Usando Timbres do Teclado Por Cima de MIDI

    Autor Mensagem
    Bodomizer
    Veterano
    # jun/12


    Olá pessoal, tudo bem?

    Bom, eu possuo um sintetizador Roland Juno Di e estou com uma dúvida.

    Antes de possuí-lo, eu desenvolvia arquivos MIDI no computador, colocava no Fruity Loops e jogava um VSTi por cima. Com isso, minhas composições eram 'automatizadas', ou seja, eu não tocava elas, pois era uma simples sobreposição VSTI -> Midi.

    Agora que eu possuo o Juno Di, estou preferindo os timbres dele aos VSTi. Ou seja, quero continuar compondo minhas MIDIS e colocando o VSTi por cima, só que agora quero que o som seja proveniente dos timbres do teclado.

    Eu sou muito ruim mexendo com Audio Tracks, sempre gravo tudo fora do tempo e sempre erro uma nota ou outra. Por isso quero gravar o timbre do teclado por cima de uma MIDI, pois por ser um arquivo desenvolvido no computador, ele terá 100% de precisão. E assim eu não vou gastar um tempão gravando mil vezes cada seção da música porque ficou com algum erro.

    Obrigado desde já!

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem você pode fazer de diversas formas.

    01- pode abrir um arquivo midi numa DAW , e direcionar os canais de saída para o teclado Juno DI conectado no computador, e assim usar o teclado como uma espécie de módulo;
    para fazer isto você tem que observar as configurações da DAW, e para cada trilha (track) indicar o teclado como saída (output), que deverá estar conectado no computador via cabo midi ou cabo usb.
    mas para o som sair natural tem que humanizar os arquivos midi.
    a maioria dos aquivos midi que baixamos na internet não são bons, pecam pela falta de humanização (diferentes velocidades das notas, sustein, efeitos etc..

    02 - você pode também tocar no teclado e gravar os arquivos midi.
    mesmo ocorrendo erros de perfomance, você pode depois editar dentro da DAW, e corrigir os eventuais erros pelo mouse mesmo.
    o resultado final soa melhor, pois nada substitui o músico.
    Se uma linha melodica ou harmonica fica boa na questão de velocidade das notas, você pode aproveitar esta execução mais natural e passar isto para os arquivos midi.
    Não importa que erre, depois você pode editar, mas a prática constante leva ao aperfeiçoamento.
    Outra forma de evitar erros é quando da execução baixar o tempo da música, assim tocar mais devagar. (por exemplo o tempo da música é de 120 bpm, mas você pode tocar a 60 bpm, bem mais devagar mas também com menos erros de execução, e depois de gravado altera o tempo para 120 bpm, e fica normal).
    Depois na hora de exportar ou importar o arquivo midi, muda-se a velocidade para o tempo normal, e fica bom. (alterando tanto na DAW como no teclado)
    Evite também usar a quantização para os solos.
    Quantizar somente para trechos com muitos erros, mas depois é necessário fazer alterações para humanizar. (colocar pequenos atrasos etc.)
    100 % de precisão não é bom para a música, soa robotizado.

    03- você pôde também gravar os sons do próprio teclado na DAW , tendo como resultado arquivos Wav, que depois podem ser colocados como parte do audio no projeto. (só que os arquivos wav gerados não podem ser corrigidos no que concerne a perfomance)
    pode-se usar este recurso para pequenas partes.

    Midi não tem som, midi são somente um conjunto de instruções.

    Eu uso o mixcraft e consigo facilmente conectar tudo, e é bem fácil de editar.

    Bodomizer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    O que eu preciso fazer é o item (1) porem não consigo fazer no fruity loops. O teclado está conectado via MIDI e via Audio no PC, quando eu toco o teclado o som sai no PC e no Fruity Loops porém não consegui gravar a midi como audio track com o timbre que escolhi no teclado. Em um fórum gringo achei isso, mas não estou conseguindo fazer:

    If you want the sounds of your keyboard... After you record your track in MIDI and do any edits/tweaking/fixing to the MIDI data (which is why one of the reasons to record in MIDI) you should bounce your MIDI tracks to Audio tracks, again with your keyboard turned on so the track can be recorded.

    Bodomizer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ninguém?

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem.
    Na verdade seria o item 2.
    Além de que também existem outras formas que não foram detalhadas, as três separações que fiz não esgotam o tema.

    Não uso o Fruyty Loops, mas nas suas configurações midi, tem que aparecer o teclado juno gi como uma opção de input. (para gravar somente midi no Fruyty)
    Quando voce toca no teclado o Fruity grava uma trilha midi.
    E depois você reproduz no instrumento que quiser, tanto VST como o som do próprio Teclado. (dependendo da configuração da trilha como output).

    O item 1(um) na verdade só usa o teclado como uma espécie de módulo,
    E o teclado pode ter opções de gravar o midi, e depois reproduzir e gravar o Wav.
    Para gravar a track de áudio com os timbres do teclado usando midi, você tem que:
    - primeiro gravar a trilha midi na DAW;
    - segundo exportar o midi e abrir no teclado;
    - reproduzir a midi no teclado, e gravar no próprio teclado ou direcionar a saída para gravação no pc (de volta para a DAW ou outro editor de áudio, e aqui que vai acontecer a gravaçao em Wav).

    Bodomizer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    A solução parece muito boa porém meu teclado não reproduz nem grava midi... como eu poderia fazer?

    Eu sei que tem como pois possuo um programa chamado synthesia (Tipo um 'guitar hero' com MIDIS) e quando eu reproduzo uma midi no programa, ela é tocada com o timbre do teclado.

    Bodomizer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Consegui fazer no mixcraft! Muito mais fácil e prático! Pode trancar o tópico, obrigado.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Que bom que funcionou.
    Mas se você usar os mesmos princípios também tem que funcionar no Fruity loops.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usando Timbres do Teclado Por Cima de MIDI