Gravar o Baixo (Mesa ou Ampli ?)

    Autor Mensagem
    Siegfried
    Veterano
    # mai/07


    Iae galera, comprei um baixo a pouco tempo para fazer umas gravações com ele mas eu to com uma duvida de como gravar o baixo, duvida se compro um Amplificador de baixo ou uma Mesa de Som.....

    eu sou guitarrista, + tenho tb um teclado e agora esse baixo, então axo q seria melhor a mesa, mas ouvi falar q se ligar o baixo direto na mesa ela corri o risco de queimar e se eu comprasse o ampli, eu ligaria a saida de fone do ampli no line-in do pc, q seria menos arriscado...

    como q eu posso gravar o baixo ??? axo q ligar direto na placa tb eh meio arriscado, pois o baixo eh mto grave (me corrijam se eu tiver errado) e se ligar um baixo direto na mesa ela corri o risco de queimar ???

    Vlw

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Existem duas opçoes e cada uma tem sua vantagem/desvantagem se voce optar pelo ampli vai ter que microfonar o danado, dizem que é a melhor escolha, se voce optar pela mesa, vai precisar usar um direct box ou DI pra conectar o baixo, ou mesmo uma guitarra na mesa e casar o sinal de entrada.

    Por outro lado existe uma outra forma que voce pode usar é pegar um pedal overdrive e uma JAM LAB que custa em torno de 250 reais e voce pode usar com sua guitarra também, o overdrive (ou um outro pedal) voce só vai usar pra casar a impedancia do baixo com a entrada na jam lab que voce vai conectar na usb do seu micro, usando ele apenas como pré-amp, com pouco ganho e volume, caso não queira efeito no baixo!

    É isso ai, espero ter ajudado, boas gravações!

    Siegfried
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    I.Nosferatu

    vlw aí pela ajuda, eu axo q vou gravar direto em linha mesmo, sem micorfonar o ampli, e no caso da mesa, eu teria q passar por um pré antes, ou a mesa ja eh considerada um preamp ?

    qual eh a função do DI e do Direct Box ??? são pre amps ??? e se eu ligar o baixo direto na mesa, e a mesa direto no line in será q naum corri o risco de queimar a mesa ou a plca de som ????

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Siegfried
    Cara, eu já gravei "em linha" tanto direto quanto com um BDI-21, e ficou legal. Tudo vai depender da experiência do técnico.
    Abç

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Voce diz gravar em linha usando a line out do ampli né e conectando na line in da placa. Bom, antes eu só fazia gravações assim no pc, mais era com a guitarra, baixo não sei como vai ficar!

    Na mesa voce vai ter que colocar o direct box, porque a impedancia é totalmente diferente, isso se não microfonar o ampli, pois as mesas já são preamps de microfone e sinais muito baixo de linha...

    A função da DI ou Direct box é casar a impedancia dos instrumentos (guitarra, baixo, etc...) com a entrada mic in da mesa ou outro aparelho, não sei te informar se existe algum que já sirva de preamp.

    Se voce for ligar o baixo direto na mesa pode sim danificá-la, principalmente o canal que voce for ligar... o ideal seria voce ligar o baixo no ampli, microfoná-lo jogando o sinal na mesa e a saida (genericamente rec out) na line in da sua placa... se não dispoe de ampli pro baixo o melhor é o direct box.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    Já vi topicos com dicas pra ligar o direct box direto na placa na entrada de microfone dispensando o uso da mesa, mas isso é experiencia de outro cara aqui... procura ai nos topicos do forum...

    Siegfried
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    I.Nosferatu

    vc tem certeza q pode zuar a mesa se ligado o baixo diretamente ???
    pq 50% diz q zoa e 50% diz q naum zoa, embora eu axe q pode zuar

    falando de direct box, por exemplo esse aki....


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57475070-direct-box-di100-profi ssional-p-show-e-studio-joaberosa-_JM


    ele pode servir para qualquer instrumento, ex. baixo, guitarra, violão etc ???
    pq eu tenho uma vamp 2, ela é um preamp né ? o direct box seria tipo tb um preamp ??? e se eu juntar o o direct box com a vamp 2, melhora o som ou pode dar merda ???

    vlw

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Siegfried
    não vai melhorar em nada juntar os 2, uma vez que a saída do V-Amp já é de baixa impedância. Consulte os manuais, que informam a impedância de entrada do mixer e de saída do V-Amp, só pra confirmar.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Siegfried

    Bom, já te dei a informação, se voce quer ligar e correr o risco ai é com voce, se não zuasse não existiriam DI's como essa que voce colocou o link ai, pelo que sei voce pode ligar tanto baixo, guitarra, teclado num direct box.

    Agora, se voce tem uma pedaleira ai a coisa muda de figura, porque quase todas podem ser conectadas diretamente na mesa ou se preferir direto no line in do pc, só tem que ver as configurações recomendadas conforme a pedaleira, uma dica é ligá-la com volume baixo e simulção de caixa e ir procurando um nivel que fique melhor...

    Mas lembre que esse tipo de ligação captura mais ruido!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar o Baixo (Mesa ou Ampli ?)