Sonar 7 x Kompakt 2 (Simphonic Orchestra - Gold)

    Autor Mensagem
    claudio_fagundes
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: claudio_fagundes


    Sou iniciante e estou com um problema que está me arrancando os cabelos.

    Numa música no Sonar 7 eu tenho na track 7 um solo em midi de trombone.

    Eu quero usar um timbre de trombone que está na Simphonic Orchestra - Gold, acessado via Kompakt.

    O que eu fiz foi criar a track 12 de audio e no FX eu escolhi o Kompakt.

    Dai fui no Out da track 7 (com o solo midi) e direcionei para o Kompakt).

    Em seguida eu dou um play e clico no FX da track 12 e abre a janela do Kompact. Coloco Mute em todas as faixas menos a 7 e a 12.

    Reparo que o teclado do Kompakt vai se mexendo como se estivesse tocando a midi. Mas não sai som algum.

    Mas se eu tocar no teclado da tela com o mouse, o som sai perfeito. E se eu colocar a track 12 do Sonar para gravar. Grava aquilo que eu toquei com o mouse.

    O que eu queria é que tocasse e gravasse em áudio o midi da track 7 e que faz mexer o teclado mas não faz som.

    O que eu tenho que fazer para que o Kompackt reproduza o som do midi da track 7?

    Penso que assim eu poderei gravar na track 12 o som com o timbre escolhido no Kompakt, certo?

    Em tempo: estou usando um Pentium Dual-Core, 3600 e tenho 8 gigas de RAM.

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Marque a trilha midi e a trilha de audio com o instrumento no fx. Faça um "bounce to track"para que o audio fique gravado na nova track.
    Abraço,
    Alexl

    claudio_fagundes
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Obrigado pela resposta. Estou tentando fazer, mas ainda não consegui.

    Eu tenho que colocar o instrumento na track midi também? Não consegui fazer isso.

    Também o "bounce to track" tem várias opções.

    Tentei várias delas, mas nenhuma tocou som algum na gravação.

    Eu estou aprendendo a usar o Sonar. É a minha primeira experiência com VST.

    claudio_fagundes
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Definitivamente, não estou conseguindo.

    Alguém pode me dar uma informação mais detalhada de como posso gravar uma trilha de midi passando pelo Kompakt em uma trilha com o timbre da library escolhida?

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O instrumento virtual (VSTi) é colocado na track de audio. O endereçamento da track midi deve ser para a track de audio com o instrumento. A track midi e o instrumento devem estar no mesmo canal midi. Na hora de fazer o bounce, todo o camimho do audio deve estar selecionado, incluindo todos os buss. Leia as opções do "bounce to track". para acertar como você quer que fique a trilha de audio.
    Abraço,
    Alex

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O instrumento virtual (VSTi) é colocado na track de audio. O endereçamento da track midi deve ser para a track de audio com o instrumento

    essa é uma forma, outra forma é abrir no synth rack! o q dá praticamente no mesmo!!

    lendo o q tu escreveu precebi algo de errado, o kompakt nao tem 12 canais, só tem 8!!

    se teu trombone esta no canal 7 do kompakt, voce vai no track midi coloca como output o kompakt, e canal midi 7! só isso!! AS VEZES o MOD trabalha como dinamica, pode até sair só, só que bem baixo, ai voce tem que utilizar o mod pra "aumentar" o volume! :P

    claudio_fagundes
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: claudio_fagundes
    · votar


    Eu consegui desta maneira:

    1. Abri uma track de áudio. Em FX - dessa track - eu incluí o EWQLSOGold ali na caixinha.

    2. Fui para a track midi (o solo de sax) direcionei o OUT para o EWQLSOGold.

    3. Importante também é que abaixo da janela FX (à esquerda) tem a determinação do MIDI-Chanel. Eu não estava percebendo isso

    4. Depois que fiz esse direcionamento fui na janela do Kompakt e coloquei um instrumento lá.

    5. Descobri que Orquestra Sinfônica não usa saxofone. Vocês sabiam? Porque não tem nesse EWQLSOGold não! Escolhi primeiro uma flauta, depois um trumpete, clarineta... O fato é que pude ouvir o midi tocando em cada um.

    6. Então usei a opção, não tão elegante como a proposta pelo Alex, mas uma de amador mesmo: gravei a pista de áudio com o mix da placa em "Tudo o que vc ouve". Tomei o cuidado de, antes de gravar desligar todos os sotfwares de barulho e colocar M em todas as trilhas que não a que interessava.

    7. Deu um resultado legal quando ouvi a faixa sem as demais. Depois ouvi junto com o solo em midi. Não percebi nenhum delay. Mas eu senti algo como se os sons estivesssem fora de sintonia. Não estavam propriamente fora de nota. Sei lá. Tinha algo estranho.

    8. Depois, coloquei M na trilha do solo mide e liberei as demais midis (Baixo, bateria, guitarra, piano). Eu achei que o solo ficou meio fora do contexto estranho. Sei lá, não sei definir: não gostei!

    9. Outra coisa: na hora de carregar o instrumento apareceu uma janela dizendo que a RAM estava escassa (será que é isso mesmo que eu li). Putz , eu tenho 8 gigas de RAM, não tinha mais nada rodando, que mais que este software quer? Mais um pente de 8 gigas?

    Enfim, talvez o timbre da Sinfônica não fique bem em jazz e/ou bossa, coisas que ando gravando agora.

    Que VSTi seria mais adequado?

    ------

    Agradeço muito ao Jabijirous e ao Alex pelas respostas e dicas. Um dia eu vou ser que nem vcs. hehehe... Abraços!

    claudio_fagundes
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: claudio_fagundes
    · votar


    Será que o Colossus - para começar - é uma boa para jazz?
    Tem tudo nele? Bateria, piano, baixo, guitarra. sax, etc?

    Em outra comunidade me indicaram o Garritan. Que acham dele?

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    claudio_fagundes

    Algumas orquestras sinfonicas utilizam o sax alto e o tenor! só lembrando que sax nao é metal é madeira!!!

    se voce quer algo pra jazz, o garritan jazz e big band é bom, vai no site do garritan que la tem umas demos!!

    claudio_fagundes
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu vou experimentar o Garritan.

    E o Colossus, para aplicações mais gerais, atende bem?

    claudio_fagundes
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu não sabia que o sax não é considerado metal. Eu pensei que fosse. Muito embora saiba que o sax é paleta como a clarineta.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    E o Colossus, para aplicações mais gerais, atende bem?

    dizem que sim, eu nunca usei!!

    o saxofone é feito de metal, é um instrumento de palheta simples. tanto a palheta quanto o sistema de chaves são características fundamentais das madeiras não dos metais.

    claudio_fagundes
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Obrigado pelas valiosas informações!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sonar 7 x Kompakt 2 (Simphonic Orchestra - Gold)