iniciante mesmo! duvida simples (tenham paciencia)

    Autor Mensagem
    Bruno Floyd
    Veterano
    # ago/07


    então galera, vim caminhando de woodstock e estou chegando agora, portanto não manjo nada de computador, placas de som, programas de gravação nada nada nada!!!

    o que eu preciso pra começar a fazer gravações caseiras, demos???

    placas de som, programas, plugins?

    acabei de comprar um computador e estou interessado em aprender a gravar, nada profissional, apenas gravações de demo de músicas próprias!

    tenham um pouco de paciencia e me expliquem algo por favor!!!

    valeu!!

    Tim1982
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Um sistema basico de gravação e composto de:

    MICROFONES,MESA,PLACA DE AUDIO E COMPUTADOR COM PRGRAMAS.

    Os microfones vai depender do que vc quer gravar,existem microfones que são melhores para cx de guit,por ex.outor para o bum da bateria!mais já que vc quer uma coisa mais simples talvez um microfone condenser de capisula grande como um B2 pro da Behrimger seja uma boa!tem outros melhores AKG C 3000.
    A mesa vai depender de um outro fator.quantos canais vc quer gravar de uma vez. 4,8,10 canais?mais dependendo da placa que vc comprar nem precisa de mesa,a mesa serve como um pre amplificador do microfone,existem placas que já vem com pre.que são mais caras.
    Ex:Delta 44 -tem 4 canais,isso significa q vc pode gravar 4 canais al mesmo tempo so que em faixas diferentes no programa,fica separado,entendeu?ela não te preamplificador precisa de uma mesa que tenha 4 saidas.
    Delta 1010 lt - tem 10 canais grava 10 cainais e tem dois pres.

    O pragrama acho que e o de menos,Sonar e uma otima pedida!

    De uma pesquisada nos microfones!placas e mesa,tenha em mente quantos canais vc quer gravar.
    espero que tenha ajudado um pouco!

    ate mais

    Minow
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Bruno Floyd
    Dá uma olhada nesse tópico que eu escrevi... talvez te ajude em alguma coisa.

    Baruck
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Bruno Floyd

    o que eu preciso pra começar a fazer gravações caseiras, demos???

    Concordo com tudo o que os colegas disseram acima, mas se sua intenção é algo realmente simples (e barato), acho q pode começar a brincar com mt pouco investimento. O resultado não será profissional, mas garanto que ficará melhor q muitas das antigas fitas demo q costumávamos gravar naqueles fostex ou até nos gravadores com mic embutido (já gravei mt fita de violão e voz com um gravadorzinho no banheiro, pra dar um reverb d:-)

    Prum lance simples, microne, directbox/preamp/mesa, placa de som e pc.

    MIC - Acho q pelo menos um sm58. O tradicional da shure ainda é uma das melhores opções para home estúdios sem tratamento acústico.

    DI/PREAMP/MESA - Há quem ligue mic e instrumentos direto na placa, mas não é legal. O ideal é ter algo intermediário devidamente conectado à placa e plugar e desplugar as coisas nele. Prefiro as mesas aos preamps, mas econômico mesmo é o directbox. Se quiser uma mesinha, procure a xenyx802 da behringer.

    PLACA - O ideal é uma proaudio, com 24 bits, coisa e tal. Mas vc consegue gravar com qq placa. A única restrição são as onboard porq chiam mt na gravação (mas tenta, quem sabe...). Se quiser uma coisa barata, pega uma plaquinha pci qualquer de 40 pratas com saída de joystick se quiser controlar teclado via midi. Já dá pra gravar qtos canais seu pc aguentar (2 de cada vez pelo l e r do estéreo).

    PC - Essa pode ser a parte mais cara, mas qdo comecei, usava um k6 II, 128Mb Ram, Hd 10Gb, Windows 98, Cakewalk 9 e SoundForge. Ou seja, não precisa de um boeing pra fazer uma gravação com poucos canais. O problema começa se vc quiser usar plugins de efeito em tempo real sobre as trilhas do programa multipista (sonar, cakewalk, cubase...), porq isso consome mt máquina. Mas um pc padrão hoje em dia já faz isso tranqüilo. Hoje uso um Ahtlon 1.3Ghz, Hd 40Gb, 512Mb ram e faço miséria. E olha q esse pc já tem uns 2 anos...

    PROGRAMAS - Uso o Sonar 6 (multipista, gravação e mixagem audio e midi), Soundforge e Wavelab (edição de wave e masterização), Acid 1 (edição de loops, tb é gravador multipista só de audio), plugins da cakewalk, do soundforge, da waves, antares. Os instrumentos virtuais (plugins q disparam samples através de midi) são uma mão na roda pra bateria, baixo, sopro, pianos, órgãos... mas exigem mais processamento.

    Como disse, não discordo de nada do q disseram, mas se sua idéia é gastar pouco e começar, comece com o q vc tem e improvise.

    Abraço!

    Bruno Floyd
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Tim1982

    Minow

    Baruck

    obrigado a todos, ajudaram bastante!!!

    tenho a maioria das coisas já, microfone shure sm 57, mesa (wattsom, mas serve) vou instalar uma placa audigy! presta?????

    outra coisa, se eu gravar a guitarra direto na mesa, e depois colocar efeitos especificos do programa, tipo simuladores, fica bom???

    tem como colocar bateria, baixo, atravez desses programas, sem precisar gravar uma bateria ou baixo de verdade????

    Bruno Floyd
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Bruno Floyd
    · votar


    tipo assim, minha idea é gravar algo bem basico, riffs e ideas para passar pros outros caras da banda!

    mas obviamente que eu quero me divertir também, experimentando efeitos e tal!
    e se der, colocar batera e baixo, mas sem precisar gravar batera e baixo de verdade!
    não preciso de uma qualidade, digamos assim, profissional, somente algo "escutavel"!

    não tenho a pretensão de fazer gravações de banda, somente para registrar ideas!!


    minha placa se não me engano é uma soundblaster "sei lá oque", onboard!

    meu pc é um pentium core duo, 1g de memoria e mais outras coisas que não lembro agora!!!

    mineirimho
    Veterano
    # set/07
    · votar


    to com uma duvida uma cubo e quitarra serve como preamp???vlw

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # set/07
    · votar


    e se der, colocar batera e baixo, mas sem precisar gravar batera e baixo de verdade!

    vc tem dois modos... ou escreve a partitura em um editor, salva o midi e joga os Samples em cima ou usa um teclado controlador (qualquer teclado com MIDI serve)

    Bruno Floyd
    Veterano
    # set/07
    · votar


    então galera, instalei o sonar 4 no meu pc, mas eu to tendo problemas de ligação!

    eu ligo a saida out da mesa na entrada do computador (da placa) e não sai som, quando eu ligo o out da mesa na entrada de microfone o som sai beleza, mas quando eu gravo violão no sonar ou a voz a gravação sai com rotação mais lenta, muito chiado e com audio embolado!

    porem quando eu uso essa ligação em um outro programa de gravação que eu tenho (mix pad, programinha bem sem vergonha) fica tudo certo!

    duvidas,
    1- será que o audio embolado é resultado da ligação na entrada de microfone???
    2- pode ser que a entrada de linha da minha placa esteja com defeito???

    já configurei a maquina para gravação em linha e mesmo assim não adianta!

    o que eu faço, ajuda ai galera!!!!!

    Bruno Floyd
    Veterano
    # set/07
    · votar


    up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a iniciante mesmo! duvida simples (tenham paciencia)