Qual é o mais indicado: Mixar aúdio ou midis ?

    Autor Mensagem
    zélo cardoso
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: zélo cardoso


    Amigos, depois de "fuçar muito" e receber as dicas aqui do FCC e de outros, aprendi e continuo aprendendo muito, e tenho uma dúvida em relação a mixagem: o mais "correto" é mixar as trilhas midis nesse formato em que elas foram criadas, ou exportar como aúdio e importá-las para mixar como aúdio ?
    Qual é melhor maneira ? Existe diferença nos resultados? Todos VSTs de edição e mixagem fazem a mesma função e com a mesma resposta nos 02 formatos, ou não?
    Obrigado, Zélo Cardoso/Alegre/ES

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Não tem nada a ver, você só mixa áudio. O áudio depois de mixado não tem como ser separado, o midi pode ser separado mesmo combinando vários instrumentoes em uma mesma track midi, por isto não faz sentido usar a palavra mixar MIDI. Você pode mixar o som produzido pelo midi, mas não o código puro. Assim mixar midi é o mesmo que mixar áudio. Agora vamos supor que você está trabalhando com um instrumento bastante complexo com vários samples para velocidade e articulações, ao passar para áudio você perde a capacidade de usar samples diferentes para velocidades diferentes ou trocar de articulações, as suas possibilidades de alterar o som fica restrita aos processadores de áudio. Assim você deve pensar qual a melhor estratégia para obter o som que você deseja antes de iniciar o trabalho.
    Abraço,
    Alex

    zélo cardoso
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Falou, Mestre AlexB, eu usei as palavras "mixar midi" de forma indevida, eu sei que o que mixa é o aúdio, resultado sonoro de "códigos", e outras teorias não muiito aplicadas para leigos feito eu, mas de maneira prática, então depende do projeto e dos samples que estarei usando ?
    Por exemplo, se for um baixo, devido aos ataques, e dinâmicas, ect e tal, então é mais indicado mixar o aúdio (dentro da trilha midi), sem exporta-lo para algum formato aúdio ?
    É isso ? Obrigado, um abraço, Zélo Cardoso

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Vou te dar um exemplo prático. Supomos que eu criei uma linha de baixo. Na hora de executar eu não marquei bem os ataques de uma parte da música que eu quero uma sincopa bem evidente. Se eu alterar a velocity do midi, o sampler vai usar um sample diferente que vai ter todo o ruído e percusividade da nota tocada forte em um baixo real. Se a parte já estiver em áudio, eu posso usar um transient shaper para aumentar o ataque, mas só vai modificar o volume, o timbre da nota forte de um baixo real não vai estar presente. Portanto depende o que você pretende fazer com o projeto. Com o tempo você desenvolve uma sequência de trabalho que vai ser necessária para o resultado final.
    Se por outro lado a minha sequência de baixo está com uma dinãmica muito elevada, é melhor usar um compressor no áudio do que colocar todas as velocitys das notas em níveis mais próximos.
    Abraço,
    Alex

    Música de Preto
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu acho que é sempre melhor estar com a trilha MIDI, pois de qualquer forma, se vc quiser aplicar um efeito no áudio também será criada uma trilha pra isso.

    gwallner
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    zélo cardoso

    Li o que o pessoal postou aí e tá tudo tranquilo ao meu ver.
    Só gostaría de acrescentar algumas coisas.
    Eu gravo a maioria das minhas músicas em pistas MIDI. Tenho um controlador CME UF5 e utilizo dezenas de VSTi dentro de programas como Fruity Loops e Acid Pro. Estou começando a mexer com o Sonar, mas como me acostumei muito com o Acid por anos, não estou tendo muita paciência ehehe.

    Bom, eu mixo tudo mantendo minhas tracks MIDI mesmo. Não passo nada para wave antes.
    Como o AlexB disse, vc perde muito fazendo isso, alem do que vc também não poderá mais editar as notas que pode ter errado ou acrescentar notas e velocidades diferentes em alguns trechos. Poderá muito menos editar o VSTi utilizado na hora da gravação, pois ele não estará mais ali, pois estará somente o som criado por ele.
    O único problema de mixar mantendo as pistas em MIDI é o processamento que às vezes acaba sendo super carregado. Quando coloco 8 pistas em MIDI no Acid Pro por exemplo e utilizo programas pesados como Baterry, LPC Guitar (c/ Kontakt), Bandstand.... o audio começa a pipocar e o computador trava mesmo eu tendo um Dual Core 3.2Ghz com 2Gb de memória e uma interface Edirol externa.
    No Acid Pro tenho a opção de congelar cada pista MIDI liberabdo assim o processamento. Uma vez congelada ela "vira" wave NÃO EDITÁVEL por um tempo até eu descongelar. Mas só posso mudar efeitos nela quando eu a descongelar. Do mais só posso mexer em pan e volume.

    Os mesmos efeitos que vc colocaria numa pista em wave, vc pode colocar na pista em MIDI e muito mais tendo a vantagem de poder mexer no instrumento virtual utilizado na hora que bem entender.
    Mas lembre-se de que pistas em MIDI exigem mais do processador do seu PC do que pistas em wave.

    Abraços.

    zélo cardoso
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Valeu galera!!! Dicas muito importantes !!! Obrigado, Zélo Cardoso

    zélo cardoso
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Estou pensando em fazer alguns testes passando meus Midis para Wave, depois importá-los e mixar as trilhas em Wave, mas estou com um problema; quando exporto, as vezes um determinado instrumento entra, por exemplo no compasso 16, mas quando importo, não encontrei a opção de fazê-lo ir para o compasso que ele foi criado, ou seja, no 16 (do exemplo).
    Alguém poderia me ajudar como faço, detalhadamente?
    Obrigado, Zélo Cardoso

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/09
    · votar


    zélo cardoso

    O que vc deve fazer é deixar a barra no compasso ao qual vc quer inserir (importar) a trilha...no caso, o compasso 16!
    Ou então inserir em qualquer compasso e depois arrastar a trilha!

    Abraços!

    zélo cardoso
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Segue as dicas para quem usa o Cubase Sx3 e tinha esse mesmo problema na hora de importar os audios para os compassos certos:
    Do amigo AndrewMc Pherson

    vá no menu EXPORT (isso mesmo, export), depois em Audio MixDown, ponha o nome do arquivo e selecione o diretório onde vai salvar, em CODING ponha PCM/Uncompressed Waves, em CHANNELS ponha Mono ou Stereo (depende da pista, claro) e em OUTPUTS ponha o Driver ASIO, e o principal,nesta mesma janela para Exportar, vá em IMPORT TO selecione as duas opções [ ] Pool e [ ] AudioTrack, essa duas ultimas opções vão mandar a WAVE convertida para o projeto na mesma posição do MIDI.

    Valeu, Andrew, a galera agradece!!!
    Um abraço, Zélo Cardoso

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # set/09
    · votar


    hehehe, disponha amigo zélo cardoso

    ainda bem que a quantização com esse procedimento é menos trabalhosa hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é o mais indicado: Mixar aúdio ou midis ?