Tabela de Frequências

Autor Mensagem
EddieShawn
Veterano
# jan/08


Ola, bom minha dúvida é a seguinte. comprei de um vendedor no Mercado Livre um curso do Nuendo e com ele veio uma tabela de frências, pelo anúncio, esse era o diferencial.....masssssss

EU NÃO SEI AONDE DEVO USA-LA

Uma falando sobre essas frequências - Exemplo:
______________________________________________________________________ ______

8va | Hz | Região | Palavra-Chave | Excesso | Falta |
---------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------
1 | 20-40 | SubGraves | Fundação | Flácido | Raramente Percebido |

2 | 40-80 | Graves Profundos | Profundidade | Sobrando/Frouxo | Leve/Duro |
______________________________________________________________________ ______

E outras 3 falando sobre frequências de instrumentos - Exemplo:
______________________________________________________________________ ______

Instrumento | Frequência interessante e pontos de partida |
---------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------
Contrabaixo | Ataque e pegada aumentados entre 700 e 1 kHz, fundamentais entre 60 e 80Hz.
Bom para atenuar em 300Hz. Ganho de 2 a 5 kHz aumenta a definição.
Para eliminar ruídos de palheta e execução atenue entre 4 e 5 kHz |

Entre outros 26 intrumentos

Devo usa-las na hora da mixagem, da equalização...sei la, me ajudem por favor!!!!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


EddieShawn
na equalização. equalizar é acrescentar ou tirar determinadas faixas de frequencia.

mas essa tabela é meio subjetiva. por exemplo, o que é um som flacido? ou um som mais definido?
voce tem que ouvir pra saber o que é, e isso não se aprende lendo tabela, só ouvindo.

ela deve te ajudar a aprender como equalizar. por exemplo, voce tem um som de baixo, tenta mexer nas faixas de frequencia que ele te sugere, e ouça como fica.

Música de Preto
Veterano
# jan/08
· votar


De qualquer forma, vc não poderia divulgar isso não? Tá em meio digital? Qualquer coisa, me manda um e-mail. alantellespv@ig.com.br

EddieShawn
Veterano
# jan/08
· votar


Acho que entendi, tipo:

Usando o equalizador do Nuendo mesmo, o mais simples:

Abaixo da bolinha que clicamos para habilitar o equalizador tem um sintonizador maior correto? E abaixo dele tem uma area aonde podemos colocar a frequência desejada ( logo acima do Low S. ), é ali não é?

Ai vou mexendo nessa frequência procurando o ganho adequado para aquele determinado instrumento( no caso o Baixo)....estou certo?

EddieShawn
Veterano
# jan/08
· votar


Alguém entendeu o que eu coloquei logo acima? rsss

Espero que sim, ainda preciso da ajuda,não tenho certeza se é mesmo!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


EddieShawn
eu acho que ta certo, não sei. não sei usar esse nuendo.
eu conheço a equalização analogica, nos botoes mesmo.
mas todo software tem equalizadores. alguns simulam ate os knobs pra equalizar, além de equalizadores graficos, com linhas.

EddieShawn
Veterano
# jan/08
· votar


Kiki valeu...

Mais alguem aqui mexe com o Nuendo?

I.Nosferatu
Veterano
# jan/08 · Editado por: I.Nosferatu
· votar


EddieShawn

Isso cara, voce não necessariamente precisa usar o Eq do Nuendo, pode usar um real ou o de um plugin qualquer, essa tabela que voce comprou é como uma referencia, ela não é precisa como disseram acima é um tanto subjetiva, mas voce pode se basear nela pra tentar equalizar de uma forma mais simples, sem ficar batendo a cabeça pra saber onde vai precisar mexer quando tiver equalizando um baixo, guitarra ou outro instrumento popular, normalmente as frequencias que são referidas ali são as que mais modificam expressivamente o instrumento no geral, é uma boa referencia pra iniciar mas sempre lembre que não é uma regra e que nem sempre deverá proceder como descrito ali. Abraço!

has4
Veterano
# jan/08 · Editado por: has4
· votar


EddieShawn, olá!

Todos aí já disseram o que vale realmente, então, apenas condenso:

"Realmente tabela de freqüência não é regra nem exceção; pode dar noção, mas o que mandará definitivamente é o OUVIDÃO!"

(Até rimou rsrsrs)

O colega Música de Preto fez uma pergunta a vc que eu também a faço, então, heraclito4@hotmail.com
Se puder mandar algo pra gente. Agradecemos!

I.Nosferatu
Veterano
# jan/08
· votar


Aos interessados na tabela se procurarem no 4shared ou outro compartilhador de arquivos pelo livro do David Gibson - A arte da Mixagem, que está traduzido, porém uma péssima tradução devido à falta de revisão do amigo que tentou faze-lo, há uma parte nesse livro que além de ter uma tabela semelhante explica um pouco de como se obter certos resultados.

EddieShawn
Veterano
# jan/08
· votar


Cassiudis............como diria o falecido mussum!

Valeu galera agora me sinto mais confiando na equalização, entendo que a maior parte virá dos meus ouvidos mesmo, mas uma referência não faz mal a ninguém.

Rapazes existe um problema ai, a tabela vem em papel impresso, e são muitas folhas, explicando o instrumento e tudo mais.....um trampo!

Com esses graficos loucos....mais vou ver se o cara que me vendeu pode me mandar por email....qualquer coisa envio nos emails acima!


Valeu mesmo....

has4
Veterano
# jan/08
· votar


mas uma referência não faz mal a ninguém

Mas exatamente para isso que a tabela serve!

fernando tecladista
Veterano
# jan/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Contrabaixo | Ataque e pegada aumentados entre 700 e 1 kHz, fundamentais entre 60 e 80Hz.
Bom para atenuar em 300Hz. Ganho de 2 a 5 kHz aumenta a definição.
Para eliminar ruídos de palheta e execução atenue entre 4 e 5 kHz |


Devo usa-las na hora da mixagem, da equalização...sei la, me ajudem por favor!!!!

é uma tabela com dicas
nesse exemplo se na tua gravação você esta ouvindo muita som de palhetada já tem uma dica de onde começar a mexer

o primeiro exemplo também não deixa de ter dicas se você acha que o som esta "duro" ou "frouxo" e na região dos "graves profundos"

embora são termos subjetivos: duro, frouxo... vai se deparar sempre com cantores dizendo a voz tá estridente, depois de mexer um pouco na equalização dos agudos você ouve: agora ficou bom, só tá sobrando agudo
se esta tabela tem as areas em Hz separadas de estridente, rasgado, ardido... fica mais facil entender o termo subjetivo

ou pelo menos a tabela serve pra esfregar na cara do reclamante, a area do estridente eu já cortei tudo, olha aqui ó, se não tá bom é sua voz que não presta

nyurig3
Veterano
# jan/08
· votar


EddieShawn
me manda as frequencias de guitarra, baixo, batera e teclado?
estava procurando isso...

marcosnyuri@yahoo.com.br

Ed B
Veterano
# jan/08
· votar


Senhores, se me permitem, eu acho que caso o nosso amigo EddieShawn tenha a disponibilidade de compartilhar essas informações que me parecem ser tão preciosas (eu tbém quero!!!!), acho que o local mais indicado para fazê-lo seja o fórum, afinal de contas vai socializar muito mais a informação...

A propósito Eddie, será que não rola umas fotos das folhas?

Grato

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


Sinceramente eu acho perda de tempo, o cara mais fundamental é o ouvido!!! o negócio é pratica TODOS OS DIAS, o nosso ouvido tb é meio escroto, todo dia a gente escuta diferente!! um bom par de monitores tb é ideal!! mas se tu acha que uma tabela vai te ajudar, manda ver!! boa sorte! depois mostre pra gente como fica suas mixagens com a tabela!

EddieShawn
Veterano
# jan/08
· votar


Huahuhauahuh.....Jabijirous já chuta o balde...rsss

Foto??? Como assim foto???

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


EddieShawn


ehehehe chuto pq quando eu comecei a estudar eu pensei exatamente nisso!! e depois vi que era desnecessario!! mas é aquilo, se voce quer, vai fundo, quem sabe nao te ajuda!! escute bastante gravação para voce ter pelo menos uma referencia, depois voce faz o som com a tua cara!! :)

I.Nosferatu
Veterano
# jan/08
· votar


Poxa! Pra que fazer o cara scanear, tirar foto ou seja lá o que for do material dele? Como já foi dito isso é apenas uma referencia e pra dar uma ideia do que fazer, como disse antes no "A arte da mixagem" tem quase a mesma coisa, com alguns exemplos comentados que servem de referencia do mesmo jeito e se encontra em qualquer compartilhador e a informação é a mesma porque em se tratando desse assunto "nada se cria, tudo se copia" e todas as tabelas que vi até hoje são bastante semelhantes... portanto, na minha opinião qualquer uma vai dar a mesma ideia do assunto! Abraço!

EddieShawn
Veterano
# jan/08
· votar


Issa.....a galera detona!!

Mas endossando o que o Nosferatu disse, eu fui no 4shared e baixei o "A arte da Mixagem", tem tudo e mais um pouco, e melhor, em grafico....

E na boa, scanear não da não.....alias nem tenho!!!! Rss

Mas eu andei fuçando em uns fóruns por ai e achei milhares de coisas iguais...tipo isso aqui:

Voz masculina

LPF 80...100Hz cortar para + clareza (shelf)
-3dB / 200Hz clareza (Q=0,7 a 1)
200...250Hz tom anasalado
+2dB / 1,5...3k presença (Q=1)
-2dB / 2...4k amaciar
+2dB / 6k "luz" (Q=1)
-4dB / 6...8k reduz sibilâncias (Q=2.8)
+4dB / 10k brilho (Q=1)
12k...15k "ar" (Q=1 ou shelf)

Voz feminina

LPF 100...120Hz cortar para + clareza (shelf)
+3dB / 200Hz corpo (Q=0,7 a 1)
200...250Hz tom anasalado
+2dB / 2,5...4k presença (Q=1)
-2dB / 3...5k amaciar
+2dB / 7k "luz" (Q=1)
-4dB / 7...10k reduz sibilâncias (Q=2.8)
+4dB / 10k brilho (Q=1)
12k...15k "ar" (Q=1 ou shelf)

Bkg. Vocal

LPF 100....120Hz cortar para + clareza (shelf)
-4dB / 200Hz melhor definição (Q=0,7 a 1)
-6dB / 3...5k para separar voz lider dos backs (Q=1)

Tem de instrumentos tb...mas agora não me lembro só salvei o de voz!

MAS PESQUISEM QUE DA PRA ACHAR SIM...


Valeu pela ajuda

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


sente aí a parada q achei, pra mim tá sendo muito útil:

http://paginas.terra.com.br/arte/circusplace/lutheria/frequencias/faix a_frequencias.htm

Ed B
Veterano
# jan/08
· votar


Eu achei essa aqui pessoal:

http://www.independentrecording.net/irn/resources/freqchart/main_displ ay.htm

Passando o cursor sobre o instrumento aparecem as informações do mesmo ao lado... (fnotas fundamentais etc)

Eu tô usando aqui tbém....

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


Ótimo material.

Só uma coisa que acho importante.

Não se prendam as tabelas, usem apenas como instrumento de apoio. Antes de sair equalizando procurem ouvir o que precisa ser equalizado.

Ouça o som, perceba o problema e depois corrija. Arrumar um problema que você não sabe qual é só vai gerar outros.

has4
Veterano
# fev/08
· votar


shoyoninja
Ouça o som, perceba o problema e depois corrija. Arrumar um problema que você não sabe qual é só vai gerar outros.

SENSATAS palavras! É isso mesmo!

faiskaman
Veterano
# mar/09
· votar


Freqüências fundamentais
Galera boa noite to com um problema.
Sou novo aqui queria pegar algumas informações de vocês.
Não sei nada sobre freqüências ainda será que alguém aqui pode me ajudar?
To precisando de freqüências fundamentais de cada instrumento
Ex: bumbo qual a freqüência fundamental que ele trabalha:no low , low-mid , high-mid, high
E como usar o Q da freqüência de cada um? e assim por diante
Bumbo=
Caixa=
Caixa esteira=
Ton1 =
Ton. 2 =
Surdo
Over=
Baixo=
Guitarra=
Violão=
Voz=
Agradeço a todos

Felipe Caineli
Veterano
# mar/09
· votar


Vê se isso te ajuda.

http://www.songstuff.com/articles.php?selected=53

Abraço.

Ozielzinho
Veterano
# nov/09
· votar


Pra quem quiser baixar o livro, ta o link abaixo

http://rapidshare.com/files/306103015/A_Arte_da_Mixagem.rar

has4
Veterano
# nov/09
· votar


Ozielzinho
tks, man \º/

Mosrite_Yoseph
Veterano
# dez/09 · Editado por: Mosrite_Yoseph
· votar


Ozielzinho
Voltou pro forum heim cara?

vlw pelo livro


abraço
e feliz ano novo pra todos!!!

Roberto Felix
Veterano
# jun/11
· votar


Segue o endereço de uma Tabela de Frequencia bem legal e atual:

http://roberto-mixagem.blogspot.com/

http://roberto-mixagem.blogspot.com/2011/05/tabela-de-frequencias-sono ras_13.html

Espero ter ajudado
Roberto Felix

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tabela de Frequências