tutorial básico de gravação (by minow)

    Autor Mensagem
    The Destroyer
    Veterano
    # jan/07


    Bem, escrevi esse tutorial bem básico, pra uns colegas que tão começando a gravar agora, e resolvi postar aqui no fórum apesar de não passar por aqui a muito tempo.
    A maioria aqui já deve saber dessas coisas, mas não custa nada ajudar quem tá começando. :}

    O que você precisa pra gravar:

    -Um bom programa de gravação, que suporte plugins VST. Eu uso e recomendo o Sonar 4, mas quem não fizer questão pode pegar o Cool Edit Pro, que é mais simples e funciona legal.
    Outros bons (e grandes como o Sonar) são o Nuendo e Cubase, mas não recomendo eles a não ser que você tenha uma placa de som boa.

    -Um microfone.

    Ou

    -Um cabo com dois plugues, um tipo esse, e outro desses.


    Uma boa pedida é um adaptador assim, que transforma o cabo da guitarra em P2, assim.



    Tá, e aí?

    Antes de mais nada, vão aqui coisas BEM básicas que você precisa saber antes de ir gravar.

    Sobre a placa de som:

    Sua placa de som provavelmente tem 3 entradas atrás. Uma azul, uma rosa/vermelha, e outra verde.
    A azul é o line in (entrada de linha), a rosa/vermelha é a do microfone, e a verde é o line out (das caixinhas de som).
    Se for uma placa off board, como a minha, é provável que tenha várias outras entradas. Para sub-woofer, caixas laterais e etc. E inclusive, a entrada de linha e microfone podem ser uma só.
    Você tem que configurar o pc pra dizer se vai usar a entrada de microfone, ou linha.
    Para fazer isso vá em Painel de Controle > Sons e Dispositivos e Audio, Avançado. No mixer que aparecer, vá em opções, propriedades. Marque a caixinha "gravação" e dê ok. Deve abrir outro mixer, nele você marca a caixinha de microfone ou entrada de linha.


    Agora vamos ao que interessa. Se for gravar o amplificador, eu recomendo usar um cabo ligando a saída de linha do amp até a placa de som, mas pode microfonar também. Vou explicar os dois jeitos.


    Microfonando o Amplificador:

    Considerando que você provavelmente usa um microfone de pc, é legal que você desabilite o aumento de 20db do microfone, um "boost" que pode causar clipagem do som. Vá nas configurações de áudio (expliquei como lá em cima), e nas configurações avançadas do microfone, desmarque a opção de aumento de 20db.
    Abra um compressor VST na trilha (nem precisa mexer nas configurações dele, já vai melhorar bastante, e com o tempo aprende a mexer nele), e simplesmente ponha o microfone perto do amp, e grave. Pode por o amp bem alto, porque sem o aumento de 20 db o som vai ficar bem baixinho. Um equalizador na trilha também pode ajudar a dar um "boost" no volume, e dar uma arrumada no som.
    O compressor vai ajudar a diminuir as clipagens (som estourado) e dar ao som um ar de mais "finalizado".

    No Sonar seria algo como isso


    Gravando em Linha:

    Ligando em linha é um pouco mais complicado porque você vai precisar usar um simulador de falantes, senão o som vai ficar meio estranho. Principalmente com distorção.
    Um legal é o Rock Amp Legends, que simula um amplificador valvulado.

    Simplesmente abra ele na trilha, igual fez com o compressor. Vale lembrar que a ordem em que você coloca os efeitos vai mudar o som, então faça como se fossem pedais analógicos, nada de botar um reverb ou delay antes de tudo! Aconselho abrir junto um equalizador, pra dar um boost no volume se necessário, e pra equalizar o som à gosto.


    Como instalar novos plugins VST

    Vou explicar o procedimento no Sonar. Na pasta do programa (normalmente Arquivos de Programas\Cakewalk), vem um programinha chamado Cakewalk VST Adapter. Depois de jogar os plugins novos na sua pasta de VSTS (eu uso a Shared PLugins, dentro da pasta Cakewalk mesmo), rode o aplicativo. No botão "add", ache o diretório com os plugins e simplesmente clique vá clicando em next. Assim, da próxima vez que ligar o Sonar ele já vai reconhecer os VSTS novos.



    Creio que seja isso mesmo... o resto é bastante dedutível, basta ter curiosidade e ir fuçando as ferramentas. Se alguém quiser acrescentar alguma coisa, sinta-se a vontade pra postar aqui.

    Espero ter ajudado alguém.
    Abraços.


    obs: Apesar de existirem outros tópicos para este assunto, todos eles estão ou muito incompletos ou com as informações jogdas pelo decorrer do tópico.

    The Destroyer
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: The Destroyer
    · votar


    BY MINOW

    só postei pra ele ^^

    Minow
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Que titulo escroto! :D

    The Destroyer
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Minow

    você que escolheu !!

    Minow
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    The Destroyer
    -.-V

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Muito útil o tópico, mas o título é realmente... Tosco! xD

    Minow
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fã de mp3
    AaEhuehueahu Valeu.
    Se algum moderador achar que o tópico presta, favor mudar o titulo. =)

    The Destroyer
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    NÃO MUDEM O TITULO NÃO !!

    tá true.

    Minow
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    The Destroyer
    HÁ!
    Mudaram.

    _Douglas_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Alguém poderia me dizer se VST é realmente muito melhor que SoundFont ou a diferença é notada apenas por virtuosos ??

    Eu uso soundfont e realmente acho que dá um resultado bem satisfatório....

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    _Douglas_
    dependendo do VST, é muito superior sim.

    Minow
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    _Douglas_
    Pô cara, tem uns VSTS muito fodas. Mas soundfonts no caso seriam pra sequenciar uma bateria ou um sintetizador... os que eu citei nesse tópico são efeitos pra guitarra mesmo...

    _Douglas_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    And the meek shall inherit the earth
    Minow

    Valew galera....eu realmente uso soundfont mais prá bateria, baixo, piano......mas já ouvi falando que com VST eu consigo sons de orquestra, metais, etc com muito boa qualidade (o que no soundfont realmente deixa a desejar)...

    ZeeG
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soundfounts deveriam c banido desse mundo =P

    rebelcrubens
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    The Destroyer

    E ai, blz? Placa de som 5.1.. tem como transformar saidas em entradas. Mas o windows (mixer) só libera uma entrada por vez..( para gravação) pois eu consigo executar em duas entradas fora o mic...

    Mas o cubase só reconhece a que o mixer escolher... tem como selecionar masi de uma? valeu

    yanni540
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Olá amigos
    Fiz uma sequencia no sonar 2, gravei a voz, mas quando vou reproduzir a voz sai normalmente, mas não ouço os instrumentos. O que tenho que fazer para tocar normalmente???
    Agradeço desde já
    Abraço a todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tutorial básico de gravação (by minow)