| Baruck Veterano
 | # jun/07 
 
 Gostaria q vcs dessem uns toques em relação a essa mixagem q estou fazendo, q tá servindo tb de piloto pra testar meu sistema de gravação.
 
 Coloquei um pedaço da música nesse endeço (1,29Mb):
 http://br.geocities.com/baruck/OGalo7b.mp3
 
 Vamos aos detalhes:
 
 Estou gravando com o Sonar 6 e uma placa de som MAudio 2496, ligada a uma mesa Behringer 602 e um par de monitores ativos Maudio Pro Studio 3.
 
 Em cada trilha, individualmente, regulei a eq e, em alguns casos, coloquei uma leve compressão e alguns efeitos.
 
 Na saída master, inseri um equalizador Voxengo CurveEQ pra dar uma arrumada geral nas freqüências, sem exageros (acho).
 
 Monitorei em 4 monitores de som diferentes: num fone porta pro da koss (acho q é esse o nome), num fone akg 55, num power daqueles clássicos dos anos 70 da gradiente ligados a umas caixas de system comuns e tb num par ativo da Maudio Studio Pro 3 (um sistema de cada vez, claro).  Em todos o som ficou logicamente diferente, mas ficou tb satisfatório, com um certo peso e com clareza em cada instrumento. Finalizei com o Studio Pro 3 e o AKG55.
 
 O wave mixado ficou com um pico máximo de +ou- 2 dB, dei uma passada no L1 da Waves, ajustando o threshold em -4dB e o out ceiling em -0,3dB.  Ficou com o maior peso, bombástico, como é de costume com o L1.
 
 Pois bem, quando meto num cd e vou ouvir em outros aparelhos, a gravação fica magrinha, cheia de "ar" e parecendo q a banda ta tocando do outro lado da rua (acho q não sou o único a ter esse clássico problema de home estúdios).
 
 Só um detalhes: usei como reverb o Trueverb, tb da Waves, mas em modo Direct, ou seja, não como mandada auxiliar, mas com o som passando "através" do plugin e mixado em 100% wet (se é q estou me fazendo entender).  Este é o modo recomendado pela Waves (site) para usar o Trueverb, pois, como ele simula ambiente (tamanho, distância etc.), fica estranho somar seu som como auxiliar ao som seco das trilhas. Assim ficaria parecendo q tem 2 bandas tocando ao mesmo tempo. Fica melhor quando colocado na saída da bus e depois mandando direto para o master. Acho q to complicando... Regulei o tempo de release em 1.1 e Balance em 6.0. Quem usa o Trueverb deve saber do q to falando.
 
 Então, dêem uma escutada e, por favor, façam suas críticas e recomendações pra colocar essa banda "na cara".  O problema não é volume, já q tá picando em -0,3. Tampouco é compressão (acho) já q a intenção é fazer uma música com alguma faixa dinâmica.  Mesmo assim dei uma comprimida com o L1 (como disse acima)...
 
 Chega de escrever.  Escrevam vcs, por favor.
 
 
 | 
| catselidis Veterano
 
  | # jun/07 · votar
 
 Baruck
 CAra, eu gostei pra caramba aqui em casa. Ouvi num fone AKG K66 e "senti" o trueverb, mas não como um defeito e sim como uma boa ambiência.
 Só posso acreditar que, de alguma forma, onde você tocou o som ocorreu algum cancelamento de fases. Experimente, só pra matar qualquer dúvida, finalizar sem o trueverb e ouça nos locais onde deu problema...
 Parabéns! Ficou muito boa - depois posta ela completa no "divulguem suas produções".
 
 Abraço!
 
 
 |