Som Midi saindo com som de piano

    Autor Mensagem
    myigor
    Veterano
    # mar/13


    Galera me ajuda a entender uma coisa..

    Por exemplo eu tenho determinados sons em midi, que teoriocamente são sons de bateria.... porém ao executar no media player aparece com som de teclado ou piano, como faço para que o som saia exatamente como é?

    Abraços.

    .omni
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    myigor
    Então, na verdade o midi é apenas um comando, ele não é um arquivo de áudio.
    Ele simplesmente manda essa informação pra algum sampler ou sintetizador que tem som propriamente dito.
    O som que você ouve do midi é a maneira que o seu computador tem de interpretar aquele arquivo sem som. E como ele não tem como adivinhar que som aquilo deveria ter, o default geralmente é o som de piano.
    Sacou?

    janick
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    myigor
    Bem, Ao invés de gastar seu tempo com informação óbvia e trivial, como explicar o que é midi, vamos direto ao que interessa!
    Joga a midi em algum DAW e escolhe como output para a track midi de piano algum banco de instrumentos de bateria, como o Groove Agent, EZ Drummer, Addictive Drums, e etc. Ou você pode importar o midi para o Guitar Pro importando a track específica de bateria que ta tocando como um piano numa track de percussão, resolvendo o seu problema.

    Abçs

    myigor
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Massa....

    É que a minha idéia era pegar os sons do addctive drums e pela a pela montar no batery 3.. mas vi que nao vai dar certo.. :/

    Para separar as peças do addctive drums é facil o problema é que para controlar o volume por exemplo só do chimbal eu não consigo por causa do mic over... ai é tenso.. ou seja tudo passa pelo over.. não dá... :/

    janick
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    myigor
    Então, ele simula a microfonação de um kit mesmo de bateria!
    Bem, o EZD tem isso, mas é menos problemático que o EZD. E inclusive os Loops do EZD são mais usáveis. Porque não tenta nele? Nas quase 20 expansões dele deve ter algo que te agrade!
    Dai eu usa ele + Piano Roll e se estiver no Cubase 4 ou 5, o beat designer que é bem maneiro pra criar linhas e viradas.

    Abçs!

    makumbator
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    myigor
    É que a minha idéia era pegar os sons do addctive drums e pela a pela montar no batery 3.. mas vi que nao vai dar certo.. :/


    Dá para fazer, mas para isso você precisa que o Battery interprete corretamente o mapa do Addictive drums (cada sampler de bateria tem seu mapa próprio, com articulações e toques exclusivos). Além do mapa próprio, praticamente todos eles conseguem ler o mapa GM (general midi), que é uma espécie de padrão geral.

    No caso vc precisa carregar no Battery ou no DAW um mapa que direciona a nota X do padrão do Addictive para a nota Y no Battery (para que ambos acionem a mesma peça de bateria em uma articulação parecida).

    Ex.

    Digamos que no C8 do Addictive acione uma peça específica da bateria, mas no Battery essa mesma nota não aciona nada, ou aciona outra peça. Nesse caso se vc não fizer o mapa o sampler vai tocar várias peças erradas ou ficar sem tocar outras.

    O mapa faz justamente esse pareamento, informando que a nota C8 (por exemplo) deve ser enviada como D#6 para o Battery, pois essa é a nota dele que aciona a mesma peça do Addictive.

    P.S. Essas notas que exemplifiquei são meramente ilustrativas.

    Para separar as peças do addctive drums é facil o problema é que para controlar o volume por exemplo só do chimbal eu não consigo por causa do mic over... ai é tenso.. ou seja tudo passa pelo over.. não dá... :/

    Lógico, pois no over vem toda a bateria (com ênfase nos pratos, mas vem tudo). Mas você pode controlar o volume individual do microfone do hit-hat, com isso esse aumento irá apenas no som do mic exclusivo dele, sem aumentar o restante do over.

    Seus midis provavelmente estão soando como piano no media player pois a bateria não deve estar no canal 10 do midi, que é o padrão para percussão no GM (general midi). O Media player lê por padrão em general midi.

    .omni
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    janick
    Bem, Ao invés de gastar seu tempo com informação óbvia e trivial, como explicar o que é midi

    Tanto não é óbvia e trivial que é exatamente a dúvida do colega.

    .omni
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: .omni
    · votar


    duplo

    myigor
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    janick

    O EZ eu tinha ele.... mas não consigo achar um som de tons e caixas que me agradam.. e mesmo equalizando depois o som não fica real...

    makumbator

    Saquei de qual é.... vou tentar fazer uns testes...
    O lance do hit-hat é que ja fiz esse teste de controlar o volume dele separado.. o problema é que o ganho dele é todo no over o som fica extremamento magro.. "xôxo" se não tiver o over... ai é tenso :/ mas entendi a idéia...

    Obrigado pelas sugestões.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som Midi saindo com som de piano