Autor |
Mensagem |
Lang Veterano |
# dez/07
E ai pessoal... sou novo com home studio, estou fazendo minhas primeiras gravações (voz e violão).
Não estou conseguindo resolver um problema que para a maioria dos usuarios de SONAR deve ser simples: quando gravo o violão com o microfone ele fica todo de um lado, mesmo o pan da pista estando no centro. Isso é comum? Como faço para colocar ele no D e E ao mesmo tempo? Consigo fazer colocando bastante reverb, mas gostaria de fazer sem esse efeito, com o som puro.
Lí em outros topicos que a gravação de microfone é sempre em MONO, isso é serio? Como faço para o violão ficar STEREO?
ABRAÇOS
|
AlexB Veterano |
# dez/07
· votar
Crie uma "stereo track", seu violão está em mono. Abraço, Alex
|
shoyoninja Veterano |
# dez/07
· votar
Lang E ai pessoal... sou novo com home studio, estou fazendo minhas primeiras gravações (voz e violão).
Não estou conseguindo resolver um problema que para a maioria dos usuarios de SONAR deve ser simples: quando gravo o violão com o microfone ele fica todo de um lado, mesmo o pan da pista estando no centro. Isso é comum? Como faço para colocar ele no D e E ao mesmo tempo? Consigo fazer colocando bastante reverb, mas gostaria de fazer sem esse efeito, com o som puro.
Lí em outros topicos que a gravação de microfone é sempre em MONO, isso é serio? Como faço para o violão ficar STEREO?
ABRAÇOS
Um microfone é sempre mono ( a não ser em casos específicos). Para gravar seu violão em stereo você precisará de 2 microfones.
Crie uma "stereo track", seu violão está em mono. Abraço, Alex
Acho que essa não é a solução, você deve ter feito exatamente isso. Criou o track em stereo e gravou com um canal só ( E ou D). Seu track tem que ser mono, aí ele ficará centralizado na mix ( o Sonar funciona assim). Se você já está usando um track mono, suas configurações do dispositivo de saída devem estar erradas.
Não é porque você microfonou seu violão com um canal só que sua mix final tem de ser mono, você pode usar o pan para colocá-lo no lugar que você quiser e também usar um reverb stereo para dar noção de ambiência.
Abraço
|
ed-Mix Veterano |
# dez/07
· votar
.Lang
Olha só amigo, vc concerteza cometeu o erro q a maioria dos iniciantes cometem no Sonar, esse lance de panoramização é um caso muito simple e ao mesmo tempo muito complexo, vc com certeza esta gravando seu violão em uma track sterio,depenpendendo de sua placa de som ela pode dixar ele o som centralizado ou jogado pra um dos lados, como eu não conheço sua placa, vc deve simplismente cria uma pista mono e gravar seu violão, pra colocar ele em sterio é só duplicar a pista joga uma pra cada canal e pronto, mais muito cuidado com o canselamento de fase, aprincipio faz oq eu te disse q vai da certo.
|
AlexB Veterano |
# dez/07
· votar
Acho que essa não é a solução, você deve ter feito exatamente isso. Criou o track em stereo e gravou com um canal só ( E ou D). Seu track tem que ser mono, aí ele ficará centralizado na mix ( o Sonar funciona assim). Se você já está usando um track mono, suas configurações do dispositivo de saída devem estar erradas.
O Sonar tem a opção de criar uma stereo track a partir de uma mono track. Simples fácil e rápido. Abraço, Alex
|
shoyoninja Veterano |
# dez/07 · Editado por: shoyoninja
· votar
AlexB Eu sei cara... Mas quero dizer que deve ser o inverso você não acha? Ele tem que trabalhar com um track mono e não um stereo.
O track mono vai pro centro da mix e ele faz o pan como ele quiser
Se for um track stereo, dependendo da placa a track vai ficar com um canal com o audio e o outro em branco.
Entendeu?
Abraço!
|
AlexB Veterano |
# dez/07 · Editado por: AlexB
· votar
Consigo fazer colocando bastante reverb, mas gostaria de fazer sem esse efeito, com o som puro. Se ele estivesse em uma track stereo em um único canal isto não tem como acontecer. Abraço, Alex
|