Pra quem quer saber sobre acústica - manual prático

    Autor Mensagem
    ABATANGERINA
    Veterano
    # mar/08


    Oi pessoal, primeiramente queria deixar claro QUE ISSO NÃO É PROPAGANDA DE NADA (não estou ganhando bosta nenhuma e nem so parente do cara)!! só resolvi criar o tópico, pq percebo q todo mundo têm dúvidas sobre assuntos relacionados a acústica, e em geral o material q a gente pesquisa está espalhado na Internet e ficamos com sérias dúvidas em relação a sua credibilidade.

    Comprei semana passada o livro: Manual Prático da Acústica, do Sólon do Valle. Vou fazer u reviewzinho rápido.
    O livro têm 373 páginas, é em preto e branco, mas têm várias ilustrações.
    O livro trata praticamente de praticamente TODOS os assuntos relacionados a acústica, alguns com + profundidade e outros com menos. É completamente técnico, o cara não "acha" nada, só mostra cálculos, q evidenciam as coisas. Mas não se assuste, na maior parte os cálculos são simples. Entre os assuntos, estão os fundamentos sobre definições, sons, frequencias, decibel, audição humana, propagação de som ao ar livre e em ambiente fechado, ondas estacionárias, isolamento e condicionamento acústico, cálculos acústicos práticos (essa parte achei a melhor, tú bota os números e material e a planilha calcula pra vc), estúdios pra ensaio e gravação, microfones, pré e mesas, equipos básicos de gravção e monitoração.
    O livro dá uma excelente visão geral sobre esses assuntos e realmente nos tira do breu com consistência e cálculos. O ponto negativo PRA MIM, é q ele é focado em gente profissional não amadora. Então o cara fica falando um tempão sobre salas de ensaios e show grandes e relativamente pouco sobre a situação comum aos amadores que têm poucos recursos no sentido de espaço e financeiro. Além disso, por ser muito técnico, em alguns momentos o livro não te dá resposta fáceis, por ex, têm um capítulo q fala da diretividade das fontes sonoras, mas não responde especificamente qual deve ser a direção das caixas em determinado lugar (o cara fala q tu têm de olhar o manual da caixa pra pegar uns coeficientes e então calcular).
    Enfim, pra quem quer sair do breu, é quer ter fundamento técnico sobre som e acústica (eu não imaginava o quão importante eles são), este é um excelente livro. Têm tudo num só lugar pra rápida consulta. O áutor é editor da revista tecnologia e áudio.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    esqueci de botar o link de algumas tabelas (de grátis).
    http://www.musitec.com.br/downloads/

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    legal cara!

    só pra constar, o meu review do outro livro de acustica tambem:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/180884/p1#5051307

    sarpa
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Tenho esse livro e recomendo!
    ;)

    ABATANGERINA
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    sarpa
    vc têm o livro "manual prático" do sólon do valle tb, certo?
    uma coisa q eu fiquei meio encasquetado foi o seguinte: pelo q entendi no capítulo q trata de condicionamento de som dentro das salas, para tratamento das ondas de GRAVE (q são grandes a beça) o cara recomendou, entre outras opções, caixas de membrana, e embora essas caixas sejam bem similares aos famosos "bass traps" (q em geral são utilizados nos 04 cantos da sala), ele não mencionou os "bass traps" e nem sequer a relevância das suas poisções nos "cantinhos" da sala. O q vc achou disso?

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    ABATANGERINA
    bass traps é diferente de membrana...

    não entendo direito de bass traps, mas parece que é só pra absorver as reflexões dos cantos, onde os graves tendem a acumular.

    já a membrana é uma folha, como um madeirite, preso a uma moldura e encostada numa parede, formando uma caixa de ar confinada entre a parede e a membrana. o som grave vibra a membrana e é amortecido, absorvendo a onda grave.

    enfim, não li o livro, então não to respondendo sua duvida mesmo, tô só tentando explicar um pouco mais...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra quem quer saber sobre acústica - manual prático