Gerenciamento de timbres MIDI ao vivo

    Autor Mensagem
    jazz_adaggio
    Veterano
    # nov/07


    Olá!

    Tenho um teclado com MIDI OUT e gostaria de editar os timbres do mesmo.

    Na verdade, a minha idéia seria plugá-lo via Cabo MIDI no meu pc, alterar os sons e mandar o som já alterado para a mesa de som do lugar onde eu estiver tocando.

    Meu intuito, neste tópico, não é gravação em sons MIDI, mas somente execução.

    Gostaria de saber se há algum programa, ou forma de gerenciar os timbres MIDI, para eu tocar (e alterar) os sons em cima do palco, com um leptop, por exemplo.

    Gostaria também de saber sobre os timbres propriamente ditos. Tenho ouvido falar que há timbres em MIDI de excelente qualidade e bastante fiéis à timbres reais, mas ainda não vi nenhum destes, pessoalmente.

    Então, em resumo, eu preciso de:
    - Timbres MIDI de boa qualidade;
    - Um software para gerenciamento (trocas, e ajustes) de timbres MIDI em tempo real;
    - Informações sobre compatibilidade, cabos, interfaces MIDI, etc..

    Agradeço desde já....

    Abraços fraternos!

    Leandro Santana

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    jazz_adaggio

    Não é o arquivo midi que garante a qualidade sonora, e sim o equipamento(hardware e/ou software) que irá tocá-lo. Portanto não existe midi com qualidade sonora maior ou menor(pois arquivo midi não possui som nenhum, são meras instruções para um aparelho produzir um som). mas é claro que o arquivo em si tem que estar correto(notas, tempos, velocities, etc...).
    Portanto, vc tem que se preocupar em qual será o equipamento para executar os midis. Se quiser qualidade máxima, próxima do real, o melhor seriam VSTi acionados via arquivo midi, ou tocados via midi em tempo real. Mas para isso é necessária bastante memória(principalmente ao vivo, onde a lei de Murphy pode fazê-lo travar facilmente...)

    jazz_adaggio
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    certo... é que sempre tive contatos com sons em midi que mais parecem música de video-game. aquele lance sem dinâmica e com timbres horríveis.

    o que eu queria saber é se há (como certa vez me disseram) sons que se assemelham de verdade a sons acústicos em MIDI.

    gostaria de um piano que fosse próximo do som de um acústico, e não esse sonzinho que os MIDIS tradicionais têem.

    Me falaram de um programa chamado Reason, que, ao que parece, atribui sons mais realísticos aos comandos MIDI.

    procuro por estes sons e por um software em q eu possa gerenciá-los para usá-los ao vivo.

    abração!!

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    jazz_adaggio

    o som de videogame é por causa do equipamento que toca o arquivo, e não do arquivo em si(ele não tem som por si só).
    Reason é ótimo, não uso(conheço quem usa), sei que a versão atual teve diversas melhorias.
    Mas o que fica próximo do real mesmo é VSTi, controlado via midi. É assim: vc carrega o VSTi e depois coloca o arquivo midi para tocar(ou toca em teclado midi, tanto faz) e ele "substitui" as notas midi pelas respectivas notas que foram sampleadas de um instrumento real(gravadas nota a nota, em várias dinâmicas, com diferentes técnicas do instrumento em si, etc...)

    jazz_adaggio
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    aaaah não sabia disso....

    valeu demais pelas informações!!

    agora, peço informações sobre uma configuração legal para a máquina rodar sem travar....

    abração, meu caro!!

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    jazz_adaggio

    peço informações sobre uma configuração legal para a máquina rodar sem travar

    Isso é meio variável, mas tenha o máximo de RAM que puder(1Gb é aceitável, para ao vivo 2 pelo menos, ou 4Gb), e também pentes de boa qualidade(muita memória com pentes ruins e de baixo desempenho prejudica). Processador de núcleo múltiplo também é bom(mas não é obrigatório), pode ser um Pentium D, Duo Core, etc...O tamanho da memória de Cache também é importante, quanto mais melhor.
    Boa placa de som, e se puder tudo offboard(pois econimoza memória), ou seja, placa de som, vídeo, fax-modem...
    Bom cooler para evitar sobreaquecimento, que pode travar e danificar o computador.

    Tem muito mais coisa, mas o básico é isso!

    ALE ZAMORA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Amigos estou escrevendo pela primeira vez em um forum e me perdoen os errores ortograficos ja que sou espanhol em fase de aprendizado da lingua.
    Bom Eu nao tenho nada que agregar no tema do tocar ao vivo com vsts, a materia esta muito bem explicada por o amigo jazz.
    Eu queria fazer uma perguntinha curta pero acho que a resposta nao vai ser facil!!
    Como fazo marcas de frase nos midis?

    As marcas de frases (nao confundir com as marcas de region ou block) permeten pular de musica em musica com el comando avanzar (no teclado Yamaha prs-s700)
    Assim voce pode carregar um midi com 20 musicas coladas e viajar por ele com o butao avanzar, sem parar o acompanahamento?
    Brasil e uma terra maravillosa e tem a costume de colar as musicas pra nao parar de dançar (eu gosto desse jeito de matar o musico)
    Voces ja tocaram cuatro horas no mesmo bit? isso e coisa de malucos mais aqui na bahia rola!!
    Bom espero sua ajuda.
    Um abraço ALE

    ALE ZAMORA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Amigos estou escrevendo pela primeira vez em um forum e me perdoen os errores ortograficos ja que sou espanhol em fase de aprendizado da lingua.
    Bom Eu nao tenho nada que agregar no tema do tocar ao vivo com vsts, a materia esta muito bem explicada por o amigo jazz.
    Eu queria fazer uma perguntinha curta pero acho que a resposta nao vai ser facil!!
    Como fazo marcas de frase nos midis?

    As marcas de frases (nao confundir com as marcas de region ou block) permeten pular de musica em musica com el comando avanzar (no teclado Yamaha prs-s700)
    Assim voce pode carregar um midi com 20 musicas coladas e viajar por ele com o butao avanzar, sem parar o acompanahamento?
    Brasil e uma terra maravillosa e tem a costume de colar as musicas pra nao parar de dançar (eu gosto desse jeito de matar o musico)
    Voces ja tocaram cuatro horas no mesmo bit? isso e coisa de malucos mais aqui na bahia rola!!
    Bom espero sua ajuda.
    Um abraço ALE

    makumbator
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    ALE ZAMORA

    Tudo bem amigo?

    Acho que você devia criar um tópico no fórum de teclado com sua pergunta, pois acho que lá te responderão melhor e mais rápido para sua dúvida. Infelizmente não entendo de teclado para te responder.

    ALE ZAMORA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Amigo obrigado pela dica, eu vou fazer assim.
    Abraço...Ale

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gerenciamento de timbres MIDI ao vivo