que está transformando as informações MIDI em Áudio.

    Na prática:

    Em um computador doméstico com placa de som "on board" ou placas tipo sound blaster, cristal audio etc:

    Neste caso quando você executa uma música em formato midi pelo Windows Media Player, o windows acessa as informações MIDI deste arquivo, envia para a placa de som da sua máquina que possui um sintetizador interno e irá transformar as informações MIDI em áudio e enviar esse áudio para a sáida da placa de som, e você irá ouvir o som sintetizado por esta placa. A qualidade não é satisfatória pois a qualidade do sintetizador interno das placas "on board" ou multimidias é muito simples, então o som gerado será simples.
    Se você pegar este mesmo arquivo MIDI, salvar em uma mídia (diskete ou pen drive) e colocar em um teclado Roland, Yamaha ou outros, esta mesma música vai ser sintetizada pelo sintetizador Roland ou Yamaha, gerando um timbre final com qualidade bem superior ao timbre gerado pelo sintetizador da placa de som do computador.

    Resumindo: A qualidade final de uma música MIDI depende totalmente do sintetizador utilizado para transformar o arquivo MIDI em ÁUDIO, em música.

    Desta forma não podemos falar que música midi é ruim, o que podemo avaliar em um arquivo midi é a qualidade do arranjo, de quem produziu este arquivo.

    Voltando para a Prática

    E Agora ? Como Melhorar a Qualidade das minhas músicas midi para que eu possa produzir playbacks, bases, jingles, spots, trilhas sonoras usando arquivos MIDI existentes na Internet ou produzindo meus próprios arquivos?

    Hoje podemos agradecer à Tecnologia, pois ferramentas de excelente qualidade para isso é o que não falta no mercado. Dificilmente hoje um músico profissional não utiliza o computador como ferramenta de trabalho, tanto para gravar, quanto para produzir suas músicas.

    O primeiro passo para melhorar a qualidade do midi é substituir a fonte geradora, o sintetizador. Ao invés de utilizar o sintetizador interno das placas multimidias vamos começar a trabalhar com sintetizadores virtuais, que você pode encontrar uma diversidade deles no mercado, nas lojas especializadas e os "genéricos" na Internet. O Software sintetizador Virtual faz o mesmo papel do sintetizador interno da placa de som, ele converte a informação MIDI em timbres de qualidade profissional, isto também varia de software para software, mas não é difícil encontrar softwares com qualide profissional no mercado.

    Eu vou escolher um software que é talvez um dos mais práticos do mercado para isso, o REASON da marca Propellerheads, pois além de vir acompanhado com um banco de mais de 1 giga de timbres com qualidade, ele possui um sequenciador interno, onde você pode importar uma música midi para dentro do software e escolher o melhor timbre para cada canal desta música, ou executar e sequenciar uma música através de um teclado controlador midi e uma boa placa de som.

    *Para executar em tempo real utilizando um teclado controlador é necessário uma boa placa de som que tenha driver ASIO, isso para não ter latência (atraso) na resposta ao tocar uma nota no teclado e ouvir o som. As placas multimidia ficam inviáveis para isso pois não trabalham com driver ASIO e apresentam latência alta, por volta de 1 segundo, atrapalhando a execução.


    Para facilitar eu fiz uma postagem completa com fotos no blog:

    http://suportenext.blogspot.com/

    Pra quem quiser dar uma olhada e aprender um pouco mais fique a vontade. Em breve farei um post neste blog com as fotos passo a passo para criação de uma música midi dentro do software Reason.

    Abraços
    Rodrigo Chiacchio A Fernandes

    AlexB
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Uma boa opção de programa para "turbinar" arquivos MIDI é o Bandstand
    Bandstand

    Não é um software muito caro, U$120,00 e tem todos os sons para "general MIDI" (GM). Assim qualquer arquivo gerado no padrão GM para tocar com wavetable de placas de som caseiras vai funcionar no Bandstand sem modificações.
    Abraço,
    Alex

    Bog
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Computer Music

    Só um adendo: atualmente, é muito raro usarem sintetizadores MIDI das placas de som. Antigamente, as Sound Blasters e Ad Libs, com seus sintetizadores FM, eram onipresentes. Mas hoje em dia, o próprio Windows vem com uma wave table (tosca, mas wave table), que é usada em praticamente todos os casos. Ou seja, o sistema operacional faz a "mágica" via software. É bem superior aos sintetizadores FM de antigamente, mas ainda é som de videogame - aliás, é o som MIDI que a maior parte da piazada conhece.

    BlacK Dog
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    O Computer Music já esclareceu tudo. Positivado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mlhorar o Som de midi