alex-gui Veterano |
# mar/08
· votar
zélo cardoso
De acordo com materia da revista musica & tecnologia, o preenchimento do espaço entre as paredes com material absorvente melhora o isolamento sim, porem não é obrigatório, depende da sua necessidade.
Se vc for fazer, o referido material não pode ficar "socado" entre as paredes, pois faria o efeito contrário.
Com relação ao revestimeto da sala, não existe uma regra absoluta, depende de diversos fatores como: dimenções, formato e etc...
|
kiki Moderador |
# mar/08
· votar
zélo cardoso *tenho que preencher o espaço entre as paredes com lã de vidro ou apenas com o ar vou ter um isolamento rasoável? não, ar já é um ótimo isolante acustico. mas voce tem que garantir que as duas paredes não se toquem em nenhum momento, desde a fundação até a cobertura.
*por dentro da sala de gravação terei 04 paredes, é verdade que uma tenho que usar material pesado (madeira, por exemplo) e nas outras 03 usar material absorvente ( espuma, carpete ou outro), é isso mesmo ? madeira não é pesado. pesado é concreto, tijolo com os furos preenchidos por areia, etc. madeira, ou qualquer outro materia lcom acabamento liso, é reflexivo. em oposição aos materiais absorventes.
não existe uma regra fixa de como dosar as paredes reflexivas e absorventes. qualquer regra é uma simplificação, o correto seria calcular de acordo com o ambiente. outra regra que eu já ouvi é de trabalhar as superficies opostas. por exemplo, se uma parede é reflexiva, aquela em frente à ela teria de ser absorvente. mas é muito simplificado, não garanto que se obtem um bom resultado com isso.
voce ja esta construindo, ou vai começar a construir? se ainda vai começar a construir, recomendo estubar bem antes, e fazer um projeto bem feito, pra não construir algo errado depois, e perder seu investimento.
|