Gravação de voz !

    Autor Mensagem
    leotecasi
    Veterano
    # mar/08


    bom ,andei sumido daqui do forum , mas frequentava desde o inicio dessa seção de home estudio ....
    atualmente olhando as gravacoes percebo q a principal diferenca dos home estudios brasileiros pro gringos e q faz toda a diferenca eh a gravacao da voz.....

    bom eu vi uns topicos de ajuda daqui mas nenhum me ajudou pois a maioria falava em casos muito gerais...


    eu estou com um pc decente :
    athlon x2 4000+
    2gb DDR2 800mhz
    8400gs

    uma placa de som externa da line 6 - TONEPORT UX2

    e um mic MXL v67 gold!

    o equipamento eh bom , posso tanto usar algumas modulacoes de voz q tem no toneport como passar a voz direto

    mas estou com problema pra deixar a voz "na musica", ela sempre fica meio out, naum consigo deixar a voz "clara" , limpa e sonoramente bonita....

    alguem tem alguma dica?!

    estou com um sample aqui q gravei soh pra exemplificar mas naum sei aonde posso postar....

    abraços

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    leotecasi
    Sobe no 4shared ou rapidshare e posta aqui.

    :)

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    seria legal você colocar tanto o sample da voz gravada quanto uma mix feita com ele.

    leotecasi
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    http://rapidshare.com/files/103565276/refraozao.mp3.html

    taih o link ...

    a gravacao eh de 2 anos atras..quando meu equipo e conhecimentos eram ruins...ou seja...estamos regravando ....e vamos comecar pela voz....o resto vai ser refeito ...entaum a unica coisa em julgamento eh a voz....q gravamos agora de manha soh pra terem uma ideia...

    usei um preset do toneport, q jah tem equalizador e um poco de reverb.....

    desconsiderem as desafinacoes

    leotecasi
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: leotecasi
    · votar


    http://www.myspace.com/askylitdrive
    olhem o q eu falo ...
    uma banda relativamente pequena...com uma gravacao media de home estudio ....e mesmo assim a gravacao de voz eh melhor do q 90% das brasileiras....

    naum sei aonde esta o "pulo do gato"


    eu estou me inspirando nessa aqui jah q eh a'capella e eh mais facil perceber os elementos da gravacao .....mt boa por sinal
    http://rapidshare.com/files/103567984/02_un_aria.mp3.html

    qm puder ouça

    eusebio
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    leotecasi

    é emo-metal?

    Bog
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Bog
    · votar


    leotecasi

    Bom, eu costumo usar:

    1. Equalização
    2. Compressor
    3. Ambiência (reverb, em especial)

    Eu sofro bastante para colocar as vozes na música, e não sei usar compressor multi-banda, que dizem ser muito útil. Mas na tua gravação, fiquei com a impressão de que faltou mesmo foi um reverb para "misturar" a voz aos instrumentos. Claro, isso foi só uma impressão de um amador!

    leotecasi
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eusebio
    a banda skylit drive? sim sim ....

    leotecasi
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Bog
    naum se subestime naum .;...
    pode ateh ser isso sim ....mas eu mexi bastante, botei mais e menos.....mais do q isso ficava meio fora tb...mas de outro jeito ...como se fosse jah etrando na caverna...aih nem gostei mt naum ..

    AlexB
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    leotecasi
    Infelizmente ou felizmente tratamento de voz não tem receita de bolo, cada voz tem uma particularidade, assim o que funciona com uma voz não funciona com outra. Além do mais cada estilo de música tem um tratamento diferente. A música que você colocou do Myspace é um caso típico de vocalista muito ruim que precisa de uma tonelada de efeitos para o vocal ficar aceitável. Não estou falando nem de afinação, é timbre ruim mesmo. Como você viu a voz do rapaz ficou "boa" no contexto da música. É muito comum em música pop utilizar destes recursos para mascarar um instrumento vocal de má qualidade. A maior diferença é que o pessoal da Língua Inglesa tem maior aceso a todos os documentos técnicos que ensinam a fazer estes truques. Como grande parte dos brasileiros não domina Inglês eles acabam ficando fora do clubinho. Antes da Internet era mais difícil conseguir informaçãoes técnicas de gravação. Você tinha que acabar trabalhando de escravinho em algum estúdio fora do Brasil para catar os cavacos de conhecimento que caiam pelo chão, mas agora tem gente que coloca tudo em aberto para todos verem na rede, é só questão de procurar.
    Só para te dar uma idéia, a primeira coisa que faço com um vocal é corrigir erros de técnica ou gravação, como tirar pops e esses em demasia e todo aquele som de "vento" que o microfone pega. Depois uma equalização e compressão básicas para deixar a gravação menos "rebelde". Dependendo de como ficou e do estilo dá música a voz vai receber uma série de efeitos ou apenas um reverb básico para deixar o som mais natural. Para disfarçar instrumentos ruins aí você tem delays, chorus, harmonic exciters, até flangers bem leves. Tudo isto para imprimir um "estilo" no vocal. Por último ainda vai uma equalização final para encaixar a voz no mix na música. Se você pesquisar na internet vai achar milhares de técnicas de tratamento vocal, cada engenheiro de som tem seu estilo. O importante é botar a mão na massa e achar o seu estilo com as unidades de áudio que tem à sua disposição.
    Abraço,
    Alex

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    leotecasi

    Bom, o problema talvez seja achar um reverb que soe natural, né? Eu sempre procuro cortar faixas de frequência muito altas e/ou baixas no reverb, e tento achar um meio-termo entre o som muito seco e o som de caverna. Algo como a reverberação natural de uma sala com o microfone pegando todo o som ambiente. Recentemente, achei um plugin muito bom - e o melhor, você pode usar ele de graça:

    http://magnus.smartelectronix.com/#Ambience

    Achei que o resultado ficou bem natural. Fora isso, eu preciso abusar do equalizador por causa do meu microfone meia-boca, heheh.

    Minow
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    leotecasi
    Qual tipo de microfone você tá usando?
    Como a voz está sendo tratada?
    Onde e como você tá gravando? Como é o som ambiente?
    Qual software e plugins você tá usando?

    AlexB
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    leotecasi
    Só uma pergunta básica. Quanto tempo você acha que um engenheiro profissional gasta para acertar uma voz com que nunca trabalhou antes, depois de ter o material gravado?
    Abraço,
    Alex

    leotecasi
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Se você pesquisar na internet vai achar milhares de técnicas de tratamento vocal, cada engenheiro de som tem seu estilo.
    eh isso q eu procuro,.....
    dificil comecar do zero , queria alguam dessas tecnicas e apartir de algumas tirar minha propria tecnica , fazendo ficar do meu jeito ...

    AlexB
    bom pra mim naum importa se o cara levou 10 min ou 10 anos , sinceramente !

    leotecasi
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Bog
    valeu aih pela dica...vou testar esse plugin ....ele faz o q exatamente ?!

    mas brigadao jah ..

    leotecasi
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Minow
    eu estou usando um microfone condensador da MXL , o V67g !
    tenho um quarto com paredes duplas , o q garante o isolamento ....
    a acustica do quarto naum eh problema...

    gravo pela toneport usando um dos presets da propria placa de som , pois possui um som otimo , e depois dali eu apenas adiciono um compressor L2 da waves e um equalizador de leve..

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    leotecasi

    É um reverb. Mas achei bem melhor que outros reverbs que eu tenha testado, mesmo que o da Waves. Dá para conseguir um "som de sala" bem natural com ele. :)

    leotecasi
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Bog
    porra se for isso mesmo axo q eh exatamente o q eu tava procurando ....
    valeu aih ..vo dar uma olhada...

    naum da pra ficar parado naum , tem q tar sempre procurando mesmo .....drumagog pra mim mudou a vida , assim como esses plugins aparentemente inuteis ......entaum vo dar uma olhada aih ....valeu

    abração

    leotecasi
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    outra coisa q naum faço bem eh corrigir afinacao ....q programa voces usam ? e alguma dica em especial ?

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    leotecasi

    Heheheh corrigir afinação você faz no próprio cantor. :P

    Ok, tem o Antares AutoTune, que não faz milagres, e tem gente que acha que quem usa é mandado para o inferno. Mas tem também muita gente que usa, e atá abusa, usando ele para fazer efeitos esquisitos na voz.

    leotecasi
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Bog
    eu usei esse uma epoca...

    vc usa ele como ?"ao vivo" durante a gravacao como plugin direto , ou tu passa depois pelo soud forge frase por frase?

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    leotecasi

    Heheheh, eu não uso. Não como autotuner. Uso mais para dar uma olhada em quais trechos de cada take ficaram muito desafinados (o autotune se perde completamente nessas horas). Aí, em vez de usar o autotuner, eu simplesmente pego o trecho de outro take que esteja melhor. ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de voz !