Uma ajuda Primeiro PC pra gravações caseiras!

    Autor Mensagem
    Scoth_Pr
    Veterano
    # ago/07


    E aí pessoal...

    Como o título do tópico já diz, estou montando meu primeiro PC pra umas gravações caseiras e pra aprender a trabalhar com Áudio, MIDI, VST's etc... Vou usar muito o Sonar, Reason, Hypersonic, NI B4, Lounge Lizard, FM7, orquestral e mais um ou outro VST. A configuração que eu escolhi foi essa:

    - Processador Dual Core com dois núcleos de 3.6 cada.
    - HD 250 Gb
    - 1 Gb RAM
    -Placa de vídeo 512 Mb
    - Placa de som SB Live 5.1 (eu sei que é fraquinha, mas não vou gravar multipista)
    - Monitor LCD 17''

    O que vocês acham? Algumas dúvidas que eu tenho:

    - Me disseram que o Core Duo é melhor que o dual Core. É verdade? Compensa pegar um Core Duo de 2.0 ao invés de um Dual Core 3.6?
    - 1 Giga de Ram dá pra trabalhar tranquilamente? Não pretendo usar tanta coisa ao mesmo tempo.
    - O sistema operacional interfere em alguma coisa? Pode ser o XP Professional mesmo? O Vista é muito pesado...
    -A placa de vídeo pode dar uma "mãozinha" pra RAM em matéria de memória quando for preciso?

    Valeu pessoal, me desculpem se o assunto for repetitivo...

    Probe
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    - SB pode trabalhar em multipista (2 tracks simultâneos)... Mas SB é SB... Então não espere uma qualidade excepcional...

    - PENTIUM Dual-Core: L2 cache - 1 MB, Clock speed ~ 1.8 GHz, Front side bus speed - 800 MHz

    - Core 2 Duo - L2 cache ~ 4 MB, Clock speed ~ 3 GHz, Front side bus speed ~ 1333 MHz

    - 1 GB de RAM é pouco... Recomendo 2 GB, no mínimo... Anyway... Dá pra trabalhar até com 512 MB... Por que não daria com 1 GB? Bem... Só não exagere nos synths e plug-ins!

    - XP tem mais compatibilidade com relação à som do que o Vista (por enquanto)

    - Placa de vídeo não compartilha memória (em alguns casos ela só rouba memória)...

    Bem, espero que os números e minhas humildes opiniões o ajudem...

    PS: o "~" significa "até", i.e. L2 cache ~ 4 MB = L2 cache até 4 MB

    Probe
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Só para constar... Lista comparativa entre os processadores

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    É um micro bem legal, duas coisas a pensar depois do que já foi falado acima. Hd tem que ser SATA. De preferência pegue uma motherboard "deluxe" com entrada firewire, vai te permitir expandir sua máquina para o que quiser. 1Gb de memória está bom , se precisar de mais é só espetar outro pente.
    Abraço,
    Alex

    Scoth_Pr
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Probe

    Valeu aí pelas dicas cara... só mais uma coisa que não consegui entender direitopois não entendo tanto de informática: Uso o Dual Core ou o Core Duo?

    Obs: Esqueci de perguntar: É essesncialq ue o HD seja de 7200 RPM?

    alex-gui
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Scoth_Pr

    7200 RPM é o mínimo que voce encontra novo, já existe de 10000 RPM, só que ainda é muito caro (se a grana der com certesa é muito melhor).

    Sobre a placa de som você encontra modelos específicos para essa finalidade por preços rasoáveis, que vão ser muito melhores que a SB live.

    lula_molusco
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Eu trocaria a placa de video de 512mb por uma de 128mb ou até 256mb e pegaria 2gb de ram...faz mais falta, vai por mim.

    lula_molusco
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    e pegaria uma audiophile 2496 porque tem conversores bons, mesmo que vá gravar uma pista de cada vez, essa pista tem que ter qualidade. fora o controle midi

    Scoth_Pr
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    lula_molusco

    e pegaria uma audiophile 2496 porque tem conversores bons, mesmo que vá gravar uma pista de cada vez, essa pista tem que ter qualidade

    Seria ótimo, mas pra mim seria um investimento em algo muito profissional. Não sou leigo no assunto, mas também ainda não sou independente, preciso aprender muita coisa ainda. O maior objetivo desse PC vai ser preparar uns trabalhos com sequencer pra utilizar com a banda.

    Tô pensando em pegar só 256 de vídeo e passar pra 2 Gigas de Ram.... Acho que é o mais aconselhável né?

    Probe
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Uma placa de 256 MB e 2 GB de RAM é muito melhor!

    É essencial que seja um HD d 7200 rpm, no mínimo

    Dual Core já está obsoleto... Daqui a alguns meses o Dual Core vai ser duas gerações obsoleto... Então, compre o Core 2 Duo

    Scoth_Pr
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Probe

    Desculpe a ignorância nessa questão, mas por que o Core 2 Duo?... o que eu não entendi ainda é a diferença dos dois na performance geral de um PC. Estou pegando uma máquina que tem dois núlcleos de 3.6 cada, tem Core Duo melhor que esse?

    Probe
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Cache de memória é igual a um buffer... Armazena dados por um tempo curto, o que ajuda na operação de tarefas pesadas, simultaneamente.

    Clock speed é a velocidade em que o processador trabalha... Quanto maior, melhor. Claro!

    Front side bus speed... Taxa de velocidade de entrada de dados... Novamente, quanto maior, melhor!

    Pode-se ver que o Core 2 Duo trabalha bem melhor que o Dual Core!

    Core Duo trabalha com arquitetura Pentium 4... Que já está obsoleto... Agora, os processadores de mercado da Intel são os com arquitetura Core, tais como o Core 2 Duo, o Core 2 Quad e o Core 2 Extreme...

    Se for pra comprar algum processador, compre os com arquitetura Core... Apenas sugerindo...

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    - Me disseram que o Core Duo é melhor que o dual Core. É verdade? Compensa pegar um Core Duo de 2.0 ao invés de um Dual Core 3.6?

    Clock speed é a velocidade em que o processador trabalha... Quanto maior, melhor. Claro!

    Hoje em dia, não é bem assim que funciona...
    Processadores de séries diferentes e marcas diferentes NÃO devem ser comparados usando o clock como referência...

    Se vc quiser pegar um proc. da intel, vá de Core 2 Duo, são relativamente novos, praticamente topo de linha (os Core 2 Extreme são topo de linha), mto eficientes, e com um preço bem em conta!
    Tô meio por fora dos proc. da AMD, mas tbm são uma boa opção, são mais em conta ainda, mas aqui já não posso ajudar mto...

    Otra coisa... não sei o que mais vc pretende fazer com esse PC, mas larga mão dessa placa de vídeo, e investe em mais RAM e numa placa de som melhor!

    Scoth_Pr
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    TG Aoshi

    Se vc quiser pegar um proc. da intel, vá de Core 2 Duo, são relativamente novos, praticamente topo de linha (os Core 2 Extreme são topo de linha), mto eficientes, e com um preço bem em conta!

    Tô pensando em fazer isso, mas ele é muito melhor que o Dual Core? Li umas reviews de usuários que falam de uma performance até 40% maior do Core 2 Duo, procede isso? Ele é mais caro que o Dual Core?

    Otra coisa... não sei o que mais vc pretende fazer com esse PC, mas larga mão dessa placa de vídeo, e investe em mais RAM e numa placa de som melhor!

    É que pra o que eu quero por enquanto 1 G de Ram é suficiente. Vou começar com gravações básicas, MIDI, um pouco de áudio também, mas nada a nível profissional. E vai ser só com teclado, então acho que pra começar tá bom. Fora que depois eu posso comprar outro pente de memória e espetar né, já a placa de vídeo se eu quiser uma melhor tem que comprar outra.

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Scoth_Pr
    Bom, velho...

    Se vc for usar só pra gravação, eu duvido muito que vc vá precisar de trocar de placa de vídeo mais tarde... Pega uma mais em conta... Quanto vc pretende gastar nesse PC? e na placa de vídeo?
    E acho que vc pode mto bem investir numa placa de som melhorzinha... tem coisas mto melhores que a Live, por preços bem acessíveis!

    Tô pensando em fazer isso, mas ele é muito melhor que o Dual Core? Li umas reviews de usuários que falam de uma performance até 40% maior do Core 2 Duo, procede isso? Ele é mais caro que o Dual Core?
    Ah! Já não sei quantificar a proporção do ganho em perfomance que o Core 2 Duo tem pro Dual Core. Mas creio que a diferença pros modelos top de linha (sem incluir os Quad Core) deva estar nesta faixa mesmo.
    Agora, eu acho que vale a pena! Um Duo E6420 tava por volta de uns R$600,00 quase um mês atrás.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    TG Aoshi

    Quanto vc pretende gastar nesse PC? e na placa de vídeo?

    Eu não sei quanto está cuistando cada item separadamente, pois estou pegando com um amigo em Sampa que consegue a preço de custo.

    Preço do PC (Só a CPU) na configuração que passei no 1º post: R$1.300,00

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma ajuda Primeiro PC pra gravações caseiras!