Pirataria! Será? Dê sua opnião

    Autor Mensagem
    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/07


    E aí pessoal...

    Eu tava pensando esses dias, até criei um tópico no orkut sobre isso. Será que baixar VST's da net pode ser considerado crime mesmo?

    Eu estou quase entrando no mundo de controladores, notebooks e VST's (tocando sem fins lucrativos) e fiquei filosofando dobre essa questão da pirataria.

    Já fiquei sabendo que grandes empresas disponibilizam seus programas para seresm crackeados só pra divulgação. E se pensar mos bem, é assim mesmo, afinal, o que seria do Sonar e do Reason se não fôssem os "usuários paralelos" né?

    E o que falar de empresas que criam sites de compartilhamento de arquivos como o Rapidshare, ou programas como o Emule, Limiwire, Kazaa etc... Essas empresas sabem que os programas serão usados pra troca de músicas, vídeos, software, tudo sem pagar 1 centavo ao dono original do arquivo (uma música por ex). Pq a polícia federal não acaba com isso?

    Será mesmo que se eu baixar VST's da net pra usar sem fins lucrativos e sem tirar 1 centavo do bolso, isso é considerado crime?

    Opinem aí...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Obs: Aos que forem me apedrejar, me aculsando de ser um "pirata" da net:

    Alguém aqui está postando através do Windows original?

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Scoth_Pr

    Claro que é crime. mesmo que não se concorde com esse aspecto da lei, não há como negar que é um crime sim.
    O problema desses programas de troca de arquivos, é que eles não são feitos apenas para uso ilegal, então não se pode barrar seu uso correto(calro que muitas vezes isso é apenas uma desculpa).
    A polícia federal não pode fazer muita coisa, é algo muito maior, de âmbito transnacional. O Pirate Bay(Suécia) formou um partido polítio para alterar essas leis(e inclusive queriam comprar uma plataforma petrolífera desativada em águas internacionais e fundar um país no local...). eles pleiteiam que o direito econômico sobre as obras caia após 5 anos(entraria em domínio público), que fosse diferenciado o uso particular daquele que visa lucro, entre outros.
    Devemos lembrar que no Brasil a obra só vai para domínio público após 70 anos da morte do autor(mas nem sempre foi tanto tempo assim), ou seja, na verdade tudo isso são convenções construídas, e não verdades absolutas.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Bom, eu acredito que seja um crime sim, afinal se voce tivesse seu trabalho (propriedade intelectual ou não) copiado e massificado por ai e não tivesse um centavo no bolso por isso voce provavelmente sairia dizendo aos quatro ventos: Diga não a pirataria, só use original!

    Quando dizemos que não, estamos pensando como usuarios comuns, que não utiliza de forma lucrativa esses programas baixados aqui e acolá para fazer uma coisa ou outra, mais se voce levar em consideração a demanda de vendedores de softwares e produtos pirateados e das empresas pequenas e medias que tiram proveito disso ai vemos que o problema não é tão simples, acho até que o cracker e o usuario que tira proveito de forma mais intelectual desse submundo não é o grande problema ai na minha opinião...

    Um outro problema é que se cria uma cultura de recorrer sempre a isso, por exemplo, mal haviam lançado o sonar 7 e já tinha neguinho perguntando num topico por aqui mesmo: "Onde é que eu baixo?" Po, já ta usando tudo de gratis e ainda quer ter tudo atual... hehehehehe.

    Resumindo sou a favor do "Try before buy" até porque às vezes compramos produtos casados que não servem de nada, mais também sou a favor de que se puna o individuo que tira lucro deste sistema, até acho por exemplo, que ninguém deveria ir comprar um cd, dvd, programa num camelo, até porque na internet voce encontra tudo que eles estão vendendo e não paga nada por isso, conhece o produto e se gostar ou for utilizar comercialmente vai lá e compra o verdadeiro...

    E outra hoje em dia usar software pirata não é tanto uma necessidade tremenda, afinal temos o linux ai que é gratuito (e até alguns programas deste rodam no windows) e faz tudo ou quase tudo que um Ruindows (buguento) da vida faz... principalmente em se tratando de internet e escritorio, em se tratando de homestudio a criança ta se desenvolvendo também, basta checar esse topico por aqui mesmo pra ver que já tem bastante coisa disponivel...

    fã de mp3
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Sim, é crime.












    E sou um criminoso, pois meu Windows não é original.


    Mas há alternativas legais pra tudo isso: por exemplo, no caso dos VSTi, há o YellowTools (aqui o tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/171583/).


    E (aviso aos navegantes) não precisam recorrer ao Emule, suas mulas.
    :-D

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    fã de mp3

    Sim, é crime


    cadeia nele já!!!!! hahahaha

    fã de mp3
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    makumbator
    Tomar cuidado. Se eu vir uma Veraneio preta aqui à porta de casa, irei correr muito.

    Bog
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Bog
    · votar


    Scoth_Pr

    Cara, essa questão da pirataria é bem extensa, e acho que não tenho tempo para colocar toda a minha argumentação aqui.

    Mas de forma resumida, eu discordo bastante das atuais leis de proteção à propriedade intelectual. E faço isso como alguém da área de informática. O problema é que as leis não funcionam tanto para proteger o autor, e sim para proteger empresas.

    Eu particularmente acho que o maior problema surge quando as pessoas LUCRAM em cima do trabalho alheio. Especialmente se isso envolver máfias, corrupção e coisas afins. Por essas e outras é que eu ***nunca*** compro DVDs ou CDs piratas. Mas por exeplo, nem todos os programas que eu uso aqui são "originais". O ponto é que se eu não tivesse acesso livre a esses programas, eu também não compraria. A empresa não está perdendo dinheiro com a minha cópia pirata, simplesmente porque eu não iria pagar de qualquer jeito. E também sou a favor do "try before you buy". Tem muitos programas que eu baixei, testei, e apaguei por não ter gostado.

    Acho que existe uma certa diferença entre o cara que baixa um EZDrummer da vida para fazer as musiquinhas da sua banda só por diversão e um estúdio que usa programas piratas. Mas do ponto de vista da lei, ambos são igualmente criminosos.

    Alguém aqui está postando através do Windows original?

    Eu estou. E estou em casa, usando o meu computador.

    makumbator
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    Bog

    Concordo com tudo que escreveu. Principalmente na parte do lucro com a pirataria( e como vc, não compro pirata de jeito nenhum, eu mesmo baixo para meu próprio uso).

    Mas a defesa das empresas é a seguinte:

    Se ninguém copiasse, venderíamos mais, e assim, com uma base maior, o preço unitário seria menor, possibilitando que mais pessoas comprassem.

    Duvido muito que isso realmente se desse dessa maneira, acho que se a pirataria terminasse totalmente, as empresas simplesmente lucrariam mais sem baixar em nada os preços...

    ROTTA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Scoth_Pr
    Será que baixar VST's da net pode ser considerado crime mesmo?

    Pode. Se você instala/usa um software do qual não possui licença, é pirataria = crime. Ponto final.

    Lei do Software.
    Lei Autoral.

    Abraços.

    fã de mp3
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Lei é lei, não tem jeito. O que pode (e deve) ser discutido é se as leis de software e de direitos autorais são justas, o que pode ser mudado, enfim.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    Scoth_Pr
    Alguém aqui está postando através do Windows original?
    Eu estou. :)

    ROTTA
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Alguém aqui está postando através do Windows original?

    Eu também.

    No entanto, todos sabemos que a pirataria é regra no Brasil, e não exceção. No entanto, a legalidade depende da interpretação da lei, e não do que achamos. O comentário do(a) fã de mp3 foi "na mosca".

    Abraços.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cheguei à seguinte conclusão:

    Sim, é pirataria mesmo. Por um lado, se você baixa da net sem pagar e usa sem receber vc não está financiando nenhuma "indústria do crime". Por outro lado, mesmo assim vc está deixando de gerar lucro à empresa que criou o software e usando de forma inapropriada.

    O que eu não entendi ainda é: Se eu posso compartilhar meus arquivos na net, pq eu não posso baixar um programa no Emule?

    Maaaaaasssss...

    Virei adepto do "TRY BEFORE bUY". Talvez eu vou baixar esses softwares pra usar no ano que vem, vou testar a qualidade e a praticidade durante o ano inteiro, e, se eu me acostumar, vou comprar um de cada vez. (Importando, claro).

    Obs: Alguém sabe se no Paraguai é mais barato?

    EduJazz
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Bom, eu, como projeto de jurista, tenho a seguinte opnião

    Crackear programas como os Vst's é sim crime, pois vc esta violando direito de propriedade e de uso e fruto de propriedade, ou seja, esta "roubando"(enfase nas aspas).

    Ja musica em mp3 eu não considero crime, pois antes de se discutir a questão autoral, deve-se discutir a questão de acesso a cultura, e restringir o mp3 é restringir o acesso a cultura, que é um direito fundamental

    I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Olha sinceramente não vejo mal algum e ademais prejuizos muito grandes a certas empresas em baixar esses softwares pra dar uma experimentada e continuar usando-os livremente visto que como o Bog citou bem acima, provavelmente muitos não iriam comprá-los, porque simplesmente não teriam uma real
    necessidade em adquiri-los, principalmente quando usamos mais de forma "educacional" propriamente dita... embora isso não vá impedir de sermos vistos como "criminosos" pela lei e nada impede de que agora mesmo rastreem nossos dados através da internet (forum, email, provedor e etc) para nos encontrar e num belo dia batam a nossa porta para uma simples averiguação... hehehehe... todo mundo vai em cana e um belo processo!

    Eu uso sim, não vou ser hipocrita, plugins, samplers, alguns programas multipista, etc... sei que não estou agindo da maneira certa, mais realmente não compraria nenhum desses programas, porque não ganho a vida com isso, acho mais justo pagar a um profissional serio pra fazer o serviço (o preço final provavelmente será mais condizente e ai sim estaria cumprindo um papel na sociedade), meu rwindows/office é original porque já comprei o pc com essa configuração, mas é tão ruim, cheio de bug e propenso a virus que acho (acho não estou certo)que joguei grana fora e pra ser sincero ultimamente tenho usado mais o Kurumin linux pra coisas como internet, comunicação e outros, que estou pensando seriamente em me libertar definitivamente dessas algemas, ainda mais com essas melhorias do linux pra trabalhar com audio e video, assim que tiver uma placa compativel (porque no estado atual so reconhece minha onboard e a pedaleira) certamente vou me livrar do monopolio do senhor Bill "Money" Gates...

    Afinal esse lance das empresas de que "se todos comprassem o original o preço baixaria" é uma tremenda mentira, talvez funcionasse com uma coisa ou outra, mas empresa quer ter lucro e não preços justos...

    Pra finalizar, não recomendo a ninguém usar pirataria, mais se voce usa esteja preparado porque como já foi mostrado é crime sim, depois não venha dar uma de coitadinho porque vai ter que bancar o que faz caso a casa venha a cair algum dia... esteja ciente disso!

    makumbator
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    EduJazz

    Mas vc concorda que essa designação criminosa é fruto apenas de convenção social e cultural(como ademais, todas as leis e regras)? Afinal além do fato de que nem sempre foi assim(a "propriedade" cultural é bem recente na história humana), há muitos lugares que possuem legislações bem diferentes(algumas mais restritivas, e outras mais liberais). Mas é claro que é crime no brasil, nem se discute isso. Acho que no fundo estamos discutindo as possíveis alterações legais nesse campo.
    As gravadoras e produtoras de software tratam a questão como se fosse alguma regra física natural e imutável, e que nem pode ser discutida. E ficam loucas com iniciativas como a do governo brasileiro no uso do software livre(a indústria quer praticamente obrigar os países a comprarem seus produtos...)
    Outro ponto de discussão: certos softwares também não poderiam ser tratados como bens culturais?

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    se o brasil nao fosse um pais egoista com politicos corruptos pensando só neles mesmos, alias nao ligo pra corrupçao mas se eles nao fossem egoistas e deixassem o pais com uma qualidade de vida melhor tudo bem, eles podia roubar fazer o q for, portanto que façam seu trabalho hehehe o q eu quero dizer é que infelizmente por ser brasileiro eu sou mais um que nao tem grana pra comprar original, ai voce pega por exemplo um sonar 7 que ta custando sei lá uns 700 dolares, vamos botar ai, 1500 reais mais ou menos, isso é o valor bruto do produto, mas ainda tem as taxas, se eu nao me engano sao 60% do valor do produto, ai tu vai pagar CARO pra cacete, nao tem como usar original, eu usaria, quem aqui nao usaria??

    um exemplo bem nítido, 2496 custa 99 dolares, aqui custa 500 reais!! olha isso, pena que nao da pra piratear um hardware :P

    se voce for ver tem muito instrumento virtual de qualidade BARATO, só que o nosso governo bota tanta burocracia que a gente vive de pirataria!!

    fã de mp3
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Jabijirous
    Nossa carga tributária é coisa de 1º Mundo. :T


    Há a lei, certo, mas não há o suporte necessário para ela.

    Por um lado, lá nos States, o trabalhador médio ganha o suficiente para adquirir um software original, daí sim se justifica uma política anti-pirataria. Claro que isso não impede que lá não haja pirataria.

    Por outro lado, usando o mesmo raciocínio, um brasileiro que ganha um salário mínimo pode cometer um crime, "pois é pobre, então se justifica". Como dizem, "o buraco é mais embaixo".

    Acho que tem que ser discutido um meio de não ferir nem os direitos autorais e nem o acesso aos bens culturais, tudo baseado na nossa realidade. Isso ainda é um terreno pantanoso.

    E acabar com os monopólios. Sem competição, o capitalismo é selvagem. Senão é: grandes companhias, grandes lucros, grande pirataria pra compensar. E quanto maior pressão elas fizerem, mais vão perder.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    fã de mp3


    pois é, mas a pirataria vem do capitalismo exatamente pelo fato de ser selvagem, nada contra o capitalismo, sim as pessoas que comandam um pais capitalista!! no caso brasil a gente ganha um salario de merda!!! aqui no rj o onibus custa 2 reais, o metro $2,35
    porra onde ja se viu um um cara que ganha um salario comprar um CD de 45 reais??? e encontra o mesmo por 3 reais junta mais 7 reais leva mais 2 cds, quem nao quer isso?? o pessoal que tem poder quem fez isso, eles criaram esse monstro chamado pirataria, agora tao colhendo o que plantaram!! só lamento pra eles!!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Pois é, necessariamente existe a pirataria porque existe o outro lado da moeda... provavelmente muitos aqui adorariam poder ter o original.

    Mas como vivemos no meio de um sistema injusto, preocupado em arrecadar o maximo possivel, essa é a moeda que ele inexoravelmente recebe em troca... pirataria, informalidade, sonegação, entre outras, mais conhecidas pelo nome de "geitinho brasileiro"...

    Esse negocio de cobrar taxa de 60% e mais 18% sobre importação é justamente para manter o "esquema do estado", afinal com todas essas taxas e colocando ai o risco incluso, em algumas excessões torna-se mais pratico comprar por aqui mesmo e pagar mais caro alimentando essa "infra-estrutura" toda... embora ao importar conforme as leis vigentes não deixemos de alimentar essa "grande maquina"

    Eu aprendi uma lição, quando comprar ou contratar um serviço por aqui mesmo exigir nota fiscal, não aqueles comprovantes de compra ou recibo qualquer, nota fiscal mesmo, não para ajudar o governo a arrecadar, mais sim porque essencialmente é um direito meu... já que é pra "fazer tudo certo" então "exijo tudo certo" também...

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    É crime... Mas é mais do que justo.

    O mesmo vale para músicas, jogos de computador e até mesmo produtos contrabandeados.

    E o governo concorda comigo, imposto de mais de 60% do valor é pedir a pirataria. E os impostos internos nossos também não ficam atras. Sonegar é crime, mas é um dever.

    Ed_Compasso
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    shoyoninja, sou seu fã, falou tudo, não devemos errar nos justificando nos erros dos outros, mas neste caso seria uma palhaçada ser um cidadão certinho dentro da lei enquanto uns malandros do (governo) "pegam" o dinheiro(dinheiro de imposto de quem paga pelos produtos originais) e usam para coisas particulares, ou para atender suas mordomias como esta mais recente: construir uma estrutura para eventos festivos em brasilia(no senado se não me engano) com valr de 154 milhões de reais, imagine quanta fome daria pra matar, quanto frio daria pra aquecer, quantas casas daria pra construir, se o dinheiro do imposto pago por produtos originais fosse usado para esses fins eu compraria com todo prazer, mas enquanto a situação não muda, vem ni mim pirataria...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pirataria! Será? Dê sua opnião