A medida que o estudio cresce quais equipamentos adquirir?

Autor Mensagem
    Ed_Compasso
    Veterano
    # nov/07

[b][/b]Olá, gostaria de saber e criar este tópico para trocarmos informações sobre os equipamentos com os quais devemos começar um Estudio ou Home Studio, e a medida que o estudio cresce, que equipamentos devemos adquirir, para melhores resultados, mas citem os equipamentos, como: mesas, amps, efeitos, mas dêem versatilidade, sem fixar por exemplo uma mesa beringer de 1000 e cassetada, apenas mesa, a qualidade e preço do equipamento fica a critério do comprador e de sua situação financeira...
    Valeu espero que tenhamos bons resultados!!!

shoyoninja
    Veterano
    # nov/07
    · votar

Cara... Fica complicado pensar nisso sem saber qual o objetivo.

Depende muito do que você está tentando conseguir... Por exemplo: Suponha que seu estúdio tem foco em aluguel de espaço para ensaios. Nesse caso acho que o primordial é a qualidade dos equipamentos que você disponibiliza aos músicos.

Uma bateria boa por exemplo faz a diferença. Desanima quando você entra na sala e dá de cara com uma bateria toda suja, com partes enferrujadas, peles meia-boca, caixa com esteira amassada e cheia de fita crepe para matar harmônicos ( existem soluções melhores e mais bonitas também). E boa não quer dizer marca boa, eu já fui com minha banda em estúdios onde o cara dizia ter uma Pearl, realmente, era uma Pearl, quando estava em bom estado deve ter sido uma ótima bateria...

PAs de qualidade também são importantes, muita gente foca em ampli de guitarra e baixo bons e deixa uns PAs meia boca para o vocal se matar de gritar ( e mesmo assim não se ouvir), não adianta por compressores, exciters equalizadores ou o que for, se as caixas ou o amplificador forem ruins. Quando você subir o volume a deficiência deles vai aparecer e sempre uma frequência vai sumir, outra vai sobrar ( médios geralmente).

Então em um estúdio para ensaios, no começo devemos procurar equilíbrio e qualidade sonora, talvez ao invés de gastar 10 mil reais naquele gallen de 500 watts para que o baixo tenha um som "maravilhoso" se você estiver disposto a gastar uma fração desse valor com projeto de acústica para sua sala o baixo vai ter um som lindo e você ainda vai poder investir mais recursos no resto de seus equipamentos. Acústica é o único investimento que afeta todos os instrumentos, e é também um dos que mais afetam.

Agora se estamos falando de estúdio para gravações a coisa fica bem diferente... Basicamente você vai ter que pensar o que está realmente faltando e o que está limitando o seu trabalho... Será que comprar outra interface de áudio vai realmente fazer uma diferença? Ou aquele mic animal da AKG de 5000 reais vai mudar tanto assim a captação dos vocais? Creio que nessa hora agente tem que pensar bem no que é preciso ou o que não é... Os microfones são importantíssimos sim, mas a partir de certo ponto o ganho de qualidade é mínimo, o mesmo vale para interfaces e pré-amplificadores e módulos como por exemplo compressores e delays...

No começo, tratamento acústico vai ser INDISPENSÁVEL. Uma boa acústica garante uma boa captação do som. O isolamento também tem que ser bom para garantir uma gravação livre de ruídos.

E equipamento tem de ser preferencialmente versátil. Por exemplo, ao invés de gastar "os olhos da cara" em um kit de mics para bateria, compre alguns microfones dinâmicos mais versáteis que terão qualidade infinitamente maior ( os kits de bateria geralmente são feitos com mics das séries mais "fuleras"). Tenha também um bom microfone condensador de cápsula grande e você está pronto para gravar de tudo.

Interfaces de áudio é um item complicado para aconselhar... As mais comuns são versões diferentes da mesma coisa (Mayas e Deltas) e todas tem uma qualidade muito boa. Se for possível investir um pouco mais, as opções de interfaces firewire são com certeza mais versáteis.

Mesas de som... Um estúdio de gravação não precisa de uma mesa Super Resistente que aguente chuva e sol ( uso "ao vivo"), mas sim uma que tenha bons pré-amplificadores em seus canais de entrada (que devem ser em número suficiente para condizer com sua interface). Os canais também tem que possuir pontos de insert ou direct out ( o último sendo mais recomendado) para que você possa direcionar o sinal para sua interface de áudio.

Monitores de áudio: Cuidado nessa parte... Eles são importantes sim, mas seja realista, existem monitores de diversos tipos, a maioria tem uma qualidade suficiente para realizar qualquer tipo de trabalho. Alguns são EXTREMAMENTE caros. Tem gente que acha ótimo, eu sou meio cético com esse tipo de coisa. No final das contas você sempre vai ter que ouvir sua mix em 5 tipos de aparelhos de reprodução e lugares diferentes para saber se está bom ou não.

Cabos: IMPORTANTÍSSIMO! Os cabos precisam ser de boa qualidade, simplesmente porque é um dos menores investimentos que você vai fazer e é também o que pode te dar mais dor de cabeça. Não precisa gastar fábulas em cabos famosíssimos que são capazes de transmitir até sinais de microondas sem perdas ou distorções, um bom cabo de fabricação nacional já é mais do que suficiente. O mesmo vale para conectores. Gastar 2000 reais para que todos os conectores sejam neutric vai adicionar em absolutamente 0 para o resultado do seu som. O melhor mesmo é aprender a construir os cabos você mesmo, comprar os conectores e o cabo em si e mãos a obra. Utilize conectores de melhor qualidade em locais onde existe maior stress físico(exemplo:medusa e cabo de microfone).

Creio que o que realmente faz diferença é o quanto você conhece dos equipamentos e muito mais importante, o quanto você conhece de música de dos instrumentos que você quer gravar. Não importa quão bons são seus equipamentos, o que vai caracterizar uma boa mixagem ou mesmo uma boa gravação é nossa percepção de como deve soar o instrumento e como o artista quer que ele soe.

Então, na minha opinião, o principal fator de nossos estúdios somos nós mesmos e para que ele cresça o investimento maior tem que ser em nossos conhecimentos técnicos e PRINCIPALMENTE formação musical. Leia livros, faça cursos e aprenda a tocar algum instrumento novo. Acredite, vale mais do que qualquer microfone ou pré-amp que você pode encontrar no mercado. E o engraçado é que tudo o que precisamos é dispender um pouco de nosso tempo estudando e um mínimo de dinheiro para comprar livros e pagar cursos.

tiagopadua
    Veterano
    # nov/07
    · votar

Pow,

vc me esclareceu várias dúvidas que eu nem sabia que tinha!

Também concordo (depois de muito quebrar a cabeça aprendendo a mexer em vários equipamentos/softwares) que investir em conhecimento é fundamental.

Valeu pelo post, ajudou bastante a ter uma visão melhor da coisa.

Thumbs up!

lula_molusco
    Veterano
    # nov/07
    · votar

shoyoninja
    show, mandou bem!

Ed_Compasso
    Veterano
    # nov/07
    · votar

shoyoninja

ok, muito obrigado, eu gostaria de saber tbm o seguinte(considerando um estudio pra gravação caseirae talz):

A primeira coisa que tenho que ter é: uma placa de som é claro, uma mesa de som( ou gravação em linha no pc presta?)tenho que ter tbm um amp, EQ, efeito, explique como se eu fosse realmente iniciante, para que eu possa saber bem as medidas que devo tomar tbm no futuro, qual a ordem de compra dos equipamentos?

shoyoninja
    Veterano
    # nov/07
    · votar

Bom Ed, em primeiro lugar você vai ter que arrumar um espaço para fazer as gravações e fazer um tratamento acústico mínimo para que não apareçam ruídos ou reverberações exagerados na sua gravação. Esse é o primeiro equipamento a se pensar...

Depois você vai optar pela interface de gravação. Aí terá de saber se você pretende gravar bateria acústica ou se usará VSTs ( instrumentos virtuais). Se você pretende microfonar a bateria acústica recomendo uma interface com no mínimo 4 canais ( 1 canal dedicado a caixa, outro ao bumbo e os outros dois com um mix da propria mesa de som com os overheads e as peças individuais), de preferência canais suficientes para microfonar as peças individuais da bateria, e aí vai depender de sua batera).

Se você pretende usar VSTs, fica bem mais simples, uma interface com 2 canais já deve ser suficiente.

A mesa de som NÃO é obrigatória. Novamente vai depender de como você vai trabalhar. Utilizando VSTs um preamp com 2 canais já é suficiente (algumas interfaces já tem o pré amp embutido). Já se você pretende gravar bateria acústica a mesa se torna mais econômica do que comprar 4 prés com 2 canais cada um. Escolha uma mesa simples com o número de canais suficiente para microfonar cada peça da bateria. Nesse caso não é viável uma mesa com 4 canais apenas, mesmo que a interface possua apenas 4 canais.

Não é necessário amplificador para fazer gravações, utilize um monitor de áudio ou um bom fone de ouvido. Existem modelos acessíveis que tem boa qualidade e são MUITO superiores a microsystems ou fones de ouvido vagabundos na hora de fazer uma mixagem.

Efeitos também são dispensáveis. A facilidade de utilizar um computador para gravação é justamente poder utilizar o próprio PC para fazer equalizações, compressores, reverbs, expander, e tudo mais que for disponibilizado como plugins do aplicativo com o qual você trabalha.

O aplicativo sim é necessário. Para alguém que está começando, sugiro as opções de software livre, alguém já sitou aqui no fórum, como o Audacity e o Kristal. Se você quer investir, as opções são muitas como o Protools, o Sonar, o Reson, Nuendo, Cubase, etc... Que fique claro, a não ser que você escolha um programa muito fulero ( nenhum dos citados é), a qualidade do som gravado INDEPENDE do programa escolhido para realizar a tarefa. Todos tem a mesma qualidade. O que vai diferenciar um do outro são os recursos para edição e mixagem do áudio.

E finalmente você preciará de mics... E essa parte é complicada... Novamente vamos voltar a bateria acústica ( é o caso mais difícil). Se você vai microfonar a bateria, tenha um microfone para cada peça, não porque seja o único modo de gravar (longe disso), mas porque cada cliente seu vai ter uma idéia diferente, e sempre vai aparecer um chato que quer saber mais do que você e vai querer gravar as peças separadas.

Esse é o pior cenário possível para o qual você vai ter que se preparar. Meu conselho é o seguinte: Não use kits de bateria como os da samson ou mesmo os da shure, os mics são bem inferiores em qualidade... Para o bumbo escolha um microfone dinâmico de capsula grande ex: série 52 da shure ( esse microfone será ótimo também para microfonar um baixo). Para os toms, o surdo e a caixa, microfones dinâmicos daqueles para microfonar intrumentos, com resposta até 15k geralmente ( série 57 da shure e clones) além de realizarem esse serviço, esses mics vão servir em cubos de guitarra e até para vocal ( resultado muito bom). Para os pratos, um par de microfones condensadores de cápsula pequena em abertura stereo, esses mics tmb vão servir para microfonar instrumentos de sopro e até instrumentos acústicos como violão, piano, etc...

Para um futuro "upgrade" na qualidade de gravação dos vocais, um microfone condensador de cápsula grande é simplesmente lindo.

Então a lista de equipamentos necessários para um iniciante é essa na minha opinião:

1 - acústica
    2 - interface
    3 - pré ou mesa de som
    4 - monitor de áudio ou fone de ouvido
    5 - programa de gravação
    6 - microfones

Todos esses são indispensáveis para que você possa fazer uma boa gravação.

Agora se você está ainda dando os primeiros passos no aprendizado, uma interface simples com 2 canais de entrada e pré amplificadores embutidos e um microfone como o próprio SM57 são ótimos. Use um programa desses livres que citei e comece gravando violão e voz de diversas formas. Depois tente utilizar um VST para adicionar bateria, baixo e etc. Uma sugestão é o Yellowtools que alguém citou aqui no fórum.

Abaixo disso, não compre nada, use a placa de som do seu próprio pc e um lesom sm58 sem o globo de proteção e vá descobrndo as possiblidades.

Um abraço, espero ter ajudado.

Ed_Compasso
    Veterano
    # nov/07
    · votar

Ok, na vedade verdadeira,não tô exatamente começand tenho uma sound blaster 7.1, tenho o sonar 6, o cool edit, sond forge 7.0 e o 8.0, ainda não tenho batera, então esses tais mic no momento são dspensaveis, mas ainda sim gostaria de saber uma coisa, esses VST's eu uso como aruivos de audio e vou montando as notas ou uso como plugins, se não for um dos dois como é?
    onde acho uma interface de 2 canais(Mesinha?)?Um amigo meu tem o sonar com um monte de batera montada, ele muda o tempo e a qualidade fica a mesma(sem parecer que foi acelerada), o mesmo para guitarra, etc... quanto ao meu estúdio, preciso só de acustica agora, mas por favor se puder continuar me ajudando eu agradeço, meu msn: neimeg_marques@hotmail.com

shoyoninja
    Veterano
    # nov/07
    · votar

Ed, os VSTs são Instrumentos Virtuais. Tem um tópico já feito sobre eles que é bem completo e o cara manja demais.

Basicamente é o seguinte, você trabalha com linhas MIDI ao invés de áudio.

Um arquivo MIDI quando é executado não tem informação de áudio, apenas tempo, duração e outras proprieadades de NOTAS musicais gravadas. Um MIDI é como uma partitura que um SINTETIZADOR é capaz de ler.

O sintetizador é capaz de ler as informações de um arquivo MIDI e transformál-las em som, assim o sintetizador que é o responsável pelo timbre do instrumento que você está gravando.

Algumas interfaces já vem com um sintetizador, outras não. Mesmo as que vem com algum sintetizador geralmente tem uma qualidade insuficiente, com sons muito mecânicos e distantes do som real do instrumento. Uma opção é comprar um bom sintetizador da Roland o similar, coisa que não é barata.

E a outra opção são os VSTs, que são Sintetizadores Virtuais, assim o seu PC vai ler os arquivos MIDI e transformá-los em som. Geralmente os VSTs possuem uma biblioteca bem vasta de timbres que pode ser inclusive editada ou alterada. O único incoveniente é que, como qualquer outro programa, ele requer tempo de processamento ou memória.

Alguns VSTs vem inclusive com interfaces que auxiliam na criação de músicas, muitos dedicados a bateria são capazes de criar a linha inteira para você precisando apenas de algumas informações sobre a música que você está compondo.

Assim ao invés de microfonar a bateria acústica, você cria um arquivo MIDI e usa um VST para que o som fique bem próximo da realidade, e faz a mesma coisa com quaisquer outros instrumentos que você queira adicionar, baixo, sax, violão, guitarra. Depois, basta gravar as linhas de áudio e finalizar sua mixagem.

A interface... Recomendo uma com 2 canais mesmo, já com os pré-processadores e que seja externa... da uma olhada na Solo da M-Audio, acho que tem tudo que você precisa. Ela é firewire, então antes de comprar veja se seu PC tem porta firewire. Existem opções de placas PCI, as Mayas44 por exemplo. Eu mesmo tenho uma, mas recomendo partir para uma opção de box externo se você puder, é bem melhor de trabalhar e é portátil.

Em todo caso, estou vendendo minha Maya44. A Solo você encontra aqui: www.joaberosa.com.br

has4
    Veterano
    # nov/07
    · votar

Monitores de áudio:
    No final das contas você sempre vai ter que ouvir sua mix em 5 tipos de aparelhos de reprodução e lugares diferentes para saber se está bom ou não.
    shoyoninja

Cabos
    Gastar 2000 reais para que todos os conectores sejam neutric vai adicionar em absolutamente 0
    shoyoninja

o principal fator de nossos estúdios somos nós mesmos
    shoyoninja

Tanto tempo eu querendo ouvir (ler) algo assim por aqui! Parabéns, man! Lembrei do cara que disse algo tipo: "se vc pensa que vai ter o timbre de guita dos caras lá, com uns pouquinhos trocadinhos. desista!", tipo, não é apenas isso! O que é uma tremenda verdade.

I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/07
    · votar

shoyoninja

Realmente mandou muito bem, espero que seja esclarecedor para o pessoal que pensa que é só comprar uma audiophile 2496, um b2 ou sn57 e uma mesinha behringer que já vai ter "boa qualidade" e não sabe nem os fundamentos de onde está pisando...

Além das outras dicas, importantíssimas...

"Creio que o que realmente faz diferença é o quanto você conhece dos equipamentos e muito mais importante, o quanto você conhece de música de dos instrumentos que você quer gravar. Não importa quão bons são seus equipamentos, o que vai caracterizar uma boa mixagem ou mesmo uma boa gravação é nossa percepção de como deve soar o instrumento e como o artista quer que ele soe."

"Leia livros, faça cursos e aprenda a tocar algum instrumento novo. Acredite, vale mais do que qualquer microfone ou pré-amp que você pode encontrar no mercado. E o engraçado é que tudo o que precisamos é dispender um pouco de nosso tempo estudando e um mínimo de dinheiro para comprar livros e pagar cursos."

Falou tudo! Parabéns voce se expressa muito bem rapaz...

Ed_Compasso
    Veterano
    # nov/07
    · votar

[b][/b]Pessoal

legal, mas eu não tenho dinheiro para conseguir os tais VST's, alguém de vcs de bom coração pode me ajudar, tipo assim, os VST's não são pluguins!?!, se puderem me ceder um vst, mesmo que seja uma coisa mais soft, uma coisa mais barata, só pra dar um apoio, porque já estive varias vezes a ponto de jogar tudo pro alto, e trabalhar só com informática, esse negócio de musica me traz muita dor de cabeça, principalmente pra quem não tem dinheiro, e adivinha: eu não tenho, he he he, mas sem musica eu não vivo, então...

shoyoninja
    Veterano
    # nov/07
    · votar

Ed, o Yellow tools tem uma versão free que é muito boa. Tem um post somente sobre ele no forum, procura lá e baixa.

has4
    Veterano
    # nov/07
    · votar

has4
    shoyoninja

Estou intrigado, shoyoninja, sou daqueles que nunca está satisfeito com as gravações, e isto se deve mesmo a falta de conhecimento técnicos, falta de conhecimento com plug ins, etc, etc... mas, conte-nos, por favor:

Monitores de áudio:
    No final das contas você sempre vai ter que ouvir sua mix em 5 tipos de aparelhos de reprodução e lugares diferentes para saber se está bom ou não.
    shoyoninja

Quais os tipos de equipamentos que vc usa para monitorar, e, em quais usa para finalmente concluir o processo de mixagem, ou seja, onde os ouve depois do monitor principal? Se pudesse informar os equipamentos, seria interessante.

Obrigado.

Ahhhh... estamos aí, heraclito4@hotmail.com

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a A medida que o estudio cresce quais equipamentos adquirir?