Autor |
Mensagem |
ronaldo_sp Veterano |
# ago/07
Pesquisei no site algum assunto relacionado e não achei nada a respeito, por isso estou abrindo um novo tópico.
Eu estou montando um home studio e gostaria de tirar uma dúvida com o pessoal com relação à gravação da bateria pois quando vou microfoná-la para as minhas gravações, tenho um vazamento de som de uma peça para a outra. Só para esclarecer, eu estou gravando cada peça da bateria em um track diferente com o Sonar, pois minha placa possui 8 entradas. Aí eu queria saber se no momento da mixagem esse vazamento influi no resultado final?
Onde de cara eu tive problema foi quando utilizei o plugin Drumagog no bumbo, pois tenho que ficar ajustando a sensibilidade mas é praticamente impossível chegar numa regulagem onde ele não pegue nenhum vazamento de caixa como toque de bumbo.
Eu ouvi falar que existe um efeito chamado "gate" que se vc acrescentá-lo no momento da gravação é possível retirar esse vazamento, mas não tenha a mínima idéia de como fazer isso e se dá para colocá-lo como um plugin no Sonar, antes de fazer a gravação no caso. Se alguém souber à respeito, por favor me diga.
Outra coisa, eu ouvi falar que existe um plugin para o Sonar que é possível executá-lo sobre o track do bumbo e da caixa, se não me engano, e ele alinha qualquer batida que tenha ficado fora do andamento da música, existe isso realmente? Apesar que me parece que se for feito isso, é bem capaz de bagunçar todo o track.
Agradeço desde já a atenção,
obrigado,
abraço,
Ronaldo.
|
AlexB Veterano |
# ago/07
· votar
Bateria sempre vaza, atenuar completamente o vazamento é quase impossível, mas dá para reduzir muito. Usar um noise gate bem regulado é uma boa opção, você pode aplicar no track já gravado no sonar. Ele tem um noise gate nativo, muitas mesas de som vem com noise gate. O princípio é simples, o instrumento principal está sempre mais próximo ao mic, assim seu som é mais forte, assim o noise gate irá eliminar sons que não passam de um certo "threshold". Tente colocar o mínimo de gate, evitando o som ficar picotado e sem vida. Um resíduo sempre sobra, mas ele acaba perdido no mix final quando os outros instrumentos da bateria são adicionados. O último sonar tem um recurso chamado "audio snap" com ele você pode quantificar um som(wav) e alinha-lo com diferentes batidas, corrigindo assim o andamento incorreto.
Abraço,
Alex
|
sarpa Veterano |
# ago/07
· votar
O vazamento é que faz uma bateria acústica microfonada soar diferente de uma bateria acústica sampleada. Sou a favor dos vazamentos (claro, cada caso é um caso) mas tudo tem um limite.
Abrass.
|
I.Nosferatu Veterano |
# ago/07
· votar
Vazamentos e também existe um outro problema que ocorre por causa desses vazamentos que é o cancelamento de fases, por isso, recomendo gravar a bateria com um minimo de microfones possivel, exemplo 2 condenser de overheads bem posicionados na sala, captando toda a bateria, caso deseje destacar algumas peças, como bumbo, caixa, ou outra microfone as numa pista separada, claro que os gates e outros efeitos, ajudam bastante quando se trata de muitos microfones... mais repito, quanto menos microfones se usa melhor! Principalmente quando não se tem tanta experiencia no assunto...
|