Ajuda com homestudio !

    Autor Mensagem
    guitahist
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: guitahist


    Fala pessoal ! To querendo fazer do meu quarto um homestudio,visando principalmente a absorção do som (reverberação),e a transposição do som para outros ambientes.Moro no Rio,e pesso a ajuda de voces e dicas quanto aonde encontro o material nessessario e quanto gastaria com eles (o ambiete tem 3,60 (compri) x 3,60( larg) x 2,50(altura) ),que cola eu uso (e onde acho) ,se uso sonex ou tem outra espuma mais barata equivalente (tanto sonoramente quanto esteticamente) e se uso cortiça.Ja fiz uma boa pesquisa na net e aqui sobre isso,mas algumas respostas não consegui.É isso,valeu !!!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    guitahist
    cara, antes de começar a gastar dinheiro, te aconselho a comprar o livro Manual Prático da Acústica, do Sólon do Valle. num é propaganda não, é q o livro é muito bom msm, embora o enfoque seja bem profissional. o livro tá + - 65,00. esse livro vai abrir bastante a sua cabeça.

    além disso, dá uma olhada no site "audiolist.org", q têm bastante informação.

    vc antes de definir q materiais empregar, têm q saber:
    - pra q vai ser o home stúdio? pra ensaio? só pra gravações em programas de computador?
    além disso é necessário saber se vc mora em casa, apartamento ou casa c/ parede geminada. vai ser no térreo?

    todas essas perguntas são fundamentais. só posso te assegurar que se o estúdio for pra ensaio COM BANDA e vc morar em apartamento, vc está na pior (e + cara) situação possível.

    Ricnach
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Li recentemente que cortiça não é uma boa escolha, por se tratar de material orgânigo, perecivel, ou seja, vai apodrecer, além de acumular umidade!

    Estou de olho em placas profissionais para colar em meu quartinho, menor que o seu.

    As que encontrei custam 100 dóllares, 32 placas de aproximadamente 31 cm x 31 cm e 2 polegadas de espessura. Quero colocara no canto onde gravarei vocal, para que absorva o som e não rebata nas paredes. Deixei meu armario de livros no quarto tb, pois como lí em uma tese sobre o assunto, que o que melhor absorve o som é exatamente esta configuração da estante, com bastante livros, melhor que cortiça, caixa de ovo e outras coisas improvissadas, melhor do que isto apenas placas projetadas para isto.

    Sobre isolar o som, para que não vá para outros ambientes, ai fica mais complicado.

    1o - vedação, qualquer fresta é capaz de fazer vazar som suficiente para incomodar os outros.

    2o - O som se propaga melhor em meios solidos, como a parede. É necessário um espaço, preenchido de ar ou de isopor, ou mesmo cortiça (neste caso se aplica, mas o risco de apodrecer e acumular umidade é o mesmo) entre a parede e uma nova camada que você deverá colocar. Este vácuo é quem vai refrear o som e não deixar que vaze para outros ambientes. No caso da janela é o mesmo principio, um vidro duplo com um espaço entre eles.

    3o - O chão, caso possui vizinhos em baixo, funciona da mesmo maneira.


    Se você quiser fazer muito barulho mesmo no seu quarto vc vai ter que pensar em fazer uma verdadeira reforma... com chance de não funcionar adequadamente.. em area residencial é complicado trabalhar com isto, vc pode investir uma grana e se vizinho encrencar... e ele vai estar coberto de razão.

    E vc fatalmente vai perder muito espaço...

    guitahist
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Valeu pelas resposta.O meu uso vai ser para tocar guitarra (bem alto de preferencia),fazer gravaçoes com ela,e assistir filmes no home.Estou pensando em investir apenas nas paredes que dão para dentro na casa (pois o meu objetivo é evitar que o barulho encomode as pessoas da casa).Soube que lamix é um otimo material,e queria saber aonde encontrar isso aqui no rio.Tambem gostaria de algumas sugestoes de espumas (baratas) para evitar a reverberação,e tambem aonde encontra-la.
    Áh...,quanto eu gastaria com esses materiais para fechar uma parede so ?Valeu !!!

    ophius
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fala pessoal ! To querendo fazer do meu quarto um homestudio...



    Tu e a torcida do flamengo inteira.

    heheh

    Ricnach
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Se você quer uma saida mais prática então, forre todo o quarto com carpete e instale uma porta anti-som. Ou, coloque uma instante de livros em uma parede e forre a parede da porta... colocando uma porta anti-som...

    O importante da porta é que nem uma fresta apareça..

    gasto mínimo!
    Forre o quarto com carpete, peça carpete velho de empresas que trocam carpete de escritório ou procure alguem que vai reformar o escritório. Forre também a porta com o carpete, e o mais impotante, pregue tiras de carpete na fundo da porta, em cima e nos lados, de modo que a porta, quando estiver fechada, fique encaixada, sem espaço pra nada.

    O teto é importante de ser tratado também, o fato dele ficar paralelo ao chão não é bom... um tapete bem grosso e felpudo pode ajudar tb.

    Em resumo, se vc tiver algum problema respiratório você não vai durar muito tempo no seu pequeno estudio... se prepare para o calor também... se vc tiver ar condicionado então tudo bem..

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    guitahist
    Ricnach
    continuo sugerindo q vc "arrume" o livro q te indiquei. pois,

    Forre o quarto com carpete
    o quoficiente de absorção do carpete é mínimo e principalmente nas frequências + altas. a não ser q o carpete tenha uns 5cm. além disso, se vc forrar todas as paredes, todo mundo vai ser comido por ácaros lá dentro.

    Forre também a porta com o carpete, e o mais impotante, pregue tiras de carpete na fundo da porta, em cima e nos lados, de modo que a porta, quando estiver fechada, fique encaixada, sem espaço pra nada.
    é até uma boa idéia, mais é muito importante q a porta seja maciça ou dupla com lã de vidro dentro.

    sugiro q opte pela forração (se vc for forrar) lã de rocha, não é cara e vende em placas. pode forrar inclusive a porta. a vantagem é q a absorção é MUITO maior q carpete ou espuma e ácaro não come, além de não pegar fogo. carpete é só pro chão, ou para cobrir um material absorvedor melhor.

    guitahist
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: guitahist
    · votar


    Po,valeu pela dica,mas ja recoli alguns materiais interessantes pela net,na verdade eu queria saber aonde compra esses mateiais aqui no rio,pra saber quanto gastaria + ou -....bom,fazer uma sala acustica é bem dificil sem dinheiro,pelo jeito ou voce faz o negocio bem feito pagando caro ou então é melhor não fazer nada e nem esquentar a cabeça.Alguem tem noção de quanto custa um projeto simples ? Valeu !!!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    guitahist
    se é só tratamento acústico (de reverberação) e o volume não vai ser tão alto, dá pra fazer por um valor bem razoável, até barato, vc só não pode é gastar dinheiro de forma precipitada. procure se informar um pouco melhor, e veja as indicações q lhe dei (principalmente do livro, me abriu muito a mente), aí daqui a um mês vc vai perceber q sabe exatamente o q vc msm quer e o que é possível.

    guitahist
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    To pensando em investir mais na porta,e nas paredes botar so espuma para evitar a reverberação do som,so que não sei que tipo de espuma,sonex parece ser bem caro,então...
    Vo tentar fazer a porta sozinho com 2 mdf de 2cm e entre elas colocar la de rocha,a vedação vou tentar com alguma borracha ,ou ate silicone.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com homestudio !