Qual é o programa mais fácil para se editar midis?

    Autor Mensagem
    Caledonian
    Veterano
    # jan/08


    Qual é o programa mais fácil para se editar músicas no formato midi?
    Não tenho conhecimento profundo em programas de edição de áudio, uso o Cakewalk Pro 9.0 para quebrar um galho, mas as vezes ele me dá um nó e certas coisas não consigo fazer, então gostaria de saber se existe algum programa mais simples para se editar midis já prontas e que seja bastante intuitivo e prático.
    Agradeço todas as respostas.

    Grimc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Caledonian
    Mas como assim editar midis? Compor músicas em Midi? Tocar com o controlador e ver a partitura? Ou colocar VST's para se obter timbres realísticos? Sabendo disso tentaremos responder qual o programa ideal para realizar tal produção.

    Caledonian
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Caledonian
    · votar


    A princípio não seria nem para compor nem para usar VSTis e sim somente para editar as características das midi que já estão prontas, como: deletar e inserir compassos, alterar a música, unir músicas midi com outras (montar pout-pourri), refazer trilhas, mudar instrumentos, tom, volume, velocidade e outras características da midi. Ou seja, para fazer processos simples, nada complexo.
    Não seria para o propósito de compor, mas somente de alterar as midis que já existem e melhorar suas características e corrigir erros ou partes que você acha mais adequado, mas tudo isso num programa simples, que seja de fácil operação.

    Grimc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Cara, todos os meus trabalhos de edição do midi eu faço no finale, mas daí é diferente, ou até mesmo no Cubase SX 3, mas especificamente para midi eu naum sei nao

    claudio_fagundes
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: claudio_fagundes
    · votar


    Você quer modificar uma midi que já existe, não é?

    Você pode usar o Finale ou o Encore para isso. As mudanças são na própria partitura.

    Mas esses outros negócios que vc fazer daí já é fudança de sequenciamento: Sonar!

    Caledonian
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Caledonian
    · votar


    Ok, obrigado pelas sugestões.
    E vocês acham o Finale e o Encore ou até mesmo o Cubase mais fáceis de se mexer que o Cakewalk?
    No Cakewalk, por exemplo, eu tenho uma grande dificuldade (ou melhor, até hoje ainda não consegui fazer isso) de remover compassos inteiros das midis que eu quero encurtar.

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu uso o Cakewalk 6 e as ferramentas de edição de midi são confusas e bem ruins, uso o Sibelius para a edição que tem uma interface mais intuitiva e faz tudo que eu quero.
    Existe um programa mais barato que o sibelius que tem um interface muito boa, principalmente para editar CCs, o Overture. Se você não edita usando partituras apenas piano roll e CCs o Reaper é uma ótima opção.
    Abraço,
    Alex

    Grimc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Caledonian
    O cubase naum é muito bom para isso, eu o uso mais para incluir vsts, edições, só em "caso de emergencia". O finale pega os arquivos midi e transforma em partitura, assim ele oferece ferramentas de edição de partitura, ou seja na própria compoção da musica.

    Música de Preto
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Grimc
    Cara, o Cubase é bem legal pra MIDI. Aliás, é bem mais fácil manipular os eventos no Cubase do que no Cakewalk.Muito embora existam uns recursos que o Cakewalk 9 tem que outros não tem, como o uso de programas CAL.

    Opinião minha: é bem mais fácil editar no piano roll que na partitura.

    Lucas Gatto
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    o guitar pro trabalha com midi, e exporta midi também, não da pra usar? (?)

    marcpires
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Use o Overture, eu uso aqui e o legal dele é que dá para modificar as informações como velocity, program change direto pela partitura. e o melhor ele carrega instrumento VST. MUITO BOM RECOMENDO

    Caledonian
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Caledonian
    · votar


    Quero agradecer muito as sugestões até aqui apresentadas pelos colegas e estou inclinado a instalar o Sibelius e gostaria da opinião entre qual das versões desse programa seria a melhor para editar midi, a 3.0; 4.0; 5.0 ou 5.1 ?

    Música de Preto
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Provavelmente a última.

    Caledonian
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Provavelmente a última.

    Sim, analisando em termos da mais atual também concordo, só que as vezes acontece das versões mais antigas serem mais simples de se mexer e possibilitar mais facilidade para a edição, mas isso por enquanto é só suposição... oops... até rimou... hehe... :-)

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O 5 é o único que aceita VST, isto sozinho já justifica o upgrade.
    Abraço,
    Alex

    has4
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Caledonian
    Acho que agora você encontrou o que queria, não é? Avise-nos sobre qual o melhor encontoru para a finalidade acima citada por você, assim, outros interessados também tomariam o conhecimento! Exponha também as suas experiências com o software usado, ok?

    Boa Sorte!

    Caledonian
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Sim Has, essa é a ideía, estou com o Sibelius 5.1 aqui, ainda não instalei, mas assim que o fizer e começar a usar o software volto aqui para falar pra galera qual foi a minha impressão sobre o programa.
    Mas ainda não posso dizer que encontrei o que eu queria porque não tenho certeza ainda se o programa vai me resolver, só depois de instalar e usar o programa que eu posso dizer se era ou não o que eu estava procurando.

    makumbator
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Caledonian

    Também estou com o Sibelius 5.1(com kontakt Gold e todos os extras). mas uso o programa desde a versão 2.0, então qualquer dúvida pergunte...

    musiker
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    No Cakewalk, por exemplo, eu tenho uma grande dificuldade (ou melhor, até hoje ainda não consegui fazer isso) de remover compassos inteiros das midis que eu quero encurtar.

    Arrume o CAKEWALK 3.0, de 1995. Ele tem os compassos separados em forma de pequenas bolinhas. É só clicar e deletar. Roda em qualquer máquina! zipado tem menos que 2 MB.

    mmarques079
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Bom dia Pessoal, sou batera e estou buscando aprender a usar as tecnologias para melhorar as apresentações da minha banda, vi uma banda tocando onde o batera soltava algumas bases já com todos os arranjos de teclado e sopro, descobrir que eles chamam de sequences, e vem com um canal de metronomo e outro com a base, como montar? onde consigo as músicas? agradeço o apoio, se já ouver algum tópico sobre isso, agradeço a orientação, abraços!

    makumbator
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    mmarques079
    onde consigo as músicas?

    Vc mesmo tem que montar as sequencias de acordo com a sua banda. Não tem dessa de material pronto e já formatado.

    Tem uns tópicos que falam sobre isso aqui no FCC, procure aqui mesmo no sub fórum de homestudio, mas também nos de guitarra e teclado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é o programa mais fácil para se editar midis?