Vazamento de som na gravação de Bateria em pistas separadas

Autor Mensagem
    ronaldo_sp
    Veterano
    # ago/07

Pesquisei no site algum assunto relacionado e não achei nada a respeito, por isso estou abrindo um novo tópico.
    Eu estou montando um home studio e gostaria de tirar uma dúvida com o pessoal com relação à gravação da bateria pois quando vou microfoná-la para as minhas gravações, tenho um vazamento de som de uma peça para a outra. Só para esclarecer, eu estou gravando cada peça da bateria em um track diferente com o Sonar, pois minha placa possui 8 entradas. Aí eu queria saber se no momento da mixagem esse vazamento influi no resultado final?
    Onde de cara eu tive problema foi quando utilizei o plugin Drumagog no bumbo, pois tenho que ficar ajustando a sensibilidade mas é praticamente impossível chegar numa regulagem onde ele não pegue nenhum vazamento de caixa como toque de bumbo.
    Eu ouvi falar que existe um efeito chamado "gate" que se vc acrescentá-lo no momento da gravação é possível retirar esse vazamento, mas não tenha a mínima idéia de como fazer isso e se dá para colocá-lo como um plugin no Sonar, antes de fazer a gravação no caso. Se alguém souber à respeito, por favor me diga.
    Outra coisa, eu ouvi falar que existe um plugin para o Sonar que é possível executá-lo sobre o track do bumbo e da caixa, se não me engano, e ele alinha qualquer batida que tenha ficado fora do andamento da música, existe isso realmente? Apesar que me parece que se for feito isso, é bem capaz de bagunçar todo o track.
    Agradeço desde já a atenção,
    obrigado,
    abraço,
    Ronaldo.

AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar

Bateria sempre vaza, atenuar completamente o vazamento é quase impossível, mas dá para reduzir muito. Usar um noise gate bem regulado é uma boa opção, você pode aplicar no track já gravado no sonar. Ele tem um noise gate nativo, muitas mesas de som vem com noise gate. O princípio é simples, o instrumento principal está sempre mais próximo ao mic, assim seu som é mais forte, assim o noise gate irá eliminar sons que não passam de um certo "threshold". Tente colocar o mínimo de gate, evitando o som ficar picotado e sem vida. Um resíduo sempre sobra, mas ele acaba perdido no mix final quando os outros instrumentos da bateria são adicionados. O último sonar tem um recurso chamado "audio snap" com ele você pode quantificar um som(wav) e alinha-lo com diferentes batidas, corrigindo assim o andamento incorreto.
    Abraço,
    Alex

sarpa
    Veterano
    # ago/07
    · votar

O vazamento é que faz uma bateria acústica microfonada soar diferente de uma bateria acústica sampleada. Sou a favor dos vazamentos (claro, cada caso é um caso) mas tudo tem um limite.

Abrass.

I.Nosferatu
    Veterano
    # ago/07
    · votar

Vazamentos e também existe um outro problema que ocorre por causa desses vazamentos que é o cancelamento de fases, por isso, recomendo gravar a bateria com um minimo de microfones possivel, exemplo 2 condenser de overheads bem posicionados na sala, captando toda a bateria, caso deseje destacar algumas peças, como bumbo, caixa, ou outra microfone as numa pista separada, claro que os gates e outros efeitos, ajudam bastante quando se trata de muitos microfones... mais repito, quanto menos microfones se usa melhor! Principalmente quando não se tem tanta experiencia no assunto...

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Vazamento de som na gravação de Bateria em pistas separadas