Gravando os baixos

    Autor Mensagem
    Oruam
    Veterano
    # fev/08


    Como gravar o contra baixo no PC?
    Tenho uma placa boa a 1010 Lt, mas não to conseguindo tirar um som legal.
    Será porque eu estou ligando o baixo direto sem passar pelo cubo antes?
    Se alguém puder me ajudar...

    conehc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Oruam
    Será porque eu estou ligando o baixo direto sem passar pelo cubo antes?
    Sim, um direct box é essencial antes de ligar o baixo na mesa ou direto na placa. Um pré-amp seria melhor ainda. Se não estiver muito apertado e quiser investir um pouco mais no seu homestudio vc pode adquirir um bdi-21 ou entao um mic 200.

    Ambos são pré-amps e direct box, mas o bdi simula um baixo ligado em um ampli valvulado e microfonado e tem controles pra timbragem, já o mic 200 é um pre linear que apenas aquece o som. Como voce tem essa delta1010 seria legal o mic 200 que vai servir como pré de tudo o que vc for gravar (violao, vocal, baixo, etc)

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Uma opção também seria uma mesinha como a Behringer UB802.
    Eu tenho uma. É muito boa, e te dá a opção, se no futuro tu fores aumentar teu home-studio e gravar duetos, violão e voz, etc. Tem 2 canais pré amplificados com phanton power, 4 canais de linha, todos com equalização de 3 bandas, 2 entradas line-in, entre outras coisas...

    conehc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    El_Cabong
    O problema é que mesmo com a mesa ele ainda iria precisar do pré/direct pra poder ligar o baixo na mesa. Já fiz várias experiencias do tipo e realmente com o pré o som fica muito bom

    Oruam
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Obrigado aos amigos Conehc e El_Cabong pelas dicas.
    Mas se for gravar usando 1 cubo microfonado poderia ficar melhor?
    Se for qual microfone usar?
    Posso ligar o microfone direto na entrada da placa?

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    conehc

    Eu sempre uso o violão, a guitarra (clean), o baixo, o microfone dinâmico, o mic condenser, etc... tudo ligado direto na UB802, e a mesma ligada na placa de som, e fica muito bom, som limpo e fiel.

    A não ser que o Oruam queira uma sonoridade especial de pré valvulado, aí o Mic200 é uma boa.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Oruam

    Nessa delta que voce tem, pode usar uma das entradas preamplificadas pra mic (tipo xlr) 1/2 plugando o microfone ai sem necessidade de mesa e microfonar o cubo ou mesmo conectar a saida do direct box diretamente ai, o unico aviso é configurar os jumpers pra ter um ganho apropriado na placa, também pode pegar o sinal do seu cubo se ele tiver line out e jogar numa das entradas line (tipo rca) da placa.

    Oruam
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Obrigado Nosferatu agora ta começando a clarear!!!
    Existe 1 microfone especial para colocar na frente do cubo?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pra gravar baixo, tem modelos especificos, os microfones de bumbo também servem pra esse proposito, mas ambos tem preços bem salgados, o interessante numa microfonação do cubo é captar um som interessante do seu ampli ou até mesmo um pouco do som ambiente se ele contribuir em algo, se seu ampli/ sala não da esse toque a mais na hora da gravação, acho que nem é legal fazer esse tipo de captação, uma direct box ou mesmo o line out do ampli já viriam a calhar... a direct box é o mais usado porque gera menos ruido, mas se o preamp do cubo tiver um som legal... Se quiser tentar microfonação, tenta um shure beta 52, akg d112, se a grana tiver curta tem o Q kick da samson, também tem um jts que não lembro o modelo, só voce procurando marcas mais em conta...

    Música de Preto
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    JTS NX2 - Acho que é isso...

    Afinal de contas, dá pra ligar o baixo direto na mesa se ela tiver um canal pré amplificado? Tenho uma Xenyx 502,´por isso estou perguntando. Seria bem útil eu saber disso.

    conehc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    El_Cabong
    Pelo menos o contrabaixo (o que eu mais gravo) dá pra ligar assim, dá pra tirar timbres interessantes, mas o instrumento fica muito limitado... é incrivel como o instrumento ganha versatilidade quando você liga um direct box (mesmo que passivo) entre ele e a mesa ou placa de som.

    Oruam
    Uma dica legal pra gravar o baixo é você ligar em linha e microfonado e gravar 2 trilhas independentes e mixa-las de acordo com seu gosto depois

    Oruam
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pessoal obrigado pelas dicas, valeu muito!
    Agora é só colocar em prática...

    LetoLA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Então quer dizer que eu posso plugar no pre-amp do cubo e ligar direto na entrada XLR da placa (1010LT)? Eu tenho um cubo Staner (nao sei que modelo) e a delta 1010LT. Me ajudem aí, por favor.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    LetoLA

    Voce pode ligar o "line out" do cubo diretamente na entrada xlr da placa desde que configure os jumpers para a posição que permite que essa entrada funcione com sinal desse tipo, ou seja "line", porém o mais pratico é ligar diretamente nas entradas rca ou seja da 3 à 8 que já trabalham com esse tipo de sinal...

    LetoLA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Certo. Mas eu liguei na RCA e não virou nada, nem deu sinal no Nuendo, já quando eu liguei na XLR, deu som normal.

    PS: eu liguei atrás na saída Pre do cubo com um cabo P-10 e na placa eu liguei na XLR.

    Deu certo, mas o meu medo é de queimar a entrada da placa.

    Me ajuda aí, pq eu n sei nada sobre isso e por isso estou aqui, contando com a ajuda de vcs, q sao caras experientes no negocio.

    ed-Mix
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    LetoLA
    eu liguei atrás na saída Pre do cubo com um cabo P-10 e na placa eu liguei na XLR.

    Deu certo, mas o meu medo é de queimar a entrada da placa.


    Parceiro vc não vai queimar a entrada da sua placa, por que motivo afinal iria queimar se ela é feita unica e exclusivamente pra isso?receber sinais sonoros, pode ligar sem medo.
    Faça sua gravação tranquilo.Há sim, um detalhe, quanto menos caminhos o som passar melhor vai ficar a captação, nunca esqueça disso.

    LetoLA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Valeu pela dica, ed-Mix. Estarei atento a isso.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    LetoLA

    "Certo. Mas eu liguei na RCA e não virou nada, nem deu sinal no Nuendo, já quando eu liguei na XLR, deu som normal."

    Isso provavelmente porque voce não mudou o canal de entrada dentro do nuendo, por padrão vai para as primeiras entradas 1/2, voce tem que colocar na 3 ou outra qualquer que voce utilizar...

    Caso já tenha feito isso é estranho cara, o sinal que sai do cubo onde voce conectou o p10 é proprio para as entradas rca da placa, mas voce pode ligar normalmente nas xlr (desde que configure-as para sinal de linha, vide manual), ou talvez seu cubo tenha uma saida diferenciada não? Se for o caso, não tenho certeza (e acho dificil tbm por ser um padrão), mas talvez ela envie um sinal de nivel menor que o line por isso se encaixa melhor na xlr (se voce configurou as entradas pra sinal de microfone, vide manual da placa e do cubo tbm)...

    Boa sorte!

    LetoLA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    O cubo tem duas entradas, a Line Out e a Pre Out. É na Pre Out que não dá nenhum sinal. Na Line Out eu nao liguei ainda pra ver. talvez seja isso.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    LetoLA

    Ligue na line out, conecte na rca 3 e quando tiver no programa multipista seleciona o input 3 da placa, a saida PRE OUT voce tem que consultar seu manual do cubo, mas acredito que seja uma saida direta, provavelmente ela seja tirada mesmo antes do sinal ir para o preamplificador do cubo, seria o caso que comentei anteriormente, essa saida provavelmente envie um sinal ainda mais baixo que o sinal da line out, que voce deverá usar...

    LetoLA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Valeu, Nosferatu. Vou tentar fazer isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando os baixos