O que há de estranho nas minhas gravações?

    Autor Mensagem
    gabriel.angst
    Veterano
    # fev/08


    Fala pessoal, tudo certo?

    Sou músico faz pouco tempo, há uns 5 anos mais ou menos. E sempre gostei muito de música, comecei com violão, depois aprendi guitarra e tenho algumas noções de baixo, teclado e bateria. Gosto de compor, então sempre gravo tudo aqui em casa em um Home Studio que eu estou montando e chamo alguns amigos para gravarem a voz (infelizmente a minha voz não é muito propícia para gravação, rs)

    >> Eis o problema: não consigo gravar minhas músicas com qualidade profissional.

    Parece uma pergunta um tanto infantil, mas eu gostaria que alguém me ajudasse, por que preciso de uma luz.

    Pra vocês terem idéia do que eu estou falando, hospedei um trecho pequeno de uma música minha nesse site:

    http://paginas.terra.com.br/negocios/abcontas/player2/

    Eu gravo os instrumentos um por um. Os de corda (guitarra, violão e baixo) e a voz no Adobe Audition 1.5, e a bateria e o teclado, gravo pelo Cubase SX3 (utilizo um controlador MIDI UMX49 da Behringer). Os instrumentos virtuais que uso são o EZDRUMMER para bateria e o TheGrand2 para simular piano.

    Com exceção dos dois instrumentos gravados pelo controlador midi (gravação pela USB mesmo) os outros instrumentos eu gravo a partir de uma mesa Wattsom MXS 6II. Tenho uma guitarra Tagima T-Zero, um baixo e violão da Strinberg. A guitarra distorcida, gravo às vezes através da V-AMP 2 (ligada na mesa de som) ou às vezes limpa, adicionando efeito de distorção pelo VST Amplitube.

    Porém, o grande problema (creio eu) está na placa de som. A minha placa é uma bem comum. E aqui fica a minha dúvida cruel: será que colocando uma Delta 1010, por exemplo, vai haver notável melhora na gravação? O que mais precisaria utilizar além dela? E os meus equipamentos? Quebram o galho, ou tenho de trocar mesa, instrumentos e etc?

    Por fim, para a gravação da voz, utilizo o microfone condensador C-1 aliado ao Mic200 (ambos da behringer).

    Fica então minha dúvida pessoal. Agradeço aos que puderem me ajudar e peço desculpas pelo livro que escrevi.

    Abraços,
    Gabriel.

    AlexB
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    O problema maior parece estar na habilidade de ouvir, mixar e masterizar, o que você acha que está errado? O que te incomoda no som?
    O trecho é muito pequenino, não acho que tenha algo de muito errado.
    Abraço,
    Alex

    gabriel.angst
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    É, acho que a mixagem e a masterização não estão perfeitas não. Mas eu ainda acho que a qualidade da gravação não consegue atingir profissionalidade. Digo isso por que na versão 2.0 do Adobe Audition vem uma demonstração de mixagem pronta e, por mais que você altere a mixagem (diminuindo ou aumentando os volumes dos instrumentos, por exemplo) o resultado final da música é surpreendente.

    A impressão que eu tenho das minhas gravações é que elas estão um pouco digitalizadas.. não parecem soar naturalmente. Não sei se o problema está nas simulações por VST, mas pode ser um caminho.

    É um tanto visível que pra se chegar nesse nível mais profissional, eu teria que adquirir melhores equipamentos, como uma guitarra top de linha, por exemplo. Mas isso bastaria? O que mais precisaria? A mudança pra placa 1010 da M-Audio melhoraria bastante o som?

    Obrigado,
    Gabriel.

    AlexB
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    No nível que você está falando, dúvido que a diferença seja a placa de som. A sua placa de som teria que ser muito, mas muito ruim para dar tanta diferença. Já fiz muita gravação em 16 bits e a diferença de qualidade é pouco audível. Simulações com VSTi exigem bastante habilidade para ficarem boas não só do som mas do jeito de tocar simulando as características dos instrumentos naturais. No geral todos meus samples são custom, é difícil encontrar libraries comerciais boas que não precisem de tweek.
    Na hora de mixar tenho dois conjuntos de plugins de efeitos, os limpos e os coloridos. Se a gravação está muito fria acabo usando plugins com característica sônica mais marcada para "esquentar" um pouco o som. Outra coisa é balancear compressão, reverb, delay e chorus para o som sobresair, exige experiência e não tem receita de bolo.
    A qualidade da sua mix não está tão ruim, já vi gravações com material de ponta ficarem com resultado pior por inabilidade dos técnicos. O pouco que ouvi, não tem nada de muito errado, tem coisas que eu faria diferente mas é questão de gosto. Duvido que uma 1010 M-audio vai fazer grande diferença, acho que a cadeia analógica vai ter maior influência no som, mics, préamps, mesa etc... Lógico se vai investir é melhor ter uma captura com 24bits e 48khz, pois aí tens mais espaço para trabalhar.
    Na sua mix a intenção era criar uma "wall of sound" como ficou, ou era separar e definir os instrumentos?
    Abraço,
    Alex

    gabriel.angst
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pô! Obrigado pelas dicas. Gostei bastante dos comentários, e inclusive tomei tudo como elogio, estou muito grato. Se você se refere a um som "menos estéreo" quando disse da "wall of sound" (pelo que pesquisei, é uma técnica desenvolvida pelo Phil Spector, certo?) era essa minha intenção mesmo. Durante alguns trechos da música (que foram cortados nessa versão pequenininha do site) eu até trabalhei com separação de guitarras (uma no left e outra no right) mas nessa parte a minha intenção era juntar todos os instrumentos mesmo.

    Jubstelda
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    gabriel.angst

    Conseguir um som legal nas gravações é uma coisa bem difícil!

    Tenha em mente que vc vai gastar muito tempo e vai apanhar muito pra achar um som legal, mas depois que tu acha fika tudo uma maravilha, torna-se uma coisa prazerosa.

    O equipamento de nível profissional ajuda, mas tem que saber operá-lo, se não não adianta nada.

    O EzDrummer é um excelente programa, principalmente as expansões Vintage Rock e Nashville.Porém deve ser mixado assim como qualquer instrumento.Alguns Grooves do EZX são muito altos e o som das partes da bateria desiguais.
    Então começa por ae, no EzDrummer deve ser melhorado.

    O restante é ter uma boa captação de instrumentos e principalmente voz e posteriormente a mixagem e masterização.

    Sobre Mixagem e masterização é essencial vc ler algum livro ou alguma vídeo-aula, porque usar Plugins como os da Wave na "tora" sem ter conhecimente é muito complicado.Realmente não funciona bem, sem chances.

    O restante é errar mesmo e tentar, até conseguir algo decente!

    Obs: Ter placas de aúdio profissional e bons mics é essencial, porém não espere milagres destes equipamentos.Tudo funciona em conjunto, assim como ter uma sala com uma boa acústica, ter um PC legal com uma placa legal e um pré valvulado é uma boa pedida.

    Abçs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que há de estranho nas minhas gravações?