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nFall Veterano |
# mar/08
Bem galera, eu sempre tive uma dificuldade em fazer arquivos MIDI de instrumentos de corda, mais particulamente o baixo. Geralmente eu escrevo esses aquivos mas a dinamica e o "swing" ficam meios que prejudicados.
Teria como, por exemplo, eu fazer um baixo no violão, converter as ondem para informações MIDI e depois jogar uma soundfont ou Plugin por cima?
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nFall Veterano |
# mar/08
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Ah sim, e sem precisar de um captador MIDI hehe. Tinha esquecido de dizer.
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AlexB Veterano |
# mar/08
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Só em monofonia, para reproduzir polifonia midi o melhor é um captador midi. Abraço, Alex
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kiki Moderador |
# mar/08
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nFall tem, com um captador midi. oras.
parece que existem alguns meios de converter o som gravado em midi, mas ouvi dizer que não fica bom.
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nFall Veterano |
# mar/08
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Mas no caso seria só uma faixa mesmo.
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nFall Veterano |
# mar/08
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Bem, vo tenta pega aqueles conversores WAV to MIDI.
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Minow Veterano |
# mar/08
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nFall Isso não funciona muito legal não... se eu fosse você nem perdia meu tempo. Mas cara, baixo é uma coisa bastante simples de gravar, muito simples arrumar um baixo emprestado pra gravar né?!
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nFall Veterano |
# mar/08
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Aonde eu moro so plantaram pé de guitarrista, voce chuta uma arvore e cai uns 50. Nao tem baixista, muito menos baixo heauhea.
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Bog Veterano
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# mar/08
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nFall Bem, vo tenta pega aqueles conversores WAV to MIDI.
Cara, esses conversores nunca funcionam exatamente bem. No final, vai te dar mais trabalho do que simplesmente fazer a MIDI na mão. Lembre-se que muitas articulações são difíceis de simular na MIDI, independente de você estar editando tudo ou usando um conversor. Não tem muita mágica: por exemplo, MIDI não trabalha tão bem com slides, e para conseguir um efeito convincente, você precisa usar um VSTi bem completo, e editar tudo na mão, porque nenhum conversor está preparado para trabalhar diretamente com este ou aquele VSTi específico.
Ou seja: você tem 3 opções. Se é para usar MIDI, vai sim precisar de um captador específico para isso, e de preferência um sintetizador especializado. É ou isso ou fazer na mão. E tem a opção número 3, claro, que é arrumar um baixo/baixista, hehe.
Eu até o momento tenho usado o Broomstick Bass, e o som até que não é ruim. Mas volta e meia me bate uma vontade danada de arrumar um baixo de verdade e aprender a tocar...
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nFall Veterano |
# mar/08
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Bog
Cara, os sons dos VSTi´s nao muito bons, mas o que me falta as vezes é um pouco de articulação sabe? Botar um gingado diferente.
Tem como tirar um som de baixo com a guitarra?
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Bog Veterano
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# mar/08
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nFall Cara, os sons dos VSTi´s nao muito bons, mas o que me falta as vezes é um pouco de articulação sabe?
Sim, eu sei. Mas isso é uma limitação também do sistema MIDI. O padrão MIDI é incapaz de representar UM MONTE de coisas que o instrumento de verdade faz. É um problema intrínceco do padrão, e não apenas da forma que você usa para gerar os sinais MIDI.
Existem VSTis que procuram contornar isso, adicionando certas articulações e associando elas a teclas específicas ou a sinais de controle. Mas mesmo assim, falta um bom tanto para chegar "lá".
E sejamos francos, se fosse simples, não existiriam mais baixistas profissionais a essas alturas...
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Música de Preto Veterano |
# mar/08
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Bem, eu tenho usado o Reason para o baixo, com o Refill de fábrica. Os patches do Reason são muito bem simulados. Tem um de violão que sai até aquele ruído de dedo escorregando na corda. No mais, baixo não é tão difícil de gravar com controlador. Vale lembrar que você tem todo direito de apelar em MIDI. Não tenha vergonha de gravar alguma coisa e fazer um monte de programações adicionais na mão. MIDI é pra essas coisas.
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AlexB Veterano |
# mar/08
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Parece que os deuses andam atendendo pedidos ultimamente. A conversão de polifonias não é mais impossível. O milagre da tecnologia ataca. Vejam o Link: Melodyne -Direct Note Access- A tecnologia está cada vez mais atingindo o impensável... Abraço, Alex
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Bog Veterano
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# mar/08
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AlexB
Interessante. E quase convincente. Quase. Você viu o vídeo? Em algumas partes o violão soa um pouquinho esquisito.
Mas não estou falando que é ruim. Pelo contrário. Eles aparentemente fizeram alguma jogada esperta e obscura. O próprio cara fala que é teoricamente impossível separar o som. Eu tenho para mim que encontraram alguma heurística ou atalho muito bem sacado para fazer o negócio funcionar. É um mérito deles. Claro, assumindo que funciona tão bem quanto no vídeo.
BTW, ele fala no vídeo: "this is NOT MIDI!" hehehe
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AlexB Veterano |
# mar/08
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Bog
Eu ficaria espantado se não houvesse qualquer artefato de técnica. mas a mera possibilidade é espantosa. Ao que parece é um algoritmo de análize atuando sobre um sonograma para separar as notas, é o que o programador disse. Ele fala que não é Midi pois seria fácil fazer isto com MIDI, mas se você já trabalhou com o melodyne sabe que ele é capaz de converter som em MIDI. Com certeza converter sons polifônicos em MIDI já é possível. Se ele consegue separar o audio, conversão para MIDI é a parte mais fácil. Ainda estou impressionado. Abraço, Alex
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Bog Veterano
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# mar/08
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AlexB
Sim sim, uma vez identificado o pitch, converter para midi é fichinha.
Eu acho que se fosse chutar uma técnica, eu diria que a base dele é fazer uma transformada de Fourrier, escolher os picos no domínio da frequência e usar eles como base para tentar tratar os resíduos (se não existissem resíduos, seria um apito, não um violão).
Mas para isso funcionar, tem que ter um "pequeno" detalhe. Toda a onda original precisa estar encaixada certinha num tempo. Note que mesmo no vídeo, o sinal original entra repartido nas fatias certas. Ou seja, se você toca com metrônomo é fácil de encaixar, mas se você varia muito o tempo, complica.
Nossa, eu não pensava que iam conseguir fazer isso funcionar DIREITO. Heheheh, agora o próximo passo é o que? Separar instrumentos de acordo com o timbre? :P
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AlexB Veterano |
# mar/08
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Bog Ao que parece o algoritmo identifica uma espécie de progressão harmônica natural do decaimento da nota. Assim não deve funcionar com sons distorcidos onde a progressão harmônica não é tão previsível. Ele deve identificar os picos e separar os samples que se aproximam do decaimento harmônico natural da nota. Seja o que for esta tecnologia ainda vai ser muito discutida. Não acho que o encaixe do tempo seja fundamental, acho que é mais uma função do envelope(ADSR). Dúvido que funcione com envelope invertido. Dê uma olhada neste outro vídeo:
Direct Note Access De qualquer maneira isto é apenas o início da tecnologia. isto ainda vai ser muito copiado e aperfeiçoado. Imagina mudar um instrumento em um Mix pronto. Abraço, Alex
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Bog Veterano
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# mar/08 · Editado por: Bog
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AlexB
Hmmmmmmmmmm hehehe, eu também não posso especular demais. Se eu soubesse o segredo, você estaria vendo um vídeo do Bog Note Separator, eheheheh.
Com certeza, se for mesmo tudo isso que promete, virão novas gerações do negócio. Mais ou menos como o autotune, que era um efeito num rack monstro e hoje em dia é um pluginzinho que qualquer um roda no PC do quarto.
Alguns músicos torcem o nariz para tudo o que é tecnológico. São conservadores por natureza. Eu não, e nem poderia ser assim, por causa da minha profissão. Quando decidi que queria ficar no Japão por mais um tempo, confesso que cheguei a pensar em procurar informações sobre como trabalhar na Roland ou na Zoom, hahahaahha. Seria altamente surreal. :)
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nFall Veterano |
# mar/08
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AlexB Cara, que surreal isso! To ficando com medo cara, cada vez menos tão precisando dos musicos =////
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