Montagem de Estudio de Ensaio,sala grande (ja usei a busca)

Autor Mensagem
RafaelFac
Veterano
# fev/08
· votar


Eu não estou com ele agora, mas segunda passa o título e o autor! Ele é de um autor brasileiro, não é caro não, tem poucas páginas, mas abrange materias como cabaça (tipo de berimbau), bexigas e outras loucuras. O autor também testou a boa e velha caixa de ovo e descobriu que ela nao absorve nada em frequência nenhuma... Podem deixar que eu passo a referência sim.

RafaelFac
Veterano
# fev/08
· votar


Pronto, matando a cobra e mostrando =) ! Procurei rapidinho na net e achei a referência:

Título:Estudo do Potencial Tecnológico de Materiais Alternativos em Absorção Sonora
Autor: Jorge Luiz Pizzuti dos Santos
Editora: UFSM
Preço: R$ 15,00 ( !!! )

Vale muito o investimento. Muitos materiais baratos, com os coeficientes de absorção obtidos nos testes por faixas de frequência. =)

kiki
Moderador
# fev/08 · Editado por: kiki
· votar


RafaelFac
grande!

vou procura-lo!

edit: achei na livraria cultura, sob encomenda. leva uns 20 dias.

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
· votar


todo mundo

sugeriram procurar ajuda profissional para o cálculo e especificações de uma sala acústica. qual é o profissional q faz isso? onde posso encontrá-lo? quanto ficaria mais ou menos ficaria um projeto numa sala de 15mt²?
lembro q o objetivo é amador, nada profissional.

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


ABATANGERINA
quanto ficaria mais ou menos ficaria um projeto numa sala de 15mt²?
não faço a menor ideia.

qual é o profissional q faz isso?
eu sei que existem engenheiros de som, mas acho que é mais pra audio. e sei que há arquitetos que fazem esse serviço, mas tem que ser especializado no assunto. e também há empresas especializadas em acustica e projetos de espaços acusticos, mas não sei se é caro.
pela reserva de mercado, recomendo voce procurar arquitetos que mexam com acustica. voce pode tentar procurar por universidades, que existem professores especializados na área, talvez possa consulta-los ou pedir recomendações.

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


RafaelFac
compartilhando minha felicidade nerd:

encomendei o livro, acabou de chegar em casa pelo correio! pena que não tenho tempo de ler agora... mas parece bacana.
prestigiando a produção nacional.

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
· votar


kiki
depois fala aí pra galera se é bom msm!

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


ABATANGERINA
ok. quando eu ler eu faço um "review"
=p

RafaelFac
Veterano
# mar/08 · Editado por: RafaelFac
· votar


kiki

O melhor dele são os materiais exoticos que o cara detalheu o coeficiente de absorção, de resto eu achei ele bem mais ou menos hehe

ABATANGERINA

Cara, empresa que eu me arrisque a aconselhar, só conheço uma: www.audium.com.br, que é onde trabalho huaheuaheuhae mas existem outras, é só mandar pro google. Uma boa dica para achar uma em sua cidade, ou próximo a ela, é ligar para algum escritorio de arquitetura ou de eng. civil e dizer que quer fazer um projeto acustico. Se eles não fizerem, provavelmente vão poder te indicar alguém. Normalmente, pelo menos o que mais vejo, é que o pessoal que mais se especializa em acústica são os arquitetos, até porque, na verdade, é a ciência que realmente estuda o conforto dos espaços internos aliado à funcionalidade e estética das estruturas. =)

**Edit: Português

RafaelFac
Veterano
# mar/08
· votar


ABATANGERINA

Ah! E como é projeto, na verdade o escritorio nao precisa estar perto de teu espaço.. com umas fotos e uma planta baixa se faz tudo. Quanto ao preço, normalmente não se cobra pela área, mas pela hora de trabalho, justamente porque podem existir espaços pequenos que sejam uma dor de cabeça para projetar (estúdios por exemplo). Mas, conversando, explicando que você quer justamente algo mais pro lado amador, com o menor custo possível, pode reduzir o tempo de projeto. De qualquer forma, não custa nada mandar uns e-mails e telefonar para onde não for DDD para ter um orçamento.

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


RafaelFac
Normalmente, pelo menos o que mais vejo, é que o pessoal que mais se especializa em acústica são os arquitetos, até porque, na verdade, é a ciência que realmente estuda o conforto dos espaços internos aliado à funcionalidade e estética das estruturas.
exatamente. o que não significa que todos arquitetos entendam de acustica. em teoria todos aprenderam, mas na pratica a teoria é outra.

é legal procurar por aqueles que tem interesse no assunto, que se não forem especializados, pelo menos vão saber melhor o basico, e vão ter mais disposição pra estudar e aplicar.

Ah! E como é projeto, na verdade o escritorio nao precisa estar perto de teu espaço.. com umas fotos e uma planta baixa se faz tudo.
faz, mas eu acho que havendo a possibilidade de visita ao local fica muito mais interessante, pro arquiteto e pro contratante.

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
· votar


RafaelFac
pô cara, tô trabalhando com uma arquiteta pra fazer a parte de cima da minha casa, só q ela não é especializada em acústica. perguntei pra uma arquiteta especializada e ela me cobrou R$ 1.000!!! pra o espacinho q é, e sabendo q sou amador!! achei o olho da cara. o "estúdio" q vou fazer num é complicado não pq praticamente toda estrutura vai ser nova. ou seja, num têm nada pra quebrar ou refazer.

RafaelFac
Veterano
# mar/08
· votar


ABATANGERINA

Quando eu falo complicado é porque projeto de estúdio tem que levar em conta todas as faixas de frequência audiveis. O que mais aparece são projetos de auditorios, igrejas, salas de reunião, onde o foco do projeto é a fala, mas para um espaço de execução musical toda a faixa audivel é levada em consideração. Na verdade, nos grandes projetos, até o estilo musical que vai ser utilizado no espaço é levado em consideração, cada um tem um tempo de reverberação particular, etc etc. Mas esta não é minha especialidade não. Só sei o básico para conseguir trabalhar junto com o pessoal de acústica =) e R$ 1000 só por um projeto ta caro mesmo, man...

RafaelFac
Veterano
# mar/08
· votar


kiki

Exatamente =)

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
· votar


RafaelFac
conhece alguma firma aqui no rio?

RafaelFac
Veterano
# mar/08
· votar


ABATANGERINA

Cara, que eu conheça realmente pra te indicar dizendo se os caras fazem ciência ou tentativa e erro. Mas tem a grom, ou grum, nao lembro ao certo, tem a decibel thermo e tem uma empresa de bom porte em sp chamada hi-tec que faz sonorização e acústica. Mas é o que eu disse, é mais fácil encontrar profissionais liberais autonomos trabalhando com acústica, ou com pequenos escritorios proprios do que uma grande empresa. Eu vou procurar saber mais do pessoal la no trampo, se eles indicam alguem (além de nós mesmos hauehuahe) ai no rio.

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


RafaelFac
qual é sua profissão especificamente?

RafaelFac
Veterano
# mar/08
· votar


Cara eu sou um engenheiro eletricista recém-formado e a uns dois anos trampo com engenharia de áudio, sonorização e automação residencial! Tcharam! hauehuahe

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


RafaelFac
legal! ce ta trabalhando numa firma de audio mesmo, ne?

eu vou formar esse ano, em arq... mas não sei se vou trabalhar com acustica.

RafaelFac
Veterano
# mar/08
· votar


kiki

Trabalho sim, mas não quero ficar muito tempo lá não.. tô planejando daqui a um par de anos fazer um mestrado lá fora e ficar por lá mesmo hehehe Cara, se eu fosse arquiteto, com certeza eu trabalharia com acústica hehehe pelo menos aqui em Salvador, o mercado é competitivo, mas quem é bom mesmo (e ganha uma mãozinha neh...) acaba se dando bem. O Brasil ta abrindo os olhos pra acústica agora.. um monte de construção rola ai sem preocupoação nenhuma, principalmente igrejas e templos. O pessoal só vê a necessidade quando bate fiscalização pelo barulho, e olhe lá. Ninguém nem lembra de condicionamento. Com sonorização também é um pouco assim. O que aparece lá de projeto de acústica que a sonorização, seja uma igreja, teatro, museu, que o cliente diz que o som vai ficar por conta do sobrinho, conhecido ou algo do tipo, não ta no gibi. Você ta cursando aonde?

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


RafaelFac
na usp. não sei como é o mercado, não conheço muito.
eu sei que to bem perdido, tem milhares de coisas que eu poderia trabalhar... acustica é uma delas.
acho que vou dar uma garimpada em empregos quando me formar, quem sabe tem alguma coisa.
eu perguntei por que se voce fosse arquiteto poderia me dar um parametro de como anda o mercado. de qualquer forma seu depoimento já dá uma ajuda! nunca pensei que houvesse projeto acustico pra igreja (dã, mas é obvio ne?)
e isso de ficar por conta do sobrinho tem em qualquer profissão... todo mundo quer dar uma economizadinha...

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
· votar


kiki
RafaelFac
o q eu posso dizer com certeza, pelo menos aqui no rio, a dificuldade pra encontrar profissionais de acústica e sonorização é MUITO GRANDE. É só dar uma pesquisada pelo Telelistas (principalmente acústica), num aparece quase nada, e os q aparecem estão com informações erradas. A maioria dos arquitetos até sabe algo sobre tratamento acústico, mas muito pouco. O resultado é que esse tipo de serviço, pelo menos nos 02 q pesquisei são bem caros. Aí a gente têm q ficar enchendo o saco do pessoal do fórum né.

E sobre a parede do meu estúdio, acho q vou fazer de tijolos de concreto maciço de 10cm de largura, vai ficar só um pouco + caro q de tijolos com buracos. No áudiolist diz q o coeficiente é de 45dcb, mais q uma parede de 25cm de tijolo furado q é de 40dcb (num sei se isso tá certo). Além disso vou colocar antes do contra-piso, sobre a laje, uma manta de lã mineral, acredito q isso diminua bastante as vibrações físicas. vou investir em revestir a porta e a janela tb. espero q isso, além do tratamento interno anti-reverberação, sejam suficientes pra deixar os ruídos q vazam a níveis aceitáveis (principalmente pq eu não ensaio a noite com banda).
se eu tiver q fazer uma parede mais larga q isso de concreto, vou ter q mudar todo o projeto.
O q vcs acham?

RafaelFac
Veterano
# mar/08
· votar


ABATANGERINA

Me conta a historia completa do teu estudio ai para eu poder dar uma opiniao com o minimo de embasamento que eu tenho =) É terreo? tem alguem em cima? É proximo da rua? É só ensaio? Só sua banda ou outras também? É comercial? Qual o estilo musical? É longe da rua? E, principalmente, o que você esta focando como prioridade mesmo, isolamento interno, externo, condicionamento ou alguma combinação deles? O que é que ja esta pronto e oq é que ainda via ser construido?

RafaelFac
Veterano
# mar/08
· votar


Eu não comentei antes, mas existe um software de simulação eletroacustica chamado EASE. Com ele você cria um modelinho básico 3D (apesar de ser 3D é bem fácil criar, é só ir colocando pontos e ligando, simples mesmo) de seu espaço. Depois de criar o modelinho, você pode ir inserindo materiais nas paredes, teto, piso (a maioria dos materias já vem na base de dados dele, tem de concreto reboco a sonex. Os fabricantes mesmo produzem os arquivos para serem utilizados nele. Os que nao tem, podem ser adicionados), e o programa calcula para você o tempo de reverberação da sala, qual o coeficiente de absorção médio, a resposta da sala, etc. Se você quiser, pode determianr um tempo de reverberação otimo para ele, dizer qual material quer usar e ele sozinho calcula para você a area equivalente. Ele também trabalha com simulações de sonorização, simula cobertura, articulação consonantal, etc. Faz o diabo a quatro.
URL: http://www.renkus-heinz.com/ease/

Contra: Até hoje não consegui dar a boa e velha pirateada nele. O sistema de registro deles eh bem restrito. Mas a verdade é que nunca tentei a fundo. Se alguém com mais experiência e paciência para pesquisar pela net estiver conseguir, me avisem depois =)

RafaelFac
Veterano
# mar/08
· votar


Ele foi feito para aplicações profissionais, tipo sonorização de estadios, som e acustica de teatros, cinemas, mas é a solução ideal para nossos pequenos projetos tambem. E depois que você pega a manha, é ultra rápido.

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
· votar


RafaelFac
Me conta a historia completa do teu estudio ai para eu poder dar uma opiniao com o minimo de embasamento que eu tenho =) É terreo? tem alguem em cima? É proximo da rua? É só ensaio? Só sua banda ou outras também? É comercial? Qual o estilo musical? É longe da rua? E, principalmente, o que você esta focando como prioridade mesmo, isolamento interno, externo, condicionamento ou alguma combinação deles? O que é que ja esta pronto e oq é que ainda via ser construido?
foi mal, eu pensei q tava no outro tópico. nesse aqui oh http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/182980/

em relação ao programa q vc indicou, num entendi..ou posso fazer uns testes de grátis?

RafaelFac
Veterano
# mar/08
· votar


ABATANGERINA

Cara, eu acho que ele nao tem demo nao. Mas só dei a dica pro caso de vc ter algum contato ai no submundo da informatico cheio das manhas hehehe porque é um programa muito bom =) Vou dar uma lida no outro tópico.

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


ABATANGERINA
Aí a gente têm q ficar enchendo o saco do pessoal do fórum né.
sorte nossa. eu to aprendendo bastante nesses topicos...

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


ABATANGERINA
RafaelFac

conforme prometido, minha leitura do livro:
Título:Estudo do Potencial Tecnológico de Materiais Alternativos em Absorção Sonora
Autor: Jorge Luiz Pizzuti dos Santos


o livro tem umas 80 paginas, é bem rapido de ler. li ele todo em um dia, por que peguei onibus, e aqui em sampa cada viagem dura pelo menos 1h. ida e volta são 2h.

dessas 40, metade é uma explicação sobre acustica, principalmente sobre tempo de reverberação e a importancia do tratamento acustico em ambientes fechados.
as outra 40 paginas são os resultados dos testes com os materiais alternativos (naturais e reutilizados), com tabelas e grafico de coeficiente de absorção por faixas de frequencia.

como disse o nosso amigo RafaelFac, essa segunda parte é realmente o filé mignon do livro. atraves das pesquisas no laboratorio de acustica da UFSM, o autor conseguiu listar alguns materiais extremamente baratos (e abundantes no RS) com bons desempenhos no tratamento acustico. e a partir das tabelas existentes no livro é possivel aplicar em casos reais.
por exemplo, ele demonstra o desempenho das famigeradas caixas de ovo, que possuem sim uma resposta consideravel na absorção de determinadas frequencias.

mas, contrariando o RafaelFac, eu achei a primeira parte do livro interessante sim. ele da uma passada por cima de toda fundamentação de tratamento sonoro.
um pouco matematico demais, pois ele é engenheiro. mas pra mim foi uma boa revisão, e possivelmente pode ser uma boa literatura de apresentação ao tema àqueles que não tem aversão às formulas.

enfim, tão aqui minhas impressões.
saldo final positivo, achei o livro bom.
barato, produção nacional, ótima pesquisa.

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
· votar


kiki
teve alguma coisa q vc tá pensando em usar na prática?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montagem de Estudio de Ensaio,sala grande (ja usei a busca)