paredes duplas da cabine de gravação

    Autor Mensagem
    zélo cardoso
    Veterano
    # mar/08


    Estou construindo um pequeno Home Estudio e já fiz algumas pesquisas na Net, porém tenho dúvidas em relação as paredes duplas da sala de gravação:
    *tenho que preencher o espaço entre as paredes com lã de vidro ou apenas com o ar vou ter um isolamento rasoável?
    *por dentro da sala de gravação terei 04 paredes, é verdade que uma tenho que usar material pesado (madeira, por exemplo) e nas outras 03 usar material absorvente ( espuma, carpete ou outro), é isso mesmo ?

    alex-gui
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    zélo cardoso

    De acordo com materia da revista musica & tecnologia, o preenchimento do espaço entre as paredes com material absorvente melhora o isolamento sim, porem não é obrigatório, depende da sua necessidade.

    Se vc for fazer, o referido material não pode ficar "socado" entre as paredes, pois faria o efeito contrário.

    Com relação ao revestimeto da sala, não existe uma regra absoluta, depende de diversos fatores como: dimenções, formato e etc...

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    zélo cardoso
    *tenho que preencher o espaço entre as paredes com lã de vidro ou apenas com o ar vou ter um isolamento rasoável?
    não, ar já é um ótimo isolante acustico. mas voce tem que garantir que as duas paredes não se toquem em nenhum momento, desde a fundação até a cobertura.

    *por dentro da sala de gravação terei 04 paredes, é verdade que uma tenho que usar material pesado (madeira, por exemplo) e nas outras 03 usar material absorvente ( espuma, carpete ou outro), é isso mesmo ?
    madeira não é pesado. pesado é concreto, tijolo com os furos preenchidos por areia, etc.
    madeira, ou qualquer outro materia lcom acabamento liso, é reflexivo. em oposição aos materiais absorventes.

    não existe uma regra fixa de como dosar as paredes reflexivas e absorventes. qualquer regra é uma simplificação, o correto seria calcular de acordo com o ambiente.
    outra regra que eu já ouvi é de trabalhar as superficies opostas. por exemplo, se uma parede é reflexiva, aquela em frente à ela teria de ser absorvente. mas é muito simplificado, não garanto que se obtem um bom resultado com isso.

    voce ja esta construindo, ou vai começar a construir? se ainda vai começar a construir, recomendo estubar bem antes, e fazer um projeto bem feito, pra não construir algo errado depois, e perder seu investimento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a paredes duplas da cabine de gravação