Estou fazendo a pré-produção de um cd

    Autor Mensagem
    Gianyny
    Veterano
    # set/11


    Deve ser pré-produção mesmo.

    Estou compondo, ajudando na escolha de repertório, cifrando as músicas e gravando as guias pra mandar pro estúdio, essas coisas.

    Se alguém tiver alguma dica sobre essa fase do projeto que pode nos ajudar peço que falem ae, fico muito grato.

    O projeto é para ficar pronto no final desse ano ou início do ano que vem, quando terminar postarei aqui o resultado.


    Outra coisa, a cantora tem pra gastar em torno de R$ 8.000,00 no cd, ela quer gravar em Goiânia.
    Ela não sabe nada, absolutamente nada sobre produção, gravação, qualidade de equipamentos etc., só cantar mesmo.

    Será que com essa grana dá pra gravar algo legal? Se alguém souber de estúdios bons ae podem indicar também, mesmo não sendo no estado de Goiás.

    Desde já agradeço.
    Valeu pessoal.

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gianyny
    São quantas músicas?
    Essa grana é pra gravar, mixar e masterizar? Qual a formação da banda?

    Acho que o jeito é gravar todo mundo junto e tentar matar tudo em uns 3 dias.
    Depois é mixar e mandar pra master.

    Gianyny
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Gianyny
    · votar


    .omni

    Ow mano, tu como sempre me ajudando velho, valeu mesmo.

    É o seguinte, não é uma banda, é uma cantora solo.
    São dez músicas, e o pior é que a verba é pra fazer isso tudo mesmo, infelizmente ela não tem condições de gastar mais do que isso.

    No primeiro cd dela, ela gravou aqui: http://www.gravadorashalom.com.br/tabela.htm

    Não gostei, ficou simples demais, tu deve entender o porquê.

    Por favor, me ajude ai, como ficaria melhor pra gastar essa grana? Grava em um estúdio mais simples, manda para outro melhor pra mixar, não sei como funciona direito.

    Acho que seria muito interessante encontrar um bom produtor, mas com essa grana fica meio difícil não é?

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gianyny
    Opa, beleza! Sem problema.

    Eu entendi que era uma cantora solo, mas ela não tem uma banda? É piano e voz, violão e voz.. Não tem uma percussão nem nada? Como é o esquema?
    Sendo simples assim fica tranquilo gravar rápido. O importante é gravar da melhor maneira possível. A hora num estúdio bom com gente competente deve ficar em uns 120 a 150 Reais. É o preço, vale a pena por uma coisa bem feita. Sendo bem gravado a mixagem deve ser rápida também, não tendo muita edição e afinação pra fazer. Depois é mandar pra uma masterização.

    Esse estúdio aí do site tem cara de ser uma desgraça... Hehehe

    NÃO mande pra qualquer estúdio que diz que faz masterização e não masterize com o mesmo cara que mixou. Vá pra um estúdio DE MASTER, que só faça isso (ou que pelo menos tenha uma sala só pra isso).

    E diga pra ela arrumar um produtor, a pior coisa é gravar disco sem produtor. Eu vejo isso praticamente todo dia, a coisa smplesmente não funciona sem produtor, o artista não sabe o que quer, não sabe se preocupar com as coisas certas no tempo certo... Perde-se muito tempo assim.

    Gianyny
    Veterano
    # set/11
    · votar


    .omni

    Bom, vamos lá.

    Eu entendi que era uma cantora solo, mas ela não tem uma banda? É piano e voz, violão e voz.. Não tem uma percussão nem nada? Como é o esquema?

    O esquema é o seguinte, ela não tem banda e quer gravar com uma banda com back vocal e tudo.

    É assim, esses estúdios como o que eu te mostrei naquele link tem banda e "produtor" (que sempre é o dono do estúdio).
    Então funciona assim: Ela pegará as guias e levará ao estúdio, lá o produtor irá fazer os arranjos, cifrar as músicas ou passá-las para a partitura, não sei como é que eles fazem, e pronto, a banda do estúdio faz os playbacks e ela só vai lá para colocar a voz.

    Ela me disse que no primeiro cd foi assim, ela ficou lá falando se gostava ou não dos arranjos, mas como você mesmo disse, ela não sabe o que quer, não sabe se preocupar com as coisas certas no tempo certo e etc. Ela queria que eu fosse lá no estúdio ajudar a produzir e talz, mas não dá, nunca fiz isso, apesar de saber a proposta do cd dela produção é algo muito sério de se fazer.

    NÃO mande pra qualquer estúdio que diz que faz masterização e não masterize com o mesmo cara que mixou. Vá pra um estúdio DE MASTER, que só faça isso (ou que pelo menos tenha uma sala só pra isso).

    Então o esquema seria ir em Goiânia e deixar isso tudo no jeito, tipo, procurar o estúdio só pra gravar, depois um pra mixar e por fim o de masterizar? O difícil é saber qual estúdio escolher, sem contatos fica difícil, o que você me diria pra fazer nessa situação?

    E diga pra ela arrumar um produtor, a pior coisa é gravar disco sem produtor.

    Mesma coisa do estúdio, como encontrar um bom produtor? Em média, quanto um produtor cobra pra produzir um projeto desses?

    Outra coisa, ai no Rio por exemplo, com uma grana dessa dá pra gravar algo com banda e back vocal que seja decente, de boa qualidade?

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gianyny
    Então funciona assim: Ela pegará as guias e levará ao estúdio, lá o produtor irá fazer os arranjos, cifrar as músicas ou passá-las para a partitura, não sei como é que eles fazem, e pronto, a banda do estúdio faz os playbacks e ela só vai lá para colocar a voz.

    Ahm... Isso funciona? Hehehe

    É comum mixar no estúdio que gravou, mas isso depende se vai ter alguém que sabe mixar lá. Se você pagar aquilo que eu disse por um estúdio de gravação, sem banda, sem produtor e etc, acho que deve ter. Sinceramente, acho esses esquemas de deixar na mão de outras pessoas meio tosco. Eu só gravaria nesse esquema em último caso e mandaria pra outro lugar pra mixar.

    Mesma coisa do estúdio, como encontrar um bom produtor? Em média, quanto um produtor cobra pra produzir um projeto desses?

    Não faço a menor idéia, tudo depende do budget da produção do projeto. Eu trabalho numa gravadora, então geralmente esse budget vem de dentro mesmo da empresa, e nos casos de aluguel do estúdio eu não tenho a cara de pau de ficar perguntando quanto o produtor tá ganhando. Haha

    Outra coisa, ai no Rio por exemplo, com uma grana dessa dá pra gravar algo com banda e back vocal que seja decente, de boa qualidade?

    Sem pagar a banda, se for só contar com gravação + mixagem + master... Até dá, mas tem que fazer tudo muito rápido, talvez gravar tudo em uns 2 ou 3 dias, todo mundo junto. Depois mixar com ajuda de amigos ou editando em um home studio, porque alugar estúdio pra mixar com essa grana vai ser difícil.
    Depois levar tudo pra um estúdio legal pra correções de sala e mandar pra master.

    Geralmente as minhas coisas eu gravo no estúdio, levo pra casa pra editar e fazer uma premix, depois levo pro estúdio de novo pra passar pela mesa, por uns periféricos melhores e pra ouvir numa sala melhor e em várias monitorações diferentes e terminar de mixar. Porque mixar tudo em home studio é perigoso.

    gpeddino
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sem querer me meter, mas já me metendo...

    Sou produtor "amador" também, e acho que o ideal num caso desses é ir por partes: primeiro defina o repertório junto com ela (totalmente ou pelo menos quase totalmente, com poucas alterações a serem feitas). Com isso você pode começar a pensar em arranjos... Talvez o repertório encaixe bem com um power trio, ou com violão, baixo e percussão... ou com piano e violino... Definindo os instrumentos que vão ser necessários (e com isso os músicos), aí dá pra ter uma ideia de gastos (levando em consideração o cachê dos músicos, se forem contratados, e os custos da gravação em si, como estúdio, técnicos, etc).

    Estou produzindo meu disco solo e gastei 2000 reais só com a gravação das baterias (11 faixas). Isso envolvendo o cachê do baterista, que eu contratei, mais o estúdio e o técnico de som.

    Ainda assim, olhando por cima, 8000 reais me parece o bastante para algo bem decente sim. Basta ir um passo de cada vez.

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    gpeddino
    Em quanto tempo vocês gravaram a bateria? É um bom preço.
    Eu sugeri de gravar tudo junto porque aí dá pra gravar logo a banda inteira "live", tudo separado e sem vazamento.
    Mas pra isso tem que ir num estúdio que suporte esse esquema.

    Gianyny
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Gianyny
    · votar


    .omni

    Nossa cara, agora embananou minha cabeça.
    Pelo que eu conheço das gravadoras em Goiânia, elas não cobram por hora, parece que é o pacote fechado mesmo, do jeito que eu te falei.

    gpeddino
    Sem querer me meter, mas já me metendo...

    Que isso, toda ajuda é válida e bem vinda.

    primeiro defina o repertório junto com ela (totalmente ou pelo menos quase totalmente, com poucas alterações a serem feitas). Com isso você pode começar a pensar em arranjos... Talvez o repertório encaixe bem com um power trio, ou com violão, baixo e percussão... ou com piano e violino... Definindo os instrumentos que vão ser necessários

    Cara, é o seguinte, eu não vou produzir o cd, estou só fazendo a pré-produção mesmo, os arranjos ficarão por conta do produtor (vulgo dono do estúdio).
    E sobre os instrumentos, são todos praticamente: Bateria, Baixo, Violões aço e nylon, Guitarras, teclados e metais.



    .omni
    gpeddino

    Estou muito confuso agora, vou postar a música principal do primeiro cd dela, ela gastou uns R$7.000,00 pra gravar esse cd, no esquema que eu falei, naquele estúdio do link que eu postei, foi o dono do estúdio que produziu:

    www.youtube.com/watch?v=SykflD5ecuQ

    O que acham? Mixagem, masterização, back vocal, instrumentos, tudo, ficou legal?

    .omni
    Veterano
    # set/11 · Editado por: .omni
    · votar


    Gianyny
    O que acham? Mixagem, masterização, back vocal, instrumentos, tudo, ficou legal?

    Bom, qualidade de YouTube em 360p fica difícil de analisar qualquer coisa.
    Achei o piano meio com som de brinquedo, entre outras coisas. Mas não quero falar muita coisa sem ouvir numa qualidade decente.

    Gianyny
    Veterano
    # set/11
    · votar


    .omni
    Achei o piano meio com som de brinquedo

    Pois é, eu também não gostei, principalmente por ser a faixa título do cd tinha que ser algo mais elaborado, aquele arranjinho ficou muito simples, em cima de uma nota apenas, err...depois vou upar umas músicas dela no 4shared pra tu ver.

    Mas hein, me dê uma luz ae, o que eu faço agora?

    Azian
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Azian
    · votar


    [off] Bah, que desanimo da de ler toda essa historia, e toooda a historia que precisa fazer pra gravar 1 album numa qualidade boa. =s

    Teria que vender minha guitarra, pedais, amp, tudo só pra pagar o baterista. =s [off]

    Gianyny
    Veterano
    # set/11
    · votar


    .omni

    Outra coisa, Opa, beleza! Sem problema..

    Ahn? Tu é quem eu estou pensando mesmo? É que o cara que me ajudava (grande Minow) era chato pra baralho, em outros tempos teria me dado uma bronca dizendo para eu ler o manual huauhuahuahua.

    Gianyny
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Azian
    Teria que vender minha guitarra, pedais, amp, tudo só pra pagar o baterista.

    Huahuhauauahua

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gianyny
    Hahahaha, sim, sou eu.

    Gianyny
    Veterano
    # set/11
    · votar


    .omni

    Hahahaha, eu já sabia :)

    Mas hein, o que você me aconselha a fazer? o difícil é que ela não sabe nada sobre essas coisas, e para eu ir lá em Goiânia ajudar ela fica difícil. O que fazer?
    Jogar R$ 8.000,00 fora não é legal.

    ps: tu não dorme não ? o.O

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gianyny
    tu não dorme não ?

    Eu tou no turno da noite no estúdio, então eu durmo de manhã. Haha

    Cara, eu acho que o ideal é chegar com os arranjos prontos e uma banda ensaiada num estúdio apenas de gravação. Não acho que pode dar certo isso de misturar uma galera desconhecida.

    Gianyny
    Veterano
    # set/11
    · votar


    .omni
    Eu tou no turno da noite no estúdio, então eu durmo de manhã. Haha

    Somos dois então, eu também trabalho a noite.

    Cara, eu acho que o ideal é chegar com os arranjos prontos e uma banda ensaiada num estúdio apenas de gravação. Não acho que pode dar certo isso de misturar uma galera desconhecida.


    Vou passar isso pra ela, vou ver o que ela acha.

    Por enquanto muito obrigado pela ajuda amigo.
    Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estou fazendo a pré-produção de um cd