Estou fazendo certo?

    Autor Mensagem
    Allen
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Allen


    Olá pessoal!

    Eu e um colega meu daqui da região, ultimamente, estamos fazendo algumas "gravações" (se é que se pode chamar de gravação) no PC.
    O meu "Home Studio" (pois é aqui mesmo em casa, mais precisamente no meu quarto) se divide nos seguintes equipamentos:

    Um amplificador METEORO
    Uma guitarra
    Um teclado
    Dois cabos mono P10
    Um adaptador para cabo P10-P2
    Um microfone

    A montagem se prossegue assim:

    Conecto o cabo do teclado na entrada do amplificador (tem sempre que ser um instrumento de cada vez pois o amplificador só aceita UM instrumento por vez), o outro cabo conecto na saída do amplificador e a outra ponta na entrada (line-in) do PC com o adaptador P10-P2.
    Faço minhas gravações com o Sony Vegas. Gravo um instrumento de cada vez. A bateria é a do teclado mesmo, aquelas que vem já prontas em um teclado arranjador.

    Aí vem as perguntas:

    1- Poderiam avaliar o meu "Home Stúdio" (se é que pode ser chamado disso... rs)?
    2- Estou fazendo certo nas gravações? É assim que se grava?
    3- As gravações ficam com um ruído e não são muito suaves. Acho que é por causa da placa de som que é on-board. Se eu comprar uma placa de som off, irei ter bons resultados? Os ruídos desaparecerão?
    4- Qual a vantagem de comprar um cabo P10 Stereo? Muda muita coisa na QUALIDADE da gravação?
    5- O que vocês sugerem de novos equipamentos? Poderiam dar opiniões?

    É, eu sei. São muitas dúvidas, mas, poderiam respondê-las pra mim?

    Agradeço previamente a todos.

    Minow
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Um amplificador METEORO
    Uma guitarra
    Um teclado
    Dois cabos mono P10
    Um adaptador para cabo P10-P2
    Um microfone


    O legal é que você é bastante específico.

    1- Poderiam avaliar o meu "Home Stúdio" (se é que pode ser chamado disso... rs)?

    Só se você for mais específico, principalmente quanto ao microfone.
    Sobra a placa, você disse que é onboard, vale um pequeno investimento. Com uma placa de menos de 150 reais já vai melhorar 300% a sua situação.

    2- Estou fazendo certo nas gravações? É assim que se grava?

    Não existe jeito certo... eu por exemplo gravo guitarra direto em linha e tenho um resultado bem satisfatório. A bateria eu sequencio, geralmente no Reason.

    3- As gravações ficam com um ruído e não são muito suaves. Acho que é por causa da placa de som que é on-board. Se eu comprar uma placa de som off, irei ter bons resultados? Os ruídos desaparecerão?

    Isso vai depender muito do seu microfone, dos seus cabos e da sua guitarra. Mas é claro que a placa influencia, e a sua não ajuda...

    4- Qual a vantagem de comprar um cabo P10 Stereo? Muda muita coisa na QUALIDADE da gravação?

    Não, microfone é mono mesmo (a não ser que seja um Neumann lá de alguns mil dólares).

    5- O que vocês sugerem de novos equipamentos? Poderiam dar opiniões?

    Uma placa de som!
    E pedaleiras digitais também são uma opção pra gravações.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Allen

    Pra começar eu não manjo nada de gravação caseira em PC. Mas não custa nada a gente dar uns "pitacos" nas conversas dos outros.

    1- Poderiam avaliar o meu "Home Stúdio" (se é que pode ser chamado disso... rs)?
    - Coloca alguma coisa pra galera ouvir, vai ser melhor de avaliar.
    2- Estou fazendo certo nas gravações? É assim que se grava?
    - Aparentemente sim, não tem outra saída com o que você tem em mãos, mas devem ter programas que auxiliam mais na gravação.
    3- As gravações ficam com um ruído e não são muito suaves. Acho que é por causa da placa de som que é on-board. Se eu comprar uma placa de som off, irei ter bons resultados?
    - A galera costuma reclamar que on-board provoca mesmo ruídos, acho que terá melhores resultados com uma off-board, dá uma pesquisada nos tópicos daqui que você encontra alguma coisa a respeito. E também tem uma certa interferência causada pelo monitor e outros aparelhos eletrônicos, mas eu não saberia te dizer.
    Os ruídos desaparecerão?
    - Pela troca da placa eu não saberia te dizer.
    4- Qual a vantagem de comprar um cabo P10 Stereo?
    - Você precisa de uma "fonte" Estério, tipo um instrumento um pedal de efeito, sem isso acho que não tem nada a ver.
    Mas faz umas buscas que você acaba achando algo a respeito.
    Abraço.

    -HolyMan-
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Cara, tbm ñ posso ajudar mais doq o Minow. Vc deve ser + específico quanto aos equip. amp., mic. etc... E em primeiro lugar eu investiria mesmo é na placa de som... Espero ter ajudado

    abraço...

    Bog
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Allen

    Em vez de opinar, vou só votar no Minow. O importante tá dito lá.

    Allen
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Minow e luiz_sjrp, valeu mesmo.

    A respeito dos equipamentos, irei ser mais específico, MENOS com o amplificador e o microfone pois não sei a marca de nenhum dos dois, porém vou procurar saber.

    Um amplificador METEORO;
    Uma guitarra GIANINI;
    Um teclado Yamaha PSR-190 (aquele antigão do fundo azul que nem teclas sensitivas ele tem);
    Dois cabos mono P10 com 5 metros de comprimento cada;
    Um adaptador P10-P2 cor prata stereo;
    Um microfone.

    Minow
    Quando falei dos cabos serem stereo, não falei do microfone mas sim dos instrumentos.

    luiz_sjrp
    Como é que coloca uma música pra vocês ouvirem?

    -HolyMan-
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Allen

    Vc ñ sabe o modelo do Meteoro??? nem a marca e modelo do microfone??

    e sua placa, sabe qual é??

    luiz_sjrp
    Veterano
    # set/07 · Editado por: luiz_sjrp
    · votar


    Allen

    "Como é que coloca uma música pra vocês ouvirem?"

    Tu perguntou pro novato mais "cabaço" que tem aqui, mas tem alguns sites que a galera usa pra postar as suas criações, um deles eu acho que é o www.4shared.com tipo assim:

    http://www.4shared.com/file/25199591/5aad1dc5/Felipe_Rinke_-_James_Bon d_Theme.html

    Que está nesse tópico do usuário Homem Cueca:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/171542/

    "irei ser mais específico, MENOS com o amplificador"

    Mas ele não é um Meteoro? O modelo dele deve de estar escrito no painel da frente, tipo: "Atomic Drive", "Nitrous", etc.
    Mas vamos devagar, logo você pega o jeito.
    Abraço.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Allen

    "3- As gravações ficam com um ruído e não são muito suaves. Acho que é por causa da placa de som que é on-board. Se eu comprar uma placa de som off, irei ter bons resultados? Os ruídos desaparecerão?"

    O ruido não necessariamente é da placa de som, pode ser do ampli, cabos, pedais, guitarra (principalmente se o monitor for analogico) e etc... placas onboard tem um ruido nem tão aparente assim (exceto as defeituosas).

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    ...

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    ...

    has4
    Veterano
    # set/07 · Editado por: has4
    · votar


    Allen, veja bem, todos os colegas acima já disseram tudo com muita propriedade; não direi nada além, só acrescento coisitas, até porque não entendo também e preciso de um sistema prático para quando estiver fora de casa e poder levá-lo comigo.

    Já ouvi gravações caseiras realizadas com poucas coisas sim, e a qualidade passou legal, mas, coisas poucas de qualidade, um investimento objetivo numa boa placa de som realmente será inevitável, pois OFF BOARD será mais adequado para a finalidade e aqui também há tópicos que falam sobre elas, inclusive sobre preços.

    Quanto aos ruídos, com certeza já disseram, cabos, guita, etc. Quanto à GUITA, tem um tópico aqui que ensina como aterrá-la, já será um adianto aí, tente procurar no campo busca com o titulo 'aterramento'. Quanto aos cabos, invista num de boa qualidade mesmo, conectores e cabos de marca e qualidade.

    Já vi um tópico bem interessante que trata sobre HOME STUDIO com bom CUSTO-BENEFÍCIO, não recordo onde, mas com calma e usando busca, vc terá todas as essenciais informações para a montagem dele, isto é, POUCA COISA, contudo, COM BOA QUALIDADE, aí, irmão vc vai pra galera.

    Mas posta aqui um SOM gravado aí, pois tem gente aqui que só ouvindo poderá lhe dizer sobre os ruídos, a partir do barulho captado, pois há diferenças entre os barulhos. Saca os papos da galera aqui: http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=aterra mento&boolean=1&forum3=1&forum16=1&forum14=1

    Allen
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Allen
    · votar


    luiz_sjrp
    Consegui ver a marca do amplificador (ele não é meu, por isso que não dava pra ver pois ficava na casa do meu parceiro). Segue o modelo:

    Amplificador METEORO Thor Plus

    Acho que é isso.

    A respeito de upar uma música, estou tentando até agora. Esse 4shared é todo inglês, nem sei pra onde ir. Tentei no MEGAUPLOAD mas, quando terminou de upar, apareceu uma mensagem dizendo que não tinha mais servidores grátis... Vou pesquisar mais e ver se consigo.

    -HolyMan-
    e sua placa, sabe qual é??

    Sim, é uma Realtek.

    I.Nosferatu

    Valeu mas, o que tem haver o monitor? Fiquei meio confuso...

    has4

    Cara, você falou tudo! Obrigado mesmo cara! Pesquisarei mais sobre o assunto, principalmente sobre esse 'aterramento'. Como eu disse mais acima, vou tentar upar a música.

    EDIT:

    Uma melhor especificação da guitarra:

    Guitarra GIANINI de 1994 com madeira envelhecida - série limitada - com captadores EMG-Select. Timbre muito apurado. (Frase dita pelo próprio guitarrista).

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Allen

    O monitor CRT causa interferencia não só na guitarra, como também em outros equipamentos quando estes estão proximos à ele, se tiver um monitor desses, voce consegue contornar o problema um pouco, afastando os equipamentos cerca de 2 metros ou mais dele.

    Desculpe, não tinha percebido que escrevi "monitor analogico" no lugar de monitor CRT, analogicos e mesmo digitais tem o CRT.

    Allen
    Veterano
    # set/07
    · votar


    I.Nosferatu
    Ah, então tá beleza. Isso não é problema aqui.

    Consegui upar uma música. Se quiserem ouvir tá aí o link:

    http://rapidshare.com/files/59349671/Solu__o.mp3.html

    Nome da música: Solução
    Estilo: Reggae

    Avaliem e, por favor, postem suas opiniões!
    Lembrando que fiz em casa, ou seja, a qualidade não é daquelas mas estamos fazendo o possível por aqui.

    Aceito críticas!

    Abraços!

    Música de Preto
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Allen
    Um teclado Yamaha PSR-190 (aquele antigão do fundo azul que nem teclas sensitivas ele tem);
    Deculpa, mas você não tem um teclado...

    Placa onboard
    Sim, é uma Realtek.
    Tente desligar o aúdio da entrada de microfone e jamais, eu disse, jamais use-a para gravar. Eu conheçouma Realtek AC97. É um horrível, mas talvez desligar a entrada de microfone no mixer te adiante.

    Allen
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Música de Preto
    Deculpa, mas você não tem um teclado...
    Cara, sinceramente, eu concordo plenamente com sua visão. rsrsrs
    Dá até desgosto. Por isso que levantei um outro tópico na sala te teclados pedindo sugestões de outro melhorzinho. rsrs


    É um horrível, mas talvez desligar a entrada de microfone no mixer te adiante.
    Mais horrível ainda é você saber que em minhas gravações eu deixo SOMENTE a entrada (line-in) do PC alta.

    Allen
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ninguém vai dar opiniões sobre minha música? É tão ruim assim? rsrs

    -HolyMan-
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cara, ñ gosto muito de reggae, mas ñ é tão ruim assim...rsrs

    E quanto a gravação, é sua primeira?? se for, até q tá razoavel, continua entrando no fórum e tirando suas dúvidas de como melhorar, daqui a um tempinho elas já soaram melhores... Abraço

    Allen
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Beleza! Essa é a que tem mais chiados. Eu e meu parceiro estávamos analizando e tá parecendo que esse chiado vem de algum dos cabos... Nada concreto ainda.
    Quanto a gravação, foi uma das primeiras. Hoje, temos umas cinco. Agente tinha mais só que, depois de analisar direitinho, percebemos que algumas ficaram um pouco ruins. Às vezes era a letra, às vezes os arranjos, aí nós fomos excluindo até chegar em cinco. É que agente só grava nos finais de semana. O trabalho não deixa agente descansar...

    Daqui a pouco eu coloco mais uma pra vocês ouvirem. Por favor, sejam sinceros quanto às gravações. Se achar que ficou ruim, digam que ficou ruim e assim sucessivamente. Como eu disse antes, aceitamos críticas.

    Allen
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Como prometido, aí está. Por favor, comentem independente do que acharam.

    http://rapidshare.com/files/62337899/Biografia_de_Cristo.mp3.html

    Aguardando retorno.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estou fazendo certo?