Direct Box - Placa Audiophille 2496 - é necessário?

    Autor Mensagem
    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # fev/08


    Conversando com um amigo que tem estúdio soube dessa...

    Que é melhor ligar um Direct Box para não queimar a minha placa de som, já que uso um Prodrive direto nela.

    Minha dúvida é... a Audiophille 2496 já não é balanceada para não acontecer esse tipo de problema?

    Agradeço quem puder sanar essa dúvida.

    Valeu!

    Dr Jivago
    Veterano
    # fev/08
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    Nick_Oliveri_Guitar

    Esse negócio de queimar a placa de som é bobagem, se fosse para contecer a placa já tinha ido para o pau.

    Eu tenho o Triefx que tem saída tradicional para o amp e saída Direct Box e já experimentei as duas conexões na minha 2496. A única coisa que percebi de diferença na prática é que com a saída DI o som é mais forte, ou seja, o som clean da guitarra (sem nenhum efeito ligado) é mais alto.

    Talvez seja por causa dos problemas de impedância, acho que a saída DI é melhor balanceada e permite um som com mais presença.

    Agora eu não conheço o Prodrive, sugiro fazer o seguinte teste, ligue sua guitarra direto na placa de som e veja se o volume é o mesmo do que usando o pedal sem drive acionado. Se for o mesmo seu pedal não é balanceado e valeria a pena usar um Direct Box (aquele mic100 ou mic200 tambem são DI) entre o Prodrive e a placa de som.

    Você não tem um desses MIC 100? Testa aí e ve se fica bom e depois me fala porque já andei pensando em usar um desse ao invés do Triefx. Dizem que Direct Box valvulados tem um timbre melhor.

    AlexB
    Veterano
    # fev/08
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    Não confunda Direct Box (DI) com pré-amp. São coisas diferentes.
    Abraço,
    Alex

    Dr Jivago
    Veterano
    # fev/08
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    AlexB

    Bom, no site da behringer fala bem claro que tanto o MIC 100 e MIC 200 podem ser usados como Direct Box:

    The MIC200 can be used to warm-up the sterile, analytical sound of standard digital recordings and sound cards. It is also the perfect complement to studio-grade condenser microphones. When used as a high-end DI-box, it provides outstanding signal integrity. The TUBE ULTRAGAIN MIC200 includes a phase reverse switch, +48 V phantom power and 20 dB pad. Balanced ¼" TRS inputs and outputs and gold-plated XLR connectors provide a nice finishing touch.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08
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    O Mic 100 ou 200 tanto faz podem ser usados sim com instrumentos plugados diretamente nele, não há problema algum até porque a impedancia da entrada P10 é bem alta, só não pode fazer a besteira de ligar o instrumento na XLR, tem que ser muito cabeçudo pra isso... rsrsrsrsrsrsrs...

    catselidis
    Veterano
    # fev/08
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    Dr Jivago
    Nick_Oliveri_Guitar
    tenho um mic200 e quando não tinha o toneport usava ele como DI, pq serve pra isso mesmo, tanto ele quanto o mic100.
    abração!

    Dr Jivago
    Veterano
    # fev/08
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    catselidis

    O que você achou dele? Muita diferença em relação ao Toneport (desconsiderando os softwares evidentemente)?

    Valeu

    AlexB
    Veterano
    # fev/08
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    Dr Jivago

    A DI unit or DI box is an electronic device that connects a high impedance line level signal that uses an unbalanced cable with a 1/4" phono plug to a low impedance mic level input that uses a balanced cable and XLR connector. For example, one can connect an electric guitar to a DI box which can then be connected to a mixing console's microphone input. It performs level matching, balancing, and either active buffering or passive impedance bridging to minimise noise, distortion, and ground loops. (DI units do not perform impedance matching.)

    Apesar do Mic 100 poder ser usado como DI ele é um préamp, a maioria dos DI não funciona como préamp.
    Abraço,
    Alex

    Dr Jivago
    Veterano
    # fev/08
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    AlexB

    Concordo, talvez dependendo da conexão e regulagem ele funcione como DI ou Preamp.

    O importante é que para conectar instrumentos na Audiophile 2496 você vai precisar ou de um ou de outro.

    Eu acho que o Prodrive funciona como preamp somente quando o drive está acionado o que deve impactar no timbre uma vez que as características acústicas do instrumento estarão sendo precariamente amplificadas (vai estar amplificando apenas a distorção). Mas confesso que não sou especialista no assunto.

    Eu acho que um preamp deve ser mais adequado para a 2496 do que um Direct Box, por isso estou coçando para comprar um mic200 e deixar o Triefx apenas quando for usar o amp.

    catselidis
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: catselidis
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    Dr Jivago
    O que você achou dele? Muita diferença em relação ao Toneport (desconsiderando os softwares evidentemente)?
    ainda uso ele, pois apesar do toneport ter entradas preamp e simulações de pré, o mic200 dá uma "esquentada" no som e a voz já entra melhor, sem mexer muito depois com plugins.

    vamos resolver a questão de DI e preamp: a questão envolve a diferença de impedância entre diferentes fontes e uma saída comum. No nosso caso, o sinal que sai do instrumento ou do pedal não teria a mesma impedância da entrada da placa de som. Instrumentos e pedais possuem uma impedância alta e são ligados em entradas denominadas High-Z e a seção de preamp ou o DI "casa" essa impedância corretamente.

    No caso da placa de som, ela tem entrada em nível de linha. Se eu ligo um pedal de distorção com saída alta, ele pode até ferrar o canal de entrada, sim. No caso do Prodrive, ele tem uma saída que costuma-se chamar "universal" e eu ajusto o level e o boost para ficar de acordo com o que eu preciso. Então, ESSE pedal eu posso ligar direto na placa, e depois usar um simulador de amp/cab ou somente cab, pra ficar sem abelhas...

    No caso do mic 100 e 200, eles são preamps que funcionam perfeitamente como DI, pq o sinal que sai dele já é em nível de linha, pronto pra gravadores, placas, etc. Existem preamps, como de guitarra por exemplo, que não convertem o sinal para nível de linha, continuam com nível alto para serem ligados em um apmplificador, ok?

    abraço!

    AlexB
    Veterano
    # fev/08
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    Um Di box faz uma espécie de casamento de impedância, para homogeneizar sinais que entram em uma mesa. Existem DIs ativas que já possuem préamp. Outro ponto é que a Di transforma um sinal desbalanceado em balanceado permitindo o uso de cabos mais longos. Uma Di normalmente é específica para casar um instrumento a uma entrada. Ela não faz um casamento de impedância ativo.
    Um préamp amplifica um sinal muito baixo como o de um microfone, mas pode ser de um instrumento. A maioria dos preamps modernos também transforma um sinal desbalanceado em balanceado.
    A sua placa (2496) tem duas entradas de linha desbalanceadas, se quiser entrar com a guitarra diretamente, o melhor é usar algo que faça o casamento dos dois sinais. Este mic 100 tem saidas desbalanceadas?
    Abraço,
    Alex

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08
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    O mic 100/200 e também GDI/BDI 21 entre outros semelhantes tem ambas saidas balanceadas (xlr) e desbalanceadas (p10) que não precisam ser balanceadas justamente porque trabalham a nivel line, a vantagem de ter algo semelhante a esses produtos é justamente o que o catselidis citou, voce adiciona uma caracteristica ao som que com uma simples DI não seria possivel, além do aparelho aferecer uma flexibilidade de aplicações maior, basta usar a imaginação!

    Voce pode pegar uma DI e colocar numa mesa ou na entrada de microfone da placa, mas de qualquer forma o sinal será amplificado pelo canal de microfone em que voce ligar isso (e as vezes o pre deste canal pode ser ruinzinho)... ao passo que com um preamp desses voce já resolve tudo nele mesmo e joga numa entrada a nivel de linha, como as da placa que ele possui e se precisar monitorar na mesa é só jogar a saida xlr numa entrada disponivel lá... ou vice-versa se a entrada na placa for ao nivel de mic

    AlexB
    Veterano
    # fev/08
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    I.Nosferatu
    desbalanceadas (p10) que não precisam ser balanceadas justamente porque trabalham a nivel line
    Acho que está havendo uma certa confusão, saída balanceada de três pinos tem um terra e dois carreadores de sinal, o sinal é injetado em apenas um e quando chega ao destino um sinal é invertido sobre o outro, fazendo com que ruídos que são iguais em ambas as linhas sejam cancelados enquanto o audio presente em apenas uma permanece. O nível do sinal independe de ser balanceado ou não, são coisas distintas.
    O mic 100/200 é um mic pré-amp, que por ser valvulado deve colorir o som com distorções harmônicas típicas de saturação de válvulas. Existem Mics pré-amps coloridos e limpos.
    DI box passívas não tem amplificador, enquanto as ativas possuem. Nem toda DI é transparente, muitas colorem o som por defeito ou efeito. Em gravação é preciso saber o que usar para chegar no resultado desejado. Prés coloridos ficam bem em rock e outras modalidades distorcidas, mas iriam arruinar uma gravação de um quinteto de cordas. É uma questão do equipamento certo no lugar certo.
    Abraço,
    Alex

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: I.Nosferatu
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    AlexB

    Pois é o sinal de nivel Line, não precisa ser necessariamente balanceado, na propria placa, assim como outros equipamentos voce percebe isso, normalmente se usa cabos balanceados em sinais de nivel line quando o sinal precisa percorrer uma distancia muito longa da fonte ao destino, para distancias menores que 10/15 metros e em ambientes de pouca interferencia, não há necessidade de balanceamento no sinal Line, já sinais baixos de nivel de microfone precisam de balanceamento pois são mais sujeitos a interferencia com qualquer distancia maior que 2 metros, e mesmo menores é bom utilizar o balanceamento nesse caso...

    Não estou confundindo nada! Nem mesmo Premp com DI, e coloração no som até um simples microfone pode inserir, como o intuito do criador do topico é gravar determinado intrumento e os aparelhos sugeridos aqui podem vir a calhar, então a dica é valida, não vi ele citar que iria gravar qualquer tipo de instrumento classico...

    AlexB
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: AlexB
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    No caso da pergunta:
    Que é melhor ligar um Direct Box para não queimar a minha placa de som, já que uso um Prodrive direto nela.

    Minha dúvida é... a Audiophille 2496 já não é balanceada para não acontecer esse tipo de problema?

    A prodrive com o diret box passivo é realmente a melhor opção para ter a entrada correta do som usando o Prodrive. A 2496 não tem entrada balanceada. Entrada balanceada não nivela o sinal, como expliquei acima.
    Se já tens o som que deseja com o prodrive o Mic100 é absolutamnte redundante, a não ser que queira substituir o prodrive. O prodrive já tem pré, se a saída for compatível com sua placa a ligação direta é a melhor opção, e uma DI ficaria redundante.
    Abraço,
    Alex

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08
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    AlexB

    Eu não conheço o PRODRIVE, mas pelo que citaram acima ele teria uma saida universal (igual a de pedais comuns) e quando acionado, quando desligado o som passaria em true bypass ao que entendi... então o mic 100/200 viria a calhar porque controlaria o sinal tanto que entra quanto o que sairia a nivel da entrada na placa... assim como o GDI/BDI ou outro semelhante a esses produtos fariam o mesmo serviço, neste caso não seria redundancia.

    Dr Jivago
    Veterano
    # fev/08
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    I.Nosferatu

    Pois eu estou comprabdo o MIC 200 justamente para substituir a DI passiva do Triefx e melhorar o timbre nas gravações pelo PC, mas pretendo usar o MIC 200 junto com meu pedal de overdrive.

    Dessa forma, quando o pedal estiver em bypass vou ter um timbre clean com mais presença do que tenho atualmente. Pelo menos é o que eu espero.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08
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    Dr Jivago

    Então voce faz as conexões, regula primeiro o mic 200 pra um som clean que te agrade e um volume legal pra gravação ou o que que que voce deseje, e em cima das configurações do mic 200 voce regula o overdrive pra ter um som clean ou com drive num nivel que não vá levar o mic 200 à clipar se é que voce me entende, do resto tranquilo... tudo vai depender se voce vai gostar do timbre que o mic 200 vai te dar.

    Dr Jivago
    Veterano
    # fev/08
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    I.Nosferatu

    Beleza, valeu pelas dicas. O DI do Triefx é legal e já me quebrou um tremendo galho, mas como não estou mais usando os efeitos dele para gravações acho que o MIC 200 é mais adequado e vai proporcionar um timbre melhor, pelo menos ouvi muita gente elogiando o produto no Harmony-Central.

    AlexB
    Veterano
    # fev/08
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    I.Nosferatu
    assim como o GDI/BDI ou outro semelhante a esses produtos fariam o mesmo serviço

    O GDI e o prodrive são semelhantes, e o prodrive tem maior qualidade que o GDI. Só não tem saida balanceada, somente 1/4 TS.
    Abraço,
    Alex

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08
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    AlexB

    Cara a diferença basica entre o Prodrive e o GDI no caso seria que, o Prodrive é realmente true bypass quando desativado, embora sua saida possa realmente ser conectada na entrada da placa ou qualquer outro aparelho (exceto entradas de microfone) enquanto ativado, quanto ao GDI quando ativado tem a mesma funcionalidade do prodrive, porém quando desativado ele funciona como uma DI, não funciona em true bypass...


    Nick_Oliveri_Guitar

    Portanto, se voce for utilizar o prodrive sempre acionado, não haverá problema algum em ligá-lo diretamente na entrada da sua placa, mas se desativar vai precisar de um dos aparelhos citados, a direct box passiva não vai funcionar na sua placa porque as entradas são a nivel de linha e não de microfone, voce pode até obter um sinal assim, mas nao terá um volume razoavel a não ser que voce passe por um preamp de uma mesa ou outro do genero...

    Studio_Maniac
    Veterano
    # jul/09
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    Ai galera, já li toda a troca de mensagem e acho que joguei dinheiro fora!!!!

    Atualmente faço minhas gravações conectando minha guitarra em um pre-amplificador da behringer (Ultragain-Pro MIC 2200) com cabo P-10/P10 que sai para minha placa de som (audiophile 2496) com cabos P-10/RCA.

    Como acho que o som não fica com a 'COR' que eu espero, comprei recentemente um Direct Box (DI-20 Ultra DI) ainda nem testei mas entendi que isso é redundante pois segundo vcs o pre-amplificador já tem saida balanceada e ao conectar o DI no Pré e depois na placa som estou sujando o sinal.

    Vou postar comentarios sobre como ficou o som mas gostaria de ouvir da galera se meu entendimento é correto. Só pra registar, meu equipo atual é:

    - PC dedicado p/ audio c/ processador Pentium 4, 2 GB de memoria
    - Uma placa de som da M-Audio (AudioPhile 2496)
    - Sonar (software multipista)
    - Monitores de audio Samsom
    - Pre-amplificador da Behringer Ultragain-Pro MIC2200
    - Microfone condesador Samsom
    - Direct Box Behringer (Ultra DI DI-20)
    - Guitarra

    Gostaria de ouvir comentario da galera sobre o equipo e melhor forma de coneção pra melhorar o sinal / evitar ruidos.

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