Qualidade da gravação

    Autor Mensagem
    geahn
    Veterano
    # dez/07


    Bom, uma vez fui a um studio gravar uma demonstração, mesmo sendo uma simples demo eu queria um pouco mais de qualidade, e foi o que não encontrei nesse studio. O som ficou horrível e os instrumentos mal equalizados, na primeira música a bateria saia, na segunda não, depois o violão sobrepunha, sabe, mas o grande problema que o audio não pareceu de qualidade, digamos que não tinha essa cristalização gostosa de ouvir.

    Pergunta: Que critérios preciso descobrir em um studio pra alcançar essa cristalização na gravação e equalização legal dos instrumentos?

    Sou meio leigo e não sei ainda esses cuidados que temos que ter ao escolher um studio, agradeço a ajuda que vier e conseguindo gravar num studio bom eu posto aqui pra avaliarem :)

    alexdiffer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    geahn
    Procure ouvir mixiagens feitas pelos profissionais responsaveis, leve cds como referencia doque voce espera como produto final.
    Tenha certeza de estar usando bons equipamentos, nao economize nessa hora, mais seja racional, pois oque é gravado é para sempre!

    geahn
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    alexdiffer
    Taí uma boa idéia. Mas você disse esse "economize" que me deixou com medo, é tanto assim? Você tem um exemplo de uma gravação legal de demo?

    alexdiffer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    geahn
    Ao vivo voce consegue entre 50.00 a 210.00

    Producoes mais elaboradas uns 500 ateh..........enfim

    E se voce tiver que contratar musicos sabe ki fica mais caro neh

    geahn
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    alexdiffer
    Felizmente não preciso chamar mais músicos, temos, guitarrista, baixista, baterista, tecladista e vocalista, acho que tá bom hehe. Mas esse "ao vivo" que você refere é gravar no estúdio todos os instrumentos juntos? Eu quero um som que seja de qualidade, sei que som perfeito é caríssimo, mas algo que você possa ouvir e não falar: cara, esse som ficou +/- ou ruim.

    alexdiffer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    geahn
    entao faz por canal..tipo um de cada vez com edicao

    geahn
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    alexdiffer
    Existe muita diferença audível considerável entre por canal e tudo-junto? Pena eu não ter como diferenciar um do outro por eu ser leigo. Desculpe se estou sendo chato demais / perguntando demais.

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    geahn
    vc gravando tudo separado...vc vai ter mais chance de corrigir erros..pensar no timbre..e fica "melhor!

    mas ja vi bandas da regiao aki..gravarem "ao vivo" e ficou perfeito..
    num sei como foi gravado,...mas ficou mais do q excelente!

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    geahn

    A diferença não será na "qualidade". Mas sim na cara da sua gravação.

    Se você fizer uma gravação "ao vivo" fatalmente os microfones do vocal e da bateria vão captar todos os outros instrumentos também, sua gravação vai ter a "cara" dos CDs comerciais de gravações ao vivo (lógico que com uma definição sonora muito maior pois foi feito em estúdio).

    Se você fizer uma gravação "separada" não haverá vazamento, os instrumentos ficaram muito mais separados uns dos outros e a sensação ficará bem próxima dos CDs comerciais normais.

    Existem também estúdios que fazem gravações com a banda inteira tocando ao mesmo tempo, só que, cada músico fica em uma salinha com um retorno em fone de ouvido. Assim você também isola todos instrumentos mas não perde a energia da banda tocando em conjunto. O foda é achar um estúdio com esse tipo de salas com um preço acessível.

    No final vai depender do seu gosto. Maneiras de gravar existem infinitas, você tem que achar uma que te agrade.

    geahn
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Juliano P
    Bom, acho que fica mais econômico gravar "ao vivo", podemos tentar gravar todo mundo e depois ouvir, sacar o que precisa ser melhorado (que instrumento abaixa e aumenta o som). Obrigado pela ajuda.

    shoyoninja
    Realmente, cada gravação tem a sua própria identidade auditiva. Eu estava pensando em gravar todo mundo junto menos a voz, também pelo fato de quem canta também toca, daí a concentração fica melhor, mas o mais interessante é que evita que o vazamento seja excedido não acha?

    Estou à pesquisa dos estúdios e vamos ver no que dá, próxima semana posto aqui uma música pra avaliarem a qualidade :), obrigado por tudo gente, ajudaram bastante. E desculpe se fui um pouco chato/leigo. Abração.

    Joseph Biesek
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    olha, dica de fora...

    se a banda estiver bem introzada(o que TENQUE estar, já que vai gravar e tals.) Vale muito a pena gravar ao vivo e gravar o vocal com um condenser separada.

    mas a qualidade dos equips tenque ser consideravel e a sala tenque estar com o minimo de tratamento acustico, uns tapetes.. algumas deformidades nas paredes para quebrar a onda de som...

    jaime willians
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: jaime willians
    · votar


    geahn
    se você quiser gravar ao vivo com até 32 canais,
    e uma super qualidade eu gravo sua banda,só
    marcar o show e entrar em contato comigo.
    Faça uma visita http://palcomp3.com/estudionexus

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qualidade da gravação