Avaliem essa mixagem e master

    Autor Mensagem
    Fabaessa
    Veterano
    # fev/08


    Olá pessoal

    Peço que quem puder, me dê uma ajuda na avaliação da mix e master da minha banda.
    Fui eu mesmo quem mixou e masterizou tudo, depois de ler alguns livros e muitos teste.
    Fui tudo gravado no meu pc de casa, com excessão da bateria.
    Por favor, como num mixei nem masterizei nada, peço uma avaliação mais prufunads de vocês pra me ajudar a melhorar nisso.
    www.myspace.com/delloria

    Obrigado pela ajuda de vocês

    Casper
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    A mixagem está ok. Bom balanceamento entre os instrumentos e o vocal. Eu ouvi uma vez somente, mas causou uma boa impressão. Parabéns.

    Fabaessa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ninguém mais pra ajudar?

    Fabaessa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Caraca, ninguém mais pode me ajudar?

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Gostei tmb cara, bem equilibrada mesmo!

    Alguns detalhes que acho que dá para melhorar:

    A voz está oscilando muito, no começo da música ela fica fora da mix, muito alto. No refrão fica ideal.

    Mais a frente, por volta de 2:10, numa parte onde a dinâmica cai, o volume dela fica baixo, fica até difícil de entender a letra.

    Um pouco antes, na parte onde a estrofe é só bateria, baixo e voz, a mix fica vazia, fica estranho. A voz soa muito solta... talvez um pouco mais de reverb e uma segurada bem de leve no volume?

    E, acho que está muito exagerada a separação das guitarras. Ficou claro que você quer esse efeito no riff principal da música, mas em outras partes onde entra voz e tudo mais, acho que fica mais legal uma separação mais discreta e natural, senão é muita coisa para se prestar atenção.

    Agora no riff em si, fica legal essa separação, fica bem marcante.

    Abraços!

    AlexB
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    Fabaessa

    bateria- As peles estão muito baixas e sem ataque, os pratos estão muito altos soando o tempo todo e tornando-se um pouco irritantes. Tente não comprimir os ataques tomando cuidado nos setings de atack e release do seu compressor. Falta brilho nas peles da bateria o rolloff dos highs está muito acentuado.

    baixo- Está sem ataque o que mata completamente a levada rítmica.
    É melhor fechar um pouco o EQ do baixo pois está competindo demais com as guitarras.

    guitarras- apesar do pan hard há muitos conflitos, melhor fazer uma equalização complementar, evitando que o som embole completamente.

    Vocal- Está muito distante e às vezes muito baixo. Tem excesso de ésses, melhor caprichar no deesser. Está faltando brilho e presença. Cuidado no uso do reverb, eu usaria um delay para engordar a voz que é bem pequenina.

    A música que estou falando é a "não vou voltar atrás".

    Abraço,
    Alex

    Fabaessa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Obrigado pelos comentários até agora pessoal...

    eu não tenho monitores, uso um heaphone HPS5000 da behringer, por isso sou enganado as evzes.


    Shoyoninja:
    Valeu pelas dicas. Vou tentar fazer isso que você me falou e posto os resultados.

    AlexB:
    Primeiro, muito obrigado por me ajudar nessa minha nova empreitada. Muito estudo até agora.
    Então, você pode me dar uma dica mais específica pra melhorar o lance da bateria? Ele me incomoda mesmo.
    Como faço pra aumentar o ataque do baixo? Diminuo a compressão?
    As guitarras é só diferenciar a equalização delas pra separar melhor, certo?
    Sobre o delay na Voz, tem como me dar uma ajuda com as setagens, pois tô bastante perdido ainda, só um start já seria legal para eu começar a estudar melhor.

    Obrigado pela ajuda pessoal.

    AlexB
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Bateria- Equalize as peças em separado, e até aplique compressão separadamente. Evite comprimir demais, preste atenção no ataque e releese para não matar os ataques, os setings dependem da sua música. Quando a bateria estiver toda equilibrada faça o routing para um mesmo canal estéreo para aplicar futuros efeitos em conjunto. Com o intuíto de encaixar a bateria no mix.
    Baixo- Não comprima muito e use o ataque e releese para manter o ataque fora da compressão.
    procure na net técnicas como New york compression, paralel compression e side chain compression, vai te ajudar bastante.
    para as guitarras procure aprender equalização complementar.
    o que você está perguntando é muita coisa para colocar na lista, setings de delay por exemplo.
    Abraço,
    Alex

    Fabaessa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Então.
    Já equalizei tudo em separado, com compressão separado. O que chama de comprimir demais? eu tento comprimir no máximo -6 db no pico (li que era isso). Para não matar o ataque, devo deixar o ataque alto e o release curto (tipo uns 10 pro ataque e uns 30 de release)?
    Sobre o routing, já fiz isso. Jogo eles todos pra um group pra fazer a bateria encaixar.
    As guitarras já tô resolvendo o problema de EQ. Tõ lendo sobre eQ complementar (acho que vai ajudar até no baixo).
    Na voz, pra engordá-la, eu li que é legal um delay sem feedback, com delay curto (tipo 100ms). Isso procede?

    Obrigado pelas dicas.

    AlexB
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Você não está sabendo usar o compressor, -6dB não quer dizer nada, pode ser um ponto em um limiter, mas não indica a compressão pois vai depender do nível de gravação do seu som. o que importa é o quanto você está comprimindo e o treshhold que também depende do seu som. O ataque e o releese dependem da sua música. o ataque é quanto tempo depois da música atingir o treshhold o compressor vai comprimir, assim você deixa passar o ataque da música sem compressão. Vai depender do ritmo, ritmos mais rápidos atque menor, ritmos mais lentos ataque maior, depende também do instrumento. O melhor jeito de regular o ataque é um ouvido treinado, é impossível definir parãmetros fixos. O releese diz quanto tempo o compressor funciona depois do trashold, se o releese for muito longo o atque de uma nova batida acaba sendo comprimido.
    Aprender equalização complementar vai te ajudar em todo o mix.
    Para engordar a voz utilize delays abaixo de 25ms, 100ms é demais vai parecer efeito e não é o que você quer. Crie um aux sends e roteie para um bus separado só com o delay depois use o mixer para mesclar o sinal dry e o wet.
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliem essa mixagem e master